segunda-feira, 31 de julho de 2023

5Q: Procura Obsessiva

Pode conter spoilers!






Moral
Até que ponto uma mãe iria para reencontrar sua filha recém-nascida que jura não estar morta? Quando as circunstâncias estão contrárias e as evidências são muito claras, essa mãe se vê só, na procura da filha, sem a ajuda do seu própria marido que diz que ela está louca. O instinto maternal não falha.

Cena boa
A cena retratada na imagem acima pra mim foi o ápice do filme! Impossível não se emocionar!

Cena ruim
A do incêndio realmente é de cortar o coração, assim como as supostas cinzas do bebê.

Perfil
Luz Cuevas é uma mãe que não teve a oportunidade de cuidar da sua filha desde a sua tenra idade. Um incêndio fez com o que seu mundo virasse de cabeça para o ar e colocou em cinzas seu sonho da maternidade. Mas quem é culpado por esse incêndio? Será que sua filha ainda está viva?



Opinião
Um dos poucos filmes da Sessão da Tarde da Globo que eu considerei excelente. Um drama de 2008, com atores hispanolatinos. A película faz você torcer junto, desvendar o mistério principal da trama, como se você fizesse parte do filme. J-J







Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 28 de julho de 2023

5Q: Forrest Gump

 Pode conter spoilers!




Moral
O que um homem de QI baixo, e considerado por muitos pouco interessante, tem para oferecer a sociedade americana? A vida pode ser mesmo uma caixa de chocolates, e Forrest Gump é essa caixa.

Cena boa
Eu como bom apreciador de filmes de guerra (não sei se todos sabem mas essa também é uma das minhas paixões) fiquei vidrado quando o personagem de Tom Hanks foi para a viagem do Vietnã.

Cena ruim
Fiquei muito triste nas cenas que Gump é discriminado por não ser muito inteligente e também quando ele é dispensado por sua namorada, e depois vai tentar conciliar esse amor com ela mas não dá certo.

Perfil
Conheça Forrest e quarenta anos da história dos EUA por sua ótica. Por obra do acaso e até muitas vezes cômica, esse personagem, com boas intenções, participou de momentos importantíssimos da história americana, como a Guerra do Vietnã e o Caso Watergate.



Opinião
Um filme de 1994 que eu vi pela primeira vez em 2012 e realmente me fez refletir que não se julga uma pessoa pelo que ela aparenta ser. Se não falarmos com Gump e nem sentarmos ao seu lado, será que imaginaríamos o tanto de histórias surpreendentes e boas ele teria? J-J





Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Um descaso com o trabalhador nato e raiz!

Sou um trabalhador nato e raiz. Daquele que coloca o celular para despertar todos os dias às 06:03, que se arruma e se prepara para a labuta. Que sai de casa às 06:20 e enfrenta a escuridão, frio, vento e chuva para pegar a condução na parada. Já acostumei à essa rotina e até em qual ônibus devo pegar e em qual horário ele passa. Tudo estava já rotinizado e organizado no meu dia a dia, e até mesmo na minha cabeça. 

Mudei de horário no trabalho tem uns dois à três meses. Achei que minha adaptação ia ser difícil e demorada... Mas foi rápida e satisfatória. Demorei cerca de 5 à 7 dias para me adaptar à rotina. Tive que ver qual horário era melhor para levantar, sair de casa, qual ônibus e em qual horário deveria pegá-lo. Saber qual condução, linha e horário deveria utilizar foi a tarefa mais árdua e com mais ponderamentos. Tive que levar em consideração o conforto, se chegaria atrasado, o estresse, além de uma série de outras coisas. Então, decidi que pegaria o ônibus que passava por volta de 06:34, 06:36... porque daria para eu chegar com folga no trabalho. Saltaria na parada por volta de 07:40, 7:45... e chegaria à tempo de chegar às 08h, que é o horário que entro. Tem dias que fico até com um bom espaço livre para ligar o computador, ir ao banheiro, descansar e sentar no meu lugar. Na maioria das vezes, sou o primeiro a chegar no trampo!

