quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Jornada do acolhimento: acolher por meio de um jogo


Foi lançado no início desse mês (01) o jogo online Jornada do Acolhimento: inspirando o cuidado com a depressão, uma ação para o Setembro Amarelo que visa a diversão e a informação ao mesmo tempo. O game, que foi desenvolvido pela Janssen e o Movimento Falar Inspira a vida, pode ser acessado nesse link

Jornada do Acolhimento tem o intuito de promover o diálogo sobre depressão e suicídio no cotidiano da sociedade. No jogo conhecemos quatro jornadas distintas - descoberta, superação, esperança e diálogo - que acolhem além de mostrar os desafios, seja da depressão, depressão resistente e ideação suicida a partir das perspectivas de pacientes e pessoas próximas. 


Logo quando o jogo é carregado vemos dez personagens, entre femininos e masculinos, e você deve escolher um para brincar. Eles passam por três desafios distintos: alguém que está descobrindo a própria depressão, alguém já no processo de tratar a doença e alguém que precisa ajudar um depressivo. 


Você movimenta seu bonequinho por meio das teclas e barra de espaço no teclado (Acredito que só dá para jogar no desktop, no celular tentei e não consegui). No jogo você interage com o ambiente e toma decisões para identificar ou lidar melhor com o problema que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Alguns minigames também simulam atitudes que ajudam na depressão, como exercícios físicos e boa alimentação.

A aparência e layout do game lembra títulos saudosos dos anos 1980, em 8-bits e 2D. O visual é muito divertido e as imagens pixelizadas dá aquela sensação incrível.

O interessante é que o jogo se constrói por meio de cada fase e etapa. Na primeira, o personagem se descobre como um ser depressivo e apresenta sintomas. Depois, é a da busca de ajuda, para superar os obstáculos e obter êxito em sua saúde. Por sua vez, na jornada da esperança o jogador conhece e pratica a melhor forma de superar os próprios preconceitos e oferecer ajuda ao outro. Em todas as fases o jogador tem a oportunidade de colocar o amor, acolhimento e empatia em prática! 

Após a última fase, o jogo direciona para o Mapa da Saúde Mental - um site interativo que apreseta opções de tratamento, tanto gratuitas como virtuais. 


É claro que o jogo não ficou apenas na esfera virtual. Foi montado parte do jogo no metrô de São Paulo em que as pessoas podem se informar mais sobre doenças mentais e até mesmo interagir por meio da tecnologia. 


Mais do que um jogo, a Jornada do acolhimento tem um intuito muito nobre de acolher as pessoas depressivas, amá-las e oferecer ajuda. Uma atitude louvável. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Oi Emerson, bom dia!
    Eu não conhecia esse jogo, mas com certeza vou querer saber mais sobre ele e te parabenizo pela divulgação.
    Bjssss amigo, sucesso e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse jogo, mas achei a proposta bem interessante. Vou ver se dou uma olhada nele.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Nossa Emerson, super obrigada por abordar esse tema. Tenho uma filha de 14 anos diagnosticada com depressão severa (com 3 tentativas de suicidio) e talvez (o talvez é pq na adolescencia não pode fechar o diagnostico ainda) borderline. Está bem difícil pra nós ja tem um tempo, e ver que as pessoas estão falando mais sobre o assunto "saude mental" é muito reconfortante.

    Beijo.

    | Blog |

    | Receitas |

    | Instagram do Blog |

    | Rádio Estereo Cidade |

    ResponderExcluir
  4. Que jogo incrível. Gostei muito da proposta dele. É importante falar mais sobre saúde mental para que todos se conscientizem sobre o tema.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Um excelente post informativo.
    Gostei de ler.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que qualquer iniciativa para gerar empatia e alegria é importante. Não conhecia essa, mas gostei bastante!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olha eu achei a iniciativa muito boa! É preciso ajudar as pessoas e temos muitas formas para isso. Já tive depressão e não é fácil! Graças a Deus estou bem hoje, mas recebi ajuda de pessoas especiais.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫❤

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design