sábado, 29 de dezembro de 2018

Eu cometi 'facecídio'



A gente só dá valor às redes sociais quando sentimos falta delas. Recentemente (06 de dezembro) tive meu Facebook desativado por um motivo que poderia evitar. Sim, eu cometi 'Facecídio', como tenho acostumado a falar, e não há a mínima chance de recuperá-lo. Fiz de tudo: contei o meu caso no Reclame Aqui, entrei em contato com a Rede Globo (a denunciante) e com o Facebook, sem obter um parecer favorável de nenhum deles.

Quando digo que poderia ter evitado é que poderia ter criado outras estratégias, que já havia criado em outras oportunidades. Mudando caminhos, criando novas alternativas, para evitar a desativação. O que me deixa mais chateado é que já havia sido avisado pelo Facebook e mesmo assim incorri, mais uma vez, nesse erro. Provavelmente, se tivesse postado o vídeo em outra plataforma, estaria com minha conta até hoje. Sério, esses dias tive a Síndrome do Barry Allen: queria mudar o passado e veio um monte de 'e se' na minha cabeça. Mas não há como mudar o passado, o que posso fazer agora é um novo futuro.

Tive minha conta desativada por ter postado vídeos da Rede Globo por duas vezes, violando, assim, uma das regras do Facebook, que é a de infringir os direitos autorais de terceiros. Havia sido advertido na primeira vez, mas na segunda que postei não me lembrava disso e que poderia ter postado em outra rede social, que não o Facebook. Aí deu no que deu: fiquei sem acesso à minha conta por 72 horas e depois de 6 dias de uso normal e contínuo tive a minha conta desativada. 

Vocês até podem imaginar os revezes que tive ao ter minha conta desativada, já que esta é a principal rede de contatos atualmente. Não posso mais compartilhar links do blog no meu perfil e na fanpage do blog; perdi o acesso à fanpages que alimentava - a do JJ está com quase 500 seguidores e a Frases Onde Vivem os Monstros ultrapassa os 4 mil seguidores-; perdi contato com vários amigos; perdi o progresso em vários jogos; não posso acessar várias plataformas fundamentais pelo Facebook; e não sei mais quando um amigo querido faz aniversário. O Facebook, para mim, não era uma prioridade, mas uma necessidade. Agora o que me resta é superar sua perda.


                                                          A lembrança que restou do meu Facebook.


Falando em perdas, superei muito bem o fim do MSN - que era o principal canal de mensagens da época - e do Orkut - que era febre ainda em 2006. Acredito que o Whatsapp e o Facebook, respectivamente, supriram o fim dessas redes sociais. No final das contas, nenhuma rede social é insubstituível, embora cada uma tenha suas peculiaridades e funções. A minha dificuldade no momento é encontrar uma rede social que possa suprir o Facebook.

Contudo, ainda mantenho acesso e atualizo o Instagram e o Twitter do blog. Talvez essas sejam as ferramentas em que deva me aprimorar cada vez mais, criando conteúdos e aproveitando suas funcionalidades. Além delas, também continuarei a compartilhar os links do blog por Whatsapp

E qual será o destino da fanpage? Bem, ela não será mais atualizada enquanto não tenho acesso à rede social, mas queria muito que os leitores e seguidores dela não deixassem de segui-la e que passassem a seguir o Instagram e o Twitter do blog, pois serão atualizados frequentemente.

O que me resta agora é me acostumar sem Facebook e será bem difícil pois já estava na rede social há 7 anos. Enquanto isso, vou aproveitando as outras redes sociais da melhor forma. J-J



Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Sem-vergonhas!



De início, vale lembrar que “sem-vergonha” não é o mesmo que “sem vergonha”. Enquanto essa última expressão é formada pela junção da preposição “sem” com o substantivo “vergonha”, indicando a ausência de um sentimento de inferioridade ou de indecência, a primeira é adjetivo composto, designando aquele que não tem dignidade, desavergonhado, sem moral, descarado, cínico, canalha, devasso, vil. Nos dicionários, seu uso geralmente é ilustrado com frases do tipo “Existem muitos políticos sem-vergonha no país”.

