A partir de hoje (05) inicio uma série de posts especiais nesse quadro, é o #TrilogiaThisIsGospel da banda Panic! at the disco. Nele, analisarei os clipes: Say amen, This is gospel e Emperor's new clothes, que formam uma trilogia, mas que não necessariamente foram gravados nessa ordem. Essa trilogia é conhecida como Trilogia infernal e conta uma história complexa e sobrenatural, quando todos os clipes estão reunidos. Cada parte conta sobre um aspecto do protagonista, interpretado por Brendon Urie.
Hoje analisarei a primeira parte dessa trilogia, Say amen. O clipe tem o subtítulo Saturday night e conta com 49.127.094 visualizações, 762 mil curtidas e 17 mil descurtidas. Ele foi lançado no dia 21 de março de 2018.
A história principal da trilogia é sobre uma viagem espiritual de um homem até depois que ele morre. Em Say amen conhecemos um pecador que narra sua vida de arrependimento, mas que ele não pode se arrepender pois é sábado (Noite de sábado, especificamente). Para ele esse dia é de curtição, não de redenção. O clipe, portanto, fala do arrependimento de não existir o dia vindouro e muito menos tempo para se redimir antes de morrer. Tudo isso acontece em cenas repleto de lutas, violência e sangue em torno de uma chave chamada de Chave do Diabo, que é cobiçada por todos. Assista ao clipe:
Veremos nos próximos tópicos que trata-se de um objeto poderoso, que dá poder ao seu usuário. Tanto dá poder que Brendon faz uma cara de sarcástico para os ladrões, como se eles não tivessem presentes no recinto e caminha pela suíte tranquilamente (1:27).
Um encontro de amor
O cantor se direciona até uma prateleira e pega seu celular (1:30 - 1:41). Vemos na conversa vários emojis de beijos e corações e a seguinte mensagem "See ya in 10 baby" (Te vejo às 10, baby). Urie, então, responde "Make it 30" (Esteja pronta em 30 minutos). Percebemos que Urie tem um encontro amoroso e especial com alguém e, quem sabe, o bolo que vimos anteriormente não seria para comemorar o aniversário dessa pessoa?
Mesmo com o encontro amoroso, Brendon está com um problemão, que é a presença de vários ladrões em sua residência. O que ele fará, então?
Agindo de forma violenta
O cantor começa a traçar um plano para deter os ladrões. Ele pega duas gravatas, as une e faz uma arma (1:45 - 1:51). Nesse momento a câmera vai se aproximando sutilmente de Urie. Ele olha para os ladrões e a câmera vai girando em 360º, até chegar nele de novo (1:52 - 2:00). Percebemos que ele cria uma espécie de corda com várias gravatas. A música começa, de fato, e a carnificina também!
A partir desse momento, o clipe é para os fortes, pois existem muitas cenas violentas, tais como:
- quando o cantor joga a corda em direção à um dos ladrões (fazendo uma espécie de barulho - onomatopeia), o capturando pelo pescoço e jogando o restante da corda em um ventilador (2:03 - 2:05), aniquilando-o, o que faz jorrar sangue por todos os lados (2:06);
- arremessos de objetos perfurantes e de casa contra os ladrões, quando a câmera filma as ações dos ladrões e do cantor de outro cômodo. Nesses frames o cantor mata vários ladrões em segundos (2:06 - 2:16);
- quando Brendon enforca um ladrão pelo pescoço e ele escorrega em uma enorme poça de sangue no chão. Depois Urie o arremessa pela janela (2:24);
- quando o cantor entra em um cômodo da casa, que parece ser o estúdio, liga o amplificador de som, toca a guitarra e ele estoura, levando todos os ladrões presentes à óbito (2:39 - 2:53);
- quando o cantor faz vários golpes e movimentos para aniquilar os ladrões. Ele utiliza um martelinho e cortando a mão de um deles (2:57 - 3:23), que sente a dor e grita ao som do trecho "Ohhhh, saturday night";
- quando o cantor abre o microondas e coloca algo para explodí-lo, dando fim aos ladrões restantes (3:26); e
- quando Brendon liga uma dinamite e joga em assaltantes que estavam em sua varanda e a casa explode (3:36 - 3:54).
