Fico imaginando quanto os bons modos ajudam a melhorar a vida dos seres humanos. Abrir a porta de um carro para uma mulher, dizer "bom dia" ao motorista, dar carona de guarda-chuva, pequenas ações que tornam a vida tão bela. Os relacionamentos ganham um tempero a mais. Todos gostariam de ser surpreendidos pelo(a) seu(sua) parceiro(a). A partir das atitudes se demonstra que se ama, que se quer bem.
Mas porque ainda existem pessoas que não desenvolvem esses pequenos gestos? Por que jovens não dão lugares à grávidas no ônibus? Ou ainda, porque pessoas não ajudam velhinhas a atravessar na rua? É pelo simples motivo dela não se preocupar com o próximo, de viver em um mundo isolado, em uma bolha de sabão, em que ela pensa que está livre de tudo - mas que a qualquer momento essa bolha estoura.
Sabe, é importante quando essa bolha estoura e a gente deixa de olhar só para nosso umbigo e passa a olhar as pessoas. Eu achava que só eu importava. Coitado de mim! Até que certa vez eu passei por uma prova de fogo. Um homem, miudinho, deficiente, precisava da minha ajuda para entrar no ônibus. Eu precisei segurá-lo no colo e ajudá-lo a entrar... Foi uma excelente experiência.
Bons modos. Se você não tem, passe a ter. Eles ses manifestam até em uma mesa de restaurante, com cristais e talheres. Mesmo que pense que só você é importante, estará enganado, pois existem pessoas ao seu redor. Isso fará que você use os cristais e talheres da forma correta. (JJL)
Por: Emerson Garcia (texto e foto)