terça-feira, 31 de dezembro de 2019

JJ entrega um ano mais informativo que polêmico em 2019



Hoje é o último dia de 2019 e o último ano da década de 2010. O que dizer dos trabalhos e atuações do JOVEM JORNALISTA esse ano?! Foram 197 posts publicados96,4 mil visualizações e 2,64 mil comentários. O dia com mais visualizações foi 24 de outubro com 675 visualizações
















2019 foi um ano atípico para o JJ, quando entregamos um ano mais informativo que polêmico aos leitores. Claro que as polêmicas foram discutidas, mas em menor escala do que nos anos anteriores. Em 2019, optou-se por apresentar informações, sejam de notícia, saúde, comunicação, tecnologias, entretenimento e indústria cultural, com o objetivo de tornar o blog mais próximo dos leitores e "mais leve". Posts bem humorados, como o Humor sem graça de Arthur Claro, foram criados, bem como inúmeros posts de publicidade (Não ganhamos nenhum mimo das marcas para falar sobre), de entretenimento e informativos (Sejam posts de saúde, notícias, entre outros).

A constatação que entregamos um ano mais informativo que polêmico a vocês pode ser verificada nas postagens de maiores acessos do blog, quando de 9 posts apenas 2 podem ser alocados em "posts polêmicos", são eles: Homens que pintam as unhas com esmalte. O que você acha? e Ensaio sobre Brumadinho: oportunação ou protesto?. Veja:







Por ser um blog em que uma das vertentes é o jornalismo, a informação vem em primeiro lugar. O JOVEM JORNALISTA procurou informar vocês sobre o que estava acontecendo no Brasil e mundo, em termos de indústria cultural, notícias e saúde, por exemplo, além de procurar escrever sobre os assuntos que estavam em alta. Por exemplo, posts sobre Toy Story, O Rei Leão e Game of Thrones (leia aqui e aqui) foram escritos por serem assuntos de domínio público. 

O JJ também atentou-se por fazer posts especiais na área da saúde e de extrema importância para a sociedade. Exemplos? Posts especiais sobre o Outubro Rosa (leia aqui, aqui, aqui e aqui), Agosto Dourado, Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Setembro Verde e Dezembro laranja, com o intuito de conscientizar os cidadãos. Em 2020 continuaremos a explorar mais meses e novas cores.

Em 2019 também tivemos as Semanas Temáticas, já tradicionais no blog. Confira as que tivemos aqui na ilustração abaixo:



O intuito também é continuar com essas Semanas em 2020.

Sobre os quadros do blog. Em 2019 a maioria dos quadros permaneceram em plena atividade. Destaque para a Rádio Bagaralho, Aquela cena, Vibe humor, Quinta de série, Entre Frames e Jornalista ≠. Não posso esquecer da estreia do #queHITéESSE? Saibam que sua estreia em definitivo será em 2020. 

2019 também foi marcado por vários assuntos pautados no JJ, como na nuvem de assuntos que bolei abaixo:



Fazendo uma garimpagem nos posts de 2019 também contastei os assuntos e hashtags que tiveram maiores repercussões (Comentários e visualizações no blog). Segue:



Agora, vamos aos grandes destaques/posts de cada mês. Coloquei os links dos posts abaixo das montagens - criadas esse ano pelo colaborador Arthur Claro. 
























































Esses foram os posts mais expressivos de 2019. É claro que tiveram muitos outros, mas não seria possível colocar todos, por isso fizemos esse compilado.

Queria agradecer a todos os leitores que acompanharam o JOVEM JORNALISTA em 2019 e aos meus colaboradores Thiago Nascimento, Layon Yonaller e Arthur Claro. Em 2019 também houveram posts assinados por Iago Garcia, e espero que em 2020 essa parceria possa perdurar.

