domingo, 29 de novembro de 2009

Presenteando blogs...

O mês de novembro está acabando, assim como as comemorações de 1 ano de JJ, mas tem muita coisa ainda para concluir.

Nesse mês fiz de tudo um pouco. E agora, só me resta agradecer, novamente, a todos que participaram desse blog de alguma forma.

Para fechar com chave de ouro o clima de festa, chegou o melhor momento de todos! A hora dos presentes! Cada pessoa do Vocês tem o dom! ganhará uma lembrança, que como o nome diz é para nunca esquecer. Ou melhor, nunca me esquecer.

Eu e minha prima participamos das escolhas dos presentes, elegendo algo que se pareça com cada blog.

Então, vamos aos presentes!
























































E aí gostaram dos presentes?! Espero que sim! Espero também que os usem e sejam felizes com eles!

Feliz aniversário a todos vocês!

JJ¹



Por: Emerson Garcia

sábado, 28 de novembro de 2009

Você tem o dom! #4

"Estou em um barco a velejar pelo oceano que é esse blog. Passeio pela imensidão desse espaço, e sinto a brisa em meu rosto. Ideias curtas, simples, experiências de vida... Entro lá como estivesse entrando em um oceano a procura de pérolas. Ao mesmo tempo que o mar é de um azul, ele é de um colorido imensurável. Eu falo de Love Etcetera."


"Nasceu no mesmo dia que eu, no mesmo ano que eu. Temos a mesma idade. Fazemos o mesmo curso... E somos tão diferentes! Ela, tão extrovertida e encantadora; eu, tão tímido, repremido. São essas diferenças que fazem a gente se aproximar mais. Fui um dos influenciadores dela para que fizesse o seu blog, e vi que tenho aprendido muito com ela. Obrigado, Samanta Peçanha!"


"Ela é do tamanho que ela vê, e não do tamanho de sua altura, como bem disse Fernando Pessoa. Tem potencial para fazer coisas incríveis. Seu blog é uma montanha russa. Nunca passo mal. Falo de 360º. " (JJ)


Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Crônica comemorativa





No dia 26 de novembro de 2008, nascia um bebê. Um bebê prematuro. Quando esse nenê nasceu, ele não tinha um propósito de vida. Até que um dia, ele descobriu que veio ao mundo, para alegrar o coração de muitas pessoas. Ele só veio descobrir isso quando fez 1 ano, e viu, que antes mesmo de nascer tinha uma luz que brilharia e mostraria o seu dom. Era como se ele já soubesse que iria brilhar no futuro, mas só iria provar desse brilho se testasse e errasse muito.

Quando esse bebê fez 1 ano, obteve vários tios e tias que o presentearam com outros dons e esse brilho dele cresceu muito. Houve aprendizado, houve crescimento, houve aprimoramento, e mais que do que isso: ele aprendeu a andar com seus próprios pés, a falar as primeiras palavras, e a tomar o primeiro leite materno. Hoje ele como alimentos mais sólidos e consistentes. Hoje está crescendo em estatura e conhecimento.
Mas não quer parar por aí. Sabe que para caminhar bastante é preciso dar os primeiros passos. Sabe que para discursar é preciso balbucear as primeiras palavras. Sabe que esse seu 1 ano ainda vai duplicar, triplicar e infinitar, se possível.

Até que um dia esse bebê crescerá, e verá que seu propósito se cumpriu. Ele não perderá seus tios nem tias. Mas a família aumentará. Ele, que antes engatinhava, alçará vôos altos.

Quando crescer não esquecerá de quem o ajudou. Afinal, todo dom é construído em conjunto. Com a ajuda do próximo. (JJL)





Feliz aniversário de um ano!
JJ¹



Até daqui a pouco com... Vocês tem o dom! #4 e Presenteando blogs!


