No último dia 03 de setembro o Brasil despediu-se do ator, escritor, dramaturgo, diretor e político Sérgio Manberti que faleceu aos 82 anos de idade. Sérgio interpretou um personagem do meu programa preferido durante a infância: Castelo Rá-tim-bum. Durante quatro anos (1994 -1997) ele fez o Dr. Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I ou, para os íntimos, Dr. Victor.
Dr. Victor era um bruxo centenário, inventor e criador de um castelo mágico, além de ser tio do garoto Nino (Cássico Scapin). Sérgio Manberti encantou as crianças (e até alguns adultos) com esse personagem memorável. Quando o relógio anunciava a chegada de Dr. Victor era diversão na certa!
Castelo rá-tim-bum foi uma das obras mais importantes que Sérgio Manberti participou. O ator lembrava com carinho desse trabalho e tinha que falar do papel sempre que era entrevistado, pois o público sempre memorava esse personagem. Também pudera já que Dr. Victor caiu como uma luva para Sérgio Manberti.
Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças, Dr. Victor encantava Nino e seus amigos. Ele tinha um carisma inimaginável, apesar da pose e aparência de durão. Não tinha como não se apaixonar pelo Dr. Victor, pelos seus bordões como "Raios e trovões" e da apresentação tão apaixonante de Nino quando ele surgia em cena.
Sérgio Manberti inspirou-se no pintor e artista Leonardo Da Vinci para criar o Dr. Victor. Isso porque Leonardo era uma pessoa criativa em diversos âmbitos, como Sérgio Manberti disse em entrevista:
“O castelo é atemporal, então a figura do doutor Victor está muito mais ligada ao conceito mais integrado de ciência e criação que existe no início da Renascença, com Da Vinci, por exemplo. Tanto que tem um capítulo maravilhoso que é todo feito em cima do Da Vinci. Eu me inspirei muito nisso.”
Dr. Victor usava um bigode estilo de pintor, terno e gravata borboleta em tons lilás e roxo, óculos redondos e um chapéu. Apesar de ser um bruxo, Dr. Victor aparentava ser um humano como qualquer um. Sérgio nos deixou um legado de amor pela cultura não só com esse personagem, como por todos os outros.
Para Sérgio Manberti, o Castelo rá-tim-bum era um dos seus trabalhos mais importantes pois uniu educação, cultura e comunicação em um único produto. O fato é que foi um personagem memorável e é uma pena que o relógio mágico do castelo diga a partir da data da sua partida: "Hoje o Dr. Victor não vai chegar". J-J
Fiquei triste com a notícia. O Doutor Victor fez parte da minha infância e vai deixar muitas saudades. Ainda bem que poderemos revê-lo sempre nos episódios de Castelo RáTimBum! Muito bonita sua homenagem!
Sérgio Mamberti, o eterno dr. Victor!! Qual artista tem privilégios toda a sua vida e consegue pouco antes de falecer, lançar uma biografia? Parece uma vida planejada, mas acho que quem trabalha com amor, sempre será iluminado e agraciado por tudo o que contribuiu para os demais. Quem conviveu com ele sempre teve de presente respingos de seu sucesso. Fará falta!! Beijus,
Bela publicação.
ResponderExcluir.
Uma semana feliz … Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Confesso que não acompanho o trabalho do artista!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Lindo texto. Excelentes trabalhos de Sérgio Mamberti .
ResponderExcluirÉ sempre triste saber que os melhores vão partindo. Resta a memória e o trabalho que fizeram e que não deve ser esquecido.
ResponderExcluirCoisas de Feltro
Fiquei triste com a notícia. O Doutor Victor fez parte da minha infância e vai deixar muitas saudades. Ainda bem que poderemos revê-lo sempre nos episódios de Castelo RáTimBum! Muito bonita sua homenagem!
ResponderExcluirAté mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
Com certeza um grande artista. Marcou minha infância, via muito castelo ra tim bum.
ResponderExcluirBeijos,
Paloma Viricio
Sérgio Mamberti, o eterno dr. Victor!!
ResponderExcluirQual artista tem privilégios toda a sua vida e consegue pouco antes de falecer, lançar uma biografia? Parece uma vida planejada, mas acho que quem trabalha com amor, sempre será iluminado e agraciado por tudo o que contribuiu para os demais. Quem conviveu com ele sempre teve de presente respingos de seu sucesso. Fará falta!!
Beijus,