segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Dia do Evangélico: compreenda a data e o porquê dos evangélicos serem considerados como tal
'Marvel' lança nova abertura em tributo à Chadwick Boseman
Com o intuito de continuar
celebrando o legado de Chadwick Boseman, a Marvel Studios fez uma pequena
atualização na famosa abertura do estúdio colocando um tributo ao falecido ator
em Pantera Negra. Boseman faleceu em decorrência de um câncer de cólon em estágio
avançado, porém seu legado continua vivo e inspirando pessoas em todos os
cantos do planeta. Aos assinantes do Disney+, o filme já está disponível com
essa mudança na plataforma. Vida eterna a Chadwick Boseman e Wakanda para
Sempre. J-J
domingo, 29 de novembro de 2020
Beleza, alegria e cor em 'O sol ainda brilha', novo clipe do 'Rosa de Saron'
Estou com um quentinho no coração com o novo clipe do Rosa de Saron, O sol ainda brilha, e tive que vir aqui compartilhar essa verdadeira obra prima. Lançado no Youtube no dia 18 de novembro, o clipe já conta com mais de 50 mil visualizações, 11 mil curtidas e 51 descurtidas. Ele faz parte do último cd lançado da banda, Lunação (2020), e é uma forte mensagem para aqueles que lidam com a depressão.
O clipe foi dirigido por JC Nunes (que foi quem bolou a fotografia também), com roteiro de JC Nunes e Bruno Faglioni (novo vocalista da banda), maquiagem e figurino de Pâmela Silveira. O elenco contou com a banda Rosa de Saron e Mariah Lima e Maike Maike Marques.
O vídeo conseguiu descrever, de forma verossímel, a história da letra que conta sobre alguém depressivo, cabisbaixo, que se trancou no quarto. No clipe, essa pessoa é um palhaço inconformado com a vida, que é desafiado a ver o sol brilhar lá fora por meio de uma palhacinha muito fofa. Assista e se emocione:
A produção audiovisual de O sol ainda brilha é cheia de sentimentos e emoções, e não dava para ser diferente. O vídeo capta muito bem a tristeza e depressão profunda do palhaço, por meio das cores preta e branca.
A fotografia, nesse sentido, segue a história da letra e das cenas do vídeo. Apesar de ser palhaço, de estar com quadros belíssimos de flores e com uma pelúcia de macaco, nada podia alegrá-lo. Aliás, a palhacinha faz de tudo para animá-lo do lado de fora da janela, mas sem muito sucesso, já que ele estava triste e ranzinza e acaba remendando a menina.
A garota se chateia com ele e finge ir embora. Ele sente falta dela, até que ela brinca com ele novamente e o assusta. Ele, então, abre a janela e algo mágico acontece.
Justamente na hora em que ele abre a janela é cantada a parte "Abre sua janela para ver Abra sua porta para perceber Para ver a luz dissipar a noite dentro de você" e todo ambiente é iluminado e colorido, inclusive ele próprio. E aí uma nova paleta de cores é utilizada, com cores vivas, alegres e fortes.
Se o clipe já era bonito e belo preto e branco, ele fica incrível quando vemos a roupa azul do palhaço, a roupa fofa da palhacinha, dos integrantes da banda e até mesmo a cor e design do ambiente.
A palhaça, que no início do clipe se preocupa ao ver o palhaço tristonho, agora está alegre porque conseguiu fazer com que ele saísse do quarto e pulasse, literalmente, pela janela. Sabe, isso me fez refletir sobre algumas coisas e compartilho com você.
O clipe me ensinou que muitas vezes nos enclausuramos em nossos quartos, cheios de tristeza, e com isso deixamos de ver o sol e a beleza que há fora da janela. Também me ensinou que há aquelas pessoas que querem ver o nosso bem e fazem de tudo para nos alegrar. E também que sempre há esperança, alegria e amor no fim, já que os momentos péssimos da vida passam (tudo passa).
