domingo, 30 de junho de 2024

Cultura e viagem LGBTQIAPN+ pelo mundo

Viajar é tudo de bom, não é mesmo?! No post de hoje apresento cultura e viagem LGBTQIAPN+ pelo mundo. Se você faz parte da comunidade e está em busca de inspirações para suas próximas viagens esse é o post certo. Nele, trago os principais destinos para gays, lésbicas, pessoas trans, etc., para visitarem durante o ano. 

A ideia é a de trazer lugares que a comunidade se identifica, de acordo com interesses, preferências, orçamentos, com destinos mais econômicos, com melhor custo-benefício, levando em conta os melhores lugares para pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem e o destino mais sustentável.  

Entre os lugares que tem a preservação ambiental, social e cultural destaca-se: Fernando de Noronha, Bonito, Chapada dos Veadeiros e Ilhabela, como lugares brasileiros; e Suíça, Islândia, Noruega e Dinamarca, lugares internacionais. 

Já entre os vencedores das principais categorias, Berlim e São Paulo se destacam como melhores destinos internacionais  e nacionais, respectivamente. Berlim é conhecida pela cena cultural, artística e boêmia, enquanto São Paulo sedia a maior Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do mundo, sendo reconhecida por sua diversidade, entretenimento e gastronomia, além de ser um pólo de negócios e inovação. 

Na lista, ainda, está Curaçao, como o melhor destino para casais, e a Chapada Diamantina, na Bahia, como melhor destino de aventura. A ilha caribenha se diferencia por possuir uma legislação e cultura mais inclusivas e tolerantes, além de belas praias, hotéis charmosos e atividades variadas. O parque nacional brasileiro, por sua vez, abriga cachoeiras, grutas, trilhas e mirantes. 

Foi divulgada uma lista com os principais destinos de viagem para a comunidade LGBTQIAPN+. Confira:

Melhor Destino Internacional: Berlim

Melhor Destino Brasileiro: São Paulo

Melhor Destino Sustentável: Bonito

Melhor Destino para Casais: Curaçao

Melhor Destino para Festas e Baladas: Berlim

Melhor Destino para Viajar Solo: Nova York

Melhor Destino para Aventura/Outdoor: Chapada Diamantina

Melhor Destino de Beleza Natural: Jalapão

Melhor Destino para Viagem em Família: Orlando

Melhor Destino Cultural: Nova York

Melhor Destino Gastronômico: Paris

Melhor Destino Econômico: Buenos Aires

Melhor Destino com Custo-benefício: Tailândia

Melhor Destino para Trabalhar: São Paulo

Melhor Promoção Turística para Viajantes LGBTQIA+: Fort Lauderdale

Destino não LGBT-friendly que vale visitar: Egito


Perceba que há muitas opções para se viajar com orgulho. São lugares em que há uma aceitação da comunidade LGBTQIAPN+, onde possui points culturais para esse nicho, em que eles são protegidos e onde se divertem, aprendem, possuem contato com a natureza, em que são incluídos, vivem o bem-estar, se aventuram, tem contato com a tecnologia e praticam a solitude. 

O site Mister B&B também fez uma lista, com ajuda da inteligência artificial, nichando lugares de acordo com categorias. A lista ficou assim:

Viagens inclusivas: Amesterdão, Puerto Vallarta, Madrid, Sydney

Experiências autênticas: São Francisco, Londres, Key West, Provincetown

Bem-estar e retiros: Quioto, Toscana, Cosca Rica, Os Alpes

Viagens de aventura: Queenstown, Cidade do Cabo, Chamonix, Reykjavik

Viagens ecológicas: Wellington, Reykjavick, Oslo, Ilha de Vancouver

Viagens a solo: Berlim, Banguecoque, Sydney, Barcelona

Viagens de cruzeiro pelo mundo


Essas foram as dicas de viagem LGBTQIAPN+ pelo mundo todo! Amanhã farei um post sobre Points e pontos turísticos LGBTQIAPN+. Aguarde! J-J


Por: Emerson Garcia

sábado, 29 de junho de 2024

11 Artes e ilustrações LGBTQIAPN+

O post de hoje está bem visual e criativo. Nele, apresento 11 artes e ilustrações LGBTQIAPN+ que encontrei pela internet e chamaram a minha atenção. Confira!

































