quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Dom do olhar: Evgen Bavcar


Fotografia significa escrita com a luz. Fotógrafo interessante é aquele que sente a luz e a ambientação. Passar quadros, luzes, gestos para o papel é tarefa artística. Agora, pense um cego fotógrafo. Pode parecer difícil conceber essa ideia. Como alguém pode sentir a luz, a claridade, sem enxergar? Mas é possível. E quando acontece, essa espécie de fotógrafo pode ser mais capacitado do que um que enxerga.

O esloveno Evgen Bavcar, cineasta e fotógrafo, perdeu a visão em dois acidentes diferentes. O primeiro em uma queda e o segundo envolvendo uma mina terrestre. Bavcar foi uma das vítimas da Guerra Mundial, após a Guerra. Não enxergar deu a ele a chance de uma nova profissão, e que promissor ofício. Para ele, as pessoas não dão valor a visão. Elas já estão acostumadas, recebem imagens prontas da TV, do ambiente e não ficam deslumbradas com isso. Ele diz que ser cego proporcionou uma nova forma de "ver" o mundo. Com as "Janelas da Alma" (nome do seu documentário) se vê ao longe... Olha o que ele diz: "A luz do espírito nos permite fotografar o invisível". E o resultado das fotos é Bavcar que diz: “não coincide nunca, é como o amor” S2


















Por que falar de Bavcar?

Primeiro porque tirou as viseiras dos meus olhos. Mostrou uma realidade que não conhecia. Segundo, porque é um Dom do olhar ao quadrado. E, terceiro, porque ocorreu uma exposição chamada Estética do (in)visível em São Paulo, que traz outros trabalhos de deficientes visuais. J-J

Update: Para quem quer assistir ao documentário Janela da Alma, deixo abaixo. Além da história de Evgen Bavcar, ele apresenta a de outras dezoito pessoas, com diferentes graus de deficiência visual - da miopia discreta à cegueira total. Os entrevistados falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O vídeo apresenta o funcionamento  fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

Vi um trecho do documentário e me deu vontade de ver completo. Mostra a vida dele, como ele faz para fotografar. É tocante. 



Por: Emerson Garcia

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Rádio Bagaralho: Programa especial de 15 anos do JOVEM JORNALISTA


Alô ouvintes da Rádio Bagaralho, aqui quem fala é o Arthur Claro. Hoje não tem programas da rádio, somente uma seleção de músicas que fizeram sucesso no ano de 2008, o ano que o blog JOVEM JORNALISTA veio ao mundo, pelas mãos e mente de Emerson Garcia. Então, para fazer uma comemoração ao estilo da rádio, vou deixar aqui algumas canções que podem trazer nostalgia e também ataques de espirros de renite.

Vanessa da Mata - Boa Sorte / Good Luck



Rihanna - Don't Stop the Music



Seu Jorge - Mina do condomínio



Timbaland - Apologize 



Claudia Leitte - Exttravasa  



Mariah Carey - Touch my body 



NX Zero - Cedo ou Tarde  



Madonna - 4 minutes  



César Menotti e Fabiano - Ciumenta  



Britney Spears - Piece of me 



Skank - Ainda gosto dela 



Coldplay - Viva la Vida 



Saia Rodada - Beber, cair e levantar 



Katy Perry - I kissed a girl  





Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

domingo, 26 de novembro de 2023

O número 15 e seus significados

Arte e ilustração criada pelo colaborador do blog Layon Yonaller

O JOVEM JORNALISTA faz 15 anos exatamente hoje. Esse marco me fez refletir sobre o numeral 15 e o que ele representa. O 15 é um número natural e composto, com fatores próprios 1, 3 e 5. A soma desses números é menor que 15 (9 < 15) - tratando-se de um número defectivo. Além disso, é o quinto número triangular, depois do 10 e antes do 21.