Essa é uma das músicas mais bonitas do Rosa de Saron e o clipe é simplesmente uma fofura. A banda sempre me surpreende positivamente. Que você possa ver beleza, alegria e cor em sua vida, pois dias melhores virão (O frame final do clipe é um desbunde visual e de emoção só). J-J
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
12: o número em nossas vidas e a comemoração de 12 anos do 'JOVEM JORNALISTA'
Exatamente hoje (26 de novembro de 2020) o blog JOVEM JORNALISTA faz 12 anos de existência. O primeiro post foi publicado no dia 26 de novembro de 2008. Já são 12 anos de posts, reflexões, polêmicas, comentários, interações com o público, parcerias entre outros. 12. Um número sugestivo, cheio de significados, simbologias e aplicações no nosso cotidiano. Nesses 12 anos de JJ quero trazer como tema principal esse número.
O 12 é um número matemático natural e composto. Ele se apresenta com uma estrutura equilibrada, completa, perfeita e dotado de unidade. Presente na cultura ocidental e oriental, o algarismo é conhecido como número solar e símbolo da ordem cósmica, isso porque a partir dele, foram estudados o ano solar e os ciclos lunares, até serem criados os 12 signos do Zodíaco. Mas não só por isso, já que nosso dia - com 24 horas - dividi-se entre duas partes: a primeira de 0 a 12 horas (manhã), e a segunda de 12 a 24 horas (vespertino). Nós medimos o tempo pela incidência do sol nos meridianos e utilizamos as expressões "meio-dia" e "meia-noite". O 12 também serviu para demarcar as 12 fases lunares durante um ano. Foram as fases da lua que serviram de inspiração para formar o calendário em 12 meses.
Em português o número é chamado de "doze", em espanhol de "doce", em inglês de "twelve" e em latim de "duodécimo" - que é a junção dos números 10 e 2. O 12 é um número extremamente popular e um dos principais numerais usados na história da humanidade, como veremos nesse texto.
Dúzia
Você com certeza já falou as seguintes frases "Me dê uma dúzia de ovos", "Me dê duas dúzias de bananas" e "Me dê meia dúzia de mexerica" em uma situação cotidiana para pedir 12 ovos, 24 bananas e 6 mexericas, respectivamente. Convencionou-se, então, a chamar um grupo de doze coisas de dúzia. Em inglês se chama de "dodecad" ou "duodecad". O sistema duoedecimal, portanto, é extremamente presente em nossas vidas.
São poucas as pessoas que não compreendem o conceito de dúzia em nossa sociedade, assim como de meio-dia ou meia-noite. É um conceito bem claro e popular que também é utilizado para mostrar a qualidade inferior de um produto, quando a mercadoria é vendida de forma massiva - esse produto é chamado de "vendido às dúzias", ou seja, vendido às pressas e sem cuidado.
Religião
12 discípulos de Jesus Cristo. | Rumo da fé
O número 12 carrega símbolos religiosos e mágicos, uma força divina, pois geralmente representa a perfeição, totalidade ou ordem divina em inúmeras religões e isso desde que o mundo é mundo. Assim, o número tem importância nas seguintes religiões: judaica, cristã, hindu, islâmica, entre outras.
Na religião judaico-cristã são 12 os salmos cantados durante a noite; 12 os apóstolos; 12 as tribos de Judá (E 12 as estrelas que os representam); 12 os frutos do Espírito Santo; 12 os portões da Jerusalém Celestial e 12 os frutos da Árvore da Vida descritos em Apocalipse. O número é utilizado também para apresentar 12.000 pessoas seladas - em referência às 12 tribos de Israel. Essas 12.000 se transformam em 144.00o (o quadrado de 12 multiplicado por mil).
O número 12 é tão importante para a religião judaico-cristã que quando Judas deixa de ser um dos doze, é realizada uma reunião para que Matias ocupe seu lugar, para que o número 12 surja novamente.
12 ainda eram os irmãos Arvais, uma irmandade sacerdotal romana; e o intervalo entre o Natal e a Epifania são conhecidos como "12 Dias do Natal". A Ortodoxia Oriental, por sua vez, celebra 12 Grandes Festas durante o ano.
