Pode conter spoilers!
A vida e história da cantora Nara Leão foi retratada numa série documental pelo Globoplay chamada de O canto livre de Nara Leão. Dirigida por Renato Terra, a produção conta com cinco episódios de em média 40 minutos cada um.
No ano em que completaria 80 anos, 2022, a série foi lançada. Nara Leão foi uma cantora, compositora e instrumentista carioca que construiu uma carreira forte por mais de duas décadas. Ela foi conhecida como a "musa da bossa nova" e morreu em 1989, aos 47 anos, em consequência de um tumor cerebral. Ela foi conhecida pelo show Opinião, onde revelou nomes como Chico Buarque, rompendo preconceitos no cenário musical brasileiro e se opondo a ditadura militar em seus anos vigentes. Nara tinha uma personalidade e talentos únicos, que transformaram a música e o comportamento daquela época.
A produção mostra entrevistas com pessoas que conviveram com a artista e faz um resgate de arquivo de imagens inédito. São resgatados materiais de entrevistas e apresentações raras, percorrendo diversos momentos da carreira e vida pessoal da cantora, costurando os acontecimentos com depoimentos de famosos como Roberto Menescal, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marieta Severo, Fagner, além da família da cantora.
A série aborda vários momentos da carreira de Nara Leão, tais como: o início e os encontros com os artistas que inauguraram a bossa nova na Zona Sul do Rio; o show Opinião, que foi a primeira resposta artística à ditadura militar; a parceria com Chico Buarque e a vitória de A Banda no Festival de MPB de 1966; a participação na Tropicália e a gravação de Roberto e Erasmo Carlos; e o retorno à bossa nova no final da carreira.
Nara tinha um jeito próprio de cantar, uma voz doce e melódica que confrontava o sistema e mostrava para o que veio. Confronto sem alterar o tom de voz e sem precisar brigar com ninguém. Desse modo calmo, sereno e gentil ela revolucionou a música brasileira, rompeu preconceitos, confrontou a ditadura militar e abriu caminhos para as mulheres.
A série é discorrida em cinco episódios, são eles: Bossa nova, Opinião, A Banda, Quero que vá tudo pro inferno e Fiz a cama na varanda.
Entre os motivos para assistir a produção estão: o fato de Nara estar à frente do seu tempo e defender os direitos políticos e femininos; os depoimentos e números musicais da artista raríssimos e riquíssimos; a série é repleta de grandes nomes da nossa música; o conhecimento do trabalho de Nara como pesquisadora da música; e a intimidade da cantora como você nunca viu.
O canto livre de Nara Leão é uma série bem musical e sonora. Nela, conhecemos mais da história da Bossa Nova, assim como de Nara Leão, esse grande ás da Música Popular Brasileira. É uma boa série documental. J-J