quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quinta de série: A Superfantástica história do Balão

Pode conter spoilers!


Hoje a nostalgia retorna com força aqui na Quinta de série! É que falarei da produção documental A superfantástica história do Balão do Star+ (Atualmente Disney+). Ela foi criada por Tatiana Issa, roteirizada por Fernando Ceylão e o elenco conta com Simony Benelli e Jair de Oliveira (o Jairzinho). A série conta com três episódios de em média 1 hora cada um.  

De maneira superfantástica os anos 80 reuniram uma adorável cantora mirim, um tímido garoto de voz angelical, o herdeiro de um famoso ladrão e o filho de uma lenda da MPB. Eles formaram, simplesmente, a banda infantil mais importante do Brasil. Nos shows e na TV tudo era colorido e lúdico, mas na intimidade não era assim. Havia muitos traumas, desacordos e momentos de tensão. A produção é de 2023, 40 anos depois do estouro que foi esse grupo musical. Em 2023 houve a reunião de todos os garotos do Balão, que compartilharam suas memórias mais intensas desse fenômeno que marcou gerações, além dos desafios que enfrentaram devido à fama. 

No decorrer de três episódios, o documentário apresenta imagens inéditas e entrevistas exclusivas, oferecendo uma visão única e cheia de surpresas para os telespectadores. Não somente os momentos de sucesso são relembrados, mas o impacto da carreira precoce na vida dos integrantes, de forma a proporcioar uma reflexão sobre o preço da fama e a importância da amizade.


O encontro dos quatro é nostálgico, cativante e emocionante. Você percebe como o tempo passa rápido e como é importante aproveitar cada fase. O documentário é muito franco e direto sobre a turma do Balão Mágico. Os integrantes estão bem a vontade na docusérie e são reunidos materiais inéditos da época, além de entrevistas e depoimentos com o produtor do grupo musical, bem reveladores.

O grupo do Balão existiu entre os anos de 1980 e 86 e a febre foi tão grande, que eles lotavam estádios, lançavam CD's e tinham até mesmo um programa matinal de muito sucesso na Rede Globo (82 - 85). O nível de fama alcançado pelo grupo passou a afetá-los, deixando marcas até hoje. Apesar de nostálgica, a produção expõe alguns traumas dos integrantes e de todas as situações que os rodeiam. Tob foi o mais afetado pela fama e é o que mais deixa transparecer o trauma que foi fazer parter do grupo, chegando até a chorar. A série mostra que todos sofreram, de certa forma, já que eram crianças e, tratados como adultos, trabalhavam sem parar e eram máquinas de fazer e ganhar dinheiro. 


A série também mostra que as canções do Balão são relembradas até hoje, sendo atemporais e cantadas não só por crianças, como por adultos também. Até hoje, a música Superfantástico ainda toca bastante em festas (infantis ou não). Foi um grupo que marcou época no Brasil e mundo por ser o primeiro infantil  a ser criado e que bombou de sucesso. O sucesso do grupo foi tão grande que eles gravavam com artistas renomados, tais como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Fábio Jr e Dijavan. Cada disco e obra era superior e deixava os integrantes cada vez mais em evidência. Os discos eram campeões de venda e geraram bastante grana para eles. Em pouco mais de quatro anos de carreira musical, a banda vendeu mais de 12 milhões de discos no Brasil (precendendo a Xuxa nesse nicho).

A obra conta com entrevistas individuais dos integrantes do Balão e um reencontro em grupo. São exibidos também depoimentos com familiares, produtores e outros artistas. Foram entrevistados Lázaro Ramos, Juninho Bill (Trem da Alegria), Gretchen e Rita Cadillac. 


Após o fim do Balão Mágico, Mike foi trabalhar com madeira de reflorestamento no centro-oeste do Brasil; Tob teve banda e virou artista plástico; Jairzinho segue na carreira musical; e Simony já fez de tudo um pouco. 

O doc é dividido em três partes e ambientado como nos anos 80, onde cada episódio é iniciado com uma fita VHS sendo introduzida em um videocassete. A produção é uma boa pedida para entender como a indústria do entretenimento sobrevive, utilizando e jogando fora quando ncessário. Mesmo que a fama gere muito dinheiro, também pode gerar traumas na mesma proporção. Uma dica que eu deixo para você é: assista! J-J 

    


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

5 embalagens criativas e interativas

No post de hoje trago 5 embalagens criativas e interativas que chamaram a minha atenção. Confira!


1- Trident - Escaneia que relaxa



Em 2019 a Trident criou embalagens interativas, com mensagens em QR Code que direcionava o consumidor a conteúdos digitais interativos. A campanha Escaneia que relaxa foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e é totalmente digital e para relaxar e se divertir. 


