Pode conter spoilers!
#Serieteners2 no ar! Hoje falo da série 5X comédia da Amazon Prime Video. Lançada no dia 26 de março deste ano a série foi gravada durante a pandemia do novo coronavírus de forma totalmente remota. Criada por Monique Gardenberg, a produção tem no elenco comediantes do humor nacional como Martha Nowill, Gregório Duvivier, Rafael Portugal, Katiuscia Canoro e Samantha Schmütz. A primeira temporada contou com 5 episódios antológicos de 30 minutos.
A série é adaptada de uma franquia teatral de mesmo nome que, há mais de vinte anos, faz sucesso por todo o Brasil. O roteiro original foi criado ainda em 1995 por Sylvia Gardenberg e, agora, foi readaptado para a TV tendo como foco a quarentena devido à pandemia de Covid-19.
5X comédia faz referência à cinco episódios independentes mas com o tema de isolamento social. Assim, cada episódio possui um roteiro, história, perspectivas, roteiristas e atores distintos. A série aborda questões como sexo, trabalho, relacionamentos, família, solidão, medo e desejo de viver em isolamento. Além disso, aborda as diferentes de classes sociais do Brasil, ampliando o debate e proporcionando mais diversidade ao projeto.
O desafio de gravar uma série televisiva em meio à pandemia está justamente em criar um produto de alta qualidade visual, como explica a cineasta Monique Gardenberg:
“A gente não quis abrir da qualidade, até teve uma disputa com a produção executiva, porque a gente queria manter uma cenografia e uma produção alta. Acho que esse é nosso diferencial, usamos a linguagem do cinema para gravar remotamente e criar um senso de que tudo estava sendo filmado no mesmo lugar”.
Posso acrescentar também o desafio de criar um produto humorístico a partir de algo tão triste e dramático como a pandemia do novo coronavírus. É possível rir com algo tão dramático? A resposta é sim. Contudo 5X comédia apresenta um humor ácido, do tipo que fará sorrir e chorar ao mesmo tempo. Algumas situações são cômicas, outras reflexivas, mas a verdade é que você mais chora do que sorri com as situações tão reais retratadas.
A série contou na primeira temporada com cinco episódios, são eles: Hipocondríaco, Colapso, Sexo online, Cinderela e Sem saída.
Hipocondríaco conta a estória de um homem paranoico que vive trancado em seu quarto desde que apresentou sintomas de coronavírus. João sobrevive à uma guerra na sua própria casa, com uma mulher irritada por falta de sexo, uma mãe idosa inconformada com a ausência de liberdade e um filho pré adolescente com saudades dos amigos.
O próximo episódio, Colapso, retrata as diferenças sociais do Brasil a partir de um prédio luxuoso, tendo dois protagonistas: Edgar, que vive na cobertura, um economista preocupado com a queda da bolsa de valores devido à pandemia; e Zezinho, o porteiro que passa por dificuldades financeiras. A partir desse choque de realidade, o retrato da nação brasileira é descoberto e uma relação distinta é construída entre os personagens.
Um casal que deseja aprender sobre sexo online é o tema do terceiro episódio. Cláudia e Chico estão vivenciando a crise financeira quando este é um músico que não pode realizar os bicos habituais e aquela é uma grávida de gêmeos desempregada. O que fazer? O casal recorre à alternativa do sexo online, de uma forma inimaginável. Será que isso dará certo?
Cinderela é o episódio LGBTQI+ da série que conta a estória de Robinson, rapaz expert em tecnologia e com boa lábia que utiliza as redes sociais para compartilhar uma realidade que não é sua. Isso porque o garoto é pobre, vivendo em uma favela e se aproveita de uma casa luxuosa para posar de milionário. Como nem tudo são flores, a vida de Cinderela, como é conhecido, perde o sentido quando chega um crush com o codinome "Príncipe" em sua vida.
A primeira temporada é finalizada com Sem saída que conta a estória do casal Gabi e Lucas que estão perdidamente apaixonados, mas tem um problema: se apaixonam durante a pandemia do coronavírus! Eles tomam a decisão precipitada de morar juntos, mas com um mês passam a se odiar e recorrem a terapia de casal. É um episódio engraçadinho, romântico e dramático, além de finalizar a série com a fofinha música Partilhar.
Todos os episódios usaram e abusaram da tecnologia para seus enredos e composições. Videochamadas, câmeras de celulares, redes sociais e a internet promoveram a interação dos diversos personagens do produto. Além disso, a realidade das máscaras, álcool em gel e distanciamento social foi abordada, mostrando que a série não está aquém do que temos vivido cotidianamente.
5X comédia promoveu um misto de diferentes sentimentos como humor, alegria, dor e até mesmo susto. É aquela coisa de rir da própria desgraça, sabe?! Não há como não se identificar com todas as situações apresentadas. É muito realidade pandêmia e pós-covid! Há uma preocupação de trazer a pandemia com humor, mas sem perder o tom realístico e crítico.
A série foi a primeira produção brasileira original da Amazon, de muitas outras que viriam depois. A qualidade de imagem, enquadramento e fotografia está de primeira linha, algo cinematográfico mesmo. Não custa nada mencionar que a série é recomendada para pessoas acima de 16 anos, isso devido ao teor dos temas, grande número de palavrões e cenas sexuais. Existem episódios mais tocantes que outros, mas a série é assistível de forma completa. J-J
Por: Emerson Garcia
Adoro uma boa comédia. Essa eu ainda não assisti mas já coloquei na lista.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
não conhecia, mas parece ser bem legal
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Boa tarde
ResponderExcluirNão conhecia essa série, obrigada pelo comentário no meu blog, abraços.
nao ando muito nas series mas esta deve ser bem a ver obrigada pela partilha bjs saude
ResponderExcluirQuerido amigo Emerson, desculpa minha pressa hoje, estou passando rapidinho para agradecer a visita e desejar uma excelente tarde!
ResponderExcluirAbraço
Não tenho por hábito ver series!! Adormeço kkkk
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Acredito que seja uma comédia super divertida de ver.
ResponderExcluir.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Eu gostei de saber que também os brasileiros conseguiram produzir coisas boas - no campo da cultura - nesses tempos restritivos de Pandemia. E agora que você também indicou esse trabalho, tenho mais um motivo para assiti-lo.
ResponderExcluirBeijo
Oi Emerson, a série parece ser muito legal! Fiquei com bastante vontade de assistir, vou correr atrás. Um abraço!
ResponderExcluirDeve ser uma comédia divertida.
ResponderExcluirContinuação de boa semana