Longe de ser injusto, esse tipo de exemplo se justifica ao constatarmos que nossos jornais e noticiários estão recheados de sem-vergonhices ilimitadas praticadas por políticos do Executivo e do Legislativo, lembrando-nos, diariamente, que a maioria dos nossos representantes está muito longe de nos representar. No mundo inteiro, o Brasil é o país cuja população menos confia nos políticos [1]. Triste realidade.

Porém, solidário aos demais poderes, ou talvez enciumado pelo seu menor protagonismo midiático, o Judiciário vem se esforçando bastante ultimamente para disputar com a classe política o sentimento de nojo e de repulsa por parte da população. Em meio a uma crise econômica que gerou e mantém milhões de desempregados, pressionou o Congresso e o Presidente a aprovarem um imoral reajuste de 16,38%, elevando seus nababescos salários para quase R$ 40.000 mensais, fora os penduricalhos, em um efeito cascata que terá impacto de cerca de R$ 4 bilhões por ano nas contas públicas [2].

O acordo era a concessão dessa benesse em troca da extinção do “auxílio-moradia”, uma imoralidade ainda maior. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso percebe o quão indefensável é que uma casta de privilegiados, cujo salário pode comprar uma casinha simples por mês e que, consequentemente, já mora em mansões e apartamentos de luxo, receba tal benefício, enquanto o país ostenta quase 7 milhões de famílias sem teto [3]. Mas eis que, espertamente, mesmo após a concessão do reajuste, os Conselhos Nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP) decidiram manter o famigerado auxílio [4]. Glu-glu. Ráá.

A última ação dessa campanha de autopromoção do descrédito foi protagonizada pelo Ministro Marco Aurélio Mello, que, no apagar das luzes antes do recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), monocraticamente, passou por cima do entendimento do plenário e mandou soltar os presos já condenados em segunda instância, ou seja, por um juiz e por um colegiado de julgadores [5]. Mantida essa decisão estapafúrdia, diversos criminosos, muitos deles condenados no âmbito da Operação Lava Jato, terão seus desejos de Natal atendidos. O caso mais ilustre é o do ex-presidente Lula. Parece que o “bom velhinho” este ano resolveu agir mais cedo.

Por essas e outras, como não se revoltar com o caso do advogado Cristiano Acioli, detido pela Polícia Federal, a pedido do Ministro Ricardo Lewandowski, apenas por expressar que sente vergonha do STF [6]? Deveria ele, por acaso, ser “sem vergonha”? Impossível. Para o bem do Brasil e o desespero dessa turma que não perde por esperar pela cada vez mais próxima Operação Lava Toga, ele teve a coragem de expressar aquilo que onze entre dez dos cidadãos que carregam este país nas costas pensam: “Sem-vergonhas!” J-J


Por: Regis Machado, Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Entre Frames #9: I Feel It Coming - The Weeknd ft. Daft Punk








O Entre Frames de hoje foi uma sugestão do colaborador Layon Yonaller. O clipe I feel it coming de The Weeknd (o etíope, Abel Makkonen Tesfaye), com participação de Daft Punk foi lançado no Youtube no dia 9 de março de 2017 e faz parte do cd Starboy. O clipe tem mais de 503 milhões de visualizações, 2,7 milhões de curtidas e 134 mil descurtidas

O clipe tem uma pegada psicodélica e foi gravado em uma ambientação no espaço. O vídeo tem cores interessantes e filmagens magníficas. Assista:






Separei alguns tópicos do vídeo:


Estética






Como falado anteriormente o clipe foi gravado em uma locação espacial, por isso tem uma estética toda especial. Ele possui cores quentes - como o vermelho, degradê de rosa, amarelo e laranja - e frias - azul e cinza. 

