Continuando a falar da estética - que por sinal tem tudo a ver com a mensagem e a história que o cantor quer transmitir - Eli expressa verbal, emocional e corporalmente sua procura pelo Altíssimo. Isso começa quando ele sai das sombras e seu rosto fica evidente (0:13 - 0:15). Aqui um jogo de luz e de câmera foi utilizado. Então, a música começa de fato, com o cantor sentado, abrindo os olhos e cantando os primeiros versos (0:20 - 0:23). Alguns segundos depois, vemos outros movimentos de câmera, como o close no rosto do cantor (0:31 - 0:39).
Nessa mesma ideia, Eli continua expressando seus sentimentos e emoções, mas agora em um outro ambiente. O cantor explora esse ambiente vazio, agora de pé, totalmente perdido e desorientado, até que canta: "Caminho sem direção" (0:40 - 0:46), casando com o aspecto visual do vídeo. Entendo que a pessoa que caminha desorientada não tem Deus para a guiar.
Em outro ambiente, o cantor faz caras e bocas, com bastante emoção e entrega (0:47 - 0:55). Até que faz um gesto batendo no peito fortemente enquanto canta "O que falta mais é o amor" (0:56 - 0:59). Eli já remedia que a ausência de amor nas pessoas, acarreta na ausência e distanciamento do próprio Deus. Ele não pode habitar onde não existe esse sentimento tão nobre (Mais reflexões sobre a mensagem no decorrer do texto).
Força de expressões/sentimentos e a falta deles
Em filtro preto e branco, Eli levanta a placa "Amor", no mesmo instante em que a palavra é citada na música (1:00 - 1:02). No ambiente vazio Eli levanta as mãos, e palavras-chaves "Perdão" e "Fé" surgem escritas, por meio de efeitos especiais (1:14 - 1:17). Figurantes também seguram placas, como a de um senhor com uma interrogação (?) (1:21 - 1:23). Segundos após, Eli responde a pergunta de onde estaria Deus. Resposta: Está lá fora. Nesse instante, ele surge de cabeça baixa, a levanta e olho para o lado (1:30 - 1:39). Sete segundos depois, a tela esmaece e surge uma família em foco com uma criança segurando a placa "Perdão" (1:40 - 1:43).
Mais placas, sinalizações e expressões ocorrem no clipe. Entre 2:14 e 2:15 uma mulher surge com a placa "Orgulho". No segundo seguinte, Eli implora por saber em que lugar está Deus, fazendo gestos pontuados com as mãos (2:16 - 2:22), até que levanta a placa "Onde está?" (2:23 - 2:25). O cantor, então, "tira" Deus do bolso como se ele tivesse fora dele, sem estar em seu interior, como se estivesse longe de Eli (2:30 - 2:32).
Na parte "Se eu não consegui estender a mão ao meu irmão", Eli surge duplicado na tela e sua cópia se dissolve no ar (2:50 - 2:54), como se o cantor quisesse oferecer ajuda ao seu outro eu, mas por algum motivo não conseguiu efetivar isso. Instantes seguintes, um homem comum segura a placa com a inscrição "Ódio" (3:06 - 3:07). Depois, de Eli sai o sentimento de "Orgulho", em mais um efeito especial (3:11 - 3:16). Finalizando essa sequência, um homem segura a placa "Fé" e a Bíblia (3:32 - 3:34).
A todo momento, o clipe mostra a força de sentimentos e expressões tão impregnados dentro de nós. Amor, ódio, perdão, Deus, fé e orgulho, são esses sentimentos mostrados, que podem - ou não - serem verificados dentro de nós. O clipe mostra que, muitas vezes, o amor, perdão, fé e Deus estão em falta em nós, dando lugar ao ódio e orgulho. Eli já nos diz que "O que falta em nós é o amor Se não tem perdão não tem amor Se não tem amor aonde está Deus?". Como já mencionei, Deus não está - EM HIPÓTESE ALGUMA - em lugares onde exista ódio, orgulho, prepotência, em detrimento do perdão, amor e fé. O que ocorre é que Deus está lá fora, longe de nós!
Entrega
O que fazer com relação à ausência do amor e de Deus em nós? É preciso uma atitude de entrega total à Ele. O anseio pela presença divina deve ser evidente. Entre 2:05 e 2:13 Eli é multiplicado em um efeito visual/especial e está em diversas posições bem emblemáticas e cheias de significado. O cantor levanta as mãos em sinal de entrega à Deus, pede socorro ao Pai Eterno, se desespera e ajoelha. Quer mais entrega que isso?!
