terça-feira, 30 de janeiro de 2024
5Q: O grande Gatsby
domingo, 28 de janeiro de 2024
5Q: A espiã que sabia de menos
sábado, 27 de janeiro de 2024
Rádio Bagaralho: Programa 'Entrevista Musical' #16 - Dayene Soeiro
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Quinta de série: Gilberto Braga - meu nome é novela
Pode conter spoilers!
Gilberto Braga foi um grande dramaturgo brasileiro e a Globoplay encontrou uma forma de homenageá-lo com uma série documental em 3 episódios que estreou no dia 20 de dezembro de 2021. Criada por Lalo Homrich; com direção de Antonia Prado; e direção executiva de Rafael Dragaud, Gilberto Braga - meu nome é novela foi uma revisita à trajetória do autor e o legado televisivo que ele deixou. De fato, suas novelas impactaram o país com críticas sociais, tramas e personagens.
A série, que possui 3 horas de duração, conta com depoimentos e entrevistas inéditas de atores, diretores e roteiristas que trabalharam com Gilberto. Entre os convidados estão Glória Pires, Antônio Fagundes, Malu Mader, Renata Sorrah, Dennis Carvalho, Cláudia Abreu, Deborah Evelyn e Lucélia Santos. Cada um dos depoentes fala com apreço de Giba (como era conhecido pelos mais íntimos), com homenagens calorosas, depoimentos emocionantes e revelações de seus personagens e histórias pessoais. O programa, ainda, conta com imagens de arquivos de novelas e minisséries escritas por Gilberto Braga.
LEIA TAMBÉM
Quinta de série: 70 anos esta noite
O autor teve uma morte prematura, aos 75 anos de idade, e tinha muito a oferecer aos telespectadores ainda. Embora o tempo de realização da minissérie documental tenha sido curto, a Globo conseguiu reunir entrevistas do autor para o projeto Memória Globo e depoimentos recentes de estrelas de suas criações, cumprindo bem o papel de homenagear um dos maiores novelistas brasileiros.
Sua carreira iniciou com Caso Especial, em 1972, passando pela releitura do clássico literário A Escrava Isaura (1976) e por seus grandes sucessos Dancin' Days (1978), Vale Tudo (1988), O Dono do Mundo (1991), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007) e Babilônia (2015). Atualmente, Paraíso Tropical está sendo reprisada no Vale a pena ver de novo.
A primeira novela mais emblemática dele foi a primeira versão televisiva de A escrava Isaura, com a atriz Lucélia Santos. Pude acompanhar alguns capítulos recentemente pelo Youtube e realmente é uma obra-prima. Minha mãe tem a memória que assistia essa novela da janela do vizinho, ainda durante sua adolescência. Como se esquecer, também, da frase: "Quem matou Odete Roitman em Vale Tudo?". Vale Tudo foi um grande sucesso de 1989/1990 que trouxe uma crítica ferrenha ao governo e política brasileiros. E os embates de Maria Clara e Laura em Celebridade?! A cena da surra que Maria Clara deu em Laura no banheiro de uma casa de festas até hoje é relembrada. E o jargão de Bebel em Paraíso Tropical?! "Eu tenho catígoria!".
Giba criou personagens inesquecíveis como Maria Clara, Laura, Isaura, Bebel, Olavinho, dentre outros. Tinha uma ótima mão para criar vilões (mocinhos nem tanto...), criando ótimas tramas, cheias de críticas sociais. Desde a época da censura (Brilhante) ao país de Sarney (Vale Tudo), da busca pelo sucesso (Celebridade) à cruzada conservadora que o fez mudar os rumos de Babilônia.
O autor conseguiu criar um estilo mesclando melodrama e refinamento, além de acentuar a crítica social em seus enredos. É o caso de Vale Tudo, O Dono do Mundo, Anos Rebeldes, Pátria Minha e Força de um Desejo.
Interessante que a produção não apresenta uma estrutura curricular normal, mas detalha a modernização da assinatura do autor nas telenovelas, principalmente em trabalhos na virada dos anos 1970 para 1980, em títulos como Dancin'Days e Água Viva.
Os estilos e as mudanças de escrita de Gilberto Braga também são explorados. No início, o autor adaptava para a TV grandes clássicos da literatura nacional, como Senhora e Escrava Isaura. Depois, ele foi escalado para o horário das 8h (atual novela das 9h), em que emplacou grandes sucessos e fracassos. Ele gostava de diálogos cortantes e refinados, mostrando sua paixão por melodramas clássicos nos seus folhetins. Embora insistisse no glamour, emplacou sua trilogia que aboradava a corrupção com Vale Tudo, O Dono do Mundo e Pátria Minha.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando Edgar Moura Brasil mostrou fotos e a coleção de filmes de Braga.
Gilberto Braga - meu nome é novela é um importante especial, que traz uma homenagem sincera e completa à obra televisiva e ao estilo do novelista. Como crítica, era preciso apresentar os aspectos negativos do estilo do autor com maior clareza. Recomendo! J-J
Quinta de série: Master Moley
Pode conter spoilers!