Não optei por pegar o ônibus que passa depois do escolhido, o 378, por uma série de motivos, tais como: embora a viagem fosse mais curta, até com um trecho expresso, o ônibus vai lotado, como uma "lata de sardinha", sem espaço para respirar, se movimentar (Você, tem vezes, que não consegue nem seu cantinho e "lugar ao sol" ali, para estar quietinho, mesmo em pé, já que as pessoas esbarram muito, te pisoteiam e não te deixam parado). Consigo até chegar mais cedo na parada do meu trabalho, já que gasta-se menos de 1 hora para chegar ali, mas os percalços e obstáculos são bem maiores. Não consigo sentar na cadeira da hora que eu pego, até o instante em que desço do ônibus!

O 942, por sua vez, é uma viagem mais confortável, espaçosa e quase sempre vou sentadinho, seja cochilando, lendo a Bíblia Sagrada, assistindo séries e desenhos. Além de ser confortável o veículo é aquele minhocão, gigante e articulado (Ao contrário do 378, ônibus tradicional e pequeno). A viagem é mais longa, cerca de 15 à 20 minutos, mas não chego atrasado no meu trabalho, pelo contrário, até antes do horário de início. A vantagem, também, é que você consegue apreciar o nascer do sol, com aquele astro-rei lindo, quente e delicioso em seu rosto!  

Mas, a alegria do trabalhador nato e raiz estava prestes a acabar!! Devem ter pensado assim: "Vamos acabar com o conforto, alegria e prazer do Emerson e vê-lo sofrer e reclamar!" MUÁÁÁÁRRÁRRÁRRÁ (Risada do Mau de Castelo Rá-tim-bum). Na semana entre 17 e 21 de julho foi um verdadeiro horror para mim! Devido as férias escolares de ALGUNS estudantes, o 942 que pegava saiu de circulação, além das frotas e linhas de ônibus terem reduzido drasticamente! O caos estava instaurado e, eu, todos os dias da semana passada (Ainda bem que estou de recesso essa semana!) fui numa lata de sardinha, em pé, apertado e sofrendo provações porque tiraram o ônibus confortável e articulado, deixando a "lancheirinha"! 

Para mim, isso foi agir com desconsideração com o trabalhador que pega os veículos todos os dias e já criou uma rotina organizada, flexível e pertinente. Tiram  o conforto e a facilidade do trabalhador, com o argumento de "ser período de férias escolares e os estudantes não necessitam de veículo para se locomover". Ocorre que muitos estudantes, além de irem para a escola, também vão para o trabalho! E eles o fazem no contraturno, ou seja, ou estudam de manhã e trabalham à tarde, ou trabalham de manhã (ou o dia todo) e estudam de tarde ou à noite. Por isso, férias para quem?! Férias para os estudantes?! Hoje em dia, muitos tem rotinas e jornadas duplas diariamente! Férias para os trabalhadores?! De forma alguma, que tem muitos que nem férias em julho tiram! Férias para os motoristas e cobradores dos veículos?! Talvez sim, talvez não!


Reduzem e diminuem as frotas de ônibus com o argumento de que 30% do número de passageiros diminuem no período de julho. Bem, não foi isso que vi semana passada, com os ônibus superlotados em horários de pico de manhã cedo e por volta das 17h... Se reduziram o número de passageiros, porque os ônibus estavam superlotados?! Respondam essa, ateus!

O fato é que é inconcebível diminuir o número de ônibus em horários de pico. Isso é um verdadeiro horror! O mesmo digo para a redução de Uber em dia de sábado, domingo e/ou feriado. Acho que o número de opções deveria aumentar, porque as pessoas necessitam mais ainda de Uber nesses dias, a demanda é maior e muitos querem sair para se divertir, entreter e brincar sem a preocupação de ter que dirigir ou pegar um ônibus. Já passei pela experiência de precisar de Uber em dia de sábado e ficar "a ver navios", aguardando, porque o sistema não encontrava nenhum... 