Ao se falar em 15 anos, dependendo do contexto, essa quantidade de tempo expressa diferentes percepções, sentimentos e significados. Na Bíblia Sagrada, por exemplo, o número representa a atividade da graça divina, aparecendo sempre em momentos onde Deus revela sua graça. Na numerologia, o número representa forte poder de independência e inovação; e a mistura do 1 e 5 relaciona-se à conquistas, sucesso, empreendimentos criativos e, até mesmo, ensino aos outros. Na cultura humana, uma menina que completa 15 anos de idade, para a sociedade ela está debutando, entrando numa nova fase de vida.

E o que é para alguém debutar?! Tem dois significados fortes e principais, são eles: 1- iniciar-se numa carreira ou atividade, estrear-se; e 2- ser formalmente apresentado à sociedade. E quando pensamos nos 15 anos de história do JOVEM JORNALISTA, o que podemos inferir?!   

Posso dizer que o JJ chegou até aqui por conta da graça divina. Jamais imaginaria que o blog atingiria essa marca lá em 2008, quando era considerado um "blog-hobby". Seus 15 anos é uma marca muito forte, que significa uma nova fase de existência, horizonte, com novos desafios. Assim como as garotas nos seus 15 anos, o blog atinge um patamar de transformação, maturidade e crescimento. Esses elementos podem ser vistos na comemoração da Páscoa judaica, ou seja a Pessach - passagem, relembrando a libertação do povo hebreu da escravidão egípcia. De acordo com a tradição, os judeus seguem 15 (!) passos que os levam para a libertação de acorrentamentos internos, resultando em crescimento, seja no âmbito pisicológico, emocional e/ou espiritual. 

Ao ser criado em 2008, o blog JOVEM JORNALISTA surgiu com uma proposta inovadora e criativa. A caminhada foi dura, árdua e longa, pois como mostrar um diferencial com tantas cópias e pouca criatividade?! Com foco, firmeza, perseverança, superação e esperança, os anos foram se passando, até que conseguimos nosso público e lugar na blogosfera e obtivemos reconhecimento pelo trabalho desenvolvido aqui. Após 15 anos, inúmeras foram as conquistas e sucessos, o que fez com que nos firmássemos, enquanto alguns blogs acabavam. 

Chegamos aos 15 anos, com inúmeras experiências acumuladas e certos que esse é apenas o começo de uma nova era. Chegou a hora do JOVEM JORNALISTA ser apresentado formalmente à sociedade! Maturidade, experiência, transformação e crescimento já fazem parte de nós e estamos prontos para tudo isso! J-J


Por: Emerson Garcia

25 Blogs que tem mais de 10 anos de estrada

Desafio o leitor a encontrar blogs bons e que possuam mais de 10 anos. Pode ser que demore (ou não) à encontrá-los. O boom dos blogs foi por volta de 2007/2008  e haviam inúmeros sites que faziam sucesso na época. A grande maioria dos internautas possuíam um blog para expressar suas ideias, postar fotos ou, até mesmo, redigir um diário. Era um mundo mágico, mas que no decorrer dos tempos ficou bem enfadonho, principalmente porque não havia uma valorização das leituras de posts, blogueiros que viviam somente atrás de like e selos e só tinham a coragem de dizer "siga, que sigo de volta"

O fato é que, mesmo assim, o mundo da blogosfera foi bem atrativo, divertido, com ótimos retornos e boas surpresas. Certo que as pessoas começaram a perder o interesse por escrever por aqui, mas isso não tira a importância do espaço. Com o decorrer dos anos, os blogs perderam um pouco de importância para os vídeos do Youtube; as postagens do Twitter (Também sou que nem o Layon e o nome é TWITTER!); para as dancinhas do TikTok; stories ou reels do Instagram; e as conversas paralelas no Whatsapp. Os longos e profundos textos começaram a abrir lugar para conteúdos curtos e instantâneos. Talvez, por isso, a visibilidade dos blogs está tão prejudicada assim.

Há quem diga: "Ninguém mais lê blog hoje em dia. As pessoas não querem perder tempo lendo textos grandes e profundos. Querem ler algo mais simples e rápido!". Eu, como jornalista, blogueiro, criador e editor-chefe do JOVEM JORNALISTA digo para essas pessoas: vocês estão errados!! Ainda há quem lê e comenta os blogs (Meu espaço é a prova viva disso) e há blogueiros que escrevem tanto textos curtos, como longos interessantíssimos e de excelente valor. 

O JOVEM JORNALISTA possui mais de 10 anos. Chegou aqui aos 15 anos e está "debutando lindamente" pela blogosfera e internet. Se os Apocalípticos do Caos estivessem mesmo certos, esse espaço já estaria na memória dos leitores e o conteúdo tinha virado pó. Além disso, após 15 anos, o JJ ainda é lido, conseguiu fãs e leitores fiéis e ainda tem seus posts comentados. E o detalhe: o blog foi sendo aprimorado, com novos conteúdos e diversos tamanhos de texto! É claro que os textões ainda marcam vez aqui!!

Junto comigo, no mundo da blogosfera, ainda existem blogs queridos e acompanhados por mim que ainda estão no ar e tem 10 anos (ou mais que isso) de existência. Eles não foram levados com o decorrer do tempo, não se atemorizaram com o caos instaurado durante os anos e se mantêm firme com muito conteúdo bom e inovador. Alguns tem mais de 10 anos, seja 11, 12, 13, 14, 15, 17 ou até mesmo 20 anos!! Confira esses espaços que tem resistido aos tempos e épocas, a partir de agora!  

  

- Pimenta de açúcar - 10 anos

Juliana Ferreira está aí há uma década postando sobre lifestyle, beleza, livros, unhas, moda e mundo fitness, sendo uma blogueirinha com muito orgulho. Além disso, ela é vlogueira e alimenta um canal de moda e estilo no Youtbe. Ela conquistou uma boa quantidade de leitores e seguidores. Juliana percebeu que para ter seu blog conhecido e reconhecido, é necessário estar em diversas redes sociais. 


- Lulu on the sky - 20 anos


Ter um blog com todo esse tempo, não é para qualquer um. Ainda tenho a vontade de chegar na quantidade de tempo no ar que a Lulu chegou. Ser criadora de conteúdos desde 2003 é um grande feito. Uma pessoa com muita experiência, que passou por várias fases no mundo da blogosfera. Seu espaço é voltado para beleza com dicas e resenhas de produtos sobre cabelos, pele (skincare), maquiagens e unhas. Também escreve sobre TV, celebridades, música e cinema. 


- Algumas observações - 17 anos


A blogueira e escritora Fernanda Rodrigues já está no mundo da blogosfera há quase 20 anos. O Algumas Observações surgiu da necessidade dela se expressar, além de dar vida aos seus textos literários. Após 17 anos, o espaço está aí firme e forte com a divulgação de textos literários, cursos e mentorias e dezenas de colunas. 


- De olho nos detalhes - 13 anos


Não há como deixar de mencionar esse blog especializado em televisão e todo o universo que ela propicia. Críticas, resenhas e textos sobre os principais produtos da TV aberta e fechada, com um jeito único e inteligente de escrever de Zamenza. Com esse blog fico bem antenado das programações televisivas que perdi, que já acompanhei, sigo acompanhando ou pretendo acompanhar. Vale muito a pena! 


- O diário de Inês - 11 anos


Sabe aquele blog de receitas que já está há 11 anos no ar, com receitas deliciosas e visitas à lugares e restaurantes?! Inês posta o passo a passo das receitas, bem como a história dos pratos e das comedorias que visita. 


- Magia de Donetzka - 10 anos


O blog de poesias, poemas e reflexões que já está há uma década no ar! Donetzka tem um astral muito pra cima, gosta de interagir e comentar. Existem poesias e reflexões lindíssimas, coma  capacidade de nos emocionar e fazer chorar.


