Antes de viajar eu prometi a vocês fazer um post sobre o Intercom Centro-Oeste que eu tive a oportunidade de participar, mas desde sábado estava planejando essa postagem e por falta de tempo e preguiça sempre ia deixando para trás. Pois bem, chegou a hora de escrever!
O Intercom Centro-Oeste esse ano aconteceu em Goiânia e teve o tema Comunicação, Juventude e Cultura. Eu gostei bastante do tema já que a maioria dos participantes eram jovens. Acho que foi proveitoso para mim, porque eu pude me interar melhor do mundo comunicacional que estamos vivendo.
ATIVIDADES
O evento teve três dias de duração. Bastante coisa para participar. Pena que as coisas aconteciam ao mesmo tempo, daí tinha que selecionar. Eu participei mais de mesas de jornalismo, como o Expocom de jornais universitários e apresentação de artigos de jornalismo.
Além desses, eu participei de painéis, como o de Rádio e Interatividade e o de Quadrinhos, blogs e novas formas de comunicação - confesso que só consegui perceber novas formas de comunicação e blogs, nada de quadrinhos! Além disso, eu participei de uma palestra de Telejornalismo com o Júlio Mósquera (jornalista daqui de Brasília).
Eu gostaria de ter participado das oficinas que teve, como a de Animação com Massinha, pena que não tinha mais vaga e eu deixei para me inscrever encima da hora!
PONTOS NEGATIVOS
Eu acho que o evento deixou a desejar no quesito recepção a universitários. Como o evento foi muito grande, eles tinham que disponibilizar táxis para as pessoas se locomoverem e opções de alimentação. Na sexta tinha bastante pontos para se alimentar, já no sábado...
Eu gostaria que as oficinas tivessem mais vagas e acontecessem, também, na parte da manhã. Todas as oficinas só aconteciam na parte da tarde.
Outra coisa: acho que faltou preparação em algumas apresentações. Eu assisti a uma apresentação de uma menina sobre Mídia e publicação de suicídio e achei que ela estava despreparada, nervosa e expondo o artigo todo. Se ela estava nervosa era melhor que ela terminasse logo a apresentação! E além disso, não é a apresentação do artigo, é a apresentação sobre o artigo.
PONTOS POSITIVOS
Eu gostei porque eu pude conhecer melhor o mundo acadêmico e científico, e também porque eu estou fazendo a disciplina de Metodologia, e acho que o evento me ajudou muito nesse sentido.
Achei interessante o painel de Quadrinhos, blogs e novas formas de Comunicação. Creio que a tendência é que os meios de comunicação se renovem. Aprendi como se faz um avatar e como é construída a espacialidade do twitter. Foi bem legal!!
Outra coisa foram as relações de amizade que foram construídas. Eu fui com um grupo de meninas que se quer eu tinha visto, e criei vínculos com elas.
E para finalizar, eu não poderia deixar de falar dos macacos!! Eles estavam espalhados por todos os lados. Tinha alguns que enquanto a gente estava na sala assistindo a palestra, eles ficavam pulando de janela em janela, e entravam na sala pedindo comida. Com certeza todos ficaram encantados! Por isso o símbolo do Intercom esse ano foram macacos.
Eu pretendo ir em outros encontros de Comunicação. A primeira experiência foi super válida!! (JJ)
Por: Emerson Garcia