O hinduísmo conta com 12 Jyotirlinga (Lingas auto-formados) do senhor shiva; 12 nomes do deus Sol Surya e 12 do deus macaco Hanuman; 12 pétalas no chacra do coração; e 12 Âdityas.
Já no islamismo há 12 imams, legítimos sucessores do profeta islâmico Muhammad.
Mitologia e cultura grega
Os doze trabalhos de Hércules, painel lateral de um sarcófago da Coleção Ludovisi I Wikipédia
Na cultura nórdica Odin possui 12 filhos; na lenda Arthur derrotou 12 príncipes rebeldes e venceu 12 batalhas; são 12 os deuses principais; são 12 os olimpianos; 12 Titãs; e Hércules realizou 12 trabalhos.
Na Grécia antiga o nome dado à um conjunto de doze cidades era dodecápolis.
Ciência
Aglomerado de estrelas Messier M12. I Annys Astronomy News
12 é o número atômico do Magnésio (Mg) na tabela periódica. O grupo 12 da tabela periódica diz respeito aos metais de transição e é conhecido como família do Zinco.
O corpo humano, por sua vez, possui 12 nervos cranianos. Uma curiosidade sobre o corpo humano está justamente no órgão duodeno. Você sabe por que ele se chama assim? Porque ele foi medido em doze dedos, e não em centímetros.
Um aglomerado de estrelas da constelação de Ophiuchus é chamado de Messier M12.
Esporte
No esporte, sobretudo no futebol e futebol americano, o número 12 é uma simbologia para a torcida que veste a camisa do time e dá a vida por ele. Por esse motivo, vários times não permitem que os jogadores de campo (11 de cada time) usem o número 12.
Em 1922, a Texas A&M University utilizou a camisa 12 para o "12º homem", ou seja, um torcedor convidado a jogar.
Tecnologia
São 12 o número de teclas de funções na maioria dos teclados de PC (Começa no F1 e termina no F12). Já no formato Rich Text da Microsoft atribui-se números a 12 mod 256 para variantes do idioma francês.
Artes
Cena do filme High noon - Matar ou morrer I Internet
O número 12 também está presente nas artes, seja nos títulos de obras de televisão, teatro, cinema, literatura ou em teorias de músicas ou de artes. O número também aparece em jogos.
Entre os títulos de filmes e séries, peças de teatro, literaturas e músicas estão: filmes e séries - 12, 12 é demais (em português), 12 rounds e 12 monkeys; peças de teatro - a comédia de William Shakespeare Twelfh Night, The Vision of the Twelve Goddesses (A visão das doze deusas) e Twelve angry men de Reginald Rose; literatura - o poema The twelve de Aleksandr Blok, romance Twelve de Nick McDonell, o conto popular The Twelve Dancing Princesses (As doze princesas dançantes), Eneida, poema épico de Virgílio que é dividido em duas metades compostas por doze livros; músicas - o álbum 12 play de R. Kelly, a música 12 do Katatonia e a banda cristã 12 stones.
Nas artes merece destaque ainda o filme clássico High noon - Matar o morrer, de 1952, em que acompanhamos o heroi Gary Cooper enfrentar o vilão Frank Miller em uma das horas mais emblemáticas do dia - 12 horas ou meio-dia. High noon se tornou um dos westerns mais famosos de todos os tempos.
Música dodecafônica e cena de Star twinkle PreCure I Montagem: Emerson Garcia
O número 12 ainda está presente em diversos produtos de TV. Em Battlestar Galactica os personagens vem de 12 colônias de Kobol e adoram os 12 senhores. Há um programa animado chamado de 12 oz.Mouse, um game show francês chamado de Les 12 coups de Midi e um grupo de canais de televisão a cabo regionais americanos chamado de The news 12 networks. Há também o curta Little twelvetoes que retratou uma criança alienígena usando aritmética de base doze. Já em Star twinkle PreCure, o Star Palace é o lar das 12 princesas das estrelas, sendo uma para cada signo do zodíaco.