- Na nossa estante - 10 anos


Um dos blogs mais incríveis sobre o que há de novo no mundo do cinema, livros, séries, animações, animes e doramas. Criado no fim de 2013, tem a literatura e cinema como grande paixão, assim como séries e músicas. O legal é que os colaboradores do blog participam de cabines de imprensa e coletivas, trazendo informações, críticas e resenhas em primeira mão.   


- Mariana - 12 anos


O espaço que tem a junção do primeiro nome das filhas de Maria fez 12 anos esse ano. Mariana é um blog levíssimo, para a autora ser feliz e partilhar o que os dias revelam. Nele, Maria dá atenção às pessoas, natureza, diferentes formas de expressão, patrimônio e sentimentos. Vale muito a pena visitar. Ameninades tem o seu valor! 


- Pequena jornalista - 14 anos


O PJ, esse blog que adoro, é apenas um ano mais novo que o JJ, mas inspira e traz luz para esse lugar. Carol Daixum é minha colega de profissão e amiga, apesar do espaço curto de tempo que a conheço. Pequena, jornalista e escritora, compartilha histórias dos livros que lê e do seu cotidiano. Além, de postar sobre papelaria e outros itens fofos. Enfim, ela posta sobre livros, filmes, moda, beleza, viagens e pensamentos diversos. 


- Mãe Literatura - 13 anos


Claudia é a autora desses espaço aonde posta sobre livros, com resenhas e textos, além de tags bem legais e divertidas. Alucinada por livros, é mediadora de clubes de leituras e tem feito enorme sucesso nas redes sociais. 


- Gabriela - 13 anos


Blog que surgiu em 2010, com inúmeras ideias e pensamentos. O blog é de autoria de Gabriela, gaúcha do Rio Grande do Sul, formada em design gráfico com pós em comunicação e influência digital. Escreve sobre livros, resenhas, bem-estar, maternidade e internet. 


- Cardamomo - 21 anos


Já pensou ficar 21 anos no ar, sem interrupção?! O Cardamomo foi criado em 2002, com diários, fotos, reflexões e comidas. 


- Momento Crivelli - 10 anos


Denise escreve sobre tags, resenhas, livros, filmes, séries e música. Esse universo da Indústria Cultural que amamos ver por aqui, não é mesmo?! Denise Crivelli é do Mato Grosso do Sul, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries. 


- Cinco quartos de laranja - 17 anos


Comida é algo necessário para a vida humana, assim como o blog Cinco quartos de laranja. O blog possui fotos lindíssimas de comidas e pratos, além de contar com histórias das receitas e elas propriamente ditas. 


- Louca por romances - 12 anos


No ar desde junho de 2011, o blog foi criado por Marla Almeida, amante de livros e romances de banca. Ela também gosta de filmes e não dispensa um seriado. O blog conta com resenhas, dicas de livro, filmes e séries. 


- Temperos da Iza - 12 anos


Blog de culinária de Portugal que apresenta receitas objetivas e suculentas variadas. Vale o clique! 


- Marisa's Closet - 11 anos

O seu blog de moda e art blog! Acho muito legal a forma que a Marisa produz seus posts. Não é só foto de modo ou de look, mas tem todo um contexto, reflexão e boas histórias. O quadro Looks da semana é um dos melhores que seu espaço possui! Marisa Cavaleiro escreve sobre cosmética, hairstyling, acessórios de moda, fotografia, lifestyle e decoração. Ou seja, todo o universo feminino. 


- A lua e eu - 12 anos


Bem legal o blog da Anne, que está no ar desde 2011, postando sobre suas fotos e coisinhas que gosta e tem interesse. Curte blogs e redes sociais, música, natureza, decoração, casa, jardim, animais, filmes e séries, viagens e livros. 


- Galera Fashion - 11 anos


Adriana Leandro é a idealizado desse blog sobre o universo feminino, como moda, beleza, culinária e decoração. Por meio do blog, ela compartilha momentos, sentimentos e opiniões sobre fatos ao seu redor. 


- Art and kits - 11 anos


Belíssimas fotos tiradas e excelentes reflexões - é assim que Art and kits pode ser descrito. Além de fotografia, o blog se dedica ao modelismo e a pintura. O blog é composto por dois autodidatas portugueses que tem como hobbie a pintura, fotografia e o modelismo urbano. 


- Mente Hipercriativa - 13 anos


Helaina Carvalho possui esse blog há 13 anos, compartilhando experiências com seus leitores por meio das palavras. Seu espaço conta com resenhas, críticas e os livros novos de sua estante. 


- Dedais da Amélia - 13 anos


Blog dedicado à coleção de deais de Amélia, adquiridos por ela e oferecidos pelos seus amigos em viagens por Portugal e todo o mundo. Ela posta as fotos de seus dedais, conta a história deles e os locais que eles fazem parte. 


- Piteis da Dinha - 11 anos


Um blog de culinária em que as comidas dão água na boca e só de ver as receitas já dá vontade de experimentá-las. 


- Biig Thais - 12 anos


Thais Terra é a idealizadora do espaço. Ela gosta de compartilhar entretenimento, arte e um pouco do que ela vive. É estilo um diário pessoal. 


- Não me venha com desculpas - 12 anos


Escrito por Adriel Christian, é o seu blog pessoal, onde escreve há mais de 10 anos sobre assuntos variados, mas sempre envolvendo livros, cultura pop e entretenimento. Também escreve crônicas reflexivas e compartilha dores, angústicas, mágoas e traumas com seus leitores.


Esses foram os 25 blogs que tem mais de 10 anos de estrada e que acompanho. Difícil chegar até aqui, mas eles chegaram! J-J


Por: Emerson Garcia

sábado, 25 de novembro de 2023

O dia e o ano em que o JJ foi criado (26/11/2008) - Filmes, fatos e músicas que fizeram 15 anos



No dia 26 de novembro de 2008 o blog JOVEM JORNALISTA ia ao ar. Era o 330º dia do ano no calendário gregoriano e o 331º em anos bissextos, já que aquele era um ano bissexto - o último da década de 2000. Faltavam 35 dias para acabar o ano e o JJ, despretenciosamente, ia ao ar. 

Após a estreia do JOVEM JORNALISTA, ia ao ar grandes filmes no cinema, no final de novembro e início de dezembro, que ainda fazem enorme sucesso nos dias de hoje como O menino do pijama listrado, Crepúsculo, Wall-E, Marley & Eu, Sete Vidas e Madagascar 2. Só de pensar que a estória aspera de um garotinho judeu e um alemão com um fim trágico, a estória de Bella e Edward, a animação da Disney de um robozinho emocionava todos, a adaptação daquele livro fofinho de cachorrinho, o filme dramático que aborda a doação de órgãos de Will Smith e que o hino "Eu me remexo muito" já está fazendo 15 anos, mostra o tanto que o tempo passa... 

Aquela época, também, o fenômeno A favorita estava no ar e todos queriam saber quem era a vilã e a mocinha da novela. Ao final do ano, a atriz Patrícia Pillar ganhava o Troféu Imprensa pela sua atuação como Flora. A Cantora do Ano, de acordo com o Troféu Imprensa, foi a Claudia Leitte, com a música do ano, de enorme sucesso Extravasa

Exatamente no dia de estreia do blog houveram os atentados terroristas que atingiram a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas, além de ferir centenas. No Espírito Santo, as chuvas batem recorde no mês de novembro.

Esses foram alguns filmes, fatos e músicas que fizeram 15 anos, assim como o JOVEM JORNALISTA. Espero que tenham gostado do post! J-J

Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Carol Daixum, a PEQUENA JORNALISTA, homenageia o JOVEM JORNALISTA

Consumir blogs é uma das coisas que mais amo fazer. Dentro de uma página é possível me informar sobre vários assuntos, seja música, filme. Além de ler poemas, analisar diversos temas do dia a dia e por aí vai. 

O Emerson e seus colaboradores não só informam e opinam com muito respeito, como fazem a gente refletir de tudo um pouco. Um verdadeiro blog jornalístico, que traz notícias diversas e ajuda a gente tirar as nossas próprias conclusões. 