E além de reduzirem a frota de veículos, ainda colocam ônibus inadequados para o horário e transportes, muitas vezes, sucateados! Tirar um ônibus articulado e colocar uma lata de sardinha em horário de pico realmente é de lascar a vida de qualquer trabalhador nato e raiz! Me pergunto porque nas férias escolares, não se pode facilitar a vida do cidadão de bem e de família, colocando uma linha, pelo menos, com ônibus semi expresso articulado (Estilo minhocão) em horário de pico?! Foi terrível, por exemplo, quando peguei um ônibus que era pra ser minhocão e era normal! Caberia muito mais pessoas ali e elas totalmente confortáveis, de certa forma. Outro dia, também, vi os efeitos dessa redução de ônibus quando um semiexpresso que vim veio superlotado e eu não conseguia respirar direito, isso porque tiraram outras linhas e as pessoas entraram tudo no mesmo ônibus. Se brincar, desceram no centro de Taguatinga Centro, na Praça do Relógio que temos aqui em Brasília (DF), mais de 70 pessoas! 

Fora que colocam ônibus sucateados, muitas vezes caindo aos pedaços e quebrados, para circular por aí... Eles tem jeito de novo, aparência de novo, mas muitas vezes são maquiados. Outro dia, além de ser ônibus lancheirinha e estar superlotado, ele acabou quebrando faltando 15 minutos para chegar ao meu destino final. Inconcebível isso! E quebrou, por que?! Porque não houve um cuidado de revisão, porque maquiaram problemas... 

É curioso diminuir a frota de ônibus no que é chamado de "férias escolares". Nem todo estudante encontra-se em casa e até mesmo esse estudante precisa sair de ônibus para resolver demandas próprias e pessoais. Além disso, tirar as "linhas que transportam os estudantes nesse período" é no mínimo estúpido. Como dá pra se saber quais linhas transportam (ou não) os estudantes?! Isso tem como ser definido? O estudante não tem poder de escolha para pegar a linha de ônibus que mais lhe agrada e/ou convém? Ele não pode pegar qualquer linha, para a integração, visando saltar do ônibus para complementar sua viagem com outra linha ou o metrô, por exemplo?! 


Tirar as linhas de ônibus durante as férias escolares foi um verdadeiro soco no meu estômago. Um descompromisso com qualquer trabalhador nato e raiz. Quebrou totalmente com minha rotina, com a organização do meu dia a dia, além de ter me deixado mau humorado, estressado, com raiva e chegando no trabalho não com um sorriso no rosto, mas com uma cara terrível. Acho que tinham que ter um cuidado e carinho maior com o trabalhador, não apenas com os estudantes, pois muito desses estudantes também são trabalhadores! J-J


Por: Emerson Garcia 

terça-feira, 25 de julho de 2023

As 8 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol

A 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol ocorre em pleno vapor! No post de hoje apresento todas as 8 mascotes desse evento marcante! Todas elas são personagens femininas e animais fêmeas.

A palavra "mascote" surgiu na década de 1860 e provém do prefixo masco-, que significa "mágico". Atualmente, as mascotes são personagens consideradas embaixadores da cultura dos países na Copa do Mundo. Elas fazem parte do merchandising dos eventos futebolísticos. 


Venha conhecer as 9 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol! 


1991 - Ling Ling


A mascote da primeira Copa do Mundo Feminina de futebol, sediada na China, teve a passarinha da família dos turdídeos, pássaro típico da China, como símbolo. 


1995 - Fifi

A mascote da copa da Suécia era uma viking, nas cores azul e amarela. Fifi era bem simpática. Há poucos registros dessa personagem na internet. 


1999 - Nutmeg


A raposa fêmea foi escolhida como mascote da Copa dos EUA por representar velocidade, astúcia e agilidade. Em português, Nutmeg significa "noz-moscada". 