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vocês tem o dom! #3


"Três meninas. Relativistas. De dons próprios. Cada uma com sua característica. Leve, divertidas, simples e inovadoras. Cada uma tem o seu tempero. Cada uma me cativa de uma forma. Conheço as meninas de lá pessoal e virtualmente. Não poderia de deixar de falar do Relativizando Absurdos que me fascina desde sempre."



"Quem diria que uma adolescente cativaria tanto as pessoas? De ideias tão maduras, críticas, essa pessoa cativou a muitos. Pode tratar de temas sérios como o builling nas escolas, gripe suína e de sedentarismo infantil. Não poderia esquecer dessa pessoa, que ao meu ver, é ímpar e demonstra que será uma grande profissional. Parabéns, Samara Andressa!"



"Não poderia esquecer da minha colega de profissão, jovem jornalista como eu, que demonstra que tem tino para o negócio. Sabe demonstrar em seu espaço práticas jornalísticas, além de demonstrar opinião acerca da mídia. Ela já pulou o muro de recepção. Está a um passo a frente. Falo da formadora de opinião e meta-comunicadora Tânia Rocha." (JJ)





Próxima postagem... Vocês tem o dom! #4






É amanhã!
JJ¹

Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O corpo é um templo






O corpo é um templo e se não for bem cuidado perde a sua funcionalidade. O cuidado com o organismo já denuncia uma boa saúde física, mental e social. O caso contrário traz transtornos para o corpo e para a pessoa.

Por isso necessitamos tratar esteticamente do nosso corpo, porque fará bem a nós mesmos. Tal feitura pode ser dada pela quebra de paradigmas. É aqui que se encontra a grande dificuldade de muitos, porque já se acostumaram com a vida que levam.

É uma questão de hábito. Sabemos, por exemplo, que pessoas saudáveis são pessoas de alimentação variada, que todo e qualquer exercício queima calorias, que a higiene é algo que precisa ser aprimorado em nossa rotina, que a água possui características primordiais para a vida e para o corpo, mas a pergunta que fica é essa: será que vale a pena sair do lugar monótono, da refeição repetitiva, dos hábitos tão já arraigados para possuir um “templo” habitável e saudável?
(JJL)

Dois coelhos com uma cajadada só...
Chegou mais uma hora de agradecer a "Outros dons" que sempre tem me presenteado com selos super fofurinhas. Dessa vez fui agraciado com selos muuito bonitos, divertidos e felizes. Ganhei até um diretamente de Portugal... Vamos a eles então!



Geente! Pode dizer se esse selo não é fashion?! E quem disse que homem não pode gostar de rosa choque? O recebi da Malinha Viajante do 360º. Fiquei alegre, pois foi a primeira vez que ela me dá um...




De novo das meninas do Nem Me Ligue, a harmonia dos contrastes. Pode dizer se esse selo não dá vontade de ser cada vez mais criativo e pintar o sete? Haha! Eu, como todos sabem, às vezes tenho meus momentos criativos aqui.


Geente! Esse recebi da Fabiola Beltrão, e é tão alegre e motivador ele né? Gosto desses monstrinhos bonzinhos também.


Como nenhum possui regra, vou oferecer a 3 blogs, os três selos ok? E os blogs viciantes, criativos e felizes são... Love Etcetera, Pink Culture e Diário de Folhetim.

Por: Emerson Garcia

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Perfil de um JJ (3)


Crédito: Quelma Trindade


Fazer perfis é sempre interessante. Quem o faz acaba conhecendo mais de si, e quem ouve ou lê, muitas vezes, se surpreende com a história de vida da pessoa. Nesse último Perfil de um JJ (mas não é bem um perfil) tentarei fechar alguns traços meus.

Atualmente estou no quarto semestre (com um pezinho no quinto) e nesses quase dois anos de curso, percebo que não acabou. Ainda tenho metado do caminho.

É conhecendo as áreas do jornalismo que é possível se conhecer. No semestre passado (3º), e nesse também, tive várias oportunidades, e porque não dizer possibilidades? Visto que mais do que jornalista é possível ser um comunicador.

