sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
A internet & o jornalismo clássico
(Foto: Myrcia Hessen)
Jornalista da Rede Record e autor do blog Escrevinhador, Rodrigo Vianna deu prosseguimento à série de palestras sobre O poder da blogosfera e o jornalismo do século 21, realizadas no Iesb, outubro passado, com o objetivo de investigar o papel das novas mídias e sua influência na formação de opinião pública.
Ilusão vs. crítica – Logo no início, Vianna explicou que a mídia pauta as discussões do dia-a-dia, assim como articula, forma opinião e oferece roteiros para a sociedade. Ele a vê como parte do poder.
Para exemplificar sua linha de raciocínio, Vianna exibiu trechos do documentário A revolução não será televisionada, de Kim Bartley e Donnacha O'Briain, dois cineastas irlandeses. Eles estavam na Venezuela, sete anos atrás, para documentar a vida do presidente Hugo Chávez, quando acabaram surpreendidos pelo golpe de Estado desencadeado em abril de 2002.
A manipulação de um canal televisivo fazia o retrato de Chávez como um ditador e causador de guerras urbanas. Segundo Vianna, um fato pode ter vários enfoques que resultam do interesse de determinado meio de comunicação. “Jornalista nenhum trabalha por vontade própria”, afirma.
(Foto: Myrcia Hessen)
“Imparcialidade” – Rodrigo afirmou que “a imprensa não é imparcial, ela nasceu para defender o poder”. O palestrante fez uma retrospectiva histórica para ressaltar que o jornalismo não é neutro, sempre tomou partido. “Na escolha das palavras, metade do jogo já está ganho – para quem quer jogar este jogo”.
Rodrigo Vianna citou um caso do editorial da Folha de São Paulo, em que se conceituava a ditadura como uma “ditabranda”. Foi lembrada pelo palestrante, também, a forma como o mensalão do PT e do PSDB são retratados em outro jornal. Enquanto o mensalão “do Partido dos Trabalhadores” é colocado de forma taxativa, o mensalão do PSDB é retratado como “mensalão mineiro”.
Quebra – De acordo com Vianna, o ambiente virtual é um espaço de repercussão da grande mídia. As pautas nela geradas são dimensionadas para a internet. Não é necessário que se tenha uma pauta determinada, com repórteres na rua, especialistas e apuração, pois tudo já está apurado. O objetivo dos blogs, na concepção do jornalista, é utilizar essas informações já prontas e, a partir delas, opinar, divergir e discutir. “A internet quebra o jornalismo clássico”, ele explica. Mas, frisa Rodrigo, existe o lado negativo dessa história.
Pelo motivo da rapidez da internet é possível que um boato vire notícia. Rodrigo Vianna citou um repórter que não interpretou de maneira correta a fala de uma fonte. Ele entendeu que a fonte tinha dito que “as pessoas precisavam de tiro”. Nada disso, ela dissera, sim, que “as pessoas precisavam de tino”. Por pouco, a frase não foi parar na rede.
Outro ponto mencionado foi em relação aos riscos de errar em blog, haja vista que não há apuração. Rodrigo diz que o perigo é maior quando se trabalha sem a ajuda de um editor, que revise as informações e verifique se a mesma é correta ou não.
(Foto: Myrcia Hessen)
Blog - Ao ser questionado se os blogs podem servir de arma contra a manipulação da notícia, o palestrante respondeu convictamente sim, porque ali é um lugar para criticar o que foi produzido na esfera jornalística. “Os blogs são capazes de derrotar uma manipulação, eles incomodam e muito. Os caras ficam preocupados”, disse.
Rodrigo Vianna ressaltou também que os blogs ainda falam para uma parcela muito pequena da população – somente para aquela mais esclarecida. Os leitores devem ter conhecimento e simpatia em relação ao escritor do blog. A popularidade de muitos blogs deve-se à credibilidade do autor e à confiança depositada por parte dos leitores. Os leitores têm peso fundamental, porque “eles fazem boa parte das mudanças na internet”. (JJ) (com adaptações)
Créditos de todas as fotos: Myrcia Hessen
*Por: Emerson Garcia e Myrcia Hessen
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
O Livro das Maravilhas
Agora, vejam o kit completo:
E a glamourosa chave para o País das Maravilhas, claro:
Quando vi o Press Kit de Alice achei a coisa mais criativa do mundo! Simples, genial e um bom modo de atrair os fãs. Resumo esse post em uma frase: "Disney me manda um". (JJ)
Por: Emerson Garcia
domingo, 24 de janeiro de 2010
Gaga Doll´s
Tá, todo mundo já ouviu falar da Lady Gaga. Do seu estilo um tanto quanto estranho, das suas músicas até legais e dançantes e das suas roupas bem... digamos... afrodisíacas. Pois é, essa é a diva da atualidade.