2003

A copa não contou com mascote, devido ao calendário apertado e os imprevistos de última hora, pois o evento esportivo teve que mudar de sede às pressas, deixando a China e indo para os EUA, por conta de uma epidemia de Síndrome Respiratória Grave (SARS). 


2007 - Rong Rong


A mascote foi criada originalmente para 2003. É uma garotinha inspirada na lenda da jovem guerreira Mulan. 


2011 - Karla Kick


Uma gatinha de personalidade aventureira, curiosa e disciplinada foi escolhida como mascote da Copa da Alemanha. Karla Kick nasceu em 1995, na Alemanha, em referência ao ano de estreia da seleção feminina alemã. 


2015 - Shuéme


A Coruja-do-ártico encontrada exclusivamente em regiões gélidas do norte dos EUA, Canadá, norte da Eurásia e no Ártico foi escolhida como símbolo da Copa do Canadá. O nome da mascote é inspirado em "Chouette", um termo francês para coruja, já que o Canadá tem o inglês e francês como línguas oficiais. 


2019 - Ettie


A mascote escolhida para a Copa da França é uma pintinha, filha de Footix (Mascote da Copa do Mundo Masculina de 1998). 




Ela foi escolhida para representar uma ave francesa apaixonada pela vida e futebol. 



2023 - Tazuni


A mascote da copa atual é uma pinguim azul chamada Tazuni. O nome é uma junção das palavras mar de Tasmânia (Taz) e unidade (Unity). O mar da Tasmânia está localizado entre a Austrália e a Nova Zelândia. O pinguim-azul (ou pinguim-fada) é o menor do mundo com altura média de 30 cm e peso de 1,1 a 1,2 kg.  

A Tazuni é uma pinguim adolescente de 15 anos de idade, com o intuito de levar a emoção do futebol para uma nova geração de torcedores. A mascote tem um tufo de cabelo azul e foi inspirada na espécie Eudyptula Minor


De acordo com a Fifa®, a pinguim é uma meio-campista apaixonada por futebol desde o dia em que jogou pela primeira vez na praia com crianças. 




Essas são as 8 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol. Gostou?! Qual é a sua preferida?! J-J


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Emojis de coração: para cada cor, um significado diferente!

Você sabia que cada cor de emoji de coração possui um significado diferente? Os corações são os símbolos mais utilizados no WhatsApp, Instagram, Facebook, além de outras redes sociais ou plataformas digitais. Cada cor é associada a um sentimento ou estado de ânimo, como amor, paixão e/ou tristeza. Os corações de cada cor se tornaram um novo meio de expressão e é preciso utilizá-los da forma correta!  

Confira o significado de cada cor de coração, além de outros!


Coração vermelho

Símbolo clássico. O amor mais supremo, a verdadeira paixão, romance. É utilizado para expressar uma conexão intensa e profunda, seja de forma romântica ou amiga. 


Coração laranja

Coração para amigos. É quando a pessoa expressa que somente quer manter uma relação de amizade com a outra. É uma forma de comunicar que não há interesse romântico. É muito utilizado em aplicativos de relacionamento. Significa um amor desanimado. 


Coração amarelo

Significa honestidade e também expressa amizade. Também quer dizer que a mensagem compartilhada é sincera. É o coração de ouro, que representa amor sincero, cordial, parceria e pureza no coração. É usado como sinônimo de felicidade, e alegria de viver. 

Há quem diga que é utilizado para desejar dinheiro e boa sorte, mas vai muito além da fortuna. Quer dizer felicidade e representa juventude e energia solar.  


Coração roxo

Tem um significado familiar. Representa o amor filial e costuma ser compartilhado em mensagens entre irmãos ou entre pais e filhos. Expressa compreensão, compaixão, carinho e cuidado. É ideal para utilizar no Dia das mães ou em mensagens entre pais e filhos. Também é utilizado por amantes de moda ou celebridades como sinal de glamour ou riqueza. Nos EUA, o coração roxo era utilizado em medalha militar para soldados feridos. 