O 12 também se encontra nas teorias musicais. 12 é o número de classes de afinação em uma oitava. Os 12 tons foram 12 notas criadas por Arnold Schönberg que ficaram conhecidas como a música dodecafônica. Instrumentos como o clarinete sopram no décimo segundo e o blues de 12 compassos é uma das progressões de acordes mais conhecidas da música popular.
Já nas teorias artísticas existem 12 matizes básicos nas cores, sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.
Por fim, no mundo dos games também. Dois dados somam o valor 12; Doze é um personagem da série de videogames Street Fighter; e no Mario Kart Wii e Mario Kart 8 a grade inicial carrega 12 personagens à cada corrida.
Doze de Street Fighter I Internet
Outros campos
Bandeira da União Europeia I Internet
O número 12 está presente em outros campos além dos já citados. São 12 as estrelas que compõem a bandeira da União Europeia, cada uma representando um país.
Na educação é costume frequentar 12 séries, sendo que em alguns países é incluída a décima terceira.
Normalmente há 12 pares de costelas no corpo humano.
No direito romano haviam as 12 tábuas ou Leges Duodecim Tabularum.
Nos Estados Unidos, 12 pessoas compõem o juri para julgamentos de crimes.
Foram 12 as pessoas que caminharam na Lua pela primeira e única vez.
Os Alcoólicos Anônimos possuem 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos para o serviço mundial.
O JOVEM JORNALISTA faz 12 anos!
Sim! Esse blog que tanto amo faz 12 anos de existência e eu não poderia deixar de comemorar de uma forma inovadora e única. Para registro: a pauta do post foi uma ideia do colaborador Layon Yonaller. Como foi percebido no post o número 12 está mais do que presente em nosso cotidiano, seja na ciências, artes, astrologia, matemática, tecnologia, esporte, mitologia, religião e também nas crendices (Quem se lembra que o mundo acabaria em 2012 e saiu até filme sobre?).
12 é um número simbólico, enigmático, perfeito e é exatamente essas características que posso observar no 12º aniversário do JOVEM JORNALISTA. Que essa seja uma data marcante para a história do blog. Agora, finalizo o texto com a incrível logo que o Layon Yonaller criou especialmente para esse momento. J-J
Por: Emerson Garcia
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
'Movember': o que é; como surgiu; histórico; 'Fundação Movember'; como participar; ações publicitárias; e referências em games, cultura pop e outros
Estamos no mês que é conhecido
com Novembro Azul, um mês de conscientização sobre o câncer de próstata.
Durante novembro também ocorre o movimento Movember. Você sabe o que significa
a expressão? O Movember é a união de duas palavras Mustache e November (Bigode
e novembro, em português). Assim, a campanha do Novembro Azul acontece
simultaneamente à do Movember - assunto principal desse post.
O movimento Movember tem o mesmo nome da fundação australiana criada em 2003, que surgiu como forma de conscientizar sobre alguns problemas de saúde dos homens, como câncer de próstata, câncer testicular e doenças psicossomáticas. De 30 homens participantes no início, a fundação conta atualmente com mais de 4 milhões de membros, fazendo parte de mais de 20 países.
LEIA TAMBÉM
Novembro azul: informações e ações publicitárias
Novembro Azul: qual é o tom ideal a ser trata nas campanhas?
Como a campanha do 'Novembro Azul' vai para o caminho errado
8 campanhas publicitárias e
informativas sobre 'Novembro Azul'
Durante o mês de novembro os homens são desafiados a deixeram seus bigodes crescerem, como forma de conscientização (Veremos em detalhes mais a frente). O evento é realizado pela Movember Foundation oficialmente em 21 países, são eles: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hong Kong, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Holanda, Reino Unido, República Tcheca, Cingapura, África do Sul, Suécia e Suíça. A fundação ficou no ranking das 100 ONG's mais notáveis do Global Journal em 2011 e 2012.
Como o objetivo de "mudar a aparência da saúde do homem", a campanha tem várias roupagens no mundo inteiro. No Brasil ela é conhecida como Novembro Azul, um mês em que prédios e monumentos importantes ganha iluminação azul se referindo ao propósito. Aqui no Brasil já aderimos de forma maciça ao Movember, com intervenções, mudanças de aparência e propagandas. O Movember já tem enorme aplitude, como veremos.
