sábado, 30 de setembro de 2023

Jogo 'Rainy Day': ensinando por meio da indecisão, depressão e dificuldade de fazer escolhas

O jogo Rainy Day (jogue aqui em português e inglês), lançado em agosto de 2016, tem o intuito de reproduzir sentimentos, ações e atitudes de uma pessoa ansiosa e depressiva. Se fazer escolhas já é complicado para alguém com sua sanidade mental em ordem, imagina para quem passa por percalços em sua saúde emocional e psíquica?! 

Você conseguiria levantar da cama se estivesse em depressão, se o dia estivesse nublado ou cinza?! O jogo reproduz a dificuldade de ficar em casa ou sair, até mesmo de escolher tomar café e/ou qual roupa vestir. Sentimos, na pele, a aflição do avatar, que sempre tem que fazer escolhas, enfrentar seus medos, ansiedade, depressão, para seguir em frente. 

E as escolhas são feitas, sempre com incertezas e inseguranças. Elas aparecem escritas de forma embaçada, em visão turva, para demonstrar a dificuldade do momento. A angústia também toma conta de nós, quando estamos jogando o game. Nos sentimos confusos, inseguros, angustiados. Cada escolha feita no jogo, não é o fim ou solução, abrindo espaço para mais confusões mentais e perturbações. Pensamentos repetitivos e negativos, assim como pessoas em depressão e ansiedade, fazem parte do jogo e a angústia está justamente aí. 

Criado por Thais Weiller, uma designer brasileira; e com a arte de Amora Bettany do estúdio Miniboss, o jogo é simples, mas informativo e com alertas chocantes. Você o joga em menos de 10 minutos e, ao final, se sente impactado e tocado por tudo que é proposto. Eu, que já passei por dois momentos depressivos, sei o quanto é difícil tomar decisões e mudar pensamentos negativos. Havia dias que queria mover céus e terra, dizia que ia fazer isso ou aquilo, que ia fazer inúmeros cursos e teria a decisão de ser feliz, mas havia inúmeras barreiras e impedimentos para colocar isso em prática. A depressão é essa euforia e indecisão, bem caracterizados no joguinho.   

O jogo tem um design intimista, com ilustrações de Amora e a letra das fontes bem cursivas, como se fossem de um diário. A cor do fundo do game é em azul, bem serena, triste e melancólica. O jogo é bem interativo, qualquer pessoa pode jogar e se sentir impactada. Thais também já vivenciou esse momento depressivo e retratou sua batalha com Rainy Day







O intuito é gerar empatia, identificação e auxiliar na resolução de demandas psíquicas e psicológicas. Ele tem gerado respostas e mudanças nas vidas das pessoas, apesar de ser bem simples. As pessoas se sentem aliviadas por saber que há mais pessoas que podem passar pelos mesmos problemas que elas, mas também podem se sentir mal, porque o jogo é real e angustiante. O jogo produz uma sensibilidade enorme e efeitos.

Na parte final, a paleta de cores azul abre espaço para a amarela, mostrando um pouco de luz no final do túnel na vida do avatar. Dias ensolarados e esperançosos podem surgir, mesmo que caia um temporal lá fora! Ao final, as escolhas são menos confusas e dolorosas e se tornam mais claras, até que um final feliz pode vir a ser proposto. A lição é que muitas atitudes pequenas podem ser bem grandes, na verdade!











O jogo ainda apresenta uma bela lição de moral ao final. Rainy Day consegue transmitir emoções e simular estados de espírito. Ele não é a solução para a depressão ou ansiedade, mas acredito que se encaixe no tema da psicoeducação. Se está depressivo ou ansioso, não deixe de pedir ajuda! J-J 


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Mônica Fuchshuber: o Brasil estampado em ilustrações!

Hoje trago um pouco do trabalho da ilustradora e designer carioca Mônica Fuchshuber. Ela possui ilustrações e desenhos incríveis de cidades e pontos turísticos brasileiros. Ela chamou minha atenção porque sabe captar, com facilidade, as características das cidades, com monumentos, animais, esportes, entre outros, que dizem respeito à elas. E ela faz isso num trabalho super alto astral, vibrante, colorido e alegre. 

Mônica nasceu no Rio de Janeiro, se formou em Design Gráfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e viveu em São Paulo durante 22 anos, retornando ao Rio em 2010. Com mais de 20 anos de experiência em design, atende clientes do Brasil e exterior. 




Suas criações fazem enorme sucesso e são estampadas em livros, quadros, cartões comemorativos, embalagens, camisetas, cadernos, almofadas, cangas, garrafas térmicas, lenços e anúncios publicitários. 



A artista possui uma história de sucesso como ilustradora. No início, começou trabalhando para confecções, desenhando estampas para camisetas.  

Depois, começou a desenhar para cartões comemorativos. Esses cartões me são bem familiares, só não sabia que se referia à autora. 


Os cartões comemorativos serviram de porta de entrada para lançar a designer no ramo editorial, com a confecção de desenhos e ilustrações de livros didáticos e literários. Ela ilustrou livros da Editora Escala, Nova Cultural, Online, do Brasil e FTD. Editoras que conheço muito bem e que fizeram parte da minha vida no ensino fundamental e colegial.   








