domingo, 27 de dezembro de 2020

“Técnicas milenares” para prender a atenção do telespectador brasileiro na tela da TV

Uma das técnicas usadas para prender a atenção do telespectador. | RECORDTV


Já aviso que nem a televisão brasileira e nem de país algum tem mais de mil anos, OK?! Vamos lá!


O telespectador brasileiro pode não perceber, mas as emissoras de televisão usam técnicas para prender quem o assiste. Não é ilícito e nem criminoso o que as TVs fazem, afinal esta é a sua vida e a base de sustento de jornalistas, apresentadores, artistas, técnicos de diversos tipos e das agências de publicidade.

O que se percebe é de que maneira se usa para manter o povo vidrado na telinha: tela dividida; “segredos” reveladores; gerador de caracteres (GCs) muda o texto de rodapé constantemente; distribuição de intervalos comerciais... Instrumentos usados para você ficar preso no seu televisor.


Técnica milenar nº 1: “famoso” fez isso


A tática do “famoso” com o rosto escondido e conversas longas. | RECORDTV/ BAND


Expediente eterno dos programas de fofoca da tarde: quando alguém ouve que “famoso fez isso” ou “pessoa muito famosa fez aquilo” pode ter certeza que alguém vai morder esta isca. Afinal é universal que a vida dos outros seja mais interessante.

Os apresentadores e os fofoqueiros das rodas de conversa enrolam seu público em falar do que este já fez da vida, usam caras e bocas como se tivesse em mãos o segredo de um escândalo de corrupção daqueles. Entre uma ação de merchandising e outra se puder, falar por uns 45 e 50 minutos sem revelar o nome da pessoa tá valendo. Use também aquela trilha sonora de fundo bem misteriosa e que cause tensão e agonia, de preferência a Quinta sinfonia de Beethoven.


Técnica milenar nº 2: os caracteres mutantes


As frases no rodapé mudam toda hora sobre o mesmo assunto. | REDETV


Uma coisa que se vê na TV é como o texto dos caracteres muda constantemente. Pode ser um único assunto, mas é necessário mudar toda vez porque ninguém se aguenta em não ler o que está escrito no rodapé da tela. Dá aquela sensação de que algo novo surgiu, mas a olhos atentos não passa de um falso update.

 

Técnica milenar nº 3: tela dividida


Em cada emissora várias imagens numa tela só. | REDETV!/ RECORDTV/ SBT/ BAND


Outro recurso usado é dividir a tela da televisão para mostrar muitas imagens: a de uma matéria, uma foto e até a da clássica: a imagem do apresentador vendo o que o telespectador está vendo. Pode até gerar poluição na imagem, mas o resultado é atingido: a atenção do público.

Destaque para a Band no programa Brasil Urgente que mesmo com a tela não estar dividida de fato, compartilha três imagens ao mesmo tempo: a do apresentador, do repórter e da matéria em questão.


Técnica milenar nº 4: intervalos e merchandising “intermináveis”

‘Dica’, ‘novidade’ e qualquer nome para merchandising

Além dos intervalos intermináveis no “Jornal da Band”. | SBT/ BAND


Os intervalos são espaços da emissora de televisão cedidos aos anunciantes para divulgar seus produtos e serviços, em troca, estes pagam esta janela de publicidade aos veículos. O merchandising – o conhecido “merchan” – é o intervalo comercial ao vivo ou gravado para anunciar produtos e serviços durante o andamento do programa. Fora as verbas vindas das três esferas de governo só assim para que a televisão brasileira seja aberta (FTA – Free To Air) a todos.

LEIA TAMBÉM: Globo muda sua marca a partir de 2021


O destaque fica quando um programa de televisão precisa acertar o melhor momento de inserir os intervalos para não cansar o público e – ao mesmo tempo – frustrar as estratégias das concorrentes.

A coisa desanda quando o programa não coordena o tempo de arte com o dos intervalos: uns programas prolongam sua duração para depois dar vários intervalos comerciais nos minutos finais; e o contrário acontece. No final das contas aborrecendo o telespectador.


Técnica milenar nº 5: show de curiosidades

O telespectado                                          O telespectador vai saber de todos os temas do mundo. | SBT


Um bom recurso em conseguir deter o público na tela são as “milhares de horas” de matérias narradas em off sobre as curiosidades sobre qualquer coisa. O público saberá de tudo: o que é a música favorita das celebridades até sobre fatos inusitados de alguns países do mundo.


Técnica milenar nº 6: “segredos reveladores”


Aquele segred                                                      Aquele segredo revelador. | REDETV!/ RECORDTV


Por último e não menos importante são os tais segredos reveladores que conseguem fisgar a atenção do telespectador. Aquele mistério que é vendido a audiência como algo inédito e arrebatador, mas no final apenas se mostra um fogo de palha ou um misto de enganação com raiva.


ANEXO: frases longas do GCs do programa da Eliana

Alguém conse                                                Alguém conseguiu ler o que está escrito? | SBT


E como não citar as frases longuíssimas que explicam a imagem exibida no programa Eliana (SBT)? Nos quadros temáticos, das famosas histórias de superação está aquelas duas longas linhas de frase com uma letra bem pequena – não importa o tamanho da sua smart TV – no final das contas qualquer pessoa desiste de ler aquilo tudo.


Para terminar...

...O objetivo não é falar mal desse ou daquele programa de TV. Só escrevi o que percebi sobre como as emissoras tomam providências para manter seus índices de audiência. O telespectador pode até ficar irritado, mas ao menos ele sabe o motivo e o efeito gerado para que o objetivo da emissora seja alcançado. Continue a assistir se quiser, mas agora você que assiste televisão já sabe o que acontece. J-J






Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

7 comentários :

  1. Nossa que bizarro kkk as pessoas como sempre são manipuladas e nem sequer sonham em perceber isso.
    Eu já não assisto mais tv aberta há anos.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫💫

    ResponderExcluir
  2. Vale tudo para manter as pessoas em frente a TV. Terrível isso Emerson!

    ResponderExcluir
  3. Passando, vendo, lendo, elogiando e desejando um Ano Novo muito feliz.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  4. Incrível o que as TVS fazem para conseguir alguns pontinhos no IBOPE.
    Desejo um feliz 2021 com muita saúde e felicidade.
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Assumo que já cai muito nessas, mas hoje em dia não tenho mais paciência. Boas Festas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante e já todos nós caímos alguma vez nessas técnicas! :) Bom Ano Novo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Uma publicação super interessante! Reconheci muitas das técnicas referidas, também aplicadas por cá, nos nossos canais generalistas... Adorei a análise, muito completa! Um grande abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design