O post de hoje tem o intuito de explorar os seguintes tópicos: como surgiu o Movember?; Histórico do Movember; Fundação Movember; Como participar da campanha?; Ações publicitárias do Movember; Referências em games, cultura pop e outros.
Como surgiu o Movember?
O Movember surgiu em Melbourne na Austrália em 2003 quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, estavam reunidos em um pub e ficaram curiosos para saber se ficariam bem de bigodes, que não estava na moda na época.
Inspirados pela campanha do câncer de mama, quando mulheres ficam carecas para se solidarizarem com as outras, os amigos queriam relacionar o bigode com o câncer de próstata e a saúde masculina.
O mês de novembro foi escolhido para deixar o bigode crescer. Os homens que fazem isso são conhecidos como Mo Bros. Mas não é somente os homens que podem participar. As mulheres também são incentivadas e são conhecidas como Mo Sistas.
No primeiro momento, o bigode foi aderido por cerca de 30 homens. O visual deles, na época, causou curiosidade das pessoas. Eles então notaram a força e o impacto dessa atitude, passando a tornar a campanha mais visível. Além do requesito de deixar os fios crescerem, os adeptos dessa campanha deveriam arrecadar doações dos curiosos que perguntarem sobre o visual. O uso do bigode, portanto, gera um impacto e é capaz de incentivar o diálogo e a divulgação sobre a saúde masculina em todo o mundo.
Com isso, aos poucos o movimento se popularizou e serviu de inspiração para a campanha Novembro Azul no Brasil.
Histórico do Movember
O Movember possui 17 anos e um histórico já consolidado. Ele se iniciou em 2003, até ser consolidado no ano seguinte, quando passou-se a arrecadar fundos com o intuito de usarem para o combate do câncer de próstata na Austrália.
Em 2005, quase 500 pessoas arrecadaram mais de 40 mil dólares para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália. Na época foi a maior doação já recebida. Mais tarde esse grupo se chamaria Movember Foundation.
Em 2007 o eventou teve proporções maiores, ocorrendo no Canadá, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. Naquele ano foram arrecadados 21,5 milhões de dólares.
No ano de 2009, a Movember obteve o status de instituição de caridade oficial nos Estados Unidos.
Em 2010, foram reunidos mais de 447 mil homens e arrecadados mais de 72 milões de dólares.
No ano de 2013, o número de países participantes aumentou para 21, o número de inscritos foi de 969.188 e a arrecadação de 136,6 milhões de dólares.
Desde então, a fundação tem arrecadado fundos, tornando-se popular em todo o mundo.
Fundação Movember
A Fundação Movember tem como objetivo e foco a saúde do homem. Ela tem o intuito de impactar a saúde dos homens em todo o mundo e reduzir a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. Ela atua basicamente em quatro áreas, são elas: câncer de próstata, câncer testicular, saúde mental e inatividade física.
Cada uma dessas áreas tem programas marcantes. O câncer de próstata, por exemplo, tem os programas TrueNTH 33 e IRONMAN 34; enquanto o câncer testicular o TrueNTH Testicular Cancer 35. Na área de saúde mental tem o programa Making Conections. Já a área de inatividade física tem o Move e o Ahead of the game 36.
A fundação já obteve vários prêmios e reconhecimentos. Entre eles estão o de melhor ONG em várias premiações.
Desde sua origem a fundação já angariou mais de 580 milhões de dólares para financiar cerca de 770 projetos para a saúde masculina.
Como participar da campanha?
Para participar bastar registrar uma fotografia no dia 1º de novembro no site Movember bem barbeado e durante o mês promover a sensibilização dos homens a fazerem o exame de próstata. Os homens são apoiados pelas mulheres para que a campanha atinja um número maior de pessoas. No final do mês, os homens devem registrar seus rostos bigodudos novamente no site.