A partir dos anos 2010, seus desenhos com temas brasileiros e de cidades turísticas passaram a fazer sucesso e foram estampados em cangas, que se espalharam pelas praias brasileiras. 


Ela tem uma percepção incrível para desenhar a identidade de cada lugar do Brasil. E gosta de muito colorido e alegria, pois são características daqui. Também faz ilustrações temáticas e motivacionais. 



A ilustração, em si, agrega valor e diferencia. A imagem deixa o produto diferente e mais atraente para quem o consome. E as de Mônica promovem nossas riquezas nacionais. Não há como não gostar e se sentir representado com elas!  



Um trabalho louvável! Já conhecia Mônica Fuchshuber? Gostou das suas ilustrações? J-J


SAIBA MAIS 

Email

Site

Instagram

Loja


Por: Emerson Garcia

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Orgasmos representados pela IA!

Setembro é conhecido como o Mês do Sexo, isso porque o Dia do Sexo é comemorado no dia 6 de setembro (6/09) desde 2008, quando uma marca de preservativos teve a ideia de fazer uma alusão à posição sexual. A ideia da data é falar abertamente sobre a necessidade do uso de camisinhas, sobre o prazer e derrubar tabus sobre a sexualidade. Mesmo que a data não esteja oficialmente no calendário, ela já tem ganhado notoriedade e adesão.  

O sexo é um tema interessante a ser discutido. Pense uni-lo, por exemplo, com a Inteligência Artificial - um dos assuntos que mais tem bombado atualmente?! A fabricante de brinquedos sexuais Love Honey transformou orgasmos sexuais em imagens, por meio da IA. As ilustrações são geradas por informações de usuários e dados obtidos durante orgasmos de usuários em pesquisa. A empresa desafiou a ciência para descrever o que poderia ser impossível de representar. Será que essa poderosa sensação corporal, o ápice do prazer, poderia ser representada de forma fidedigna? Com a IA tudo é possível! 





A representação do orgasmo relembra ondas e movimentos fluidos e compassados. Mas o orgasmo não tem uma representação padronizada, pois ele é uma sensação única e pessoal, variável entre os indivíduos. É por isso que há imagens tão variadas de orgasmo. A empresa, em comunicado, falou mais do resultado final: 

“Essas imagens não são perfeitas, mas elas resumem a individualidade do orgasmo. Apesar de tentar remover o viés humano e os estereótipos de gênero, o viés permanece mesmo na IA, que automaticamente atribuiu tons mais claros aos orgasmos femininos e mais escuros para os masculinos”.


A delicadeza feminina é representada por tons e cores mais claros (rosa brilhante). A força e brutalidade masculina, por cores mais escuras (roxo escuro). Mas isso não é regra geral, tá?! A IA que definiu isso! As imagens se assemelham à erupção vulcânica, fogos de artifício e estrela cadente. 



A Inteligência Artificial tem provado que não há limites para a representação. Até o que não poderia ser representado, é. J-J



Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Porto de Galinhas (PE): paraíso que ainda enfrenta problemas

Que Porto de Galinhas (PE) é um paraíso, não há dúvidas, contudo a cidade turística enfrenta problemas de infraestrura, saneamento básico, orientação, fiscalização municipal e organização. Quando fui na cidade em 2021, a cidade já enfrentava esses problemas. Agora, em 2023 alguns problemas ainda persistem. 

Falta acessibilidade tanto para pedestres como pessoas com deficiência. Você não consegue caminhar normalmente nas calçadas, pois elas estão detonadas, quebradas e com pedras imensas. Bancos estão pichados, com ferros estruturais aparentes, fora que a Vila carece de um mínimo de acessibilidade, tanto para pedestres como para pessoas em cadeiras de roda ou com dificuldade de locomoção. Rampas de acessibilidade, assim como estacionamentos para cadeirantes são raros. Confira algumas fotos tiradas por mim na época:









Caminhar pela cidade é quase uma aventura ou um jogo com inúmeros desafios pela frente. Você não consegue caminhar, livremente, sem ter que pular um buraco, subir em cima de pedras, passar sobre areias e terras, desviar de galhos... É um perigo, pois pode ocorrer acidentes de locomoção, e graves. Minha mãe, que está com dificuldades de andar e que tem que caminhar com uma bengala, não ia ser uma boa visitar a cidade enquanto não houver uma boa reforma de infraestrutura em Porto de Galinhas. 







 

Outro problema que percebi na cidade é o mau cheiro, fedor e lixos. As praias são paradisíacas, mas o "cheiro forte de peixe", denigre um pouco a paisagem do lugar. O cheiro de esgoto chega a ser insuportável, se intensificando nos dias de chuva, quando a vila alaga. A Praia de Porto de Galinhas, sobretudo, é a que mais sofre, em que o odor é mais forte e tem mais lixo. Não há tratamento adequado de dejetos nem saneamento básico. Em 2023, iniciou-se algumas obras pela prefeitura da cidade, mas ainda não fui lá para conferir o resultado. 