O clamor do cantor continua entre 3:35 e 3:38. E aonde há clamor, há escuta de Deus e há mudança de situações. Deus ouve e torna a habitar entre os seres humanos. Entre 3:46 e 3:49 há um fade out musical, enquanto Eli continua ajoelhado. Nos frames 3:50 e 3:56, a câmera dá um close no cantor que se pergunta, sussurrando, onde Deus se encontraria. Eli está sentado na poltrona (Mesmo frame inicial) e finaliza a música. Há fade out e as luzes são desligadas (3:57 - 4:09). No frame seguinte, Eli surge no ambiente vazio, ainda à procura de Deus e desaparece na lateral esquerda do vídeo. Fim do clipe (4:10 - 4:17).
Letra
A canção tem assinatura de Eli Soares, em parceria com Fernando GA. A letra tem uma pergunta que talvez saibamos a resposta, mas não queremos responder. Também fala das características humanas, bem como da diferença do que se fala e se vive. Fique agora com alguns trechos da canção e meus comentários.
"Coração de pedra, alma cheia de orgulho
Caminho sem direção
Casa abandonada, mundo tão vazio
O que falta em nós é o amor"
Muitas pessoas nutrem esse sentimento e nem se dão conta. Acham que é normal viverem assim. Não há uma percepção clara que falta um preenchimento, a presença de Deus.
"Se não tem perdão não tem amor
Se não tem amor, aonde está Deus?
Aonde está Deus?
Aonde está Deus?
Está lá fora, e a alma chora
Aonde está Deus?"
Já refleti sobre esse trecho no post, mas só queria acrescentar como é triste que Deus não habite nas pessoas, não é mesmo? Eli relaciona a presença de Deus ao amor, uma vez que Ele próprio é esse sentimento.
"Se eu não consigo estender a mão ao meu irmão
Aonde está Deus?
Se eu não consigo fazer o bem sem olhar a quem
Aonde está Deus?
Se eu não consigo nem perdoar quem me ofendeu
Aonde está Deus?"
Deus se manifesta em nossas atitudes amorosas, bondosas e generosas, mas não de ódio ou falta de amor. Fica a dica!
"Muito se fala
Pouco se vive
Muitos perguntam
Ninguém responde
Onde está meu Deus?"
Mais do que a fala e discurso, o que importa é o exemplo e a atitude.
Música
Eli é um dos mais influentes cantores gospel de sua geração da atualidade. A música tem uma bela melodia e toque e eleva ao mais alto nível de adoração e entrega à Deus. A canção tem total condição de ser tocada em emissoras seculares, além de entrar em playlists não-gospel dos serviços de streaming.
Esse foi o Entre frames de hoje. Até o próximo! J-J
Uma análise muito pormenorizada, com a necessária reflexão pessoal
ResponderExcluirGostei
Por vezes também me pergunto/interrogo: Onde está ( ou será que existe? ) Deus.
ResponderExcluir.
Feliz fim-de-semana
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Olá, Emerson.
ResponderExcluirEu não conhecia o cantor ainda e achei a musica bem bonita. Eu prefiro quando tem menos coisa para a gente ver que ´da um visual melhor hehe.
Prefácio
passando para desejar um feliz fim de semana bjs saude
ResponderExcluirOlá. Fiquei curioso sobre a diferença que você faz entre vácuo e vazio e gostaria que você, se puder, falasse um pouco mais sobre isso, pois fiquei um pouquinho confuso. Rs.
ResponderExcluirAbraço,
www.oguardiaodehistorias.com.br
Mais um post com um trabalho incrível!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Um tema musical, que adorei descobrir por aqui... também de forma tão pormenorizada! Como sempre, um incrível trabalho de análise!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana
Não conhecia a música, mas achei bem bonita.
ResponderExcluirBjus!!!
Não conhecia a música. Muito linda. Adorei sua análise profunda do clipe também.
ResponderExcluirTe espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)
Emerson!
ResponderExcluirUma grande análise e reflexão.
Sempre existe a interrogação! Mas, antes devemos refletir.
Tenha um feliz fim de semana.
Abraço
Tudo lindo uma grande análise!
ResponderExcluirAbraço
Oi
ResponderExcluirnão conhecia a música, mas gostei dela.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Amei o post. Não conhecia a música e a mensagem é muito boa, além de ter uma produção incrível.
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br
Muito bom! Cada vez precisamos mais de Deus e o devemos buscar. O Amor, a Fé, o Perdão são imprescindíveis para ir ao Seu encontro.
ResponderExcluirBeijinhos.
Um tema que adorei recordar por aqui!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana