terça-feira, 11 de junho de 2024

A máquina como conteúdo e instrumento no âmbito da Comunicação Social

Sabe-se que a comunicação, para ocorrer, necessita de um emissor, um receptor e de um meio para propagar a mensagem. Nos tempos atuais, a relação que há entre esses quatro elementos mudou bastante devido as novas plataformas que existem, da interação que se intensificou entre os sujeitos, e de instrumentos que começam a ser mais interativos, contribuindo assim para um melhor aperfeiçoamento da comunicação.

Com o aparecimento das máquinas, a interação entre os seres humanos e estas torna-se uma verdadeira descoberta, pelo motivo de serem atraentes e tecnológicas. Há certo encanto porque elas seduzem e tornam as pessoas mais inteligíveis e com cultura mais ampla. Do âmbito da instrumentalização, as máquinas constituem o imaginário social. O primeiro computador, o Eniac nos anos 40, era ligado diretamente a cabos, com o decorrer do tempo passa a ser programado por códigos binários, e assim vai se aperfeiçoando a informação.

A questão instrumental está ligada diretamente ao receptor, visto que, com as novas tecnologias, ele tem melhor acesso a programação e ao conteúdo. Tudo isso pela possibilidade que os meios de comunicação possuem no quesito de invenção e reinvenção. Com o suporte televisivo, a relação entre emissor e receptor torna-se mais próxima, devido ao manuseio do controle remoto, que é uma tecnologia inovadora que permite que o receptor tenha liberdade para assistir o que quer. Os videoteipes, como uma nova forma de instrumentalização, foram promissores no sentido de programação.


Com o advento desse instrumento tornou-se possível que a programação fosse gravada, o que torna esse meio mais fácil de se trabalhar. O computador, por sua vez, possui basicamente duas funções. Ele é utilizado como um instrumento de substituição da realidade real pela virtual, e como simulador da imagem.

Além dessas funções, o computador possui aprimoramentos que facilitam a vida das pessoas. Um bom exemplo é o hipertexto que reproduz o que a mente humana faz. Ela realiza ligações com a informação, assim como o receptor quando vê alguma informação sempre busca em sua bagagem algo que já sabe, algo que já conhece. Por certo, o computador é um instrumento que nos ajuda a compreender a comunicação.

Quando falamos de conteúdo, falamos de todo um aparato que os instrumentos oferecem para o público, levando em consideração seus gostos pessoais, tais como sua cultura, porque atualmente o receptor, que era visto como tábua rasa, agora pode interagir não só com o emissor como com outros saberes, imaginários e sujeitos, e nada mais justo do que os meios de comunicação estudarem o receptor na sua singularidade.

Por isso, as máquinas devem ter conteúdos que interessem seu público. O conteúdo da mídia também pode ser tratado como mensagem. A partir desse enfoque, os meios de comunicação produzem suas mensagens de acordo com o público, mas também a máquina pode reproduzir uma nova realidade, pregando uma ideologia, que pode ou não, ser seguida pelos espectadores.

Desse modo, a máquina possui essas duas vertentes importantíssimas para o estudo da Comunicação. Percebe-se ela como um instrumento, mas, também, como uma difusora de conteúdo. É interessante levar em consideração sempre, como a máquina interfere no cotidiano, tanto em relação a nível tecnológico como a nível informacional. Por certo, a máquina possui conteúdo e instrumento para ser analisado pela sociedade. J-J


Por: Emerson Garcia para a disciplina Editoração Eletrônica da UCB

5 comentários :

  1. Hmm interessante e complexo!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde e uma excelente terça-feira. Excelente matéria e bem atual. Já tentei te seguir no Instagram, mas não tenho retorno kkkk. Lá é uma forma de conversarmos também kkkk. Confesso que a máquina é legal, mais conversa pessoalmente é bem melhor.
    luiz_gomesrjoficial segue lá.

    ResponderExcluir
  3. A máquina é um instrumento de trabalho, só não devemos ser escravos dela.
    beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da análise. Muito interessante seu texto.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design