Não sei se vocês já se espelharam nessa cantora, acho muito difícil isso, quase impossível, mas, pense na possibilidade de um fã se inspirar e reproduzir seus looks em uma boneca famosa. ISSO! A Barbie.
O resultado? Ficou idêntico a pessoa! As Gaga Doll's, de certo modo, ficaram criativas. Agora, resta saber se as meninas, que amam a Barbie, trocariam a verdadeira pela releitura. O que vocês pensam a respeito?!
Esse look foi utilizado no catálogo de aniversário da Hello Kitty.
Esses looks que eu coloquei aqui foram baseados nas cenas e figurinos de Bad Romance e Paparazzi.
Já esse, foi inspirado no figurino bizarro e sangrento da cantora na WMA 2009.
Perceberam que eu não dei a minha opinião em nada né? Pois é, a mim não compete. Creio que vocês devam entender melhor de moda do que eu.
Para quem quiser ver mais imagens tem esse site da GNT. Para quem achou legal e quer testar com suas barbies tem um tutorial pró-gaga, clique aqui. (JJ)
P.S.: Aceito sugestão de tag para esse quadro =D
Por: Emerson Garcia
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Olhares
Você pode criar um perfil com suas fotos, e além do mais, pode divulgar seu trabalho. Ali, as pessoas visualizam, comentam e interagem. À propósito, pude encontrar por lá uma amiga que é boa com cliques.
A rede, que foi criada em maio de 2003, "apresenta um vasto leque de galerias fotográficas dedicadas aos mais variados temas, como animais, fotojornalismo, gentes e locais, nus ou paisagens naturais e urbanas", segundo o site.
É possível, ainda, visualizar as fotos mais vistas e mais comentadas até agora, além de escolher os seus autores favoritos.
Eu achei super válido o site porque TODOS podem mostrar seu trabalho, independente de ser profissional ou amador, além de alargar, cada vez mais, o catálogo de fotos e olhares. (JJ)
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Mais uma vez Alvin
Eu não dou conta de indicar o 2º filme por um único motivo: não valerá a pena assistir. O primeiro filme foi bom, divertido e para a família. Todos se encantaram pelos esquilos computadorizados. Já o segundo, pelo que li, não traz quase nada de novo. As mesmas piadas, os mesmos valores e praticamente o mesmo roteiro, salve a inclusão de novas personagens, as Esquiletes.
Se eu for assistir, só confirmarei o que eu já penso a respeito. Creio que o problema da indústria cultural cinematográfica é prezar pela quantidade e pelo capital, em detrimento da qualidade.(JJ)
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Design Pessoal!
Foi nessa ideia de pintura que o cantor Oswaldo Montenegro resolveu pintar a sua casa, assim como o macaco Xico da novela. Ele começou a pintar objetos, depois paredes e não conseguia parar, quando viu estava dentro de um quadro! "Eu comecei a pintar e não consegui parar, e comecei a ter a sensação de que eu quero morar dentro de um quado".
Vejam o vídeo. É bem divertido e traz ensinamentos...
Loucura?! Diria que não! Acho que o auxílio de nuances, cores, estilos e traços faz com que seja possível ver o mundo de uma nova forma. Da forma alegre. Da forma despojada.
Creio que todos desejam viver em um ambiente agradável, que traz paz. Essa foi a forma que o cantor encontrou para encontrar paz junto da música e da pintura. Se eu pudesse faria o mesmo que ele fez. Uma ótima dica de "design pessoal". (JJ)
Por: Emerson Garcia
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Mudanças, mudanças...
Daí tive que tirar o layout antigo, que creio, era o causador disso, e colocar um tradicional mesmo, para não arriscar que dê o mesmo erro.