Esse foi o ano de 2019 do JOVEM JORNALISTA em um post. Um ano intenso e inesquecível. Até a próxima década! J-J


Por: Emerson Garcia

'Retrospectiva 99': inventividade do aplicativo de transporte



No dia 26 de dezembro recebi um email muito interessante da 99. Nele a empresa de de aplicativo de transporte fez um retrospecto das minhas viagens em 2019. Nas montagens ela contabilizou minhas corridas; contabilizou os KM que percorri utilizando o aplicativo; me informou da corrida mais longa; e também "previu" como será o meu 2020 a partir da cor de carro que mais utilizei.

É a primeira vez que vejo uma retrospectiva tão bem bolada e interessante de uma empresa. A 99 utilizou do seu universo (corridas e cores de carros) para gerar informações e promover, ainda mais, a sua marca. Nem a Uber havia feito algo parecido.

Acredito que o intuito da empresa é personalizar seus serviços, mostrando aos seus usuários como foi o ano utilizando o aplicativo. A 99 não é a primeira a criar uma retrospectiva criativa. O Facebook, por exemplo, disponibiliza vídeos das fotos mais curtidas, comentários relevantes, quantos amigos foram adicionados, entre outros a cada final de ano. Agora, do universo de aplicativos de transporte a 99 sai na frente.  




E sai na frente, por que? Porque conseguiu ser inventiva em poucas atitudes. Bastou oferecer dados, infográficos e ilustrações para demonstrar originalidade. Originalidade essa de até mesmo apresentar a cor de carro que mais utilizei em 2019 (que foi a cor de carro branca) e prever como será o meu 2020. De acordo com o aplicativo, meu ano novo tem tudo para ser incrível. Veja (com grifos):

"Previsão para 2020 - Preto, cinza, vermelho ... Vamos prever como será seu ano novo de acordo com a cor do carro que você mais andou. E o vencedor foi: BRANCA. A cor clássica do réveillon! Em 2020 seu ano será repleto de paz e proteção".



É pelo motivo da 99 ser mais popular e em conta, por tratar seus passageiros de forma pessoal e por ter enviado uma retrospectiva maravilhosa, que opto pela empresa em detrimento da Uber

Espero que em 2020 possa fazer muitas viagens usando a 99. Veja como a 99 encerrou sua retrospectiva: 



E você, o que achou da retrospectiva da 99? Tem o costume de utilizar aplicativos de transporte? Diga nos comentários! J-J

Observação: não recebi nenhum cupom de desconto da 99 para falar sobre, mas bem que deveria. 

Mais informações 
Site 

Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

"Eu odeio fotos!", disse o cão canadense Mika


Existem seres que nasceram para serem fotografados, enquanto tem aqueles que não ficam nada bem nas fotografias, como é o caso do cachorro canadense Mika. Ele fez sucesso nas redes sociais ao aparecer com a cara séria e mal humorada em várias fotos ao lado de seu "cãopanheiro", Oppie. As imagens renderam a sua dona quase um Milhão de curtidas nas redes sociais. 

O mais legal das fotos é perceber o contraste de humor entre Mika e Oppie. Enquanto este parece que nasceu para ser modelo, aquele mostrou uma expressão triste e desanimada em TODOS os cliques. Veja as fotos e meus comentários:



Sorria, anjo! Sorria!




"Quem foi o filho da mãe que colocou esse chapéu de presente em mim e tá tirando foto minha? Hunf!"




"Menos Oppie, menos. Beeem menos."


Sua tutora, Lauren Carter, queria apenas criar os tradicionais cartões de natal com seus cãozinhos, mas não imaginava a repercussão que isso teria. Em um post no Twitter ela disse o seguinte:

“É realmente difícil quando você tem um cachorro superfotogênico e um com crise existencial”.








E você, é fotogênico? O que achou do ensaio dos cachorros? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

domingo, 29 de dezembro de 2019

Dezembro Laranja: causas do câncer de pele, tipos, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, prevenções, tratamentos e campanhas


Você sabia que o câncer de pele é comum nos brasileiros? Com o intuito de alertar a população e oferecer medidas de prevenção, em 2014 foi criada a campanha Dezembro Laranja pela Sociedade Brasileira de Demartologia (SBD). Essa ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Embora comum, ele recebe pouca atenção dos brasileiros, por isso uma campanha como essa é de suma importância.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que a cada ano 180 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. Ou seja, um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. Contudo, se descoberto no início a doença tem mais de 90% de chance de cura. 

É nesse cenário que a campanha Dezembro Laranja foi criada, sempre com o objetivo de gerar alertas e dar publicidade para um tema sem divulgação. A SBD percebeu esse cenário, transformando em uma ampla campanha de combate. De acordo com o presidente da SBD, dr. Sergio Palma, o intuito é reduzir os dados assustadores. Ele disse o seguinte:

"Reduzir as estatísticas de incidência e mortalidade de câncer da pele é uma meta alcançável e a Sociedade Brasileira de Dermatologia está comprometida com essa causa".



As publicidades acerca da campanha começam em dezembro por ser justamente o início do verão (22 de dezembro) e a época do ano em que as pessoas estão mais expostas aos raios solares. 

A cor escolhida é a LARANJA, pois remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados. Além disso, as pessoas se bronzeam com Cenoura & Bronze (espécie de creme na cor alaranjada tanto no conteúdo como na embalagem, ideal para quem quer pegar um bronze).

Esse post terá os seguintes objetivos: falar sobre as causas do câncer de pele; tiposfatores de riscosintomas; diagnósticoprevenções; tratamentos; e campanhas.


Causas

A doença é caracterizada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. As células são dispostas em camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer (Assunto do próximo tópico). 


Tipos

Existem vários tipos de câncer de pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular - chamados de câncer não melanoma. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e letal. Especifico cada um logo abaixo:

Carcinoma basocelular (CBC): é menos letal e pode ser curado em caso de descobrimento precoce. Os CBCs surgem em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Também podem se desenvolver em áreas não expostas. A ferida ou nódulo é o que caracteriza e sua evolução é lenta. Ele é responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos no Brasil. 




Carcinoma espinocelular (CEC): é o segundo tipo de câncer de pele mais comum. Ele desenvolve em todas as partes do corpo, mas prevalece nas áreas expostas ao sol. É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Sua coloração é vermelha e se apresenta em machucados ou feridas espessas e descamativas, que não cicatrizam. O grande perigo desse tipo de câncer é a possibilidade de apresentar metástase, espalhando para outros órgãos.




Melanoma: é originado nas células produtoras da melanina (Daí o nome), substância determinante na cor da pele. É mais comum em adultos brancos, tendo o pior prognóstico e o mais alto índice de letalidade. O melanoma se apresenta como uma pinta ou de um sinal na pele em tons acastanhados ou enegrecidos que mudam de cor, formato ou de tamanho causando sangramento. Ele aparece em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas. Em negros é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. A hereditariedade possui papel fundamental no desenvolvimento do melanoma. 



Fatores de risco

Como falado anteriormente, o câncer de pele é mais comum em pessoas de pele branca. Além delas, os albinos, com vitiligo ou em tratamento de imunossupressores, por serem mais sensíveis ao sol, estão mais sucetíveis à doença. O câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos. É raro em crianças e negros, a não ser que elas tenham algum problema cutâneo.

Os principais fatores de risco para o câncer de pele não melanoma são, de acordo o site do Ministério da Saúde:

- pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares;

- pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;

- pessoas com doenças cutâneas prévias;

- pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;

- exposição prolongada e repetida ao sol; e

- exposição a câmeras de bronzeamento artificial.


Sintomas

É possível identificar o câncer de pele pelos seus sintomas, que são:

- manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;

- sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;

- feridas que não cicatrizam;

- enrugamento;

- mudanças na pigmentação; e

- perda de elasticidade.


Ao serem percebidos esses sintomas ou sinais é preciso procurar o profissional de saúde especialista, pois ele confirmará o diagnóstico e iniciará o tratamento. 


Diagnóstico

O dermatologista realiza o exame conhecido como dermatoscopia, que consiste em usar um aparelho que permite visualizar camadas da pele não vistas a olho nu. Em situações mais específicas se faz a biópsia. Este último é indicado no caso de confirmação diagnóstica do câncer de pele. Por meio desses exames é possível identificar se o câncer de pele é melanoma ou não melanoma e seus tipos.  


Prevenções

A principal recomendação para prevenir-se do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, que é quando os raios solares são mais intensos. Além disso, recomenda-se a utilização de óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol. 

No mercado estão disponíveis roupas e acessórios com proteção UV, como o filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais. A loja Litoraneus é especializada em roupas e acessórios especiais. Veja o vídeo:





Recomendações redobradas devem acontecer com bebês e crianças, pois é o período mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV. 

Em resumo: ao expor-se ao sol é importante cobrir as áreas expostas e visíveis, mesmo em dias frios e nublados. 



Protetores solares em cápsulas

São substâncias de extrato de polypodium leucotomos, uma espécie botânica e polifenóis como pycnogenol, que combatem o extresse oxidativo causado pela radiação nas células. A ingestão dessas cápsulas reduzem o risco de doenças relacionadas à exposição solar, retardando o envelhecimento. 

Elas podem ser manipuladas ou compradas prontas. Seu consumo deve ser diário, conforme prescrito. Os protetores solares em cápsulas quase não possuem contraindicação, mas é necessário consultar uma especialista. A dra. Ana Carolina Sumam ressaltou os benefícios e suas composiçãos:


"O mecanismo de ação desses compostos é variado e resulta em efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Eles não só reduzem os danos causados pela radiação ultravioleta como também fortalecem o sistema de defesa celular, protegendo-o contra os radicais livres gerados pelo sol". Vitaminas C e E, resveratrol, chá verde, betacaroteno, licopeno, luteína e probióticos são outros ativos com efeito fotoprotetor."


Tratamentos



A cirurgia oncológica é o tratamento mais adequado para tratar o câncer de pele. Além disso, também existe a terapia fotodinâmica, a criocirurgia e a imunoterapia tópica (explicados nos subtópicos abaixo). 

Quando ocorre a metástase, o melanoma é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso terapêutico. 


Terapia fotodinâmica



É uma reação fotoquímica associada a um fator fotossensibilizante que ajuda no tratamento de câncer cutâneo. 



Criocirurgia


É uma terapia baseada no tratamento de lesões da pele pelo frio.



Imunoterapia tópica



Consiste na alteração do sistema imunológico do paciente por meio de proteínas sintetizadas em laboratório ou na potencialização da força do sistema imunológico para a identificação e ataque às células cancerosas. 


Campanhas





O slogan da campanha da SBD de 2019 é "SUm sinal pode ser câncer de pele" e é válida para todo o país. O tema central são os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces. Por meio de palestras, mutirões, mobilizações sociais e digitais (Como postar uma foto vestindo uma peça de roupa laranja), a campanha se espalha e atinge o maior número de pessoas, mostrando que a fotoproteção é importante

O vídeo da SBD 2019 salienta os sinais do câncer de pele por meio da história de Mario, Helio e Ricardo e como eles enfrentaram a doença. Assista:






Outras campanhas

Separei outras campanhas importantes sobre o Dezembro Laranja.


Melanoma | Cuidados com a pele - Campanha Dezembro Laranja 2019 - Unnimax






Johnson & Johnson apoia do Dezembro Laranja






Dezembro Laranja - Prevenção ao câncer de pele - Hospital 9 de Julho





Uma campanha válida



Assim como as campanhas mensais, o Dezembro Laranja possui sua importância e merece destaque no JOVEM JORNALISTA.  De acordo com o INCA estima-se 85.170 casos novos de câncer de pele a cada ano. Que o Dezembro Laranja não dure somente em dezembro ou no verão, mas que essa conscientização seja constante.  



Por: Emerson Garcia
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