Realizei um curta-metragem com duas colegas chamado de "Pilaventura- uma pedra construindo o mundo de uma garota". Uma animação com bonecos de massinha, de gênero comédia-aventura. Isso aí! Não foi uma super-produção, mas isntigou nossa criatividade. Prometo que falo mais em outra postagem!

Produzi diversos trabalhos de Design Gráfico e percebi a importância disso para uma matéria jornalística. Tudo bem que não foi uma das melhores aulas da minha vida, mas aprendi um pouco.

Além disso, escrevi uma reportagem de cunho humano - acerca de trabalhadores e Qualidade de Vida no Trabalho - e um capítulo de livro-reportagem sobre a Casa do Cantador. Esse tipo de trabalho me fez chegar mais próximo das pessoas e tratá-las como personages que possuem boas histórias a ser contadas.

No 4º semestre entrei para a Oficina de Produção de Notícias (OPN). Escrevi matérias, perfis e afins para o jornal da faculdade e de outros lugares, para o site da OPN, e por aí vai. Pude compreender melhor o trabalho de uma redação: com pautas e deadlines a cumprir. Fiz também parcerias com colegas, e percebi o quão importante é trabalhar em grupo.

Enfim, essas foram as experiências mais significativas que tive nesse período. Esses trabalhos me fizeram aprender bastante. Pude ver que o jornalistmo pode ser criativo, divertido, humano e emocionante. J-J

P.S.: Posso voltar com um novo perfil quando necessário.


Por: Emerson Garcia

domingo, 15 de novembro de 2009

Como eu não devo ser

Jornalista precisa ser aquele típico curioso, já que ele sempre busca estar bem-informado. Ele não pode ficar parado, mas sempre se sentir instigado a pesquisar, saber mais.
Vejo essas características acentuadas no pessoal do CQC. Eles não tem medo de nada, não medem as palavras, são capazes de enfrentar desafios para conseguir seus objetivos, são típicos caras-de-pau. Me espelho no jeito de ser deles, para cada dia ser um jornalista melhor.

Mas aí eu assistindo TV um dia, percebi uma jornalista que possui todas essas características que eu falei, e, além delas, possui uma característica que eu não quero ter nunca: a falta de noção.

Trata-se de uma reportagem que a jornalista Venina Nunes, da rede Record, tentou roubar da rede Globo. Tudo estava preparado para que o secretário de Minas e Energia, Márcio Zimernman, concedesse uma entrevista acerca das causas do apagão à Globo, quando a bela Venina invade, sem muita noção do perigo, a outra emissora! Vamos ao vídeo e depois eu volto...

Esse vídeo me fez rir tanto, e me alertou "como eu não devo ser". É incrível a falta de noção da jornalista... Logo no comecinho do vídeo (0:36) o apresentador diz: "...Ele está ao lado da repórter Venina Nunes em Brasília". Como assim do lado?

Não estava do lado! Ri até da atitude da Venina: "Só um minutinho... por favor, secretário". Ela toda doce e amável, né gente?! E de repente o mico da rede Record começaa! Venina tenta entrevistar o secretário, e ao mesmo tempo é enxotada por assessores! Total abominável!!

E não acaba por aí! Ela diz, depois de ser impedida: "A gente não pode falar com secretário, mas daqui a pouquinho ele vai falar com a gente".

Outro ponto a ser resssaltado é quando o secretário vai falar ao vivo, e a Venina (persistente como sempre) tenta conversar com ele... Poderia esperar um pouco né?! "Secretário, por favor. Secretário, boa tarde". Sem noção total!

Mas a melhor parte é quando a assessora diz: "Venina, ele tá entrando no ar agora. Venina, por favor. VENINA!" Sem esquecer ainda quando a jornalista da Record "enfia" o microfone dentro da boca do secretário hausahusa "Secretário, o que o senhor tem a dizer?" O secretário fica em uma saia justa. E a cara de tacho dele?!

