Uma das técnicas usadas para prender a atenção do telespectador. | RECORDTV
Já aviso que nem a televisão brasileira e nem de país algum tem mais de mil anos, OK?! Vamos lá!
O telespectador brasileiro pode não perceber, mas as emissoras de televisão usam técnicas para prender quem o assiste. Não é ilícito e nem criminoso o que as TVs fazem, afinal esta é a sua vida e a base de sustento de jornalistas, apresentadores, artistas, técnicos de diversos tipos e das agências de publicidade.
O que se percebe é de que maneira se usa para manter o povo vidrado na telinha: tela dividida; “segredos” reveladores; gerador de caracteres (GCs) muda o texto de rodapé constantemente; distribuição de intervalos comerciais... Instrumentos usados para você ficar preso no seu televisor.
Técnica milenar nº 1: “famoso” fez isso
A tática do “famoso” com o rosto escondido e conversas longas. | RECORDTV/ BAND
Expediente eterno dos programas de fofoca da tarde: quando alguém ouve que “famoso fez isso” ou “pessoa muito famosa fez aquilo” pode ter certeza que alguém vai morder esta isca. Afinal é universal que a vida dos outros seja mais interessante.
Os apresentadores e os fofoqueiros das rodas de conversa enrolam seu público em falar do que este já fez da vida, usam caras e bocas como se tivesse em mãos o segredo de um escândalo de corrupção daqueles. Entre uma ação de merchandising e outra se puder, falar por uns 45 e 50 minutos sem revelar o nome da pessoa tá valendo. Use também aquela trilha sonora de fundo bem misteriosa e que cause tensão e agonia, de preferência a Quinta sinfonia de Beethoven.
Técnica milenar nº 2: os caracteres mutantes
As frases no rodapé mudam toda hora sobre o mesmo assunto. | REDETV
Uma coisa que se vê na TV é como o texto dos caracteres muda constantemente. Pode ser um único assunto, mas é necessário mudar toda vez porque ninguém se aguenta em não ler o que está escrito no rodapé da tela. Dá aquela sensação de que algo novo surgiu, mas a olhos atentos não passa de um falso update.
Técnica milenar nº 3: tela dividida
Em cada emissora várias imagens numa tela só. | REDETV!/ RECORDTV/ SBT/ BAND
Outro recurso usado é dividir a tela da televisão para mostrar muitas imagens: a de uma matéria, uma foto e até a da clássica: a imagem do apresentador vendo o que o telespectador está vendo. Pode até gerar poluição na imagem, mas o resultado é atingido: a atenção do público.
Destaque para a Band no programa Brasil Urgente que mesmo com a tela não estar dividida de fato, compartilha três imagens ao mesmo tempo: a do apresentador, do repórter e da matéria em questão.
Técnica milenar nº 4: intervalos e merchandising “intermináveis”
‘Dica’, ‘novidade’ e qualquer nome para merchandising.
Além dos intervalos
intermináveis no “Jornal da Band”. | SBT/ BAND
Os intervalos são espaços da emissora de televisão cedidos aos anunciantes para divulgar seus produtos e serviços, em troca, estes pagam esta janela de publicidade aos veículos. O merchandising – o conhecido “merchan” – é o intervalo comercial ao vivo ou gravado para anunciar produtos e serviços durante o andamento do programa. Fora as verbas vindas das três esferas de governo só assim para que a televisão brasileira seja aberta (FTA – Free To Air) a todos.
LEIA TAMBÉM: Globo muda sua marca a partir de 2021
O destaque fica quando um programa de televisão precisa acertar o melhor momento de inserir os intervalos para não cansar o público e – ao mesmo tempo – frustrar as estratégias das concorrentes.
A coisa desanda quando o programa não coordena o tempo de arte com o dos intervalos: uns programas prolongam sua duração para depois dar vários intervalos comerciais nos minutos finais; e o contrário acontece. No final das contas aborrecendo o telespectador.
Técnica milenar nº 5: show de curiosidades
O telespectado O telespectador vai saber de todos os
temas do mundo. | SBT
Um bom recurso em conseguir deter o público na tela são as “milhares de horas” de matérias narradas em off sobre as curiosidades sobre qualquer coisa. O público saberá de tudo: o que é a música favorita das celebridades até sobre fatos inusitados de alguns países do mundo.
Técnica milenar nº 6: “segredos reveladores”
Aquele segred Aquele segredo revelador. | REDETV!/
RECORDTV
Por último e não menos importante são os tais segredos reveladores que conseguem fisgar a atenção do telespectador. Aquele mistério que é vendido a audiência como algo inédito e arrebatador, mas no final apenas se mostra um fogo de palha ou um misto de enganação com raiva.
ANEXO: frases longas do GCs do programa da Eliana
Alguém conse Alguém conseguiu ler o que está escrito?
| SBT
E como não citar as frases longuíssimas que explicam a imagem exibida no programa Eliana (SBT)? Nos quadros temáticos, das famosas histórias de superação está aquelas duas longas linhas de frase com uma letra bem pequena – não importa o tamanho da sua smart TV – no final das contas qualquer pessoa desiste de ler aquilo tudo.
Para terminar...
...O objetivo não é falar mal desse ou daquele programa de TV. Só escrevi o que percebi sobre como as emissoras tomam providências para manter seus índices de audiência. O telespectador pode até ficar irritado, mas ao menos ele sabe o motivo e o efeito gerado para que o objetivo da emissora seja alcançado. Continue a assistir se quiser, mas agora você que assiste televisão já sabe o que acontece. J-J
Nossa que bizarro kkk as pessoas como sempre são manipuladas e nem sequer sonham em perceber isso.
ResponderExcluirEu já não assisto mais tv aberta há anos.
Beijos,
Paloma Viricio💙💫💫
Vale tudo para manter as pessoas em frente a TV. Terrível isso Emerson!
ResponderExcluirPassando, vendo, lendo, elogiando e desejando um Ano Novo muito feliz.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos
Incrível o que as TVS fazem para conseguir alguns pontinhos no IBOPE.
ResponderExcluirDesejo um feliz 2021 com muita saúde e felicidade.
Big Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com
Assumo que já cai muito nessas, mas hoje em dia não tenho mais paciência. Boas Festas
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Bem interessante e já todos nós caímos alguma vez nessas técnicas! :) Bom Ano Novo.
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Uma publicação super interessante! Reconheci muitas das técnicas referidas, também aplicadas por cá, nos nossos canais generalistas... Adorei a análise, muito completa! Um grande abraço
ResponderExcluirAna