Ao tirar uma foto de uma pessoa você se apropria de sua imagem. A apropriação pode ser, ou não, legal, uma vez que alguns paparazzos clicam momentos delicados da vida dos famosos sem pedir permissão. O fato é que quando você tira uma foto, você adquire a imagem da pessoa para si. Se a imagem é sua e não da pessoa da foto, concorda que terá que responder por ela? Afinal, o fotógrafo foi você.
Mas não é só com fotos que isso acontece, e sim com imagens digitalizadas, manipuladas por profissionais que photoshopam e trabalham nelas e se tirou ou colocou algo terá que responder por isso. Por infelicidade, essas mudanças podem ser desastrosas e podem custar uma série de polêmicas.
A modelo Marisa Miller teve o desprazer de sentir na pele, literalmente, as consequências de uma manipulação mal feita. Isso custou seu próprio braço. Publicaram sua imagem no site do Vitoria's Secret sem o membro esquerdo.
Eu, no seu lugar, pediria indenização por mal-utilização de imagens, pois isso pode até denegrir sua imagem. Por outro lado, o que estava em jogo na publicidade era a camiseta, e não a modelo. Daí fica complicado lidar com a situação, mas não exclui a possibilidade de procurar seus direitos.
Falando nisso...
A atriz Fernanda Vasconcellos recentemente perdeu seu umbigo na propaganda das Havaianas, sendo alvo de piadas em redes sociais. Sua atitude, foi a mais pacífica possível. Ela disse: "Se eu soubesse que ficar sem umbigo me daria posição no Trending Topics, teria feito antes".
E aí, como Marisa Miller reagirá? (JJ)
Por: Emerson Garcia