O jornalista do Hoje em Dia ainda justifica a posição da Record, como "em busca de informação", enquanto se percebe, claramente, a confusão e a invasão da parte da Record no link da Globo.

Enfim, a Record não se satisfez, de novo, com a Globo saindo a frente dela. Porque mais do que dar informações ao povo, eu creio que ele precisa ser respeitado. Público algum é obrigado a ver esse circo aí... E agora, eu volto para o início do texto... "Jornalista precisa ser curioso, mas não sem noção". (JJ)

Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Abrigo?!


Seguindo as novidades daqui do JJ, trago mais uma. Agora toda sexta-feira é dia de crônica. Dia de eu escrever literariamente acerca do mundo... Nada mais prazeroso do que começar o final de semana com uma coisa legal né?!

As crônicas sempre virão acompanhadas por uma foto de minha autoria que tem a ver com o tema da semana. E adivinhem? Hoje é sobre Brasília! Sim, aquele tema que ganhou uma enquete aqui no blog faz séculos... Então, vamos lá!



Andando outro dia por Brasília percebi o tanto que ela é arquitetada, concretada e tijolada. Blocos por todos os lados, curvas cortando o espaço, mas a pergunta que fica é essa: "Será que a cidade abriga realmente as pessoas?"
A cidade, que foi projetada para ser a capital federal e atrativo turístico, não atrai tanto assim. Parece que toda essa arquitetura quebra as emoções humanas. Pessoas visitam, sim, mas não possuem nenhuma emoção. É característico de cidades a correria, a frieza e a desigualdade, e com Brasília não seria diferente. Ao mesmo tempo que ela abriga pessoas de diferentes lugares, ela abriga pessoa de lugar algum.
A atração não é possível, porque o concreto não deixa. As relações humanas não ocorrem, por causa do trabalho. Abrigo?! Não! Atrativo turístico apenas. Nada mais que isso. (JJL)
Até a próxima crônica!
Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vocês tem o dom! #2

Dando continuidade a uma série de postagens, estou aqui mais uma vez para homenagear os meus blogs preferidos. A forma de texto vocês já conhecem. Espero que possam curtir. É de coração...


"Ter coisas interessantes a dizer, ter opinião própria, ter uma perspectiva de vida. Ser feminina, ser de Portugal, ser aquela que acalenta no frio, que demonstra as coisas do coração, que compartilha momentos. Ideias, ideais, idealista. É assim que defino essa mulher, que não tem medo de falar o que pensa, que age com naturalidade. Que faz compreender, que se compreende. Não há mais nada a falar de As minhas pequenas coisas."


"A relação internacional que é pessoal. As meninas que são um misto de várias. A crítica, a irônica, a partidária, a apartidária, a opininativa, a engraçada, como elas mesmo se definem "a harmonia dos contrastes". Definir esse blog é definir o indefinível. É tentar dar lógica ao ilógico. E como em um passe mágico... tudo fica harmonizado. É essa harmonia que faz com que o Nem Me Ligue tenha características específicas."


"Aquele que tem um olhar diferenciado do mundo. Aquele que coloca os pingos nos "is". Se apropria de notícias e informações e dá uma ótica nova. Uma ótica jovem que faz com que as ideias dessa pessoa, sejam ideias ricas e únicas. Único é a palavra para definir o Davi de Castro." (JJ)


Na próxima postagem... Crônica


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vocês tem o dom! #1


Nesse quase um ano de blogosfera, tenho tentado mostrar o meu dom, que apesar de não desenvolvido ainda, como eu quero, creio que agradei a muitos que por aqui passaram.

Conversei com um amigo sobre blog, e disse que para um blog dar certo é preciso conquistar as pessoas com o jeito de ser e de escrever. Para mim, esse é o ponto forte.

Nesse um ano também, pude conhecer outros dons. Diversificados, diferentes, criativos. Enfim, creio que cada blog que acompanho e comento é único e especial. Por isso, no espaço que o blog possui eu os chamo de "Outros Dons".