Perceba no clipe que os ladrões não tem nenhuma reação ou contra-ataque com relação à Brendon. Nada (Será que nada mesmo?!) detêm o protagonista do clipe. Ele age com força, e violência e tudo por conta de um colar.
Um jeito poderoso
Em quase todo o clipe Brendon tem um jeito poderoso. Ele pega um pente e se penteia no espelho, mostrando uma preocupação com sua aparência e nenhum pouco com o momento que estava vivendo (2:21). Ele também faz o sinal da cruz, no sentido religioso e como se buscasse uma proteção sobrenatural para as atrocidades que estava fazendo (2:21 - 2:23). E ele surge na porta do seu quarto com feição de vencedor (2:16 - 2:17).
Brendon se sente protegido, abençoado (por conta do sinal da cruz), blindado e se mostra bastante merecedor daquela que, verdadeiramente, deve ser a Chave do diabo ou a própria Chave do inferno. Mas será mesmo que ele é merecedor e ninguém pode o deter?
Eis que o encontro de amor acontece!
Depois de toda a carnificina, a campainha da casa toca (3:55). Brendon atende a porta para uma bela mulher. O momento do encontro chega. A moça veste roupas curtas (4:00). Ela entra e começa a dar uns amassos com o cantor (4:03 - 4:23). Os dois se amam loucamente, afinal é uma noite de sábado, onde as pessoas estão afloradas, onde é permitido pecar e cometer as mais loucas atrocidades.
Em 4:24 eles vão para a cama e Brendon tira a camisa, mostrando o colar. A mulher, então, fica encantada com o objeto.
A mulher dá um chute na virilha do cantor e ele geme de dor (4:30 - 4:34). A mulher descobre a fraqueza de Urie e sua vulnerabilidade. E qual seria a vulnerabilidade do cantor? Uma boa noite de amor. Até então ele se sentia fortalecido e poderoso, mas quando foi pra cama com sua namorada, ele perdeu suas força.
Entre 4:35 e 4:43 a mulher o empurra para o sofá e o espanca. Ela quer ser a detendora do colar de qualquer forma. Ela, então, pega um taco de beisebol, o arrasta pelo chão e golpeia o rapaz com força. Ele cai desacordado e ela tira seu colar e sai do ambiente. Há sons de carros de polícia e o clipe é finalizado. O que irá acontecer no próximo clipe, This is gospel? Esteja ligado no blog e no Entre frames que você saberá a resposta!
Letra
Em entrevista, Brendon disse que a música foi inspirada na canção Aphasia, da The Budos Band. Ele ainda revelou que ela faz homenagem a fé mórmon na qual foi criado, pela importância da sua formação como pessoa e artista. Ele explica sobre o que é a letra e o sábado à noite:
"Para nós, a noite de sábado era a preparação para o sábado. Passávamos cerca de quatro horas apenas lendo as escrituras e nos preparando para o sábado, então para mim - eu não faço mais isso, eu não sou religioso - mas minha preparação para o domingo é difícil, porque eu durmo no domingo. En~toa na minha igreja, o sábado é pra dormir".
A letra no início não é congruente, ao falar de malas, viagens e indivíduos que não são como deveriam ser, mas se analisarmos bem ela fala de identidade, sobre quem se é, sobre as experiências que possui e sobre quem está predestinado a ser. Leia o trecho:
"Been traveling in packs that I can't carry anymore
Been waiting for somebody else to carry me
There's nothing else there for me at my door
All the people I know aren't who they used to be"
(Estive viajando em malas que não posso mais carregar
Estive esperando por alguém que me carregasse
Não há nada ali em minha porta para mim
As pessoas que conheço não são mais quem costumavam ser)
A música, então, passa a ter um aspecto religioso, quando é cantado no refrão sobre rezar e entoar um amém. O amém na religião é um termo de concordância. Desse modo, o cantor necessita de um aval para realizar todas suas atitudes no sábado à noite. Ele canta o seguinte:
"I pray for the wicked on the weekend
Mama, can I get another amen?