São muitos aprendizados durante esse tempo em que o JOVEM JORNALISTA está no ar e eu tenho a honra de ser leitora. Um pouco sumida, às vezes, mas sempre sabendo que vou encontrar postagens que fazem a diferença no dia a dia. Um dos que mais lembro é sobre o pronome neutro e me divirto sempre com a Rádio Bagaralho

Recomendo a todos a leitura diária. Com esse blog, percebemos como é bom fazer parte de algum jeito da blogosfera, que se depender da gente nunca vai chegar ao fim! Vida longa ao JOVEM JORNALISTA! Uhul \o/! J-J


Por: Carol Daixum, especialmente para o blog JOVEM JORNALISTA

Homenagem à pastora Natalie

I

Pequena , grande mulher de Deus,

Prega, canta, encanta e ministra,

Orgulho dos pais, honra os seus,

Talento, grandeza jamais vista!


II

Sorriso discreto, coração de serva,

Às vezes, parecida com o pai,

Ama a Deus, é coisa certa,

Firmada na Rocha, ela não cai!!!


III

Que mais dizer de você?

De missionária a pastora,

Conduziu-nos com seu saber,

Uma verdadeira instrutora!


IV

Parabéns, pelo seu aniversário,

Vida longa, Natalie querida,

Data lembrada, no calendário,

Dos que amam sua vida!!


Por ser aniversário e como é o primeiro aniversário dela, como pastora, resolvi honrá-la, com a poesia.Agradeço  J-J


Por: Marilza Luciano, poetisa e colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Marilza Luciano agradece por participar do JOVEM JORNALISTA

Quero agradecer primeiro a Deus e, depois, ao Emerson Garcia, porque uma das coisas boas que a pandemia me deu foi a amizade do Emerson Garcia. Através dele também fiquei amiga de sua mãe, Ceiça, e também reencontrei uma amiga que é a Lucília.

Agradeço por Deus ter dirigido o Emerson para que ele se interessasse pelas minhas poesias, que eu nunca as tinha publicado e ofereceu para eu publicar em seu blog, o JOVEM JORNALISTA. Sempre quis publicá-las, na verdade ainda quero escrever um livro! 

A pandemia, para mim, não foi uma coisa ruim. É claro que tiveram muitos momentos difíceis, de dor e tristeza. Tiveram momentos bons, que foi a Cantata online e as amizades. Esse relacionamento entre eu e o Emerson, que era de coleguismo, se tornou de amizade e, praticamente, de irmandade. 

O blog JOVEM JORNALISTA fez muito bem para mim, porque começou com as minhas poesias, e estendeu o relacionamento com o próprio jornalista Emerson Garcia, que hoje em dia é um grande amigo meu! 

Então, assim, tenho muito que agradecer a Deus e ao JOVEM JORNALISTA por, hoje em dia, fazer parte da minha história de vida, principalmente da história de vida literária e, espero, que continue assim. Que o JOVEM JORNALISTA dê oportunidades para as pessoas crescerem e divulgar seu trabalho e talento através desse canal! Muito obrigada! J-J


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

O JOVEM JORNALISTA em IA - especial 15 anos

Até o JOVEM JORNALISTA entrou na moda da Inteligência Artificial e da geração de caracteres da Disney/Pixar! Para comemorar os 15 anos desse espaço, fiquei curioso para saber como caracteres e assuntos do blog ficariam em Inteligência Artificial. Para encontrar algo que fosse do meu agrado, penei muito, e o resultado não foi, na maioria das vezes, como desejava, tornando-se motivos de risos, surpresas e sentimentos absurdos.

A Inteligência Artificial é algo interessante, mas nem sempre entrega o que a gente deseja. Alguns resultados foram bem mirabolantes e totalmente diferentes do que queria. Fui testando textos, prompts de comando, pesquisando ali e aqui, até que consegui algo do que me agradava. 