Enfim, qual é o objetivo dessa postagem e de outras que virão por aí? É mostrar que esses blogs possuem dons assim como o meu, e é por isso que os sigo. O modelo de texto vai se dar do seguinte modo: farei uma pequena crônica de cada blog sem colocar o nome do blog e a quem pertence. Só no final que colocarei a autoria de cada um.

Então, agora... Vocês tem o dom!


"Entro lá como estivesse entrando em uma sala com um divã confortável. Texto simples, ideias assumidas, opiniões ditas fazem desse espaço um espaço onde o céu é rosa. A moda, as maquiagens, os produtos de limpeza... Tudo para o bem-estar do corpo e da alma. Sempre volto de lá com sensações agradáveis. Ainda quero um divã assim. Esse é o Pink Culture."


"Lugar que evoca comentários. Posts com imagens de moda, e nada mais. É possível dar opinião das imagens sem passar pelo texto. Forma de blog diferenciada e inovadora. Imagens falam mais do que palavras. Aliás, a autora fala mais do que palavras. Um gesto, uma ação é mais significativo do que qualquer outra coisa. Esse é o Being fashion is being happy."


"Jornalista-Contador-Bagunçador. Existe melhor termo para identificar o autor desse blog? Escreve como se escreve com uma pena. Minucioso, detalhista e subjetivo, são as suas características. Pode escrever uma crônica da mesma forma que se escreve um artigo. Não muda a sua forma de ser. É o que se é. É o literário, o jornalista e o contador de histórias. Esse é o Darlan Rocha."



O que acharam da ideia? E das pequenas crônicas? (JJ)


Na próxima postagem... Vocês tem o dom! #2



Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Top Lista

Depois do vídeo total animador que você viu no post abaixo, chegou a hora de desobvializar na prática.

Esse mês, como a maioria já sabe, é o mês do 1º aniversário do blog. Por isso todas as postagens desse período vão ser mais que especiais. Não esperem ver coisas óbvias e sérias por agora, porque tudo vai fugir do comum.

Vocês veram muitas novidades -ainda não posso contar nenhuma; muitas comemorações para o blog e para os meus queridos leitores; e na véspera da festa (25/11) os meus blogs favoritos ganharão presente!

Esperar para ver, né pessoas?

Vamos ao post de hoje...

Bem, resolvi fazer uma "Top Lista" com as melhores, e as piores, postagens. Espero que concordem com a indicação e comentem também.




Aí vai...

Post mais interessante: Julgue um livro pela capa

Mais divertido: Que fenômeno é esse?

Mais irônico: Eterno Swayse



Mais versativo: Auréola



Mais emocionante: Regra Versus Relacionamento

Mais interativo: Julgue um livro pela capa

Melhor notícia: Mitos do sexo

Melhor reportagem: Inovando para surpreender


Mais nada a ver: A revelação do segredo

Melhor post de música: Helô

Melhor de cinema: Além do afeto

Melhor de literatura: Regra Versus Relacionamento



E aí, o que acharam? Concordam, discordam? Trocariam alguma coisa? (JJ)


Na próxima postagem... Vocês tem o dom! #1

Por: Emerson Garcia

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Desobvialize

Vi esse vídeo dia desses e gostei muito. Amo novos termos, e esse “desobvializar” me encantou não só pela sonoridade como pelo significado.
O vídeo inicia com a seguinte frase:

“Desobvializar é tirar o óbvio da sua vida"

Gosto das partes que a narradora diz: Desobvializar é pular de pára-quedas no dia do casamento [...] É não pular de pára-quedas”.
Depois de mais de um minuto, a peça, que foi simples, dinâmica, explicativa e colorida, acaba com uma frase que traz um ensinamento: “É inventar sua fé, é ser o que se é”.
Enfim, me fez ver grandes coisas em gestos simples. (JJ)

P.S. Esse é o mês de aniversário de um ano do blog. Espero que possam curtir o que vem por aí...

Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design