segunda-feira, 28 de junho de 2010

De que filme é?



De qual filme é o pôster acima? É, acho que vocês já sacaram que é do filme Say (Jogos Mortais). Mas será que o pôster tem uma ligação com o pôster original do filme? Para mim, relembra bastante o filme. Afinal, trata-se de um jogo, um quebra-cabeça da vida...

A arte chama-se Minimalismo e foi feito por um designer brasileiro (olha que legal). Pedro Vidotto resolveu trabalhar com a técnica no cinema, e na minha opinião deu super certo. Eu vi todos os seus trabalhos e fiz a ligação com a maioria dos filmes. Procurei não ver pelo título dos pôsteres, e sim pelas imagens. Alguns eu lembrei instantaneamente de que filme tratava. Mas outros não.


Para chegar a essa conclusão, eu lembrei de um ícone dos anos 20 e de uma personagem inesquecível: Tiffany! 




Para fazer a associação eu lembrei dos três elementos que aparecem no filme. Tudo bem que na primeira ilustração está longe de parecer um leão, mas aí eu juntei o caldeirão e a vassoura e o projeto de guarda-roupa, que mais parece um armário e cheguei a conclusão.




Já essa foi mais fácil. Vi o balão ali e logo liguei ao filme. Simples.




Mas não pense que eu consegui fazer a associação de todas as ilustrações. No site ainda há muitos filmes a se descobrir. E não será pelo título, o mais legal é decifrar pelas imagens que o autor utiliza. Abaixo, tem alguns que eu preciso quebrar a cabeça para descobrir. Se vocês quiserem me ajudar...







E lembrem-se: nada de tradução, quero que vejam as imagens e façam as associações. #fikdik (JJ)


Por: Emerson Garcia

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inabitual

Retratos. Quem não tem? Eles servem para guardar os momentos da vida. Em uma superfície retangular existem tantas e tantas histórias. É a memória em um clique fotográfico. É ótimo relembrar, não é? Mas quando a foto é um desastre e a gente não sai nada fotogênico? É de chorar!


O site Awkward Family Photos posta fotos que não foram tão bem sucedidas assim. Tem uma foto mais engraçada do que a outra. Eu ri bastante das pérolas que tem por lá e das poses inabituais, mas também pensei: "essas cenas poderiam acontecer comigo ou com a minha família".













E aí, o que acharam das fotos? Para mim elas são bem inabituais. Vocês tem algum retrato desse tipo na casa de vocês? Acho que isso acontece com qualquer um. (JJ)




Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como ficar no TT

Ainda no clima do post anterior, hoje eu falarei um pouco de como a internet é um meio de propagação e divulgação de ideias. Nessa semana, o mundo inteiro parou para saber o que significava a tag 'Cala Boca Galvão' no twitter. Mas como essa tag se popularizou em todo o mundo, gerando até brincadeiras??

Primeiro, porque o twitter é tipo "uma conversa monótona em voz alta" onde ideias individuais tornam-se ideias de todo um grupo. Ou quem nunca quis calar a boca do Galvão alguma vez na vida? Eu já tive vontade quando ele disse que "desde pequenininho era Bafana Bafana" hausahsuahsuasa (como assim?).

Outro motivo para a tag tomar de conta dos TTs é a criatividade que os brasileiros possuem para despistar o real sentido do 'Cala Boca Galvão', fazendo com que a tag não saia do TT (Trending Topics). Muitos associaram o Galvão-homem, ao Galvão-ave. Outros disseram que 'Cala Boca Galvão' era um clipe da Lady Gaga!! Vê se pode? Mas o mais engraçado, é que para essas versões existem provas!

A ave Galvão existe mesmo e está em extinção. Por isso o Instituto Galvão realizou uma campanha para proteger essa ave brasileira. E com essa brincadeira, o Instituto aproveitou essa popularização de tag para lançar uma nova campanha. Veja abaixo:



"A cada twett escrito CALA BOCA GALVÃO gera uma doação de 0,10 centavos para a Fundação Galvão". Não é mara isso? hasuahsuahsua

A brincadeira também gerou um suposto clipe de Lady Gaga. Veja:







"Gaga gaga gaga galvão" Eu morri de rir desse clipe, e além do mais tem um ritmo agitado e de boate da Lady Gaga mesmo hahahaha A melhor parte do clipe é essa: "Isso não é um fake, não estou brincando".