Ao escanear o código é levado para o Facebook Stories, com muita diversão e curiosidade. Por lá, abre-se cinco filtros divertidos e exclusivos, como uma boca gigante, óculos diferentões, emoticons, além de um joguinho para relaxar quando e onde quiser. 


2- Belvita - Você de bel com a vida



A empresa criou uma embalagem muito mais interativa, que auxilia o acesso a informações nessa rotina desenfreada que vivemos. Através do QR Code, o público pode acessar o chatbot da Mondelēz Brasil no Whatsapp, com sugestões de lanches com belVita. Além disso, tem informações nutricionais dos quatro diferentes sabores, sobre reciclagem das embalagens e curiosidades sobre o produto. 


3- Juice Burst


As embalagens dos sucos de fruta JuiceBurst são bem chamativas, primeiramente por conta do design, que traz frutas explodindo. Em segundo lugar, porque elas são interativas, por meio do aplicativo de realidade aumentada Blippar. A tecnologia é utilizada em smartphones e gera engajamento com os consumidores. 


4- Mentos Beats fruit 

Em 2021 a Mentos criou uma nova edição das balas de fruta, com uma pegada interativa bem criativa. A interatividade fica por conta de um game em filtro do Instagram contido no QR Code de cada embalagem. Esse QR Code convida o consumidor a seguir e sentir a batida de Beats. No game Follow the beats, o jogador dança na batida da música e movimenta a cabeça para capturar as balinhas de Mentos. É um jogo bem interativo. São cinco fases para o jogador conquistar uma pontuação e conhecer os diferentes tipos de filtro do background. 


5- Bauducco Kids



A Narita criou uma embalagem interativa bem divertida para a Bauducco. Foram criados ambientes, personagens e animais para o conceito da Fazenda Bauducco - concretizado visualmente por meio de personagens específicos para cada embalagem, além dos desenhos estampados nos biscoitos. Tal conceito se transforma num app exclusivo, que é ativado pelas novas embalagens, com jogos educativos e interativos, com a utilização da realidade aumentada.


Essas foram as embalagens. Gostaram? Qual é a sua preferida? J-J  


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

5Q: Somos tão jovens

Pode conter spoilers!






Moral
Por trás da extroversão, podem existir problemas psicológicos, como a depressão e solidão. Todo gênio, possui seus traumas e coisas que deseja esconder. 

Cena boa
A cena de Renato bêbado são hilárias, como a dele perguntando a um policial se ele era de "touro". Além das cenas de dúvidas sexuais, como quando ele fala para a mãe dele que gosta de meninos e quando ele se declara bêbado, sem muito sucesso, para um rapaz da sacada de um dos prédios de Brasília.

Cena ruim
A cena da briga entre o pai de Renato e ele não foi bem construída. Achei que ficou mal feita, mal montada.

Perfil
Renato Russo (Renato Manfredini) um jovem cheio de dúvidas, como a maioria dos jovens hoje em dia, com dificuldade de relacionamento, com questionamentos acerca da orientação sexual. Ao mesmo tempo que é inteligentíssimo, é uma pessoa solitária e de poucos amigos. Extremamente corajoso para fazer o que der vontade, às vezes transgride algumas leis éticas. O filme retrata a juventude intensa de um dos maiores ícones do rock brasileiro. Sua trajetória é contada, ainda no Aborto Elétrico e sua carreira solo como Trovador Solitário e a criação da banda Legião Urbana, que ainda embala a vida de muitos jovens. 





Opinião
O filme é bem polêmico. Com enredo falho em algumas partes e com um final nada animador, 'Somos tão jovens' ainda consegue surpreender por boas sacadas de fotografias, locações e construção de cenas. A fotografia é dos anos 80 e tem uma parte que parece um clipe. Ficou bem nostálgico. Ainda a desejar com a conclusão de algumas questões polêmicas levantadas, e com a ausência clara e notável da música Pais e Filhos, é um bom filme para ser visto. J-J





Por: Emerson Garcia

sábado, 16 de novembro de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #28



Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Pastelaria do Chian começa agora o programa Igual porém Diferente

Nesta edição trago uma música original e a versão dela. Vocês irão se deleitar com canções iguais porém diferentes. Hoje vou mostrar uma que tenho certeza que todos conhecem mais a versão do que a original.

Versão



Original







Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Quinta de série: MC Daleste - mataram o pobre loco

 Pode conter spoilers!