Uma mais incrível e criativa que a outra, não é mesmo? Qual é a sua preferida? Diga nos comentários. 


Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Modas, piercings, tattoos e acessórios LGBTQIAPN+

 

Essa é a Pride Week 2024 - uma semana temática tradicional aqui no JOVEM JORNALISTA há 7 anos. As pautas desse ano estão bem diversificadas com cultura, comportamento, viagem, turismo, indústria cultural, entretenimento e arte com relação à comunidade LGBTQIAPN+. Serão 8 dias seguidos de conteúdos para vocês.

No post inaugural, apresento modas, piercings, tattoos e acessórios LGBTQIAPN+. Como qualquer comunidade, esta se diferencia em sua aparência com itens que a identifica. Vai desde tattoos minimalistas ou não, até piercings, acessórios e itens de moda em geral. Esse post foi baseado em pesquisas que fiz pela internet.


Tênis mosaico


Esse calçado mosaico com as cores do arco-íris da Vans é minimalista, mas bem significativo. Não possui cores fortes e é bem elegante. 


Mochila menos é mais



Que tal desfilar por aí com essa mochila de arco-íris pixalizado? Ela é bem minimalista e simples, mas entrega uma mensagem e tanto. 


Casaco minimal 


Esse casaco da Adidas Pride Pack é sensacional. O casaco é todo branco, com imagens e ilustrações coloridas, nas cores do arco-íris. 


Tie Dye em camiseta


Essa camiseta tie dye da C&A também é bem legal e lúdica. Parece que a camiseta é uma tinta fresca, que a qualquer momento pode te melecar... 


Estampa mosaico


Essa estampa é deslumbrante e elegante. Tem formatos geométricos e de mosaico. A camiseta além de ser estilosa, parece ser bem confortável. 


Havaianas Pride
A Havaianas sempre apresenta boas opções de calçados para o dia a dia. Esse faz parte de uma coleção chamada Havaianas Pride, que tem outras boas opções de chinelos com a temática. 


Copo com faixa colorida

Copo preto com a faixa colorida. De encher os olhos e deixá-los vidrados, não é mesmo?!


Coleira


Tem acessórios até mesmo para o melhor amigo do homem. Essa coleira com faixas nas cores do arco-íris é irresistível. 


Meia pixelizada


A comunidade LGBTQIAPN+ tem itens identificatórios da cabeça aos pés, literalmente. Essa meia da Vans com as cores do arco-íris pixelizada é fofa por demais e bastante combinativa com outros itens de vestuário, calçados e acessórios. 


Piercings
Esse piercing apresenta bolinhas nas cores do arco-íris e é um item bem elegante e diversificado. 




Que tal um piercing com estrelas e faixas nas cores do arco-íris? Esse mostra que o menos é muito mais. 



Aqui é uma seleção de itens voltados para a comunidade LGBTQIAPN+. Tem da bandeira LGBTQIAPN+, do emblema do Superman com a consoante "G", símbolo de gay, pride (orgulho) e muito mais. 


Tattoos


Essa tattoo do Gun's Rose com a língua colorida nas cores do arco-íris é bem legal e icônica. 





Outra bem legal é essa de uma lâmpada quebrada com pozinhos coloridos dentro. 




Tattoo bem minimal e elegante que traz riscos coloridos.  




Os aneis de Saturno ganharam uma nova cor, bem colorida, formando um arco-íris anelar. Criatividade foi o que não faltou nessa tatuagem! 




Essas gotinhas coloridas são a coisa mais fofa do mundo, diz aí?!



