A ideia do post de hoje foi do nosso colaborador Arthur Claro! O folclore brasileiro apresenta personagens que tem permeado o imaginário popular brasileiro, além de enaltecer nossa flora e fauna. Folclore também pode ser sinônimo de preservação ambiental, educação ambiental e atitudes de preservação, afinal, muitos desses personagens do folclore são defensores da natureza. Por serem personagens folclóricos populares eles influenciam no processo de conservação do meio ambiente, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas.
E se a Iara, Saci, Boi Tatá, e outros, se aventurassem por aventuras do meio ambiente? Bem conhecemos as estórias desses personagens, mas o que aconteceria se houvessem releituras e os personagens ensinassem atitudes de preservação ambiental?
A Iara, é um personagem aquático, e o que aconteceria se ela ensinasse dicas de preservação da água? Ela poderia agir de forma bem nefasta com as pessoas que gastam água de forma descontrolada e levaria para o fundo do rio como forma de punição! Ela também poderia ir para a cidade e enfeitiçar cada pessoa que poluísse os rios e as águas.
E se o Saci, o mais simbólico dos personagens do folclore brasileiro, fizesse uma viagem no tempo e fosse para o futuro e percebesse que não há mais florestas, onde ele sempre viveu? O Saci Pererê, por exemplo, utilizaria seu redemoinho para limpar tudo, deixando tudo brilhando e utilizando suas artimanhas para salvar o planeta. Ao invés de apagar os cachimbos, ele poderia entupir os escapamentos dos carros que poluem muito, veda as chaminés das indústrias e apaga o fogo das queimadas...
O Boto Cor de Rosa, por sua vez, ao invés de enfeitiçar e engravidar as moças, deveria enfeitiçar a todos e eles começassem a cuidar, proteger e preservar o meio ambiente.
Já a Mula sem cabeça, que ateava fogo em tudo que via pela frente e poluía o ambiente, recebe instruções e ensinamentos de alguém que a ensina a cuidar do ambiente. Do seu pescoço que saía fogo, agora sai água e ela sai apagando o fogo por aí... Toda vez que algum foco de incêndio surge, a mula é invocada para proteger o ambiente.
O Curupira, o protetor das matas e florestas e o maior guardião do meio ambiente natural, poderia ensinar as pessoas sobre a coleta seletiva e conscientizando as pessoas para vivermos num lugar melhor.
Ora, o folclore também é meio ambiente. Este último não se restringe a florestas, rios, espécies em extinção ou problemas das grandes cidades, mas também das tradições populares e de tudo o que confere valor à vida. Desde a mais tenra idade somos permeados pelo meio ambiente natural e cultural. Recebemos isso como herança das gerações passadas, rumo a uma jornada humana. Folclore é cultura e meio ambiente e temos que repassar isso para as próximas gerações. J-J
Por: Emerson Garcia
Adoro ranchos folclóricos. Cumprimentos poéticos
ResponderExcluirA preservação do meio ambiente é muito importante. E este trabalho parece ser educativo para adultos e crianças.
ResponderExcluirBeijão
Tenho muita vontade de escrever alguma história usando nosso folclore como base, porque ele é muito rico. A ideia de usá-lo para conscientização ambiental é muito boa!
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Nosso folclore é cheio de personagens que preservam o meio ambiente. Deveríamos aprender mais com eles.
ResponderExcluirHospedaria de Palavras