Quando troquei por esse, não fiquei totalmente satisfeito porque faltava algo. Quero descobrir um jeito de aumentar os blocos de texto e torná-los mais largos. Enquanto não consigo isso, fica dessa forma.
Outra coisa: agora o JJ tem descrição: "Comunicação, Jornalismo e Indústria Cultural em um só lugar". E aí gostaram? O próximo passo é fazer uma imagem com um título bem bonito e chamativo.
De fato, as mudanças nos deixa indecisos, inseguros. "Será que as pessoas vão gostar do layout?", é o que está na minha mente esses dias. Digo a vocês que estou tentando fazer o melhor.
É isso, desabafei. Isso é sempre bom. (JJ)
Por: Emerson Garcia
sábado, 9 de janeiro de 2010
Releituras do pássaro azul
Como toda marca, o Twitter tem seu mascote. Uma ave simpática azul, de bico azul, que creio que todos gostam.
Aqui está o mascote:
Pois é, esse é a logo original que todos conhecem e foi ela que serviu de inspiração para uma série de releituras do pássaro azul.
Como a ideia surgiu?
Eu não sou muito bom em inglês, mas a tradução do projeto é mais ou menos essa "Projeto social do pássaro: 20 ícones livres de ilustradores famosos".
Como vocês viram tem pássaro de tudo que é jeito: de origami, de esqueleto e por aí vai... Vou escolher alguns e colocar para vocês, quem quiser ver a coleção inteira entra nesse site, ok?!
Vamos lá!
T-Bird
Por: Lapin
Henry Wiggles
Por: Will Bryant
Poccuagami
Por: Chris Maier
Triax
Por: Mills
Blue Tweagle
Por: James White
E aí vocês gostaram? Espero que sim!
Para quem se interessou tem o sítio com todas as ilustrações, com a opção de fazer downloads de todas elas, além de poder seguir esses ilustradores no Twitter. (JJ)
Por: Emerson Garcia
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
De corpo e chip
É... Estamos em 2010... Uma nova era! Já podemos falar nisso, SIM!
O sistema funcionará como nos filmes futurísticos, da mesma forma como se colocam chips em pessoas o.O Nesse caso, implantará sobre a pele um cip de silicone e seda. O barato é que quando injetado no corpo, o circuito se adapta às formas do organismo e a seda desaparece!
Veja o vídeo:
Deu para perceber a veia artística que a Philips quer dar para as tatoos eletrônicas né?
Mas... Essa inovação não só trará benefícios para a arte, como também para a medicina! ISSO! Se tudo der certo será possível avaliar os níveis de açúcar no sangue com a ajuda de sensores!
E aí... vamos fazer nossas tatoos? (JJ)
Por: Emerson Garcia
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Zerar o cronômetro
Pensar nas conquistas que tivemos, nas perdas, nas crises, nos sorrisos que demos. Pensar no bem e pensar no mal, pois a vida não é feita só de altos. A vida é sim, uma montanha russa...
E agora, que possamos começar um novo ciclo em nossas vidas, uma nova década... Não uma xerocópia do que fora o ano anterior... Mas que tal fazermos tudo novo de novo?!
Zerar o cronômetro. Nos esquecendo das coisas que nos fizeram mal no ano de 2009. Viver novos amores, criar novas amizades, fazer um ano total diferente...
Que esse cronômetro seja ativo na política também... Que a política se transforme, e isso depende de nós... Que a corrupção dê lugar a lealdade. Que a escuridão dê lugar a luz da sabedoria...
Zerar o cronômetro não significa esquecer do passado ou apagá-lo... Significa você lembrar de tudo que passou - seja bem, seja mal - e tentar fazer coisas novas, tomar uma postura nova, utilizando das lições que a vida já encarregou a ensinar.
É colocar um ponto final nas coisas que fizeram mal e escrever uma nova história. Como diz o trecho de Moska: "Vamos acordar hoje tem um sol diferente no céu".
Inovação. A palavra-chave. Por isso, faça de 2010 um ano diferente, um ano em que as alegrias não estão no nosso passado, e sim estão diante de nós... Creia que Grandes Coisas estão por vir... Mas como falei isso depende da gente.
Faça de 2010 o ano da JUSTIÇA. O ano em que Deus honrará aqueles que merecem honra, e desonrará aqueles que possuem mal caráter. (JJLe)
Essa música diz tudo...