2021não pode terminar sem a tradicional retrospectiva aqui no blog, que nesse ano terá um diferencial que você saberá mais na frente. Nesse ano o JOVEM JORNALISTA teve cerca de 245 posts publicados (Um aumento de 25 com relação à 2020). Além disso, o blog teve 248 mil visualizações e 2,61 mil comentários, números que bateram o recorde também com relação ao ano anterior (98,3 mil visualizações e 2,41 mil comentários). Parece mentira, mas o JJ mais que duplicou o número de views. Não sei o real motivo desse crescimento, mas posso dizer que também se deve à qualidade e prestígio que o blog adquiriu nos últimos 12 meses. Então, o meu muito obrigado a todos que acompanharam esse espaço em 2021!
Neste ano, ainda vivemos as consequências do coronavírus no Brasil e no mundo e foi mais cruel que 2020. A economia, política, desenvolvimento social tornaram-se mais críticos em todo o mundo. Não tinha como o JJ deixar de tratar dessas questões aqui, mas não como foco principal. O especial #Serieteners continuou no Quinta de série, por meio do #Serieteners2: coronavírus em pauta - com 10 novas séries, mas sempre com o objetivo de informar e entreter. Além disso, tiveram posts críticos de política, mas nada chato demais.
Rememoro alguns posts e sequências importantes desse período, como: a aposta que eu perdi para o Arthur Claro e o desenrolar dessa aposta; o #EspecialDuaLipa para o Entre Frames; claro, a segunda edição do #Serieteners, especial do Quinta de série que veio para ficar e terá uma terceira edição em 2022; e as minhas aventuras para falar dos símbolos/escudos de times brasileiros, logo eu que não sou chegado muito à futebol! Não posso deixar de mencionar a chegada de uma colaboradora especial (Quem sabe ela se torne efetiva em 2022?! Mas, por enquanto, vamos deixar em off pois ela não está sabendo de nada ainda KKKK!) que veio para abrilhantar o time JJ com seus posts reflexivos, polêmicos, informativos e políticos - Rita Andrade!
Entre os posts de maiores visualizações desse ano estão: as poesias de Marilza Luciano - Um líder exemplar (4,27 mil), Um fantástico jornalista! (2,23 mil) e Uma eterna amiga! (1,89 mil); e A aposta (4,02 mil) e Mais símbolos LGBTQIA+ (2,35 mil).
Esse ano o JJ teve muita coisa legal, que merece ser mencionada e, por que não dizer, premiada, não é?! Tudo bem que queria que essa premiação fosse com direito à tapete vermelho, palco suntuoso, com eu vestido de gala e muitos prêmios, mas a pandemia não deixa (Mentira, é meu dinheiro que não deixa mesmo KKKK! ). Quem sabe quando esse blog for mais reconhecido isso role, não é mesmo?! Não custa nada tentar! Então, vamos lá!?
OBSERVAÇÃO: Em 2010 e 2012 fiz algo parecido com o que farei agora. Nos finais desses anos fiz a Top Lista em que premiava (Mentiiira! Premiava nada! HAHASUAHSUAHSAUSA) os posts mais expressivos dos períodos por meio de categorias. Algumas vou trazer de volta aqui no JJ Awards, mas quero acrescentar outras. (Recordar é viver! Leia as Top Listas de 2010 e 2011/2012 aqui e aqui).
Bem vindos ao JJ Awards (Não vou colocar ano nem edição, pois vai que essa ideia não vingue, não é mesmo?!). E os grandes vencedores das categorias criadas por mim foram...
JJ+ divertido
Esse ano a disputa ficou entre três posts: um sobre a paródia do Tom Cavalcante para a vencedora do BBB21, prints de conversas do Whatsapp e coisas que gostaria de fazer se namorasse. E o vencedor não poderia ser outro, se não... Aliás, serão dois vencedores, porque o JJ Awards é meu e eu faço do jeito que bem entender!
'Whatsapp' baseado em fatos reais por Selton Mello!
Gostei muito de fazer esse post. Realmente ficou divertido e engraçado. As situações mencionadas por Selton Mello são engraçadíssimas e ficaram ainda mais com meus subtítulos e descrições. Posso contar um segredo?! Em 2022 terá a continuação!
12 coisas que gostaria de ouvir/fazer no 'Dia dos namorados' mas não posso
Me diverti escrevendo esse post e me autozoando! Foi muito legal mesmo. E se você quer saber: termino 2021 ainda solteiro!
JJ+ polêmico
O que seria do JJ sem os posts polêmicos? 2021 foi cheio deles! Na verdade queria mencionar todos (Tá aí uma ideia de post que poderia fazer, não é mesmo?!), mas tem um especial que merece essa premiação falsiane e é:
Escolhi esse post pelo teor do texto, mas também por seus comentários. Apesar de poucos, eles são de arrepiar qualquer convicção.