E que tipo de bigode utilizar? Bem, o que mais lhe agradar. A criatividade vai de cada um! É preciso deixar o bigode, porém, com uma aparência agradável e limpa para que chame a atenção das outras pessoas. Utilize balm para hidratar e estilizar seus fios, deixando-os mais macios. Uma dica é deixar as laterais do rosto, queixo e pescoço raspados, deixando somente a região acima dos lábios com pelos. A cada semana, apare o bigode para que os fios não cubram os lábios. Se optar por ousar aposte no uso de ceras para fixação no formato desejado.
A utilização do bigode durante o mês de novembro deve servir para a conscientização da saúide masculina. Por isso é importante que você sempre inclua nas suas conversas esse assunto. Não é apenas utilizar o bigode, não!
Ações publicitárias do Movember
Assim como o Novembro Azul tem suas intervenções com a iluminação de prédios e monumentos importantes na cor azul, o Movember também. Um hospital público brasileiro incorporou um enorme bigode azul na sua fachada. Já na Austrália os membros da seleção de rugby Union usaram bigodes na inauguração do boeing 737 que também foi decorado com um enorme bigode preto.
O canal do Youtube Movember possui vários vídeos publicitários sobre a campanha, como um que fala mais da campanha e em que países ela está presente. Assista:
Já a Skol lançou uma propaganda que embora não seja ligada diretamente ao Movember e o uso de mustaches (bigodes) a achei muito interessante e criativa. Ela fez parte da peça publicitária Skol Summer House. Veja:
Existem muitas outras propagandas e ações publicitárias, mas não coloquei pois o post ficaria imenso. Contudo, tem mais coisas interessantes no próximo tópico.
Referências em games, cultura pop e outros
O Movember invadiu o mundo dos games quando os jogadores do Football Manager 2015 deixaram seus bigodes crescerem durante o mês de novembro.
O movimento também esteve presente no FIFA 14 Ultimate Team e a Copa Movember e quando a Sony criou um adesivo de bigode que foi colocado no controlador Dual Shock 4 em apoio ao Movember.
Em 2012 o Google Chrome criou quatro jogos temáticos Movember para gerar conscientização e reflexão.
Em 2015, a Warframe, por sua vez, lançou um especial Movember com novos bigodes que eram trocados semanalmente para os jogadores equiparem em suas armações.
O Google Chrome, ainda, fez uma parceria incrível com a Movember criando um vídeo que apresentava participantes reais e como eles utilizam a internet e o site do Movember para aumentar a conscientização e fundos da causa. Ele apresentava a canção Repatriated, do Handsome Furs. O vídeo obteve mais de 1,1 milhão de visualizações.
Além das referências em games, internet e redes sociais, o Movember atingiu a cultura pop, quando vários famosos aderiram ao bigode, como Kevin Love, Jackie Lee e Freddie Mercury.
Isso é um pouco do Movember. Você já conhecia o movimento? O que acha dele? Diga nos comentários! J-J
terça-feira, 24 de novembro de 2020
#PlusSizePrincessProject: conheça o ensaio de Natasha Polis de princesas da 'Disney' plus-size
E se as princesas da Disney fossem gordas? Foi com esse intuito que a influencer Natasha Polis reuniu um grupo de amigas plus-size para uma sessão de fotos inclusiva. Recentemente, mostrei aqui no blog negras representando princesas da Disney. Agora é a vez de mostrar um pouco de representatividade por meio de mulheres gordinhas. O nome do projeto é #PlusSizePrincessProject (Projeto Princesa Plus Size, em português).
A idealizadora aproveitou o último Halloween (31 de outubro de 2020) para realizar o seu projeto, que tem sua própria visão sobre as princesas, realizando uma releitura e empregando seu próprio estilo.
Natasha Polis (veja seu Instagram aqui) é criadora fashion plus-size e profissional fan girl. Ela possui quase 80 mil seguidores no Instagram e um canal no Youtube em que posta sobre livros, fangirl, beleza e mais. No seu canal ela falou um pouco mais sobre o projeto de princesas da Disney plus-size. Natasha nasceu e vive no sul da Califórnia (EUA) e gosta de ler e consumir todas as formas de contar histórias. Já participou de convenções e viajou para lugares fictícios como hobby.