Há problemas de organização e orientação também. Faltam banheiros e chuveiros públicos e há muitas paredes e muros pichados. A sinalização e orientação é quase inexistente. As placas informativas são quase todas escritas em português, o que dificulta a orientação de turistas estrangeiros na cidade; e há poucos mapas expostos. Parece que em 2022, houve uma melhoria na sinalização de placas informativas em outros idiomas. Também foi inaugurado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que facilita a troca de informações. 


Algumas questões da cidade foram melhoradas, mas não retornei lá para conferir de perto. Outras, ainda serão implantadas. Parece que haverá um estacionamento rotativo, que é uma demanda antiga da população e turistas. Também há um projeto de acessibilidade da Secretaria de Infraestrutura em estudo. A cidade é um verdadeiro paraíso, com beleza natural estonteante, com piscinas naturais com peixes coloridos e tartarugas em meio ao cenário formado pelos arrecifes corais, mas que ainda enfrenta diversos problemas. Que quando eu retornar na cidade, possa trazer um novo cenário e impressão. Assim espero. J-J


Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Doodles das estações do ano - Primavera em Doodles

O Google é especialista em celebrar datas comemorativas por meio de Doodles. De forma bem tradicional, artes são criadas sempre que uma nova estação climática se inicia. Hoje (22) já tem doodle novo para celebrar a chegada da estação mais florida e bonita de todas - a primavera. 

A estação chega hoje no hemisfério sul, enquanto no norte, será outono. O Google é atento à essas diferenciações dos pólos e cria doodles diferentes tanto para o hemisfério sul, como para o norte. Doodles semelhantes da primavera, são criados para países do hemisfério sul, como Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.   

A primavera tem características climáticas bem especiais e únicas e o Google sabe retratar isso como ninguém. Apesar de ser uma estação bem definida, o uso do termo é variável de acordo com o clima, as culturas e os costumes locais. Assim como qualquer outra estação, a primavera possui seus próprios padrões de luz, temperatura e clima que se repetem anualmente.

A estação que se inicia hoje é conhecida como do florescimento, das flores, frutos e frutas, isso porque há modificações na vegetação e no crescimento das plantas. As plantas brotam, folhas de árvores caem e as flores florescem. Um espetáculo lindo e perfeito, criado pelo próprio Deus, o autor de todas as coisas! 

Ao pesquisar doodles do Google da primavera no acervo, vi artes incríveis e bonitas dessa estação que todos amam. E as artes tem muito desse conceito da primavera e do que ela vem a oferecer. Confira algumas deles...




Perceba que as artes são bem coloridas, alegres e com cores vibrantes, com bastante flores e frutos. A arte acima, criada por Sophie Diao, traz o personagem Quinn (advindo da palavra Equinócio) que dedilha uma música melodiosa e agradável, para despertar uma criatura misteriosa que sai por entre um esconderijo com flores e frutos. A arte possui uma brisa suave e belíssimas flores. 

A transformação durante a primavera também é retratada em doodles, como nesse abaixo, que celebra um tempo de renascimento e renovação, tempo de novos começos. O desenho apresenta o planeta Terra com um semblante alegre e uma flor rosa no topo, com algumas plantinhas menores e cogumelos ao redor. A logo do Google também foi modificada, como das outras vezes. As letras foram substituídas por letras que lembram raízes. O poeta chileno Pablo Neruda resumiu esses tempos: 

“Entre a água e a luz que desenrolam o ar / Agora se inaugura a Primavera / Agora a semente tem consciência do seu próprio crescimento”.

No hemisfério norte, com o outono, a florzinha da primavera foi modificada por uma folha seca, que é bem característica em regiões de clima temperado onde a folhagem das árvores cai conforme o inverno se aproxima, em dezembro. 

Com o início da primavera e do outono, também surge a chegada do Equinócio que é quando dias e noites possuem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a luz do sol atinge o planeta com a mesma intensidade nos dois hemisférios. 

É isso que é retratado no doodle a seguir. Conforme o eixo da Terra se aproxima do sol, os dias ficam mais longos e as plantas, árvores e botões ganham vida e "brotam". É interessante porque o doodle retrata um novo começo, um renascimento mesmo, um novo crescimento e dias mais quentes. É interessante porque as pedrinhas da ilustração estão tristes e ficam surpresas quando os galhinhos florescem e ficam coloridos. 




O colorido da estação, o verdor, a simpatia de animalzinhos e o colorido das flores e frutas são características fortíssimas da estação. Como pode ser verificado nessas artes abaixo. A primeira tem a cor verde como foco, com flores coloridas e um coelhinho que está dentro de um balão; a segunda, celebra o Dia dos Professores de uma forma bem primaveril e colorida, com uma abelha professora. 








Acho genial a criatividade do Google em homenagear datas comemorativas, aniversários de celebridades e dias especiais. Os doodle da primavera são mais que especiais, são incríveis. E você, gostou deles?! O que acha desse tipo de Doodle?! Diga tudo nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design