quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Quinta de série #serieteners2 #6: Combate ao coronavírus

Pode conter spoilers!




Esse é o Quinta de série e esse é o #serieteners2 - coronavírus em pauta. No post de hoje falarei do Combate ao coronavírus, programa jornalístico da Rede Globo exibido entre 17 de março e 22 de maio de 2020. Dirigido por Ali Kamel e Silvia Faria, com a apresentação de Márcio Gomes, Combate ao coronavírus contou com uma temporada e 49 episódios com 2 horas de duração (no início) e 55 minutos (nos últimos episódios).  

O programa teve a participação de cerca de 60 especialistas convidados para participar e tirar dúvidas na bancada do programa ou por meio de entrevistas sobre a pandemia do coronavírus. O jornalístico ficou no ar - em caráter emergencial - desde que o primeiro caso foi confirmado no Brasil no dia 17 de março de 2020. Foram mais de 75 horas de duração com muita informação sobre o que é a doença, como ela se manifesta e explicação de termos médicos e científicos; tira-dúvidas (mais de 50 mil perguntas foram enviadas e 800 mensagens respondidas por especialistas ao vivo); explicação de dados, infográficos e ilustrações; dicas de proteção e utilização de máscaras; links ao vivo das últimas notícias governamentais sobre o coronavírus e a pandemia; e links da COVID-19 nos estados, bem como manchetes sobre a doença nos noticiários locais. 

LEIA TAMBÉM
Por ser realizado em caráter emergencial, o programa foi criado às pressas. Editores, produtores, jornalistas e câmeras de outros programas e noticiosos foram convocados, formando, assim, uma equipe própria do Combate ao coronavírus. Construiu-se um estúdio para o programa na Globo São Paulo. 



A crise do coronavírus foi sem precedentes e o jornalismo mundial se prontificou em noticiar a população. Inúmeros foram os produtos criados tanto nacionais como internacionais com esse intuito. O formato do Combate ao coronavírus foi promissor por apresentar a temática de forma inovadora com o jeito (identidade) da emissora. O jornalista e apresentador do programa, Márcio Gomes, falou mais do projeto:

 "É sempre bom a gente relembrar como a informação de qualidade pode ser poderosa. Quando o momento é de cise, a gente percebe que as pessoas se voltam para o jornalismo sério, comprometido com o interesse público. Informação é segurança, para entender o que estamos enfrentando e poder tomar as decisões corretas. Foi um privilégio poder fazer parte deste programa." 


O Combate ao coronavírus foi um programa sério, preocupado em trazer informações verdadeiras e relevantes, além de contar com a participação de especialistas na área, como médicos, cientistas, infectologistas, intensivistas, líderes comunitários. Não era qualquer pessoa que era convidada para participar do programa, e isso mostra a seriedade do jornalístico. 

Outro ponto importante da fala de Márcio Gomes a ser ressaltado é que o noticioso foi comprometido com o interesse público. E isso é relevante, pois não foi o interesse DO PÚBLICO que estava em jogo, porque muitas vezes o público quer um entretenimento, uma diversão; mas o programa prezou-se pelo interesse PÚBLICO, ou seja, as informações ali prestadas eram de interesse público. 

Nesse post o leitor irá conhecer outros detalhes importantes do Combate ao coronavírus.


Cenário





O cenário do programa contou com uma bancada para o jornalista Márcio Gomes e para os dois convidados de cada episódio e dois telões, sendo um maior e outro menor. No início da pandemia a mesa era menor, quando começou a recomendar o distanciamento social a ela foi trocada para uma maior e com maior distância entre o jornalista e os convidados. Além disso, somente após alguns episódios que álcoois em gel de uso individual foram colocados na mesa.

O ambiente era clean, tecnológico, nas cores azul, amarelo e branco. A iluminação do cenário, assim como da mesa principal, também era interessante. A ideia era de ser um ambiente bonito e minimalista, mas que não chamasse tanto a atenção.