As princesas produzidas por Natasha possuem diferentes cores, estilos e formas e ultrapassam todos os obstáculos dos padrões de beleza que a sociedade impõe. A influencer também incluiu personagens que não são princesas para que todo o elenco escolhido pudesse participar (Como Alice no País das Maravilhas e Tinker Bell).
Natasha sempre foi apaixonada pelo universo da Disney desde quando era criança. Em entrevista à Insider, ela disse que a empresa faz parte da sua vida desde que ela crescia em Orange Country e frequentava a Disneylândia. Ela explicou mais sobre o projeto:
"Eu realmente queria criar um projeto que mostrasse às pessoas que queremos inclusão e diversidade em nossas princesas Disney, e que podemos fazer isso - independentemente do formato do corpo, tamanho, cor da pele ou experiência."
Foi por esse motivo que a influencer criou o projeto e se debruçou nele durante três meses.
Figurinos
Polis gostaria que todos os figurinos fossem os mais parecidos possível com o original. A influencer entrou em contato com as modelos em agosto de 2020 falando dessa condição e que qualquer coisa era para pedir sua ajuda com as roupas. Ela disse o seguinte sobre o figurino:
"Acho que muitas garotas estavam pensando que seria fácil encontrar uma fantasia, mas com a minha experiência como uma pessoa plus size, tentar encontrar vestidos de princesa do meu tamanho que não pareçam baratos e não fofos, é uma busca difícil."
A condição de Polis não foi seguida à risca no início. As modelos estavam escolhendo roupas de acordo com seu próprio estilo, e não no das princesas. Assim, muitas mulheres decidiram usar o Disney Bound (loja especializada em vestidos e maquiagens Disney) ou vestir uma roupa do dia a dia que captasse a alma da personagem .
Polis disse que costurou alguns vestidos para as modelos, inclusive para si própria. Ela criou sua fantasia de Bela (já que foi uma das modelos também) e o vestido rosa de Aurora de A Bela Adormecida (Veja imagem acima).
Irmãs
As irmãs Michaela e Hunter McGrady posaram como outras duas irmãs da Disney, Anna e Elsa de Frozen. Elas são muito apegadas uma à outra e veem a representação em animações da Disney como algo muito importante "Se eu tivesse visto (nos filmes) alguém com um corpo igual o meu quando eu era uma criança, isso teria sido certamente transformador", disse uma das irmãs, Michaela.
Reações
As reações do público sobre o ensaio tem sido extremamente positivas. As pessoas tem visto nas modelos do projeto, verdadeiras influenciadoras plus-size para seguir.
Influência
Com o ensaio, Polis quis influenciar e mostrar que as princesas não são do tipo "tamanho único", pois há aquelas magrinhas, gordinhas, negras e brancas. A ideia é que as pessoas vejam suas princesas favoritas em corpos plus-size e aceitem isso, pois todos somos diferentes, mas iguais como seres humanos. Sobre isso, Natasha disse o seguinte:
"Nós simplesmente gostamos de empurrar essas linhas traçadas de padrões de beleza para fazer as pessoas pensarem e mudarem de ideia. Acho que é um primeiro passo importante começar online com influenciadores que tem milhares e milhares de seguidores."
Mesmo com esses avanços e essa influência ainda há um caminho a percorrer.
Desafios
Pergunta: que princesa da Disney é gordinha? Resposta: nenhuma! Por isso há um desafio imenso até atingir um nível ideal de aceitação e representação nas animações da Disney e nas produções, de forma geral (Ou que protagonista e mocinha é gorda em filmes e séries?!). Pedir a inclusão de princesas plus-size na mídia não é o mesmo que tê-las atuando na mídia. Entende?!
Está mais do que na hora da Disney introduzir princesas e personagens gordinhas em suas produções, já que ultimamente ela está nessa vibe de inclusão (vide Tiana, Elena de Avalon entre outras). Se a Disney pode incluir princesa negra ou latina, ela pode facilmente incluir uma gordinha. Isso não é pedir demais!
Não existe padrão de beleza!