Coração azul escuro

Demonstra confiança. Também é utilizado como a cor da Consciência sobre o autismo, amor aos esportes aquáticos ou expressa algum fetiche. Também representa amor platônico, fidelidade, lealdade e amizade sincera. 


Coração azul claro

Significa tristeza, votos de sentimentos, gratidão e serenidade. 


Coração verde

Ligado ao bem-estar, é um emoji bastante utilizado no mundo fitness e da alimentação saudável. O emoji também significa o amor à natureza, vida ou estilo de vida. É conhecido também como o "coração ciumento", pois indica inveja, ciúmes e problemas de relacionamento ou esperança de reconciliação. É frequentemente utilizado durante o feriado irlandês do Dia de São Patrício. 


Coração preto

Ligado à tristeza, dor, perda ou luto. Representa o lado obscuro da alma, podendo ser usado em momentos de sofrimento, ironia ou sarcasmo. Também demonstra senso de humor negro e deturpado.


Coração cinza

Representa amor e amizade, mas num tom mais neutro.


Coração rosa 

Representa o amor, a amizade feminina, a própria cor rosa ou serve como adorno em uma mensagem afetuosa. 


Coração branco

Significa paz e representa sentimentos genuínos de amor. Também é utilizado em apoio a pessoas que perderam entes queridos. 


Coração marrom

É utilizado como identidade racial, e também como amor e afeto. Expressa, também, o sentimento de pertencimento e afirmação de identidade racial. 


Coração em chamas

Expressa extrema e avassaladora paixão, que deixa o coração pegando fogo. Ressalta o desejo que sente por algo ou alguém, ou seja, desejo carnal ou extrema atração física. Também tem o significado de "queimar um antigo amor", ou seja,  indica uma paixão existente que está sendo destruída e que a pessoa está "seguindo em frente"

Ele foi criado em 2020 e passou a ser usado nos dispositivos a partir de 2021. 


Coração remendado

Simboliza o oposto do emoji de coração partido. Significa que a pessoa está passando por um processo de recuperação emotiva. Quer dizer que a pessoa está enfrentando momento difícil e que ficou com o "coração machucado", mas que vai conseguir se recuperar. Significa que ela está dando a volta por cima, melhorando ou até mesmo serve para demonstrar apoio a alguém que esteja precisando. 


Coração anatômico

Talvez seja o coração menos romântico. Ele reproduz a imagem real do órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo. Ele inclui veias e válvulas, cujas cores podem variar de uma plataforma para a outra. 


♡ Coração transparente ou vazado

Não é propriamente um emoji, mas um símbolo ou caractere usado nas redes sociais. Significa sentimentos bons, mas sem cores ou outros detalhes. É um coração mais "frio", mas ainda indica carinho e amor. 


Coramão (coração com mãos)

O emoji do coração feito com as mãos, divertidamente conhecido como "coramão", serve para expressar que gostou de algo dito. Também serve como forma de agradecimento, apoio ou seu amor por alguém. 


Coração com os dedos

Representa um mini-coração, que se popularizou entre bandas de K-pop, em meados da década de 2010, demonstrando carinho pelos fãs. Expressa afeto, admiração e amor por alguém. É uma forma de dizer que achou algo fofo. 

Também é usado como sinônimo de fortuna e dinheiro. Também serve para perguntar quanto algo custa, indicar artigo luxuoso ou caro, explicar que está sem grana ou até mesmo cobrar alguém. 


Coração pra tudo!

Corações fofinhos e coloridos possuem inúmeros significados, variando de acordo com a cor. A ideia é a de usar o coração de cor certa em cada ocasião ou momento. Recentemente, utilizei o coração de cor branca para agradecer as mensagens de aniversário. Fiquei com receio de usar o vermelho, por ser mal interpretado pelas pessoas. 

