O Brasil estreia amanhã (24) na 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol às 8 da manhã (horário de Brasília) contra o Panamá. É a hora de torcermos pelas meninas no futebol brasileiro! O Brasil participou das 9 Copas até agora, mas somente teve um resultado satisfatório na Copa de 2007.
Para o post de hoje, separei 7 curiosidades da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol! Confira.
1- A seleção brasileira não lidera a competição
Ao contrário da seleção masculina, que já venceu a Copa do Mundo cinco vez, a feminina não logrou êxito e nunca ganhou a competição ainda. Seu melhor resultado foi em 2007, quando chegou até a final, mas perdeu para a Alemanha.
2- A maior participante da Copa feminina é do Brasil
A volante Formiga é uma das maiores jogadoras de todos os tempos, sendo a única (Entre homens e mulheres) a disputar 7 copas e 7 Jogos Olímpicos. Ela também é a mais experiente das atletas, pois entrou em campo no auge dos seus 41 anos.
3- A maior artilheira é brasileira
Marta é a recordista de gols da história da Copa do Mundo Feminina de futebol, com 17 gols marcados durante as partidas. Ao todo, foram 20 jogos e lances memoráveis, como o gol da semifinal contra os Estados Unidos no mundial de 2007, eleito como o mais bonito da jogadora pela seleção brasileira. A jogadora possui 37 anos e pretende se despedir nessa Copa - que será a sua 6ª.
4- A 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol é a segunda a ser transmitida em TV aberta
Mais de 150 países podem acompanhar os jogos na TV aberta. No Brasil, a TV Globo é a responsável pela transmissão dos jogos. Eles também podem ser assistidos pelo Globoplay e SportTV.
Assim, o futebol feminino torna-se mais popular, gerando maior visibilidade e reconhecimento para as atletas. Pela primeira vez, o GDF (órgão para o qual trabalho) dará ponto facultativo nos horários dos jogos da seleção brasileira, o que é um feito inédito e louvável!
5- O Brasil pode sediar a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027!
A escolha pela sede da 10ª Copa do Mundo Feminina de futebol será no dia 17 de maio de 2024 e o Brasil se candidatou para disputar o direito de sediar o mundial. Além do país, concorrem a África do Sul; e duas candidatas conjuntas da Uefa (Bélgica, Holanda e Alemanha) e Concacaf (México e Estados Unidos).
6- A Copa do Mundo Feminina de 2007 foi a edição em que o Brasil chegou mais próximo do ouro
Como falei na introdução desse post, o Brasil bateu na trave nessa Copa, perdendo de 2 a 0 para a Alemanha. Mesmo com o segundo lugar, o Brasil conquistou a artilharia daquela copa com a jogadora Marta, que marcou sete gols na competição.
7- Não há fotos ou vídeos do primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo Feminina de futebol
Não há arquivo nem acervo do primeiro gol do Brasil na copa feminina. A responsável pelo gol foi Elane, cravando a vitória de 1 a 0 sobre o Japão. Para resgate dessa memória, o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu (SP), recriou por meio de uma maquete, esse gol. A criação está disponível na exposição Rainhas de Copas, em cartaz até 27 de agosto, que tem o intuito de contar a história do mundial e a caminhada da seleção brasileira feminina até o momento atual.
Essas foram as 7 curiosidades da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de futebol. Vamos torcer muito por nossas meninas! Elas merecem reconhecimento e visibilidade. Com certeza, vão fazer jogos lindos e memoráveis, cheios de belos passes, dribles e gols! J-J
Por: Emerson Garcia
Muito interessante!
ResponderExcluirGostei do post. Atualmente parece haver uma campanha para relativizar a existência de uma seleção brasileira de futebol feminino. Tenho visto alguns posts, em redes sociais, que são simplesmente odiosos, rsrs.
ResponderExcluirBeijo
ótima publicação .Terminou o jogo Brasil 4 xPanama 0
ResponderExcluirEu adoraria que o Brasil vencesse essa copa.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Emerson que legal o post, pena que não tem fotos ou vídeos do primeiro gol da copa das meninas, mas torcendo muito pra nossa seleção que já começou bem, abraços..
ResponderExcluir