Além dessas cores, preciso destacar os contrastes existentes entre cores escuras e claras. Como o degradê de rosa e o preto.

A estética do clipe ainda conta com imagens de céu estrelado, cometas, neve e planetas.



Uma vestimenta que brilha






O clipe é cheio de detalhes que foram captados por mim, como a vestimenta do cantor que brilha em vários momentos (0:23), assim como o colar da dançarina.



Simetrias, movimentos de câmera e alinhamento


Esses tópicos foram bastante inovadores no clipe. Por se tratar de um vídeo gravado no espaço foram aproveitados recursos que enaltecessem e mostrassem detalhes do céu, de planetas e ambientes côsmicos. Observei no clipe simetrias, movimentos de câmera e alinhamento.


Simetrias





Em sua maior parte o vídeo é bem simétrico, como no trecho 0:31, um em que os planetas estão alinhados (1:00), aos 1:55 onde o cantor e a mulher estão em clima de romance e enquadrados simetricamente na tela e quando o cantor e a dançarina estão centralizados na tela, embaixo de um feixe azul (2:46).






Movimentos de câmera

Pude perceber diversos movimentos no clipe, como de cima para baixo (1:45 e 2:00); giro de 360º, primeiro com o casal e depois com a lua (2:01 - 2:02); da direita para esquerda, quando o céu estrelado parece movimentar-se; aproximação e zoom, quando a câmera se aproxima do céu estrelado e das galáxias (2:23 - 2:32); e quando o raio solar parece mover-se no céu e a câmera o acompanha (1:24). 


Alinhamento



Pude perceber planetas e o eclipse solar alinhados. Além deles, destaco o alinhamento que acontece aos 4:10 quando o cantor aparece na lateral direita e há uma organização que vai da menor, maior pedra, até ele. 


A mulher









Não só o cantor é um personagem do clipe, mas também uma mulher, que surge para o telespectador aos poucos. Primeiro ela é uma silhueta (1:46) e depois uma mulher propriamente dita (1:51). 

Praticamente todas as ações do clipe são realizadas em conjunto com ela. O cantor fica vidrado com a mulher, realiza danças (1:52) e a vê, literalmente, se transformar em pedra.

O clipe também apresenta closes interessantes da mulher, como de seus olhos e de seu perfil (1:58).





Tons





Sabe-se que o clipe possui várias tonalidades de cores e elas se casam muito bem com o momento climático ou com cometas e corpos celestes. Por exemplo, quando acontece o início de um pôr do sol a cor varia do rosa, até o amarelo (0:41), até que a tela torna-se toda amarelada quando o sol invade a cena (1:04).

Já quando parece anoitecer e a lua dá as caras, a imagem fica em tons azulados e escuros (1:12). Com esse tom há um efeito muito interessante que contrasta entre as roupas escuras do cantor e da mulher e o fundo da cena.

Não só o amarelo, degradê de rosa e azul são os tons de clipes, mas também o roxo, lilás e azul, quando ocorre um evento climático que invade a tela (3:15). 

Além disso, há a paleta cinza de cores, quando os protagonistas do vídeo são petrificados (3:13) e um ambiente de gelo, com predominância da cor branca aos 4:21


Mais que imagens na rocha






Desde o início do clipe há imagens de rostos nas rochas que não são imóveis (0:34), mas possuem sentimentos e sensações. Elas choram (0:42), se movimentam e esboçam sentimentos, principalmente quando a mulher (3:05) e o cantor The Weeknd (3:56) se transformam em uma. 

A pedra, em si, é uma metáfora de imobilidade, morte e estagnação, mas no clipe seu significado é totalmente o oposto. As estátuas de pedra tem movimentos e sentimentos, seja quando uma cai e se quebra no chão (3:20), quando a mão do cantor se transforma em pedra (3:43) ou quando a mão (3:43) e o rosto do cantor se transformam em rocha (3:52). 






