quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quinta de série: A Superfantástica história do Balão

Pode conter spoilers!


Hoje a nostalgia retorna com força aqui na Quinta de série! É que falarei da produção documental A superfantástica história do Balão do Star+ (Atualmente Disney+). Ela foi criada por Tatiana Issa, roteirizada por Fernando Ceylão e o elenco conta com Simony Benelli e Jair de Oliveira (o Jairzinho). A série conta com três episódios de em média 1 hora cada um.  

De maneira superfantástica os anos 80 reuniram uma adorável cantora mirim, um tímido garoto de voz angelical, o herdeiro de um famoso ladrão e o filho de uma lenda da MPB. Eles formaram, simplesmente, a banda infantil mais importante do Brasil. Nos shows e na TV tudo era colorido e lúdico, mas na intimidade não era assim. Havia muitos traumas, desacordos e momentos de tensão. A produção é de 2023, 40 anos depois do estouro que foi esse grupo musical. Em 2023 houve a reunião de todos os garotos do Balão, que compartilharam suas memórias mais intensas desse fenômeno que marcou gerações, além dos desafios que enfrentaram devido à fama. 

No decorrer de três episódios, o documentário apresenta imagens inéditas e entrevistas exclusivas, oferecendo uma visão única e cheia de surpresas para os telespectadores. Não somente os momentos de sucesso são relembrados, mas o impacto da carreira precoce na vida dos integrantes, de forma a proporcioar uma reflexão sobre o preço da fama e a importância da amizade.


O encontro dos quatro é nostálgico, cativante e emocionante. Você percebe como o tempo passa rápido e como é importante aproveitar cada fase. O documentário é muito franco e direto sobre a turma do Balão Mágico. Os integrantes estão bem a vontade na docusérie e são reunidos materiais inéditos da época, além de entrevistas e depoimentos com o produtor do grupo musical, bem reveladores.

O grupo do Balão existiu entre os anos de 1980 e 86 e a febre foi tão grande, que eles lotavam estádios, lançavam CD's e tinham até mesmo um programa matinal de muito sucesso na Rede Globo (82 - 85). O nível de fama alcançado pelo grupo passou a afetá-los, deixando marcas até hoje. Apesar de nostálgica, a produção expõe alguns traumas dos integrantes e de todas as situações que os rodeiam. Tob foi o mais afetado pela fama e é o que mais deixa transparecer o trauma que foi fazer parter do grupo, chegando até a chorar. A série mostra que todos sofreram, de certa forma, já que eram crianças e, tratados como adultos, trabalhavam sem parar e eram máquinas de fazer e ganhar dinheiro. 


A série também mostra que as canções do Balão são relembradas até hoje, sendo atemporais e cantadas não só por crianças, como por adultos também. Até hoje, a música Superfantástico ainda toca bastante em festas (infantis ou não). Foi um grupo que marcou época no Brasil e mundo por ser o primeiro infantil  a ser criado e que bombou de sucesso. O sucesso do grupo foi tão grande que eles gravavam com artistas renomados, tais como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Fábio Jr e Dijavan. Cada disco e obra era superior e deixava os integrantes cada vez mais em evidência. Os discos eram campeões de venda e geraram bastante grana para eles. Em pouco mais de quatro anos de carreira musical, a banda vendeu mais de 12 milhões de discos no Brasil (precendendo a Xuxa nesse nicho).

A obra conta com entrevistas individuais dos integrantes do Balão e um reencontro em grupo. São exibidos também depoimentos com familiares, produtores e outros artistas. Foram entrevistados Lázaro Ramos, Juninho Bill (Trem da Alegria), Gretchen e Rita Cadillac. 


Após o fim do Balão Mágico, Mike foi trabalhar com madeira de reflorestamento no centro-oeste do Brasil; Tob teve banda e virou artista plástico; Jairzinho segue na carreira musical; e Simony já fez de tudo um pouco. 

O doc é dividido em três partes e ambientado como nos anos 80, onde cada episódio é iniciado com uma fita VHS sendo introduzida em um videocassete. A produção é uma boa pedida para entender como a indústria do entretenimento sobrevive, utilizando e jogando fora quando ncessário. Mesmo que a fama gere muito dinheiro, também pode gerar traumas na mesma proporção. Uma dica que eu deixo para você é: assista! J-J 

    


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

5 embalagens criativas e interativas

No post de hoje trago 5 embalagens criativas e interativas que chamaram a minha atenção. Confira!