Modas, piercings tattoos e acessórios identificam e fortalecem a comunidade LGBTQIAPN+. Há uma infinidade de itens, acessórios, roupas, piercings e ideias de tatuagens. Vale tudo para ser criativo e legal, não é mesmo? Esse foi o post de hoje, até o próximo! J-J



Por: Emerson Garcia

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Quinta de série: Pico dos Marins- O caso do escoteiro Marco Aurélio

 Pode conter spoilers!

Hoje falarei do podcast Pico dos Marins - o caso do escoteiro Marco Aurélio, do Globoplay, produzido pela Trovão Mídia. Com 10 episódios de em média 50 minutos, o podcast tem um quê de jornalismo investigativo e documentário. 

Marco Aurélio tinha 15 anos, quando desapareceu no Pico dos Maris, em São Paulo, em 8 de junho de 1985. Uma aventura de um grupo de adolescentes escoteiros, transformou-se em um drama para a família Simon e um absoluto mistério há quase quatro décadas. A produção instiga o que pode ter havido com Marco Aurélio, por meio de pistas e investigações, através de um trabalho minucioso, desde o conhecimento da mata, depoimentos e análises.

Pico dos Marins é aquele podcast que te prende do início ao fim. Você fica em tensão com todo o suspense levantado, assim como os barulhos de apitos e os recursos sonoros e tecnológicos do podcast.  


Esse caso levantou uma série de mistérios e questionamentos. O formato de podcast chama a atenção dos ouvintes. O trabalho é bem detalhado e com rigor jornalístico. A direção-geral é do fabuloso jornalista investigativo e podcaster Ivan Mizansuki - criador de Caso Evandro e Altamira.

Ao final, várias revelações sobre o caso foram levantadas, assim como novas hipóteses sobre o que ocorreu na pequena cidade de Piquete, em 1985. O podcast deixa muitas pontas soltas e sem conclusão, aumentando as dúvidas e os mistérios sobre o caso. Será que Marco Aurélio foi morto, desaparecido ou abduzido por ETs? E se estivesse vivo, como estaria Marco Aurélio? O G1 fez uma reconstituição de como o jovem estaria, assim como seus colegas de escoltismo também.


O interessante é que o podcast conta muitas histórias e faz uma contextualização detalhada de todos os fatos, além de um estudo sobre a mata dos picos dos Marins e o resultado é fabuloso. O objetivo não é de gerar sensacionalismo, mas a abordagem é respeitosa e amiga. Mistérios como o desaparecimento do garoto e as marcas nas pedras; o último apito e uma luz muito forte; e a retomada das escavações são levantados, e te deixam muito curioso com tudo que é explanado.  

Embora sonoro, o podcast traz elementos muito imagéticos e de percepções, devido a forma que ele é contado e apresentado, seja por meio da descrição de ambientes e personagens, entre outros. É como se você estivesse ouvindo um podcast de suspense e aventura, e ficasse tão vidrado com a história, que não ia querer tirar os fones de ouvido tão cedo!



Após buscas incessantes com mais de 300 pessoas e cinco anos de investigações, o caso foi encerrado sem conclusão em 1990. Contudo, novas informações provocaram a reabertura do inquérito policial em junho de 2021, quando o desaparecimento de Marco Aurélio completou 36 anos.  

Recomendo a produção! Ela vai te instigar bastante! J-J


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 26 de junho de 2024

11 Startups voltadas para remediação ambiental e suas tecnologias

Esse é o último post da Semana do Meio Ambiente aqui no JOVEM JORNALISTA. No post de hoje apresento 11 startups voltadas para a remediação ambiental e suas tecnologias

Atualmente, startups e aceleradoras tem se aproximado e propõem soluções a fim de preservar biomas e reparar o impacto no meio ambiente, reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa. Confira essas empresas!


Nosso Mangue

Focada na conservação dos manguezais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú em Maceió (AL), essa startup realiza a recuperação, preservação e conservação. Algo legal é que ela oferece pacotes de turismo com passeio pela laguna e o plantio de mangue para pessoas físicas; e pacotes de compensação ambiental para empresas. 

