Mais um fim de ano e com isso mais uma retrospectiva do JOVEM JORNALISTA. Em 2020 tivemos cerca de 220 posts, 98,3 mil visualizações e 2,41 mil comentários. Em relação ao ano anterior tivemos mais posts publicados e mais visualizações, embora os comentários tenham decrescido um pouco. Diante dos números só tenho a agradecer aos leitores que estiveram durante 2020 junto conosco.
Bem, 2020 foi um ano e tanto em todos os sentidos e ficará guardado na memória para sempre. Foi um ano de distanciamento social, pandemia e resignificação da própria vida. Em 2020 fomos obrigados a parar nossas atividades comuns e ficarmos mais em casa. Com isso, um novo modo de viver teve que ser adotado. Em meio a tudo isso o blog continuou na ativa por entender que essa fonte de informação não poderia ficar parada e que os leitores precisavam de algo para se entreter e passar o tempo.
Nesse ano, posts sobre os mais variados temas foram criados, com o intuito de gerar entretenimento aos leitores, mas também informação e discussão. Se por um lado abordamos o coronavírus que assolou todo o mundo, por outro falamos de amenidades, humor e curiosidades. Trabalhamos com esses dois pólos: de um lado posts com teor mais forte e polêmico, e do outro poemas e até mesmo piadas.
Tivemos posts, inevitavelmente, sobre saúde por conta do coronavírus; reflexões; publicidade; dias especiais; tecnologia; e TV. Como já tem acontecido há alguns anos ocorreu a Semana do Orgulho LGBTQ+ e a Semana Brasília 60 anos, mesmo com as restrições sanitárias. Posts sobre o coronavírus foram publicados à exaustão, mas sempre com profundidade e ineditismo do tema. O coronavírus dominou tanto os posts que foi criado um conjunto de posts especiais para o Quinta de série - o Serieteners: séries da quarentena, que está em execução e já se planeja fazer uma segunda parte do projeto.
Novidades também foram a sequência de posts especiais para o Entre Frames, seja o #UniversoFelipeSassi ou a #TrilogiaThisIsGospel; e posts especiais do meu filme preferido (Onde vivem os monstros) para o Aquela cena. O intuito com esses posts foi de inovar e de trazer novos conteúdos para os já consagrados quadros, como Entre Frames e Aquela cena.
Também tivemos a sequência de posts especiais Você não precisa ser... que marcou com maestria a estreia de Arnaldo Woosters no blog.
A partir de agora, dou destaque aos principais textos de 2020. Esperamos que relembrem cada um deles, que a partir de hoje entram para a história do JJ! Selecionei um post de cada mês. A escolha partiu do princípio de visualizações e relevância. Em cada mês, coloco um pouco do que diz o post, da história e dos bastidores, assim como o número de visualizações. Esse ano não resolvi fazer montagem (Quem sabe elas retornem na retrospectiva ano que vem?!). Preparados para a viagem?
JANEIRO
Post: De criado-mudo à mesa de cabeceira: 'Etna', 'Mobly' e 'Tok & sTOCK' transformam a expressão de um de seus móveis por ser considerado termo racista
Data de publicação: 8 de janeiro de 2020
Visualizações: 420
O que diz? Empresas que mudaram o nome de um dos móveis por ser considerado racista e preconceituoso. No post falo da expressão criado-mudo e mesa de cabeceira no decorrer da história; da propaganda #criadomudonuncamais; de empresas que mudaram e mantiveram a expressão; e de convenções sociais.
História e bastidores: A ideia do post surgiu após eu ver uma matéria sobre o tema e querer me aprofundar mais nele. Foi um post bem visualizado e compartilhado. O resultado está nos números!
FEVEREIRO
Post: Rádio Bagaralho: Programa "Você pede, a gente não toca" #8
Data de publicação: 6 de março de 2020
Visualizações: 197
O que diz? Programa de sugestões de músicas, onde sempre o Arthur Claro faz questão de atender os desejos dos ouvintes.
História e bastidores: Uma surpresa que um quadro do Arthur esteja nessa retrospectiva e, além do mais, um dos melhores programas de sua rádio particular, sem dúvidas. Arthur escolheu as músicas pela similaridade do nome. Na música R$ 50 ele quis zoar com o rapper 50 cent, na música Perfect Illusion ele quis zoar com o refrão de Cilada que diz "Não era amor, era cilada cilada"; a música Mordida, beijo e tapa ele quis sacanear com a Pé na porta, soco na cara; a música Paradinha ele quis fazer referência a parada de desfile, colocando Welcome to the parade; e a 2050 lhe remetia a um ano e então ele lembrou da música 1997.