Ambos os telões dispostos no cenário serviam tanto para informar, como para o jornalista Márcio interagir com outros jornalistas e entrevistados. O telão maior disponibilizava os números e dados do coronavírus (estatísticas; evolução da doença no Brasil, estados e em outros países; infectados, mortos e recuperados; entre outros informativos), bem como ilustrações e infográficos explicados pelo jornalista e especialistas. Já o telão menor também servia para o jornalista interagir com jornalistas e entrevistados, assim como para mostrar as perguntas enviadas pelos telespectadores pelo #perguntacorona


Formato



O programa tinha o intuito de cobrir o coronavírus nas diferentes esferas. Ele contava com um editorial da Globo, entrevistas e debates com especialistas, entrevistas, links ao vivo de repórteres em diferentes lugares, incluindo outros países, cobertura política e jornalística da doença nos diferentes estados e países. Foi um noticioso completo e extenso. Nos episódios Márcio Gomes interagia com jornalistas do Rio de Janeiro, São Paulo, nordeste e vários outros estados, para mostrar as notícias sobre o coronavírus nos estados. César Tralli (SP1) e Maju Coutinho (Jornal Hoje) eram figurinhas carimbadas presentes para mostrar o coronavírus na cidade de São Paulo e em todo o Brasil, incluindo a cobertura política.

O formato do Combate ao coronavírus contou com dois quadros fixos e dois recorrentes, que falo logo abaixo.


Fato ou fake



Márcio Gomes interagia com a jornalista Clara Velasco em todos os programas. Clara selecionava entre duas ou três notícias que eram fakes, mostrando porque elas eram falsas, deixando claro para os telespectadores e alertando-os. Interessante que no dia da mentira, o famoso 1º de abril, Clara selecionou apenas notícias verdadeiras.



Esse quadro foi importante para mostrar que muita notícia que circulava sobre o coronavírus não era verdade, mas mentira. 


#perguntacorona



Outro quadro fixo do jornalístico era o #perguntacorona em que os telespectadores enviavam dúvidas e perguntas relacionadas com o coronavírus e os dois especialistas do programa respondiam com base científica e estudo.




O quadro tinha o intuito de ser interativo. O jornalista Márcio selecionava uma pergunta no telão menor e os especialistas respondiam. Era muito legal essa interação, além disso, era interessante perceber como os especialistas tinham o intuito de responder de uma forma clara e suscinta questionamentos que talvez eu ou você teria. 


G1

Quadro recorrente do noticioso. Quando Márcio dizia: "Vamos agora conhecer as notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo com o G1" era o momento de um jornalista do portal de notícias da Globo aparecer e mencionar três ou quatro notícias importantes no dia. Foi interessante perceber a interação entre o programa jornalístico Combate ao coronavírus e o portal jornalístico da Globo.

O quadro só ficou no ar enquanto o programa tinha duas horas de duração. Depois ele foi substituído por entradas em off do Márcio Gomes, que narrava as notícias, passando um VT com imagens e o título da notícia e tema.  


G1 - perguntas e respostas



Quando a doença e a pandemia eram coisas novas e estavam no início, foram exibidos vídeos de um especialista que discorria temas relevantes e importantes por meio de explicações claras e detalhadas, infográfios e imagens.

O quadro durou pouco tempo, mas enquanto esteve no ar foi bem útil.


Histórico

Em 16 de março de 2020, a Globo interrompeu vários programas por conta da pandemia da COVID-19, como o Mais Você, Encontro, Globo Esporte (que foi incorporado ao Praça TV) e o Se Joga). A saída foi colocar na grade o Combate ao coronavírus, a fim de cubrir o espaço. Assim, a emissora aumentou a quantidade da programação jornalística em 11 horas diárias.