1- Trident - Escaneia que relaxa



Em 2019 a Trident criou embalagens interativas, com mensagens em QR Code que direcionava o consumidor a conteúdos digitais interativos. A campanha Escaneia que relaxa foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e é totalmente digital e para relaxar e se divertir. 


Ao escanear o código é levado para o Facebook Stories, com muita diversão e curiosidade. Por lá, abre-se cinco filtros divertidos e exclusivos, como uma boca gigante, óculos diferentões, emoticons, além de um joguinho para relaxar quando e onde quiser. 


2- Belvita - Você de bel com a vida



A empresa criou uma embalagem muito mais interativa, que auxilia o acesso a informações nessa rotina desenfreada que vivemos. Através do QR Code, o público pode acessar o chatbot da Mondelēz Brasil no Whatsapp, com sugestões de lanches com belVita. Além disso, tem informações nutricionais dos quatro diferentes sabores, sobre reciclagem das embalagens e curiosidades sobre o produto. 


3- Juice Burst


As embalagens dos sucos de fruta JuiceBurst são bem chamativas, primeiramente por conta do design, que traz frutas explodindo. Em segundo lugar, porque elas são interativas, por meio do aplicativo de realidade aumentada Blippar. A tecnologia é utilizada em smartphones e gera engajamento com os consumidores. 


4- Mentos Beats fruit 

Em 2021 a Mentos criou uma nova edição das balas de fruta, com uma pegada interativa bem criativa. A interatividade fica por conta de um game em filtro do Instagram contido no QR Code de cada embalagem. Esse QR Code convida o consumidor a seguir e sentir a batida de Beats. No game Follow the beats, o jogador dança na batida da música e movimenta a cabeça para capturar as balinhas de Mentos. É um jogo bem interativo. São cinco fases para o jogador conquistar uma pontuação e conhecer os diferentes tipos de filtro do background. 


5- Bauducco Kids



A Narita criou uma embalagem interativa bem divertida para a Bauducco. Foram criados ambientes, personagens e animais para o conceito da Fazenda Bauducco - concretizado visualmente por meio de personagens específicos para cada embalagem, além dos desenhos estampados nos biscoitos. Tal conceito se transforma num app exclusivo, que é ativado pelas novas embalagens, com jogos educativos e interativos, com a utilização da realidade aumentada.


Essas foram as embalagens. Gostaram? Qual é a sua preferida? J-J  


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

5Q: Somos tão jovens

Pode conter spoilers!






Moral
Por trás da extroversão, podem existir problemas psicológicos, como a depressão e solidão. Todo gênio, possui seus traumas e coisas que deseja esconder. 

Cena boa
A cena de Renato bêbado são hilárias, como a dele perguntando a um policial se ele era de "touro". Além das cenas de dúvidas sexuais, como quando ele fala para a mãe dele que gosta de meninos e quando ele se declara bêbado, sem muito sucesso, para um rapaz da sacada de um dos prédios de Brasília.

Cena ruim
A cena da briga entre o pai de Renato e ele não foi bem construída. Achei que ficou mal feita, mal montada.

Perfil
Renato Russo (Renato Manfredini) um jovem cheio de dúvidas, como a maioria dos jovens hoje em dia, com dificuldade de relacionamento, com questionamentos acerca da orientação sexual. Ao mesmo tempo que é inteligentíssimo, é uma pessoa solitária e de poucos amigos. Extremamente corajoso para fazer o que der vontade, às vezes transgride algumas leis éticas. O filme retrata a juventude intensa de um dos maiores ícones do rock brasileiro. Sua trajetória é contada, ainda no Aborto Elétrico e sua carreira solo como Trovador Solitário e a criação da banda Legião Urbana, que ainda embala a vida de muitos jovens. 





Opinião
O filme é bem polêmico. Com enredo falho em algumas partes e com um final nada animador, 'Somos tão jovens' ainda consegue surpreender por boas sacadas de fotografias, locações e construção de cenas. A fotografia é dos anos 80 e tem uma parte que parece um clipe. Ficou bem nostálgico. Ainda a desejar com a conclusão de algumas questões polêmicas levantadas, e com a ausência clara e notável da música Pais e Filhos, é um bom filme para ser visto. J-J





Por: Emerson Garcia

sábado, 16 de novembro de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #28



Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Pastelaria do Chian começa agora o programa Igual porém Diferente

Nesta edição trago uma música original e a versão dela. Vocês irão se deleitar com canções iguais porém diferentes. Hoje vou mostrar uma que tenho certeza que todos conhecem mais a versão do que a original.

Versão



Original







Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design