segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Informar e comunicar de forma peculiar: Prazer, esses são alguns dos meus dons!

Como jornalista tenho o papel de informar e comunicar o público, o destinatário que me dirijo ou a pessoa que deve receber a minha informação e/ou mensagem. Claro que isso não é fácil. Uma informação dada de forma incorreta acarreta em muitos problemas, assim como uma comunicação com ruídos. Eu sou aquele jornalista que informa e comunica de uma maneira peculiar e própria e percebo em como os destinatários são beneficiados por meio do que quero passar, informar.

Já há algum tempo trabalho com atendimento ao público. As pessoas se dirigem até mim para obter informações. O próprio jornalismo me proporcionou estar próximo de pessoas, entrevistados, autoridades, indivíduos de renome. Além disso, atualmente tenho me colocado nesse mesmo posicionamento. Não posso deixar de mencionar que para atender ao público tenho me munido de ferramentas, tais como Whatsapp, Whatsapp Business e emails, de tal forma que elas tem sido o canal para transmitir a informação e comunicação de forma correta e peculiar.


E qual seria a forma com a qual ajo com as pessoas? Basicamente ela engloba os seguintes pontos: clarezasimplicidademensagens humanizadas e personalizadas; e com o português e redação afiados. Falo sobre cada um dos pontos em detalhes logo abaixo.

A clareza significa que a minha informação e comunicação com as pessoas devem ser claras, límpidas, sem sujeiras ou impurezas. Tenho que transmitir a mensagem de tal forma que ela seja bem entendida pela outra pessoa. Ela deve entender quando estou falando de 'alhos', e não de 'bugalhos'. 

Além da clareza, tento ser o mais simples e objetivo possível na mensagem. Para que falar em 300 caracteres, se eu posso falar em 140, por exemplo?! Existem diversas formas de falar ou escrever uma mensagem, e eu sempre opto pela mais fácil, sem rodeios. A mensagem deve atender a dúvida e questionamento do destinatário e, no final, ele tem que estar satisfeito com a informação e a comunicação dadas, a ponto de elogiar seu trabalho e dizer que foi bem atendido!

Outro ponto que levo em consideração são as mensagens humanizadas e personalizadas. A pessoa que está do outro lado do espelho negro não é um robô, mas um ser humano! Por mais que você possa utilizar até mesmo mensagens automáticas para facilitar o seu trabalho, você não só pode (como deve!) tratar o indivíduo com pessoalidade, chegando até mesmo de chamá-lo de forma gentil e amigável. Se fizer isso, tenha certeza que seu trabalho será elogiado mais uma vez!

O último ponto - mas não menos importante - é você ter um português e redação bem afiados. E com essa arma poderosa, querido leitor, você vai longe! Por isso, procure aprimorar a língua portuguesa, bem como sua gramática e redação. Faça cursos, assista videoaulas, leia e estude muito. Somente com a prática da língua é que você é bem sucedido. Como toda língua, o português tem suas particularidades, mas também seus macetes e regrinhas. Além disso, você precisa saber para qual tipo de público irá transmitir sua informação. "Prezada" e "senhora" você usa em ambientes formais, e aqui eu deixo somente essa regrinha para não deixar o texto denso demais.

A minha maneira de informar e comunicar é peculiar porque li, me dediquei, me informei e estudei bastante. É certo que nisso tem um pouco de dom e talento nato (Modéstia a parte escrevo bem, então isso seria um ponto positivo), mas a maior parte do que sei e do que aplico deve-se ao estudo e à prática. E se eu posso informar e comunicar de forma peculiar, você também pode! Mas para isso, é preciso descobrir se você gosta de ler e escrever e também de lidar com público. Talvez na sua profissão você não precise informar ou comunicar ninguém, mas no meu caso é essencial! Além disso, que tal unir duas paixões ou até mesmo três paixões suas? Eu por exemplo uni a minha paixão pelo português, pela escrita e por jornalismo e deu essa misturinha (Esse mash!) boa que eu tanto gosto e que tenho alegria de colocar em prática e no meu dia a dia.

Sobre as ferramentas que falei no segundo parágrafo, é interessante que você as utilize ao seu favor e para a facilidade na hora que você for informar ou comunicar. O Whatsapp Business tem ferramentas comerciais como mensagem de ausência, mensagem de saudação, respostas rápidas e etiquetas que facilitam (e muito!) seu trabalho. É preciso deixar claro, contudo, que você deve utilizá-las de forma correta e colocando os pontos da minha maneira de informar e comunicar de forma peculiar (que eu discorri a partir do terceiro parágrafo desse post). Não adianta nada todos esses recursos se você não sabe como e quando utilizar. Por exemplo, quando alguém enviar uma mensagem, você deve ter aquele nohall para interpretar o que a pessoa está querendo e utilizar os atalhos, as mensagens certas para a hora certa, mas claro, não tratando o destinatário como um robô porque ele não é!


Está aí um pouco dos meus segredos de comunicação que compartilho com você. O jornalismo é minha paixão, assim como o português também. Por pouco não fiz faculdade de Letras - Português, mas ainda tenho vontade. Uma comunicação eficiente e clara deveria ser regra para todas as pessoas que querem informar e comunicar bem, pois temos visto ruídos na comunicação, fakes news e mentiras disseminados nas redes sociais e na sociedade de forma geral. É o que Pedro Blanche falou em 2017: o JOVEM JORNALISTA sabe como repassar a mensagem certa para o seu público e isso rende bons frutos no futuro. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Olá Emerson, gostei do seu texto com importantes fatos sobre uma boa escrita. Não sou jornalista. longe disso mas também prezo e aprecio um texto claro e sobretudo escrito em português correto. Sinto que há bastantes diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil. Aqui no seu texto mesmo, notei que vc utilizou o termo «nohall» e lógico que entendi ao que se referia, porém nunca antes tinha visto a expressão escrita dessa forma, fui pesquisar e de fato existe...no Brasil. Aqui teríamos escrito em inglês e não da forma como é pronunciada. Nesse aspeto penso que o português do Brasil será mais rico em palavras, termos e expressões. Nós aqui somos mais clássicos e formais e não «inventamos» tanto. Aqui a ferramenta whatsapp tb não é tão utilizada como aí, principalmente em ambientes formais ou comerciais, mas penso que a seu tempo, virá a ser mais utilizada nessas áreas. Gostei da partilha, Emerson, boa semana para vc!

    ResponderExcluir
  2. Que o dom da verdade e da isenção estejam sempre presentes no trabalho de um jornalista.
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Um jornalista faz o seu trabalho de investigação e informa as pessoas
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um dom maravilhoso e um ótimo blog

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    se comunicar é muito importante eu apreendi isso na faculdade publicidade, agora na matéria da pós que eu estou fazendo fala da comunicação mais pela escrita.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Excelente postagem! Hoje mesmo estava falando com um amigo sobre o WhatsApp business ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  8. Olá Emerson, muito bacana seu texto. Não sou jornalista, mas aprecio um texto simples, claro e objetivo.
    Uma ótima semana para você!
    Bjs, Marli
    -
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  9. Boa explicação, é sempre bom fazer esclarecimentos.
    Ter um português afiado. Diferenciar o tipo de texto,comunicar com clareza...todo leitor precisa disso,ainda mais quando temos leitores curiosos que pesquisam e sabem das fontes confiáveis.
    Até logo Emerson!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design