A significação da pedra é bem interessante e eu poderia falar muito mais coisas sobre ela, mas finalizo com dois rostos empedrados que aparecem aos 3:45, que mistura tanto a humanidade, quanto a natureza morta e imóvel. 


Uma cobra



Em meio à rochas e pedras, aparece a figura de uma cobra negra comprida, que me remeteu, automaticamente, ao mito da Medusa. Algo subliminar e escondido, que somente quem vê o clipe com um olhar mais aprofundado e possui conhecimento histórico pode perceber.

Até mesmo o cantor, aos 3:41, rasteja no chão como o réptil, fazendo alusão ao mito da Medusa. 


Pequenos detalhes


O clipe apresenta pequenos detalhes interessantes, seja um colar e vestimenta que brilham, rochas com rostos humanos, cobra em meio à rochas e pedras. Além desses, gostaria de destacar mais um: o frame 1:39, quando o cantor parece arrumar seu colete. 


Reluz


Por ser um clipe cheio de efeitos naturais, os produtores se aproveitaram de vários recursos para fazê-lo, como quando há um reluz azulado acima da cabeça do cantor (0:49).


Eclipse solar e cometa





Como falado no tópico anterior, há vários efeitos naturais: como o pôr do sol, anoitecer, céu estrelado, entre outros. Merece destaque o processo de eclipse solar que se inicia aos 2:48 e se encerra aos 3:03.

Além desse, destaco um cometa discreto que passa no fundo da cena e faz um barulho (4:19).





Repetições de cenas


Há várias repetições de cenas durante o clipe, como a que ocorre em 4 segundos de 2:59 até 3:03.


Tela dividida em 3






Em três vezes no clipe a tela fica dividida em 3, mostrando o cantor em momentos diferentes. Há uma divisão retilínea e uma que é na transversal. 


O gran finale


























O clipe possui um gran finale que é de dois cavaleiros vestidos em um ambiente gélido e cheio de neve que encontram debaixo do gelo algo lilás que me leva a crer que era a galáxia onde o cantor e a dançarina estavam. 


Letra


A letra fala de um relacionamento entre um rapaz e uma moça, focando mais no lado masculino, já que a letra fala de um homem que ensina as aventuras do amor e as sensações à uma garota. Eu sinto isso chegando (I feel it coming) faz referência à chegada de um sentimento bom e agradável que é o amor. "Tell me what you really like Baby, I can take my time We don't ever have to fight Just take it step-by-step I can see it in your eyes 'Cause they never tell me lies I can feel that body shake And the heat between your legs" (Me diga do que você realmente gosta Querida, eu posso levar o tempo que precisar Nós não precisamos brigar Vamos dar um passo de cada vez Eu posso ver em seus olhos Porque eles nunca mentem pra mim Eu posso sentir o seu corpo tremer E o calor entre suas pernas).

Colocando a letra ao lado clipe percebemos que ambas possuem congruências entre si, já que falam de amor e romance. Os recursos fantasiosos, a atmosfera e os efeitos naturais do clipe só vem para somar com a significação da letra. 


Melodia


O cantor The Weeknd tem um timbre de voz parecido com o do Michael Jackson. A melodia da música é gostosa de ouvir e apresenta timbres e toques eletrônicos. 

Esse foi o Entre Frames de hoje. J-J















Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Vibe Humor: músicas que marcaram a infância/adolescência dos anos 2000





Músicas contam histórias, marcam momentos e ficam na memória. O Vibe Humor de hoje é uma sugestão da leitora Mayara Vieira, do blog Mayara Vieira, que promete fazer uma viagem ao passado de pessoas que nasceram e cresceram nos anos 2000. Eu também faço parte desse grupo, já que nasci em 1989 e vivi os anos 90 e 2000 muito bem. Veja a sugestão dela:
















Para selecionar as músicas/bandas, pedi ajuda ao Arthur Claro que também viveu de perto essa primeira década dos anos 2000. Logo que começamos a pensar, vieram uma enxurrada de músicas, bandas e cantores em nossa mente. Alguns desses inúmeros sucessos hoje em dia, como a Mayara falou, já são ultrapassados, contudo são inesquecíveis.