Nosso Mangue tem como meta reflorestar 20 hectares de mangue, além de beneficiar 80 famílias que sobrevivem de pesca, e 5 mil pessoas na comunidade local.  


Bright Cities

Realiza diagnóstico por meio da análise elaborada por uma equipe especializada em cidades e sustentabilidade. A ideia é a de resolver desafios urbanos e ambientais. Essa solução compara cidades e identifica oportunidades de melhorias. Mais de 80 cidades já foram atendidas no Brasil, além de projetos nos EUA, Portugal e Arábia Saudita. 


Lemobs

É uma GovTech com produtos e serviços que aprimoram a gestão pública. A ferramenta AEI (Alimentação Escolar Inteligente) ajuda administrações públicas a evitarem o desperdício de alimentos. 

A Lemobs prioriza a compra de alimentos da agricultura familiar, garantindo a adequação nutricional e monitorando o desenvolvimento infantil. 


Verdenovo

Foi criada para impulsionar a restauração ecológica no Brasil através do fortalecimento de coletores de sementes de zonas periféricas rurais dos Biomas Nativos do Cerrado. A empresa atua na comercialização de mais de 200 espécies nativas, que compreende uma ampla diversidade de formas e tamanhos, com uma linha especial para paisagismo, com herbáceas e subarbustos. 


UPM2

Desenvolve soluções para mobilidade urbana e artenativas financeiras para o público desbancarizado no Brasil. A UPM2 combina tecnologia, sustentabilidade e inclusão social em apenas um aplicativo. 


Incentiv.me

É uma startup de inovação tributária, que conecta o ecossistema de leis de incentivo fiscal, oferecendo produtos e serviços para patrocinadores, incentivadores, proponentes e toda a sociedade. 


UpLexis

Empresa especializada em mineração de dados, que permite a otimização de processos de tomada de decisões, com mais de 1900 fontes de dados. 


Group Energia

Empresa de energia renovável especializada no mercado condominial. Os serviços da startup são capazes de diminuir os custos das contas de luz em até 23% por meio da energia solar. 


Market4u

Essa rede de mercados autônomos e inteligentes permite que a emissão de CO2 por veículo seja diminuída na hora de fazer compras. A empresa também realiza reabastecimento inteligente. Com o sistema, é possível identificar os itens que podem ser levados até o ponto de venda, dispensando seus transportes desnecessários. 


Getrak

É especializada em desenvolvimento e fornecimento de infraestrutura para empresas de rastreamento. Ela realiza a reciclagem de forma inteligente e sustentável. Essa startup segue todos os protocolos de preservação e cuidado com o meio ambiente. 


Tuim

A startup envolve solução simples e inteligente para consumir móveis, revolucionando o mercado mobiliário no país. O cliente possui total autonomia para escolher o que quer e pelo período necessário, contribuindo para a economia circular.  


Essas são as 11 startups que contribuem para o meio ambiente. Assim, finalizamos essa semana super especial aqui no blog. J-J



Por: Emerson Garcia

terça-feira, 25 de junho de 2024

10 Tecnologias sustentáveis

O meio ambiente tem sofrido com inúmeras questões que tem o colocado na berlinda e tecnologias sustentáveis tem sido empregadas para sua preservação. Uma tecnologia sustentável é uma tecnologia para a conservação de recursos naturais e a promoção de desenvolvimento social e econômico para as gerações futuras. Enfim, um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos utilizados para produzir um produto.

No post de hoje apresento 10 tecnologias sustentáveis. Vem comigo! 


1- LED


É um tipo de iluminação que torna a energia elétrica mais eficaz. Essas lâmpadas substituíram as incandescentes tradicionais e tem feito a diferença, já que elas economizam até 80% em relação às tradicionais. Além desse benefício, as lâmpadas LED diminuem em até 50% as emissões de dióxido de carbono, possuindo eficiência energética. 

