A Copa do Mundo 2026 contou com três cerimônias de abertura oficiais de em média 15 minutos cada uma, para celebrar o torneio nos três países-sede. Os eventos contaram com apresentações de artistas globais, como Shakira e Burna Boy, além de shows de grandes nomes da música regional mexicana e canadense.
No México, a festa ocorreu no Estádio Azteca, no dia 11 de junho, seguida por eventos espetaculares no Canadá, o qual registrou repercussão por uma gafe com a taça gigante, e uma celebração dedicada nos Estados Unidos. Assista um compilado de todas as aberturas com um vídeo do canal de Youtube Cazé TV:
O pontapé inicial oficial do torneio ocorreu no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México. O espetáculo destacou a rica herança cultural do país e teve como atração musical principal uma apresentação histórica da cantora Shakira junto a Burna Boy que cantaram e dançaram a música oficial dessa Copa, Dai Dai. O evento também contou com a presença de cantores locais, como Maná.
A solenidade deu grande ênfase aos povos originários e às antigas civilizações mesoamericanas (astecas, maias, olmecas e toltecas) com centenas de bailarinos. Ao final, o povo vibrou e foram lançadas fumaças nas cores verde e vermelho.
No dia seguinte, 12 de junho, as festividades aconteceram no Canadá, mais especificamente na região de Toronto. O evento destacou a diversidade e a união das nações, sendo seguido pela partida inaugural no país. Ele contou com as apresentações musicais de Alanis Morissette, Michael Bublé, Alessia Cara, Jessie Reyes e Elyanna.
O evento também acabou chamando a atenção global devido a uma gafe técnica com uma réplica gigante da taça da Copa do Mundo. A réplica literalmente "brochou", não se sustentou e teve que ser recolhida logo em seguida.
A terceira e última cerimônia principal também ocorreu no dia 12 de junho, dessa vez no SoFi Stadium, em Los Angeles. Os Estados Unidos celebraram a sua dimensão continental, unindo fãs de ambas as costas e celebrando o espírito esportivo. O solo do estádio foi composto por um imenso mapa que trouxe o desenho geográfico dos EUA. A cantora brasileira Anitta participou dessa abertura, juntamente com Katy Perry, LISA, Future, Rema e Tyla.
Confesso que esperava mais dessas aberturas. Achei que elas seriam mais criativas e emocionantes. Mesmo assim, adorei a apresentação de Shakira e a coreografia de Dai Dai. E você, assistiu as aberturas? Gostou? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia






