Oh, oh, it's Saturday night, yeah
Swear to God, I ain't ever gonna repent
Mama, can I get another amen?
Oh, oh, it's Saturday night, yeah"
(Eu rezo pelo perverso no fim de semana
Mamãe, posso escutar mais um "amém"?
Ah, ah, é sábado à noite, sim
Juro por Deus, nunca irei me arrepender
Mamãe, posso escutar mais um "amém"?
Ah, ah, é sábado à noite, sim)
O "sábado à noite" indica liberdade e libertinagem. Como sabemos esse dia de semana é sinônimo de extravasamento, não é dia de trabalho e diversão como a sexta, nem dia santo como o domingo. E que dia seria? A música vai dizer que é um dia para rezar pelas perversões, agir sem se arrepender e um dia para ser quem realmente se é (Aqui a questão da identidade da primeira estrofe faz sentido).
É então que a letra fala de um momento em que o cantor quer ser purificado e de ter uma chance de redenção, mas como é um dia de diversão ou você o vive intensamente ou você apenas não o viveu de verdade. Veja o trecho:
"If I had one more day to wish
If I had one more day
To be better than I could have ever been
If I had one more day to wish
If I had one more day
I could be better, but, baby
Oh, it's Saturday night, yeah"
(Se eu tivesse mais um dia a desejar
Se eu tivesse mais um dia
Para ser melhor do que algum dia já fui
Se eu tivesse mais um dia a desejar
Se eu tivesse mais um dia
Eu poderia ser melhor, mas, querida
Ah, é sábado à noite, sim)
Música
A faixa faz parte do sexto álbum da banda Panic! at the disco, Pray for the wicked. Ela tem um ritmo rápido e imperativo, com várias entradas instrumentais e falsetes. A música foi a terceira da trilogia a ganhar um clipe.
Esse foi o Entre frames de hoje, até o próximo com a análise de This is gospel! J-J
Isto é um post feito ao microscópio!! Não falha nenhum detalhe JJ!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Oi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirFaz muitos anos que não ouço nada do Panic, mas por essa música deu pra perceber que eles evoluíram muito musicalmente. Ótima análise inclusive.
Abraços,
Ava
https://apenasava.com/
Bem interessante a sua análise, apesar de eu não ser fã da banda.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
nao conheço mas deve ser intresante bjs
ResponderExcluirInteressante,pena eu não conhecer.
ResponderExcluirContinuação de boa semana
Eu adorei demais, sou super fã da banda
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Olá!
ResponderExcluirComo você está? Espero que esteja bem.
Como sempre muita informação, obrigada pela pesquisa e por todo o conhecimento.
Beijão!
Lumusiando
OI Emerson,
ResponderExcluirO ritmo é de heavy metal, um rock bem pesado, que combina bem com o clip, bem dark.
Beijos
Desconheço, mas você fez uma bela explanação.
ResponderExcluirÓtima análise. Você é perfeito em suas análises. Parabéns! Abraço.
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Desconhecia complemente! Parabéns pelo empenho e dedicação.
ResponderExcluirBom trabalho!!
Bom fim-de-semana
https://sosweetgirlythings.blogspot.com/
Não conhecia, gostei do detalhe! :) Bom fim de semana.
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Adorei essa análise, muito boa.
ResponderExcluirBom final de semana!
Cores do Vício
Que post incrível, está tão detalhado.
ResponderExcluirConfesso que gosto mais das músicas do que dos clipes dessa trilogia, me sinto desconfortável assistindo, mas o Brendon Urie é completamente perspicaz e sabe criar conceitos.
beijos
http://www.dearlytay.com.br/
A análise ficou ótima! Não conhecia o clip e nem a música.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Impressionante, sempre fico imaginando o trabalho de fazer álbuns (e clipes!) com esses conceitos conectados.
ResponderExcluirConfesso que não conhecia o vídeo... que adorei ver!... E com um final... completamente imprevisto! :-))
ResponderExcluirExcelente e detalhada análise do mesmo, por aqui! Parabéns!
Um grande abraço!
Ana