JJ+ informativo
O JJ sempre teve o papel de informar, e em 2021 não foi diferente. A disputa foi difícil, mas não poderia deixar de mencionar esse post porque ele teve amplo número de visualização, além de trazer conhecimento para todos os leitores. E o grande vencedor é:
Nele apresentei mais símbolos LGBTQIA+, talvez desconhecidos, e seus significados.
JJ melhor reflexão 2021
A disputa foi difícil, pois tiveram reflexões bem relevantes esse ano, mas não poderia deixar de premiar a reflexão da colaboradora Marilza Luciano. Então, a melhor é:
Marilza, aproveitando o Dia do Amigo, falou das características de um verdadeiro amigo. Vale a pena a leitura!
JJ melhor crônica 2021
Esse ano escrevi várias crônicas sobre experiências pessoais em diferentes situações, mas não tem para ninguém. A crônica vencedora é...
Ela fala, basicamente, da minha opção de fazer as coisas no meu ritmo e velocidade, e isso vale muito!
JJ melhor post de política 2021
Foi falado pouco de política esse ano no JJ, mas foi. E o grande post vencedor é:
'Brasil, meu Brasil brasileiro', cadê nossas riquezas?!
Esse post foi escrito pela colaboradora especial Rita Andrade. E acredito que ela não tem a resposta dessa pergunta até hoje, o que dirá eu.
JJ melhor post de música 2021
Confesso que queria ter mais posts de música esse ano. Está certo que tem a Rádio Bagaralho e o Entre frames, mas tiveram poucos posts com o tema "música". Quem sabe em 2022 tenha mais, não é mesmo?! Afinal quero voltar com as resenhas de álbuns musicais. Mesmo assim, tiveram alguns posts de música. E o grande vencedor é:
Na música 'Vale tudo' de Tim Maia, vale tudo mesmo?
Tudo bem que não se trata de uma música desse ano, mas aproveitei uma propaganda que tinha essa trilha sonora para costurar essa discussão que tiveram muitas controvérsias e opiniões contrárias à minha. Tudo bem que não sofri nenhum ataque, levei pedradas ou apanhei na rua, mas pense em uma polêmica? Esse post poderia muito bem estar na categoria de polêmica, além dessa.
JJ melhor post especial 2021
Aqui poderia colocar o post mais óbvio e que o Arthur Claro até mencionou na retrospectiva que realizou do JJ, mas vou descartar. Também poderia colocar homenagens-póstumas à grandes pessoas que morreram esse ano, mas seria injusto com alguém. Tendo isso em mente, escolho:
Brasília Iluminada - Capital da Esperança ("Eu fui, eu tava!")
Foi um evento muito legal, em que fiz o meu relato pessoal. O interessante é que nesse ano teve novamente. Realmente foi um post incrível, que nem sempre acontece, por isso é especial. Além disso, é especial por se tratar de uma data especial.
JJ melhor post de design 2021
Também me aventuro a falar desse assunto aqui e sempre dá certo. O grande destaque vai para:
Saiba tudo sobre o símbolo do Botafogo
Me aventurei a falar de futebol esse ano no blog e deu muito certo. Além de ter atrelado com outro assunto que gosto muito que é o design! Se terá novos posts de símbolos de times em 2022?! É claro que sim!
JJ melhor post de arte 2021
Sempre valorizei esse assunto no blog. E o vencedor esse ano é:
Ateliê Gleice Garcia: personalizados para momentos especiais
Foi muito interessante entrevistar a Gleice para esse post e conhecer mais do seu trabalho artístico. O post não poderia ser outra coisa, a não ser um sucesso!
JJ melhor post de tecnologia 2021
Sou fissurado por esse assunto e o grande vencedor do ano é:
A data dos vídeos no 'Youtube' pc sumiu!
Descoberta é ótima quando a gente compartilha! E aí está a prova. Esse post teve grande repercussão esse ano!
JJ melhor post de publicidade 2021
Não poderia premiar outro post, a não ser:
#PraCegoVer: acessibilidade e informação para os videntes "cegos"
Mais que um post publicitário, é um post informativo e que dá um tapa na cara do preconceito!
JJ melhor post de saúde 2021
Post nessa temática não faltou esse ano no JJ, seja sobre o Novembro Azul, Outubro Rosa, Dezembro Vermelho ou outros temas, mas o destaque vai para:
Rita Andrade emplaca mais um post vencedor aqui! Êêêê! E a curiosidade é porque este foi o primeiro post dela aqui no blog. Depois desse ela não parou mais!
JJ melhor post de poesia 2021
Está certo que a Marilza só produziu no blog esse ano até agosto, mas claro que ela teria que ser homenageada também, não é? E sua melhor poesia foi:
Que são verdadeiras lições em forma de versos.