No início da pandemia do coronavírus (entre 17 e 27 de março de 2020) o programa tinha a duração de duas horas diárias, de segunda à sexta-feira. Em 16 de abril foi encurtado para 55 minutos com a volta do programa de entretenimento de Fátima Bernardes.  

Em 15 de maio, a direção da emissora encerrou a produção do programa, devido às constantes quedas de audiência no horário. Assim, o último programa foi exibido no dia 22. A faixa que era ocupada pelo programa (09:50 às 10:45) foi preenchida pela versão estendida do Bom dia Brasil e pelo retorno do Encontro ao seu horário normal. Já a cobertuda da pandemia da COVID-19 foi realocada para os dois programas. 


Abertura

O noticioso contou com duas aberturas de dez segundos. Ambas traziam imagens de cuidados contra o coronavírus, sendo que a primeira era em tons azuis e a segunda em tons dourados e amarelos. A primeira trazia a logo do programa sob um fundo com o mapa mundí em tons azuis, enquanto a segunda a logo sob um fundo com imagens do coronavírus. Assista-as aberturas e compare  (Elas estão disponíveis no canal Yonaller Media, do colaborador do JOVEM JORNALISTA, Layon Yonaller):







Evolução da doença e comportamento do noticioso

Apesar do programa ser de 2020, somente o assisti em 2021 e foi interessante perceber como ele foi modificado e evoluiu de acordo com a evolução da doença. Quando o primeiro programa foi ao ar havia apenas um caso confirmado no Brasil e quando o mesmo foi finalizado houve a primeira morte no Brasil confirmada.

Como já falei também, o cenário foi modificado e a mesa ampliada quando começaram as medidas de isolamento. Também é interessante mencionar que no início da pandemia a máscara somente era recomendada para quem estava doente. Com a evolução foi recomendada para todos e o jornalista Márcio Gomes, especialistas e entrevistados ensinaram como usar o aparato, qual é a eficiência e os tipos de materiais utilizados.

Na época que o programa foi ao ar não havia uma vacina. Na verdade, estávamos aprendendo a lidar com essa doença, que estava em seu início e era tudo novo. Nem os estudos para uma vacina haviam sido iniciados, mas a cada nova descoberta o noticioso estava ali para informar a população. Em breve falarei da série A corrida das vacinas da Globoplay e vai ser interessante ver a descoberta e as iniciativas para a criação das vacinas.


Audiência

O esforço da Globo de intensificar a cobertura sobre o coronavírus surtiu efeitos. Isso pode ser verificado na audiência do Combate ao coronavírus. A atação chegou a registrar 12 pontos, sendo um recorde nas manhãs do canal (a audiência da faixa cresceu 25% em todo o país). Na primeira semana no ar o programa teve um registro médio de 11 pontos e 30% de participação. O programa chegou a ser assistido por cerca de 44,4 milhões de brasileiros

Os números positivos do programa só foram verificados nas primeiras semanas. Em abril foi verificado uma queda de audiência, o que acarretou em sua compactação e posterior cancelamento. 


Finalização

O programa foi concluído no dia 22 de maio de 2020 em grande estilo, homenageando todos os especialistas e entrevistados. Márcio Gomes também contou um pouco dos bastidores do programa, processo de criação e construção. O jornalista finalizou o Combate ao coronavírus dizendo o seguinte:

"Esse é o nosso último programa, mas o combate ao coronavírus em cada casa, empresa, na rua, precisa continuar afinal. O vírus está por aí. E você recebeu da gente o que de mais valioso pode existir nesse momento, o que de mais importante a gente pode transmitir para você, que é informação", disse Gomes em sua despedida. "Seguimos com a mesma missão e vamos continuar assim, juntos, ate o final."


Em dez semanas no ar, o programa permaneceu em um espaço dee emergência na programação da Globo para informar e tirar as dúvidas que surgiram de acordo com o avanço da epidemia (O avanço da doença ficou bem claro quando eu assisti o programa, chegando a me assustar bastante). Márcio também disse o seguinte no último episódio:

"E aqui a agente aprendeu, junto com você, a mudar hábitos, a transformar rotinas, a se reinventar."


