quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Quinta de série #serieteners2 #7: 5X comédia

Pode conter spoilers!



#Serieteners2 no ar! Hoje falo da série 5X comédia da Amazon Prime Video. Lançada no dia 26 de março deste ano a série foi gravada durante a pandemia do novo coronavírus de forma totalmente remota. Criada por Monique Gardenberg, a produção tem no elenco comediantes do humor nacional como Martha Nowill, Gregório Duvivier, Rafael Portugal, Katiuscia Canoro e Samantha Schmütz. A primeira temporada contou com 5 episódios antológicos de 30 minutos

A série é adaptada de uma franquia teatral de mesmo nome que, há mais de vinte anos, faz sucesso por todo o Brasil. O roteiro original foi criado ainda em 1995 por Sylvia Gardenberg e, agora, foi readaptado para a TV tendo como foco a quarentena devido à pandemia de Covid-19. 

5X comédia faz referência à cinco episódios independentes mas com o tema de isolamento social. Assim, cada episódio possui um roteiro, história, perspectivas, roteiristas e atores distintos. A série aborda questões como sexo, trabalho, relacionamentos, família, solidão, medo e desejo de viver em isolamento. Além disso, aborda as diferentes de classes sociais do Brasil, ampliando o debate e proporcionando mais diversidade ao projeto. 


O desafio de gravar uma série televisiva em meio à pandemia está justamente em criar um produto de alta qualidade visual, como explica a cineasta Monique Gardenberg:

 “A gente não quis abrir da qualidade, até teve uma disputa com a produção executiva, porque a gente queria manter uma cenografia e uma produção alta. Acho que esse é nosso diferencial, usamos a linguagem do cinema para gravar remotamente e criar um senso de que tudo estava sendo filmado no mesmo lugar”.


Posso acrescentar também o desafio de criar um produto humorístico a partir de algo tão triste e dramático como a pandemia do novo coronavírus. É possível rir com algo tão dramático? A resposta é sim. Contudo 5X comédia apresenta um humor ácido, do tipo que fará sorrir e chorar ao mesmo tempo. Algumas situações são cômicas, outras reflexivas, mas a verdade é que você mais chora do que sorri com as situações tão reais retratadas.

A série contou na primeira temporada com cinco episódios, são eles: Hipocondríaco, Colapso, Sexo online, Cinderela e Sem saída


Hipocondríaco conta a estória de um homem paranoico que vive trancado em seu quarto desde que apresentou sintomas de coronavírus. João sobrevive à uma guerra na sua própria casa, com uma mulher irritada por falta de sexo, uma mãe idosa inconformada com a ausência de liberdade e um filho pré adolescente com saudades dos amigos.

O próximo episódio, Colapso, retrata as diferenças sociais do Brasil a partir de um prédio luxuoso, tendo dois protagonistas: Edgar, que vive na cobertura, um economista preocupado com a queda da bolsa de valores devido à pandemia; e Zezinho, o porteiro que passa por dificuldades financeiras. A partir desse choque de realidade, o retrato da nação brasileira é descoberto e uma relação distinta é construída entre os personagens. 

Um casal que deseja aprender sobre sexo online é o tema do terceiro episódio. Cláudia e Chico estão vivenciando a crise financeira quando este é um músico que não pode realizar os bicos habituais e aquela é uma grávida de gêmeos desempregada. O que fazer? O casal recorre à alternativa do sexo online, de uma forma inimaginável. Será que isso dará certo?


Cinderela é o episódio LGBTQI+ da série que conta a estória de Robinson, rapaz expert em tecnologia e com boa lábia que utiliza as redes sociais para compartilhar uma realidade que não é sua. Isso porque o garoto é pobre, vivendo em uma favela e se aproveita de uma casa luxuosa para posar de milionário. Como nem tudo são flores, a vida de Cinderela, como é conhecido, perde o sentido quando chega um crush com o codinome "Príncipe" em sua vida. 

A primeira temporada é finalizada com Sem saída que conta a estória do casal Gabi e Lucas que estão perdidamente apaixonados, mas tem um problema: se apaixonam durante a pandemia do coronavírus! Eles tomam a decisão precipitada de morar juntos, mas com um mês passam a se odiar e recorrem a terapia de casal. É um episódio engraçadinho, romântico e dramático, além de finalizar a série com a fofinha música Partilhar.


Todos os episódios usaram e abusaram da tecnologia para seus enredos e composições. Videochamadas, câmeras de celulares, redes sociais e a internet promoveram a interação dos diversos personagens do produto. Além disso, a realidade das máscaras, álcool em gel e distanciamento social foi abordada, mostrando que a série não está aquém do que temos vivido cotidianamente.

5X comédia promoveu um misto de diferentes sentimentos como humor, alegria, dor e até mesmo susto. É aquela coisa de rir da própria desgraça, sabe?! Não há como não se identificar com todas as situações apresentadas. É muito realidade pandêmia e pós-covid! Há uma preocupação de trazer a pandemia com humor, mas sem perder o tom realístico e crítico. 


A série foi a primeira produção brasileira original da Amazon, de muitas outras que viriam depois. A qualidade de imagem, enquadramento e fotografia está de primeira linha, algo cinematográfico mesmo. Não custa nada mencionar que a série é recomendada para pessoas acima de 16 anos, isso devido ao teor dos temas, grande número de palavrões e cenas sexuais. Existem episódios mais tocantes que outros, mas a série é assistível de forma completa. J-J



 


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Adoro uma boa comédia. Essa eu ainda não assisti mas já coloquei na lista.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Não conhecia essa série, obrigada pelo comentário no meu blog, abraços.

    ResponderExcluir
  3. nao ando muito nas series mas esta deve ser bem a ver obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Emerson, desculpa minha pressa hoje, estou passando rapidinho para agradecer a visita e desejar uma excelente tarde!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Não tenho por hábito ver series!! Adormeço kkkk
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja uma comédia super divertida de ver.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei de saber que também os brasileiros conseguiram produzir coisas boas - no campo da cultura - nesses tempos restritivos de Pandemia. E agora que você também indicou esse trabalho, tenho mais um motivo para assiti-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Emerson, a série parece ser muito legal! Fiquei com bastante vontade de assistir, vou correr atrás. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser uma comédia divertida.
    Continuação de boa semana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design