JJ melhor post de TV 2021
Esse produto que é tão popular, também deve ser mencionado nessa premiação. E o grande vencedor é:
Esse post ganhou por motivos de: deu trabalho para fazer, envolveu muita pesquisa e dedicação. No final, saiu esse post que duvido você ter visto algo igual na internet!
JJ melhor post de pandemia
Essa pauta não faltou em 2020, muito menos nesse ano. Em 2021 a abordei da forma menos óbvia possível, mas não poderia deixar de premiar o seguinte post...
5 motivos por que a quarentena tem sido boa para a minha vida
Chega de tragédia, não é mesmo?! E esse post está cheio de coisas boas e pontos positivos sobre a pandemia!
JJ melhor post do Quinta de série 2021
Esse ano o coronavírus esteve presente até nas resenhas de séries, inevitavelmente, por isso, a premiação vai para:
Quinta de série #serieteners2 #6: Combate ao coronavírus
Se existe post mais completo desse programa na internet, desconheço!
JJ melhor post da Rádio Bagaralho 2021
É claro que o Arthur Claro tinha que ser homenageado também né?! Se não ele ia me matar! Mas enfim, quem está comigo durante todo o ano, sempre aos sábados agora, deve ser mencionado. E o melhor post vai para:
Rádio Bagaralho: 'Entrevista musical' #12: Rena Rudolph
E por qual motivo? Simples. É a entrevista mais improvável e fora da caixinha que você já ouviu, leu ou viu e o Arthur Claro pode provar!
JJ melhor post do 5Q 2021
O cinema está representado por esse quadro. E o escolhido foi:
Porque foi a resenha cinematográfica mais elaborada que já fiz esse ano, e olha que o 5Q não é nada elaborado.
JJ melhor post do Entre Frames 2021
Posso colocar todos os posts aqui? Porque esse é o quadro que me dá mais trabalho e prazer ao mesmo tempo de fazer. Por isso que para essa categoria não escolhi apenas um, mas quatro posts, para ao menos não ser injusto com meu trabalho de análise e a maestria desses clipes. E os escolhidos foram:
Entre frames #38: Modo turbo - Luísa Sonsa, Pabllo Vittar, Anitta
Entre frames #43 #EspecialDuaLipa: Break my heart
Entre frames #48 #EspecialDuaLipa #5: Physical
Entre frames #53: Kiss me more - Doja Cat ft. SZA
Ao clicar em cada um desses links você entrenderá o por quê eles foram escolhidos!
JJ melhor post do Aquela cena 2021
Difícil escolher o melhor post de cena desse ano, afinal todas foram muito bem escolhidas. Mas não poderia deixar de citar esse post:
Aquela cena: Sarai canta 'Lembranças' e se recorda de Abrão + música encantadora em 'Gênesis'
Porque é um post completo, que envolveu muita pesquisa, além de ser minha canção preferida de Gênesis.
JJ melhor post do Jornalista ≠ 2021
A parceria com o Arthur Claro tem rendido bons frutos e não posso deixar de mencionar esse post:
Porque nele apresentei a nova identidade dessa parceria de uma forma curiosa e diferente. O Arthur fez o mesmo em seu blog.
JJ+ nada a ver
Aqui eu poderia citar todos os posts que o Arthur Claro me obrigou a fazer, pois eles foram muito fora de órbita. Não que não tenha gostado de fazer, mas eles ficaram muito sem noção, mas bem divertidos. E o escolhido é:
Palladuc - post aleatório do 'Wikipédia'
Por motivos de que nunca escreveria algo assim e tive que tirar leite de pedra para fazer o post! Arthur, você me paga em 2022!
JJ colaborador do ano
Se nas empresas tem prêmios para funcionário do ano, no JJ também. Para finalizar esse post de premiações, o colaborador do ano. Aliás, os colaboradores do ano são: (Isso porque não consegui escolher apenas um deles. Sou indeciso!)
Arthur Claro e Rita Andrade
Arthur por ser aquele colaborador sempre comprometido, que marca presença toda semana aqui no blog. E Rita, por ser a colaboradora revelação de 2021, que sempre arrebenta com seus posts.
Esse foi o JJ Awards. Se esse post vingar, prometo que ano que vem trago algo mais elaborado com premiações (de verdade), montagens e artes no post. Se o JJ Awards der certo ano que vem terá outras categorias e até algumas que senti ausência esse ano por falta de concorrentes (Jornalismo e Cinema).
Espero que tenha gostado desse post de retrospectiva diferenciado desse ano. O JJ foi isso e mais um pouco em 2021! É claro que ele está de volta, firme e forte, no próximo ano! Feliz ano novo! Feliz 2022! J-J
Por: Emerson Garcia