Hoje é dia de falar da série documental MC Daleste - Mataram o pobre loco da Globoplay. Dirigida por Eliane Scardovelli e Guilherme Belarmino e com roteiro de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, a série possui 4 episódios, de em média 50 minutos cada um. 

Após 10 anos do assassinato de MC Daleste, a série foi produzida com o intuito de desvendar o crime, mas ainda tem muitas pontas soltas e nenhum responsável pelo crime. A produção tem o intuito de investigar o assassinato de MC Daleste, precursor do funk paulista, baleado no palco em 2013 com dois tiros no abdômen. Daniel Pedreira Sena Pellegrini foi morto durante um show em Campinas, no interior do estado. O documentário traz certo tom  de buscar respostas e dar luz para o caso, que chocou o mundo do funk.

A obra reúne familiares, amigos, celebridades e oficiais que estiveram à frente do caso, retomando e elucidando as mais de 900 páginas do processo, que ainda é inconclusivo. A série ainda evidencia a importância de Daleste para a música e o universo do funk. A docusérie revela novas pistas e testemunhas do crime. 


A produção foi dividida em 4 episódios, são eles: Eu sou Daleste - que mostra a origem do cantor e o alcance de sucesso, até ser morto em um palco de show; Bairro do mistério - que mostra que os poucos vestígios do crime dificultam a investigação e uma ligação de intimidação; Perfume de mulher - que mostra o envolvimento de MC Daleste com mulheres ligadas a criminosos, que pode ser uma pista contundente para a elucidação do crime; e Tabuleiro - que traz o relato de uma nova testemunha que conta detalhes de um tribunal do crime antes do assassinato. 

Mesmo sem uma autoria, o documentário levanta a hipótese de que o envolvimento do cantor com mulheres ligadas a criminosos e um sequestro sofrido três meses antes do assassinato possam ser pistas da motivação do crime. 


MC Daleste - mataram o pobre loco é uma boa série documental que traz o crime e seus desdobramentos. É uma produção de investigação interessante de ser acompanhada. J-J


 


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

8 ideias inteligentes de embalagens interativas

Embalagens podem ir além da simplicidade, ainda mais na era tecnológica que vivemos. Hoje em dia, dependendo da ferramenta utilizada, elas podem ser interativas e tecnológicas. É possível transformar uma embalagem analógica, em embalagens não-convencionais e vanguardistas. O termo Embalagem interativa surge. Você sabe o que significa?

Embalagem interativa integra tecnologia e recursos, estimulando ou entretendo os consumidores. O intuito é deixá-la mais aprimorada e dinâmica, mantendo o interesse das pessoas. Querendo ou não, essas embalagens chamam a atenção dos consumidores e aumentam o reconhecimento da marca. 

No post de hoje, apresento 8 ideias inteligentes de embalagens interativas. Confira! 



1- Conte uma história

Produtos podem contar histórias. Que tal colocar um dispositivo interativo no produto para fazer isso?! Você pode criar um rótulo interativo, que narra uma história e onde esse rótulo é desdobrado em outros caminhos. Isso gerará emoção, criatividade e curiosidade nos consumidores, que deverão interagir com a embalagem para conhecer mais e mais a história. 


2- Mostrar mensagens de vídeo

Com a utilização de QR Code você pode inserir mensagens em vídeo sobre aquele produto. Você pode criar mensagens de agradecimentos, gerando conexões com o consumidor. Além disso, você pode criar vídeos de conteúdos sobre as origens e os valores fundamentais de sua marca, fornecendo insights.


3- Selecione playlists ou podcasts

Que tal incluir uma dimensão auditiva ao seu produto? Um QR code inserido em shampu e condicionador, por exemplo, que acessa uma playlist de músicas para se ouvir enquanto está se banhando, não é nada mal. Ou então, um produto com QR code que acessa podcasts investigativos ou curiosos, também é uma boa. Esse recurso eleva a experiência sensorial do cliente, ao infundir playlists ou podcasts.  


4- Faça jogos

Um produto pode te levar para outra dimensão e atrações, levando os consumidores a outro lugar por um tempo. A ideia de gamificação é interessante como estratégia de marketing. Esse recurso pode ser funcional, imaginativo ou envolvente. Que tal criar quebra-cabeças interativos na embalagem, ou trabalhar com artistas, um gerador de código QR e plataformas de gamificação, que oferecem jogos clássicos, personalizados e uma série de outras coisas. 



5- Dê informações do produto

Essa é clássica e não falha. Por meio do QR Code você pode encontrar facilmente informações sobre seu produto. É um recurso que leva para tutoriais em vídeo ou guias passo a passo sobre como aproveitar ao máximo seu produto. O QR Code em uma caixa de livros, por exemplo, ajuda a fornecer aos leitores mensagens de autores, recomendações temáticas e mídias sociais de artistas em impressões artísticas.