Limitei a playlist de 2000 a 2009. Ela não contém apenas músicas infantis, mas algumas tem ritmos mais ousadas e são conhecidas como de adulto. Como se esquecer de Kelly Key, Backstreet Boys, HansonsN'Sync, Kelly Clarkson, Strike, Vinny, Detonautas, Raimundos? Ainda há aqueles que fazem sucesso até hoje, como Beyoncé, Madonna e Pitty. Na lista coloquei as músicas mais emblemáticas e de cantores/bandas que fizeram sucesso e, talvez, não façam mais. Então, deêm o play, direto da vitrooola do teeempo (coloquei em modo vídeo, pois tem muita coisa nostálgica para ver e ouvir):






Começo com a versão brasileira de Barbie Girl, cantada por Kelly Key (Que hoje não faz tanto sucesso como antes). A música apresenta a Barbie, como suas características físicas e psicológicas, e do Ken, que faz de tudo para ficar com ela. "Sou a Barbie Girl Se você quer ser meu namorado Fica ligado Presta atenção Na minha condição É diferente Sou muito exigente". Fala sério! Essa música gruda na cabeça até hoje.

Agora vamos de música infantil, da época em que a Eliana cantava para crianças e adolescentes. Quantos se lembram dessa faixa e da coreografia de Pop pop? Lembro que nas festas infantis da época era o que rolava. Quantos conseguem fazer tudo o que a rainha dos dedinhos fala na música? "Eu danço Pop Pop Eu danço Pop Pop Eu danço Pop Pop Assim é bem melhor"

A próxima, Xibom Bombom, lembro que estava na quinta série (atual sexto ano) e ela tocava exaustivamente nos intervalos entre as aulas e foi até inspiração para uma paródia. O refrão é inesquecível: "Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom!".

Agora que a Rouge voltou fica mais fácil relembrar suas músicas. Até hoje não sei dançar a coreografia de Ragatanga e não sei se ela é um xingamento, uma invocação do mal ou sei lá o que. Sei que na primeira década dos anos 2000 (precisamente em 2002) ela foi febre. A música é originalmente espanhola e o refrão e "ragatanga" não significam nada. "Aserehe ra de re De hebe tu de hebere seibiunouba mahabi An de bugui an de buididipi".

Quantos não tiveram sua infância/adolescência embalada pela dupla Sandy e Júnior? Sei que quando ela acabou, deixou muitas crianças e jovens desolados. Vamô pulá era um hino sem precedentes. Quando ela era tocada, muitos não viam a hora de pular. "Atenção para a contagem regressiva Cinco, quatro, três, dois, um Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá".

A primeira em inglês da lista. N'sync fez parte da vida de muitos adolescentes, assim como os Backstreet Boys. Bye bye bye é uma música pop, com estilo baladinha. Como se esquecer desse refrão? "Bye bye Don't want to be a fool for you Just another player in your game for two You may hate me but it ain't no lie Baby bye bye bye"(Tchau tchau Não quero ser um tolo para você Apenas outro jogador em seu jogo para dois Você pode me odiar mas não é mentira Baby Tchau tchau tchau).





Não era só Backstreet Boys e N'Sync que faziam sucesso e mexiam com a cabeça das meninas, mas também tinha um trio de meninos - Kiko, Leandro e Bruno, o KLB - que derretia os corações das jovens. Escolhi Minha timidez para a playlist. Como se esquecer dos "aaaaarrr" que os cantores faziam? "Chalalálalá Como eu quero te amar, te amar, te amar Para de brincar com meu coração Oh não, oh não"

Eu tenho orgulho (Será?) de dizer que acompanhei a primeira fase da banda NX O - melancólica e emotiva. Cedo ou tarde é um grande sucesso e não poderia estar de fora. Então, vamos cantar todos juntos: "Cedo ou tarde a gente vai se encontrar Tenho certeza numa bem melhor Sei que quando canto você pode me escutar". A música é uma declaração de filho para pai e o clipe é bem fofinho de assistir. 