Para quem está apaixonado ou quer demonstrar seu amor pelo (a) crush o coração vermelho é o mais indicado. Mas não fique na bad se receber um laranja de volta! Quem quer ter mais que amizade com alguém, enviar o coração amarelo não é a melhor estratégia. O coração da paixão e amor é o vermelho!   

Esse post teve o intuito de ser informativo. Que tal espalhar corações coloridos e muito amor por aí? O mundo mais que precisa! J-J


Por: Emerson Garcia

domingo, 23 de julho de 2023

7 curiosidades da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol!

 

O Brasil estreia amanhã (24) na 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol às 8 da manhã (horário de Brasília) contra o Panamá. É a hora de torcermos pelas meninas no futebol brasileiro! O Brasil participou das 9 Copas até agora, mas somente teve um resultado satisfatório na Copa de 2007.

Para o post de hoje, separei 7 curiosidades da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol! Confira.


1- A seleção brasileira não lidera a competição


Ao contrário da seleção masculina, que já venceu a Copa do Mundo cinco vez, a feminina não logrou êxito e nunca ganhou a competição ainda. Seu melhor resultado foi em 2007, quando chegou até a final, mas perdeu para a Alemanha. 


2- A maior participante da Copa feminina é do Brasil


A volante Formiga é uma das maiores jogadoras de todos os tempos, sendo a única (Entre homens e mulheres) a disputar 7 copas e 7 Jogos Olímpicos. Ela também é a mais experiente das atletas, pois entrou em campo no auge dos seus 41 anos.  


3- A maior artilheira é brasileira


Marta é a recordista de gols da história da Copa do Mundo Feminina de futebol, com 17 gols marcados durante as partidas. Ao todo, foram 20 jogos e lances memoráveis, como o gol da semifinal contra os Estados Unidos no mundial de 2007, eleito como o mais bonito da jogadora pela seleção brasileira. A jogadora possui 37 anos e pretende se despedir nessa Copa - que será a sua 6ª.  


4- A 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol é a segunda a ser transmitida em TV aberta


Mais de 150 países podem acompanhar os jogos na TV aberta. No Brasil, a TV Globo é a responsável pela transmissão dos jogos. Eles também podem ser assistidos pelo Globoplay e SportTV

Assim, o futebol feminino torna-se mais popular, gerando maior visibilidade e reconhecimento para as atletas. Pela primeira vez, o GDF (órgão para o qual trabalho) dará ponto facultativo nos horários dos jogos da seleção brasileira, o que é um feito inédito e louvável!


5- O Brasil pode sediar a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027!


A escolha pela sede da 10ª Copa do Mundo Feminina de futebol será no dia 17 de maio de 2024 e o Brasil se candidatou para disputar o direito de sediar o mundial. Além do país, concorrem a África do Sul; e duas candidatas conjuntas da Uefa (Bélgica, Holanda e Alemanha)  e Concacaf (México e Estados Unidos). 


6- A Copa do Mundo Feminina de 2007 foi a edição em que o Brasil chegou mais próximo do ouro


Como falei na introdução desse post, o Brasil bateu na trave nessa Copa, perdendo de 2 a 0 para a Alemanha. Mesmo com o segundo lugar, o Brasil conquistou a artilharia daquela copa com a jogadora Marta, que marcou sete gols na competição. 


7- Não há fotos ou vídeos do primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo Feminina de futebol


Não há arquivo nem acervo do primeiro gol do Brasil na copa feminina. A responsável pelo gol foi Elane, cravando a vitória de 1 a 0 sobre o Japão. Para resgate dessa memória, o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu (SP), recriou por meio de uma maquete, esse gol. A criação está disponível na exposição Rainhas de Copas, em cartaz até 27 de agosto, que tem o intuito de contar a história do mundial e a caminhada da seleção brasileira feminina até o momento atual. 


Essas foram as 7 curiosidades da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol. Vamos torcer muito por nossas meninas! Elas merecem reconhecimento e visibilidade. Com certeza, vão fazer jogos lindos e memoráveis, cheios de belos passes, dribles e gols! J-J


Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design