6- Conteúdo dos bastidores

Você pode acoplar aos seus produtos mensagens de idealizadores e criadores dos mesmos, melhorando suas estratégias e operações. Essa estratégia humaniza sua marca e promove a transparência.  


7- Infundir aromas e texturas

Que tal acoplar ao seu produto captação de sentidos nas embalagens? Esse recurso vemos muito em revistas de produtos de cuidados com a pele, beleza e outras. É possível aplicar etiquetas para arranhar e cheirar em produtos, como se fosse uma amostra grátis. Você pode também inserir elementos de texto holográficos, suaves ou em relevo que criam interesse visual e tátil. 




8- Contecte-se nas redes sociais

Que tal incentivar os consumidores a compartilhar suas ideias sobre produtos conectando as plataformas sociais de sua marca utilizando códigos QR? Isso cria um senso de comunidade, além de aumentar a visibilidade da marca. Sem contar que a promoção gratuita gera reações genuínas e positivas do consumidor. 



Inúmeros são os benefícios de uma embalagem interativa, tais como: engajamento e vendas; conscientização e recall da marca; sustentabilidade; transparência e valor acrescentado; e conveniência. Ter uma embalagem interativa nos dias atuais é um investimento e tanto! J-J


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Marcas como pessoas


E se grandes marcas fossem pessoas e possuíssem personalidades? Foi com essa ideia que o filipino Esoj Luna criou uma série de ilustrações de personalização de empresas como Apple, Vans, Spotify e Youtube

Os traços dos desenhos são bem interessantes e rústicos. O estilo do ilustrador é próprio e autoral. Cada ilustração comunica muito bem com os receptores. Há cores fortes, intensas e sempre a logo e símbolo da empresa como sendo as cabeças desses personagens tecnológicos, de plataformas tão vitais, que geram consumo e de suma importância para os usuários e internautas da atualidade.

Confira cada uma das ilustrações e meus comentários.


Não tem ilustração melhor para personificar o Youtube que essa. O personagem é meio gamer, youtuber e tem bastante tecnologia e plataformas ao redor. 



O bonequinho do Twitter, que agora é X, está inserido numa relva com seu notebook e "de boa" twittando e refletindo sobre a vida. 




O do Spotify me lembra um jovem descolado, com seu celular no aplicativo de música, boné e tênis.




Quer ilustração que reflete melhor a Vans que essa? A cara da Vans traz um tênis descolado e de skatista.




O bonequinho do Pinterest é um arqueiro com arco e flecha, com capa e tudo. Ficou um charme, não é mesmo?!



O bonequinho da Pepsi é jovial e descolado.




O da Nike parecido com o bonequinho da Vans.




O da Microsoft é bem psicodélico e aleatório possível. Ele traz um boneco tecnológico com cabeça com um aparelho tecnológico que manipula um computador. 




O do Messenger é um astronauta que saiu da Via Láctea e veio visitar o planeta Terra. 




O do Instagram é uma pessoa que vive tirando selfies e mostrando seu dia a dia.




O do Facebook lembra um android robô e tem várias notificações e ferramentas que lembram da rede social.




E se a Disney fosse um boneco? Essa personalização ficou da hora, não é mesmo?




O boneco da Converse é descolado, rockeiro e amante de boas músicas.




O da Coca Cola é bem zen e de paz com a vida.




A cabeça do personagem da Apple lembra uma maça mordida.




Esse é o personagem da Adidas, que confesso que não entendi muito bem. 



E esse é o da Nike.


Marcas podem ser pessoais, humanas e essas ilustrações mostraram isso. Qual é a sua preferida? J-J


Por: Emerson Garcia

sábado, 9 de novembro de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #27




Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Pastelaria do Chian começa agora o programa Igual porém Diferente.  

Nesta edição trago uma música original e a versão dela. Vocês irão se deleitar com canções iguais porém diferentes. Hoje vou mostrar uma que tenho certeza que todos conhecem mais a original do que a versão.
 
Original



Versão





Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Os tênis de multinacionais

Já pensou como seria se as empresas multinacionais fossem transformadas em tênis, como os do All Star

Tendo como inspiração um par de tênis Converse, o italiano Andrea imaginou os calçados de grandes marcas como MCDonald'sStarbuksFacebook e Apple e o resultado foi surpreendente. 




















E aí, gostaram? Qual o calçado que você sairia desfilando por aí e por quê?! J-J

Por: Emerson Garcia

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