O último programa contou com a presença de um casal de especialistas, uma médica e um intensivista e simplesmente fiquei de cara ao saber que eles eram casados. Os profissionais já haviam aparecido em outros episódios, mas separados, então eu nem desconfiava que eram casados e me surpreendi bastante quando soube. O episódio foi tocante e marcante, pois mostrou a família desse casal e como eles estavam lidando com a pandemia do coronavírus. 



Crítica

A Globo fez um trabalho fabuloso e louvável com o Combate. Um trabalho sério, de qualidade e com o intuito de informar. Embora, o programa tenha sido repetitivo e cansativo por diversos momentos e batesse na mesma tecla, ele foi necessário. 

O quadro Fato ou fake era o meu momento preferido, assim como quando os especialistas respondiam os questionamentos do #perguntacorona. Quando o César Tralli entrava no estúdio e interagia com os especialistas e Márcio Gomes rendia bons momentos alegres, animados e descontraídos (Apesar da densidade do tema). Não posso deixar de citar também o episódio em que a Maju entrou várias vezes no programa para falar da saída dos ministros da saúde e do presidente da polícia civil (Aquela época o Brasil fervilhava politicamente falando, não que hoje não aconteça isso KKKK!).



Enfim, Combate ao coronavírus foi um programa necessário, seja para o momento em que foi exibido ou ainda para os dias de hoje. Mesmo não assistindo o programa na época de exibição, achei interessante assistí-lo recentemente, por mais que eu saiba de tudo que havia sido noticiado. Foi legal ver a evolução da doença e como o programa teve que se adaptar à toda essa loucura. Ele está disponível na Globoplay e vou recomendá-lo, embora acredite firmemente que ninguém irá assistí-lo. Mas ele está lá disponível na Globoplay para quem quiser vê-lo ou revê-lo. Sabendo que ninguém verá esse jornalístico, fiz esse post detalhado para todos saberem de que se trata e o que rolou. Será que mandei bem?! Até daqui 15 dias com 5X comédiaJ-J

 


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Eu cheguei a ver algum desses e realmente o que rolava de notícia falsa e o pessoal acreditava.
    O lado ruim da internet é isso que hoje em dia se propaga muita "informação" sem fundos no whats, facebook e outros..
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que parei de assistir jornal e esses programas que só falam de Covid, chegou um momento que isso não me fazia nada bem.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não posso comentar porque não sou espectador de tv brasileira.
    Mas gostei da forma como o texto está escrito.
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson. Acho que é uma das melhores postagens que você já fez. Ela serve para fazermos uma comparação dos dias atuais. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
  5. A certa altura já não suportava tanta informação sobre o covid, mas inicialmente os jornalistas fizeram um bom trabalho de informação!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Eu assisti a vários programas na época porque era tudo novo e a gente precisava saber hehe. Mas com o tempo fui me estressando e parei de assistir tudo que falava do vírus que só ficava nervosa e não resolvia nada mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. O Covid-19 "nasceu" para matar e destruir o mundo. A cada dia novas variações do vírus o que dificulta e muito arranjar-se vacinas eficazes para o combater.
    Acredito que se vai conseguir mas demorará o seu tempo, por muito que se lute contra.
    .
    Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  8. Como não assisto TV [só vejo filmes e séries por streaming] não sabia da existência desse programa, mas aprece ter sido muito útil.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Hmmm...interesting, although I'm not much into tv.

    Have a great day!

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Os media são bons a fomentar o medo e a manipular as gentes.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Acredito que por estar fora do Brasil, não sabia do programa. Gostei muito do formato do seu post e de toda informação sobre o programa. Acredito que deve ter sido essencial logo no início, quando estavamos todos perdidos e assustados sobre os acontecimentos.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design