Because of you era da minha época de ensino médio, quando estava no terceiro ano, lá em 2006. Lembro que esta música estourou muito e só se ouvia ela nas rádios na época. Hoje em dia, quem é Kelly Clarkson e o que ela anda fazendo? A música é romântica e pop nas medidas certas. "Because of you I never stray too far from the sidewalk Because of you I learned to play on the safe side so I don't get hurt Because of you I find it hard to trust not only me, but everyone around me Because of you I am afraid" (Por sua causa, eu nunca ando muito longe da calçada Por sua causa, eu aprendi a ser cautelosa, pois eu não me machuco Por sua causa, eu acho difícil confiar Não só em mim, mas em todos a minha volta Por sua causa, eu tenho medo).

É, parece que os adolescentes e jovens da minha época curtiam mais uma bad que os de hoje em dia. Também, com músicas românticas e de baladinha, não tinha como ouvir outra coisa além disso. É o caso de The Reason da banda Hoobastank. Duvido você não lembrar da música ao ouví-la! "I've found a reason for me To change who I used to be A reason to start over new And the reason is you" (Eu encontrei uma razão para mim Para mudar quem eu costumava ser Uma razão para começar de novo E a razão é você).

Encerro a playlist de hoje com Mexe a cadeira do cantor Vinny. Na época dessa música, estava na quinta série (atual sexto ano). Apesar da letra provocativa e sensual, muitos jovens e adolescentes costumavam cantá-la e dançá-la. "Menina,mexe a cadeira Mexe a cadeira,hey Bota pra danar,hey Trepa na mesa,hey".


Esta foi a playlist de hoje. Gostaram das músicas nostálgicas? Qual outra dos anos 2000 se encaixaria aqui? Digam tudo nos comentários! Até a próxima. J-J
























Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Heróis de terno e gravata



Um super herói é conhecido por suas armaduras, figurinos, objetos, ícones, frases, entre outro. Sua armadura diz muito o que ele é. O material aos quais as armaduras são feitas, as cores, os designers e outra gama de coisas as definem. E se um herói ao invés de usá-la usasse... por exemplo... terno e gravata?!

Essa foi a ideia de um artista de Singapura chamado Zi Wei Tan, que criou um ensaio de figurinos de super heróis intitulado Suit & Tie - onde ele os homenageia com o próximo filme da Marvel, Vingadores: A era de Ultron em pleno 2015. Heróis como Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk ganharam uma nova roupagem.

Lembra que eu falei no primeiro parágrafo que um herói tem armadura, ícones e cores diferenciados? Então, o Zi fez um trabalho minucioso e minimalista para criar ternos e gravatas nas cores, estilos e com os ícones dos personagens. O terno do Arqueiro, por exemplo, tem na estampa da gravata flechas. Veja:




Já o do Homem de Ferro, as cores da armadura e o ícone:



O do Hulk possui as cores do herói - verde e roxo:



O mesmo acontece com a do Thor (martelos na gravata) e Visão (joia do infinito da gravata):







Eu achei esse trabalho incrível e diferente. Para quem me conhece, sabe que sou apaixonado por minimalismo. 


Outros trabalhos


Zie tem outros trabalhos minimalistas, como esse. Separei alguns:


Ternos de Dicaprio

O artista criou vários ternos para o Dicaprio, de acordo com seus filmes.






Covers de Mangas minimalistas

Um simples ícone define de qual desenho o artista está falando. Veja esse do Peanuts:






Bola de olho

Um trabalho minimalista de ilusão de ótica.






Além desses trabalhos, o artista ainda criou outros minimalistas, sempre utilizando o terno e a gravata como objetos.


Gostaram do trabalho do artista? Já o conheciam? J-J


Mais informações
Site



Por: Emerson Garcia
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