Pensei em inúmeras possibilidades, assuntos e símbolos relacionados ao jornalismo. Como a Inteligência Artificial trata de possibilidades, as imagens foram pensadas por mim no ramo do "e se..." e da fantasia, até porque a IA se baseia na realidade, entregando imagens que, de fato, não existem. Foi aí que pensei: "E se a raposa fosse jornalista?!". Isso porque um dos símbolos da profissão é o animal. E os resultados até que foram satisfatórios. Veja algumas imagens que foram geradas, que curti:















Perceba como as ilustrações e desenhos artificiais ficaram bons. As raposas ficaram com ar de jornalista, de terno e gravata, com instrumentos jornalísticos (microfones, filmadoras, câmeras e máquinas fotográficas), bem com um ar de William Bonner mesmo.

Tem raposa âncora de jornal, tem raposa repórter de rua (Com terno, gravata, suspensório e bermuda)... As possibilidades são inúmeras. O interessante é que nenhuma pesquisa é igual à outra, e se eu pesquisasse novamente, apareceriam novas imagens.

Após 15 anos de estrada com o blog e de uns 12 anos de formado, posso dizer que sou uma Raposa Jornalista, cheia de experiência, textos escritos, várias pessoas entrevistadas e um longo caminho percorrido. Mas lá em 2008, era uma foquinha que não sabia falar nem escrever jornalisticamente. Para quem não sabe, jornalista inexperiente é chamado de Foca. Usando a IA novamente... "E se eu fosse uma foca jornalista?" Ou... "E se eu fosse uma foca blogueira jornalista em caracteres da Disney/Pixar?" O resultado foi incrível, derrubou muitos forninhos, queimou a IA e bugou a internet! Veja abaixo algumas imagens que salvei e gostei:





Alerta de fofurinha para essas imagens, não é mesmo?! Quando ainda era uma Foca Jornalista, era exatamente assim: inocente, cheio de dúvidas, anseios e medos. A insegurança reinava e não tinha experiência alguma. Mesmo assim, ainda como uma Foca Jornalista, entrevistei pessoas famosas, o reitor da universidade aonde estudava (A ponto da professora da disciplina dizer que ganharia "uma estrelinha" por causa disso). Teve uma professora que disse que minha transformação, desenvolvimento e evolução tinham sido os mais notórios da turma e, isso, de certa forma, fez com que eu continuasse no curso. 

Lá no início do JOVEM JORNALISTA, me considerava uma foca, aonde tudo era novidade e desafiador. Como essas IA's da Disney/Pixar a seguir... Tudo era horripilante, num terreno incerto e cheio de mistérios, mas estava lá cobrindo e dando uma de jornalista! 












15 anos depois, posso dizer que sou uma Raposa Jornalista. Raposa Véia?! Talvez. KKKK! Já tinha até cogitado mudar o nome do blog, mas já sou acostumado a ser chamado assim, o nome pegou e até mesmo vocês, leitores, me chamam dessa forma! Então não tem por que mudar, não é?!

Nessas minhas viagens cheias de lombra e fumação de orégano (Exagerei um pouquinho, claro), pedi para a Inteligência Artificial reproduzir os seguintes comandos: editor-chefe do JOVEM JORNALISTA de terno e gravata com uma máquina de escrever e/ou no computador, assim como um blogueiro, escrevendo.... O mais absurdo ainda foi quando descrevi "reproduza o editor-chefe do JOVEM JORNALISTA como se fosse um personagem da Disney Pixar, com máquina de escrever e ar nerd, com terno e gravata e uma action figure de Onde Vivem os Monstros" e não é que a IA me entregou um resultado satisfatório?! HAHAHA! 









O fato é que nem no mais incrível dos metaversos me imaginaria como nessas IA... E muito menos que, depois de 15 anos de existência do JOVEM JORNALISTA, estaríamos utilizando a Inteligência Artificial, como estamos usando, até mesmo para criar pôsteres de animações e desenhos da Disney/Pixar! Essa tecnologia... J-J



Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design