Uma lâmpada de LED usa menos energia que 25 lâmpadas incandescentes, gerando real economia ao bolso e causando menor prejuízo ao meio ambiente.  


2- Energia solar

Uma tecnologia que diminui os custos dentro de uma casa ou empresa. Com o advento de tecnologias mais baratas e melhores soluções, esse tipo de energia aumentou consideravelmente. 

E que novas tecnologias são essas? Ora, tem a célula solar de perovskita, células de filme fino, energia heliontérmica e células solares com pigmentos vegetais. Essas são soluções renováveis que ajuda na diminuição de combustíveis fósseis, gerando energia de forma econômica para milhares de pessoas. 


3- Carros elétricos


Já é uma realidade no mundo todo, embora com algumas dificuldades. Esses veículos, assim como os híbridos são mais caros do que os modelos a gasolina e diesel. Outro agravante é a escassez de pontos de carregamento disponíveis. 

Além dos carros elétricos, há os transportes públicos e caminhões elétricos que são mais sustentáveis e reduzem a emissão de gases poluentes no ambiente. 


4- Economia circular 


O uso de tecnologias sustentáveis na reciclagem de plásticos também é uma realidade. Tema  pirólise, onde os resíduos plásticos são transformados em matérias-primas líquidas, sem oxigênio e usando calor; a reciclagem química e alta tecnologia modular e escalável, utilizando tecnologia de microondas. 


5- Armazenamento de energia


Há várias tecnologias sustentáveis de armazenamento, que revolucionam diversos setores, incluindo os veículos elétricos. Um exemplo a ser mencionado são as e-bikes que utilizam baterias de lítio para aumentar o alcance e se tornarem mais leves. 


6- Captação e reutilização de água


Já existem sistemas de captação d'água mais sustentáveis, seja a captação subterrânea por meio de poços artesianos legais para fins potáveis ou a captação de água da chuva para fins não potáveis. 

Além disso, é fundamental o reuso da água. A água pode ser reciclada, produzindo água reutilizável, seja para limpeza, irrigação, sistemas de refrigeração, drenagem sanitária e muito mais.  


7- Captura e armazenamento de carbono


Esse recurso pode levar o carbono ao solo ou mesmo movê-lo para um local de armazenamento adequado. O CO2 recuperado reduz consideravelmente as emissões de gases do efeito estufa, gerando maior qualidade de vida. Se o carbono está armazenado gera lucro para o mercado e mais dinheiro, transformando-o em outros produtos. O carbono pode ser tranformado em plástico.  


8- Fazendas verticais


Jardins instalados em prédios e fazendas verticais ajuda na economia de energia, desenvolvendo de forma sustentável os negócios. Há uma economia de água, redução de poluição auditiva, cultivo verticalizado, plantações sem uso de agrotóxicos, economia da água e melhor aproveitamento do terreno, cuidando do solo fértil. 


9- Reciclagem e gestão de resíduos


Tecnologias sustentáveis tem a capacidade de evitar a contaminação do solo e do lençol freático, eliminando os descartes indevidos com contêineres inteligentes, sistemas automatizados de rastreamento e tecnologias de escaneamento óptico automatizado. Um recurso e tanto!


10- Tratamento de águas residuais


Aqui menciono as chamadas tecnologias vivas, baseadas na atuação de vegetais. Essas tecnologias tratam a água advinda de vasos sanitários, pias, tanques e máquinas de lavar. O tratamento também envolve a filtração por membrana, células de combustível microbianas, desenvolvimento de tratamentos biológicos, nanotecnologia e sistemas de tratamento natural. 

Esses processos tornam a água potável e disponível para reuso, a fim de reduzir o número de poluentes no processo de filtragem e tratamento. Além de diminuir essa presença de resíduos do que é lançado em mares e rios. 


Essas tecnologias sustentáveis são um sucesso e bastante eficazes. Vamos cuidar do meio ambiente pois ele é o lugar onde vivemos! J-J 



Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design