E se as princesas da Disney fossem gordas? Foi com esse intuito que a influencer Natasha Polis reuniu um grupo de amigas plus-size para uma sessão de fotos inclusiva. Recentemente, mostrei aqui no blog negras representando princesas da Disney. Agora é a vez de mostrar um pouco de representatividade por meio de mulheres gordinhas. O nome do projeto é #PlusSizePrincessProject (Projeto Princesa Plus Size, em português).
A idealizadora aproveitou o último Halloween (31 de outubro de 2020) para realizar o seu projeto, que tem sua própria visão sobre as princesas, realizando uma releitura e empregando seu próprio estilo.
Natasha Polis (veja seu Instagram aqui) é criadora fashion plus-size e profissional fan girl. Ela possui quase 80 mil seguidores no Instagram e um canal no Youtube em que posta sobre livros, fangirl, beleza e mais. No seu canal ela falou um pouco mais sobre o projeto de princesas da Disney plus-size. Natasha nasceu e vive no sul da Califórnia (EUA) e gosta de ler e consumir todas as formas de contar histórias. Já participou de convenções e viajou para lugares fictícios como hobby.
As princesas produzidas por Natasha possuem diferentes cores, estilos e formas e ultrapassam todos os obstáculos dos padrões de beleza que a sociedade impõe. A influencer também incluiu personagens que não são princesas para que todo o elenco escolhido pudesse participar (Como Alice no País das Maravilhas e Tinker Bell).
Natasha sempre foi apaixonada pelo universo da Disney desde quando era criança. Em entrevista à Insider, ela disse que a empresa faz parte da sua vida desde que ela crescia em Orange Country e frequentava a Disneylândia. Ela explicou mais sobre o projeto:
"Eu realmente queria criar um projeto que mostrasse às pessoas que queremos inclusão e diversidade em nossas princesas Disney, e que podemos fazer isso - independentemente do formato do corpo, tamanho, cor da pele ou experiência."
Foi por esse motivo que a influencer criou o projeto e se debruçou nele durante três meses.
Figurinos
Polis gostaria que todos os figurinos fossem os mais parecidos possível com o original. A influencer entrou em contato com as modelos em agosto de 2020 falando dessa condição e que qualquer coisa era para pedir sua ajuda com as roupas. Ela disse o seguinte sobre o figurino:
"Acho que muitas garotas estavam pensando que seria fácil encontrar uma fantasia, mas com a minha experiência como uma pessoa plus size, tentar encontrar vestidos de princesa do meu tamanho que não pareçam baratos e não fofos, é uma busca difícil."
A condição de Polis não foi seguida à risca no início. As modelos estavam escolhendo roupas de acordo com seu próprio estilo, e não no das princesas. Assim, muitas mulheres decidiram usar o Disney Bound (loja especializada em vestidos e maquiagens Disney) ou vestir uma roupa do dia a dia que captasse a alma da personagem .
Polis disse que costurou alguns vestidos para as modelos, inclusive para si própria. Ela criou sua fantasia de Bela (já que foi uma das modelos também) e o vestido rosa de Aurora de A Bela Adormecida (Veja imagem acima).
Irmãs
As irmãs Michaela e Hunter McGrady posaram como outras duas irmãs da Disney, Anna e Elsa de Frozen. Elas são muito apegadas uma à outra e veem a representação em animações da Disney como algo muito importante "Se eu tivesse visto (nos filmes) alguém com um corpo igual o meu quando eu era uma criança, isso teria sido certamente transformador", disse uma das irmãs, Michaela.
Reações
As reações do público sobre o ensaio tem sido extremamente positivas. As pessoas tem visto nas modelos do projeto, verdadeiras influenciadoras plus-size para seguir.
Influência
Com o ensaio, Polis quis influenciar e mostrar que as princesas não são do tipo "tamanho único", pois há aquelas magrinhas, gordinhas, negras e brancas. A ideia é que as pessoas vejam suas princesas favoritas em corpos plus-size e aceitem isso, pois todos somos diferentes, mas iguais como seres humanos. Sobre isso, Natasha disse o seguinte:
"Nós simplesmente gostamos de empurrar essas linhas traçadas de padrões de beleza para fazer as pessoas pensarem e mudarem de ideia. Acho que é um primeiro passo importante começar online com influenciadores que tem milhares e milhares de seguidores."
Mesmo com esses avanços e essa influência ainda há um caminho a percorrer.
Desafios
Pergunta: que princesa da Disney é gordinha? Resposta: nenhuma! Por isso há um desafio imenso até atingir um nível ideal de aceitação e representação nas animações da Disney e nas produções, de forma geral (Ou que protagonista e mocinha é gorda em filmes e séries?!). Pedir a inclusão de princesas plus-size na mídia não é o mesmo que tê-las atuando na mídia. Entende?!
Está mais do que na hora da Disney introduzir princesas e personagens gordinhas em suas produções, já que ultimamente ela está nessa vibe de inclusão (vide Tiana, Elena de Avalon entre outras). Se a Disney pode incluir princesa negra ou latina, ela pode facilmente incluir uma gordinha. Isso não é pedir demais!
Não existe padrão de beleza!
Aplaudam-se as "cheiinhas"..
ResponderExcluir.
Deixando uma saudação amiga
Adorei este projecto, que desconstrói a noção de beleza mais convencional... pois a grande maioria das mulheres, não tem de todo, corpinho de manequim!...
ResponderExcluirAdorei as fotos destas Princesas... bem mais reais!...
Excelente publicação, como sempre! Um grande abraço! Boa semana!
Ana
QUE DEUS ILUMINE AS NAÇÕES QUE,EM BREVE, NOS SALVARÃO DO CORONAVIRUS!
ResponderExcluirVENHA TORCER CONOSCO NO BLOG DO SEU ANTIDO SEGUIDOR: "MUSICA É FELICIDADE".
OK?
UM ABRAÇÃO CARIOCA.
Olá ! muito interessante esse ensaio. Mostra que de fato não existe padrão e qualquer mulher pode ser bonita ou se sentir bonita e amar seu corpo do jeito que ele é! São mulheres reais! Abraço.
ResponderExcluirQue ensaio incrível, eu sempre gostei muito da Jamsin e Mulan.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Ela ficaram lindas!!
ResponderExcluirE concordo, realmente precisamos mudar um pouco esse padrão, e ter um pouco mais de representatividade plussize.
Abraços,
AVA
https://apenasava.com/
Que trabalho lindo, as modelos ficaram maravilhosas demais.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a ideia e o ensaio! As princesas ficaram maravilhosa e o cuidado na escolha da fantasia realmente valeu à pena porque poderia ser tranquilamente o figurino de uma live-action.
Acho que precisam de mais pessoas gordas nos filmes e série sim e não só apenas servindo como alívio cômico. Personagens principais, pessoas comuns vivendo seus dramas para que mais pessoas possam se sentir representadas e se inspirarem!
Adorei o blog! Já estou seguindo!
Até mais;
Mente Hipercriativa & Universo Invisível
Legal o post, pois esta categoria de plus size é bastante discriminada. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/