ABRIL
Post: A análise do universo, astros e cotidiano e a introspecção de Cícero em 'Cosmo'
Data de publicação: 7 de abril de 2020
Visualizações: 103
O que diz? Análise e resenha sobre o quinto cd desse artista da MPB. Analisei as 10 músicas, o projeto em si e até mesmo a capa.
História e bastidores: Após dias ouvindo o novo álbum, tinha que fazer uma análise do mesmo. O ouvi várias vezes para fazer uma análise do projeto completo e de cada música. Também consultei fontes na internet.
MAIO
Post: #QueHITéESSE?: Noites traiçoeiras
Data de publicação: 5 de maio de 2020
Visualizações: 112
O que diz? Sobre a música que se popularizou na voz do pe. Marcelo Rossi. Fiz um apanhado geral com números e bastidores da música que, acredito, nem todos sabiam.
História e bastidores: Procurava uma canção para a estreia do quadro e me lembrei dessa que ainda faz muito sucesso. Então fiz várias pesquisas e o post saiu.
JUNHO
Post: Perdi meu avô para o coronavírus
Data de publicação: 16 de junho de 2020
Visualizações: 232
O que diz? Sobre a perda do meu avô para essa doença que na época tínhamos menos conhecimento que atualmente e sobre o meu luto.
História e bastidores: Um post que relutei muito em escrever, mas que tinha que ser escrito para mostrar a realidade dos fatos e informar sobre a letalidade do coronavírus. Não é à toa que teve uma ampla visualização.
JULHO
Post: JJ em quarentena - de 22 de julho à 31 de agosto
Data de publicação: 22 de julho de 2020
Visualizações: 161
O que diz? Comunica sobre o hiatus de meio de ano do blog.
História e bastidores: Estava na dúvida se o blog teria esse período de descanso, mas decidi que sim e fiz esse post.
AGOSTO
Post: Após 12 anos Globo transmite "Santa Missa" no Rio
Data de publicação: 10 de agosto de 2020
Visualizações: 609
O que diz? Fala sobre a Santa Missa 2020 que nesse ano teve várias coisas especiais.
História e bastidores: O Layon Yonaller registrou o fato histórico, fez anotações e publicou um vídeo em seu canal no Youtube para criar o post. Foi um post criado durante o hiatus do blog e publicado durante ele.
SETEMBRO
Post: Uma psicóloga maravilhosa
Data de publicação: 23 de setembro de 2020
Visualizações: 1211
O que diz? Homenagem da Marilza à sua psicóloga.
História e bastidores: A poesia foi criada pela poetisa Marilza e editada por mim.
OUTUBRO
Post: 6 notícias históricas
Data de publicação: 16 de outubro de 2020
Visualizações: 945
O que diz? Fala sobre 6 notícias históricas ao meu ver.
História e bastidores: Post criado em parceria com o Arthur Claro. Foi ele quem escolheu esse tema para mim.
NOVEMBRO
Post: 5Q: Resgate
Data de publicação: 10 de novembro de 2020
Visualizações: 644
O que diz? Resenha diferentona do filme da Netflix que fez o maior sucesso.
História e bastidores: Assisti o filme fora da época que ele fez sucesso (Muito tempo depois) e decidi trazer nesse quadro.
DEZEMBRO
Post: Natal
Data de publicação: 23 de dezembro de 2020
Visualizações: 204
O que diz? Poesia natalina da Marilza Luciano.
História e bastidores: A autora reflete sobre as mudanças da vida nesse ano, sobretudo na data natalina.
Esses foram os posts mais expressivos de 2020. É claro que tiveram muitos outros, mas não seria possível colocar todos, porque o post ficaria imenso.
Queria agradecer a todos os leitores que acompanharam o JOVEM JORNALISTA em 2020 e aos meus colaboradores Thiago Nascimento, Layon Yonaller, Marilza Luciano, Arnaldo Woosters e Arthur Claro. Vocês são incríveis!
2020 foi um ano atípico! Estamos finalizando o ano e a década dos anos 2010 em plena atividade, apesar dos pesares. Que vocês possam acompanhar o JJ na próxima década e no próximo ano. J-J
Por: Emerson Garcia