Olha eu quebrando o 'Hiatus de Inverno', gente! Mas é por um ótimo motivo.
Recentemente, a dramaturgia brasileira ficou mais triste. O mundo das atuações perdeu dois grandes atores em menos de 24 horas. Paulo José morreu dia 11 de agosto, enquanto Tarcísio Meira um dia após (12). Tratam-se de dois artistas de grande renome nacional, que fizeram jus à profissão. Paulo José foi um ator, roteirista e diretorque iniciou sua carreira na TV ainda em 1966. Já Tarcísio Meira foi um dos maiores atores e galãs que marcou época com personagens fortes seja no teatro, cinema ou televisão. Ele iniciou sua carreira em 1957 no teatro. Ou seja, dois artistas e tanto!
Paulo José foi um dos primeiros atores a lutar e reivindicar pela profissão de ator, enquanto Tarcísio Meira foi o primeiro a fazer um papel de mocinho em novelas, daí sua fama de galã. Paulo José e Tarcísio Meira sabiam encenar, encantar e emocionar o público com seus papeis. Paulo José sabia ser forte e incisivo, seja em qualquer papel que fizesse; enquanto Tarcísio Meira sabia se virar sendo mocinho ou vilão, agradando até mesmo a juventude quando atuou como Bóris Vladescu em O beijo do vampiro.
Não há como esquecer-se desses atores que marcaram história na televisão brasileira. Paulo era sensível e emocionante em tudo o que fazia, enquanto Tarcísio Meira também, de uma atuação tremenda. Muitas vezes os personagens caiam como uma luva para eles. Embora estando longe dos holofotes já há algum tempo (Tarcísio desde 2020, enquanto Paulo desde 2014) eles se tornaram memoráveis. Não há como ser indiferente à João Coragem (Irmãos Coragem), Dom Jerônimo Taveira (A Muralha), João Medeiros (Um anjo caiu do céu), Bóris Vladescu (O beijo do vampiro), Fausto Leitão (A lei do amor), Lorde Williamson (Orgulho & Paixão) e Tarcísio Meira (Os casais que amamos). Também não há como ser indiferente à Shazam (Shazan, Xerife & Cia.), Orestes Greco (Por amor), Alceu (Um anjo caiu do céu), Plínio Junqueira (Morde & Assopra) e Benjamim Machado (Em família).
Esses dois grandes astros da TV brasileira chegaram a atuar juntos em várias produções. O caso mais marcante foi em Um anjo caiu do céu, onde Tarcísio interpretava João Medeiros e Paulo, Alceu. Assista a cena que emocionou o público e gerou forte repercussão nos últimos dias:
“Um dia nos veremos no céu”, disse Alceu, vivido por Paulo José. “Mais perto do que você pensa”, respondeu João Medeiros, vivido por Tarcísio Meira. Essa cena da ficção tornou-se real. O dia em que Paulo José e João Medeiros iriam se ver na eternidade chegou. Imagino o encontro caloroso dos dois quando se reencontraram.
Esses atores elevavam a qualidade de qualquer roteiro, trama ou enredo. Ter Tarcisão em uma novela era uma grande dádiva. Ele era disputado por inúmeros autores, que queriam ter esse ator de grande nome na sua obra. Já Paulo José também, aliás o seu Mal de Parkison serviu de enredo para um de seus personagens memoráveis. Tarcísio Meira foi um verdadeiro lorde e galã (Fama que foi construída ao longo de sua carreira) em Orgulho & Paixão, uma dos seus últimos trabalhos que tive o prazer de ver. Aliás, foi uma das melhores adaptações de livros que a Globo já realizou (Roteiro impecável, personagens marcantes, incríveis fotografia e figurino, além de ousadia com uma cena musical de época, incrível!). Já Paulo José engrandeceu a trama de Morde & Assopra (Que estou tendo o prazer de revê-la agora), com seu delicado, romântico e amoroso Plínio, que contracenou cenas memoráveis com Hortência, interpretada por Walderez de Barros.
Tarcísio Meira e Paulo José serão inesquecíveis não porque deixaram a vida terrena, mas porque deixaram personagens memoráveis. É verdade que mereciam mais tempo de tela e o que aconteceu com o Tarcisão quando a Globo o demitiu em 2020 não foi bacana, mas eles tiveram uma carreira brilhante.
Irei sempre relembrar deles. Essa homenagem à eles não foi à toa e eu quebrar o Hiatus de Inverno muito menos. Meus sentimentos à família de Tarcísio e Paulo. Força, Glória Meneses e Tarcísio Filho! Força, Bel Kutner, Ana Kutner, Clara Kutner e Paulo Caruso! Agora, fique com algumas homenagens de artistas à Tarcísio Meira e Paulo José. J-J
Muito triste perder nosso maior galã da história da tv brasileira. Tive a alegria de conviver com ele e Glória durante muitos anos. Que pena. 😢 Meu conforto a família, Tarcisinho. https://t.co/DwwoAAaY3K
— J.B. Oliveira (@boninho) August 12, 2021
Hoje não tem clima pra humor. Só a tristeza por essas perdas em um intervalo tão curto. Paulo e Tarcísio são gigantes que nos inspiram a fazer sempre o melhor. A saudade ficará para sempre e os aplausos também. Obrigado por tanto 🖤
— Bruno Gagliasso - Pai de 3 (@brunogagliasso) August 12, 2021
Por: Emerson Garcia