Master Moley é uma toupeira vivente de uma cidade-toca abaixo do Castelo de Windsor na cidade agitada de MoleTown. Ele é o guardião de um livro mágico com o poder de fornecer a paz entre seres humanos e toupeiras. Diariamente, ele, seus amigos-toupeiras e outros animais se aventuram em missões cheias de descobertas. Master Moley é uma animação britânica de 2021 que encanta crianças e também adultos (Eu no caso RSRS!), guiando-os às belezas do mundo e da natureza, sempre com muita diversão e envoltos no calor e conforto da família! A Globoplay já disponibilizou 52 episódios de em média 12 minutos cada.
Moley é conhecido pelos cidadãos de MoleTown como sábio e conhecedor e se tornou o detenter do livro mágico Manny, que o acompanha em viagens pela cidade, com o intuito de aprender novas culturas de toupeiras e compartilhando seu conhecimento do mundo humano acima. Embora sendo sábio, ele não é mais inteligente do que uma toupeira comum, se envolvendo em desventuras e confusões divertidas! Ele conta coma ajuda de seus melhores amigos Mona Lisa, Dotty, Mystic Mole e Mishmosh, que sempre vêm ao seu socorro.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
5Q: O jogo da imitação
sábado, 20 de janeiro de 2024
Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #22
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
Quinta de série: Pequeno Príncipe & Seus amigos
Pode conter spoilers!
Pequeno Príncipe, Raposo, Rosa, Charlotte e Elias embarcam em diversas aventuras numa nave espacial e exploram o universo a bordo do Asteroship B612! Esse é o mote central de Pequeno Príncipe & Seus amigos, animação em série baseada no livro clássico de Antoine de Saint-Exupéry, produzida e realizada pelos estúdios franceses Method Animation e Bidibul Productions e disponível no serviço de streaming da Globoplay. 39 episódios, de em média 12 minutos, já estão disponíveis.
A fotografia é tanto em 3D, como em 2D. Os capítulos iniciam com Charlotte e Elias na escola, seja no pátio ou em outras dependências. Eles brincam, estudam, se divertem e questões são levantadas, até que eles se dirigem para um muro com desenhos e ilustrações alusivos ao clássico. A fim de brincar e se divertir com o Pequeno Príncipe, eles utilizam gizes de cera e desenham por cima da ilustração, para viajar para uma outra dimensão aonde se encontram personagens queridos. Do pátio da escola até a galáxia, a diversão e aventura é iniciada! Charlotte e Elias sempre chegam com questionamentos, traumas, problemas e dificuldades nesse universo ultradimensional e o Pequeno Príncipe; Raposo, um mecânico gênio que faz de tudo; e a Rosa, um supercomputador de bordo, vão fazer de tudo para ajudar as crianças em seus dilemas.
Como o Pequeno Príncipe sempre fala: "Para cada problema, há uma solução". A bordo do Asteroship B612, eles vão para planetas, dimensões, outras galáxias, conhecem outros personagens super queridos e importantes, como Aviadora, Pintora e Rei de Tudo e vivenciam aventuras emocionantes, cheias de aprendizados e lições.
Cada pequeno planeta, ser celeste, estrela, asteroide, astros e outros personagens é uma forma de descobrir novas culturas, histórias, perspectivas, lições e aprendizados. Os problemas levantados pelas crianças são compartilhados com as situações que ocorrem no universo e com os personagens. Ao final de cada episódio, sempre tem a moral e as lições aprendidas. Os dilemas que Charlotte e Elias trazem e apresentam tem a ver com fobias, medos, falta de coragem, bullying, baixas autoestimas, vivências em grupo, amizades, noções de compartilhamento, famílias, entre outros. Ou seja, tudo que já vivenciamos na vida real um dia.
Para resolver os dilemas e problemas, o Pequeno Príncipe e seus amigos vão para a Sala de Reuniões de Ideias. Sentados em nuvens, flutuando pelo ar e com o universo de pano de fundo, eles expõem suas ideias, pontos de vistas e opiniões para solucionar as questões. A união e comunhão fazem a força e é ótimo contar com alguém em sua vida! Falando em cooperação, Raposo e Rosa ajudam muito, sejam com trabalhos braçais, mecânicos e/ou até mesmo tecnológicos.
Os gráficos do desenho são legais. É interessante essa mudança de 3D (escola) para 2D (universo). Cada personagem é cativante, dócil, amoroso e cooperativo, sem falar ainda dos personagens especiais que aparecem a cada capítulo. Não tem como não se apaixonar por eles também! A trilha sonora instrumental é linda e dramática, chegando a ser emocionante. O Pequeno Príncipe e os outros personagens, às vezes, quebram a quarta parede e interagem com o telespectador, piscando para a tela, seja quando vão a bordo na aventura ou ao final, quando a lição e moral são apresentadas.
Fica a dica! Pequeno Príncipe & Seus amigos! Animação inteligente, com muitas lições, tanto para crianças como para adultos. Você irá gostar bastante! E lembre-se: "Para cada problema, há uma solução!" J-J