Mas além dessas duas brincadeiras, o caso tomou outras proporções, até mesmo internacionais. O jornal 'El País' publicou em seu site diversas explicações para o fenômeno 'Cala Boca Galvão'. Leia um trecho:


"[...] "Cala boca, Galvao" es una gran broma de los usuarios brasileños de Twitter [...] Galvao Bueno es uno de los comentaristas deportivos más conocidos en el país del fútbol. Y "cala boca" significa cállate la boca. [...]La broma empezó en la ceremonia de apertura del Mundial, el viernes pasado, cuando Galvao Bueno, periodista de la TV Globo, no paraba de hablar durante la retransmisión. [...]" (El País)

A brincadeira também teve repercussões nacionais:


"Artistas da Globo, como Luciano Huck e Fernanda Paes Leme, começaram uma mobilização em defesa de Galvão Bueno. O locutor vem sendo alvo de críticas no Twitter desde a semana passada, quando a expressão 'Cala boca Galvão' (sic) entrou para o topo do ranking mundial de repercussão dentro da rede de microblogs". (Veja)


Marcelo Tas também se pronunciou:


"É curioso ver o interesse da mídia mundial e a rapidez com que isso se propagou”.


E é claro que a grande estrela dessa brincadeira, Galvão Bueno, iria se posicionar diante do fato. Veja o vídeo abaixo:




Ele pareceu beeeeeeeem feliz com a brincadeira, né? "Estou na campanha e estou sério na campanha". É ou não para rir?



É possível que a internet seja um meio de propagação de ideias benéficas e divertidas, como nesse caso do Cala Boca Galvão que cortou as fronteiras terrenas. O que vocês acharam do caso? (JJ)



Update: Depois que eu terminei esse post, fiquei sabendo que a divulgação e propagação dessa tag foi tão grande, que será a reportagem de capa da revista Veja dessa semana:



Essa reportagem deve estar no acervo digital a partir do dia 23. Quero muito lê-la!


Por: Emerson Garcia

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Intercom Centro-Oeste 2010

Antes de viajar eu prometi a vocês fazer um post sobre o Intercom Centro-Oeste que eu tive a oportunidade de participar, mas desde sábado estava planejando essa postagem e por falta de tempo e preguiça sempre ia deixando para trás. Pois bem, chegou a hora de escrever!




O Intercom Centro-Oeste esse ano aconteceu em Goiânia e teve o tema Comunicação, Juventude e Cultura. Eu gostei bastante do tema já que a maioria dos participantes eram jovens. Acho que foi proveitoso para mim, porque eu pude me interar melhor do mundo comunicacional que estamos vivendo.


ATIVIDADES

O evento teve três dias de duração. Bastante coisa para participar. Pena que as coisas aconteciam ao mesmo tempo, daí tinha que selecionar. Eu participei mais de mesas de jornalismo, como o Expocom de jornais universitários e apresentação de artigos de jornalismo.



Além desses, eu participei de painéis, como o de Rádio e Interatividade e o de Quadrinhos, blogs e novas formas de comunicação - confesso que só consegui perceber novas formas de comunicação e blogs, nada de quadrinhos! Além disso, eu participei de uma palestra de Telejornalismo com o Júlio Mósquera (jornalista daqui de Brasília).

Eu gostaria de ter participado das oficinas que teve, como a de Animação com Massinha, pena que não tinha mais vaga e eu deixei para me inscrever encima da hora!



PONTOS NEGATIVOS

Eu acho que o evento deixou a desejar no quesito recepção a universitários. Como o evento foi muito grande, eles tinham que disponibilizar táxis para as pessoas se locomoverem e opções de alimentação. Na sexta tinha bastante pontos para se alimentar, já no sábado...


Eu gostaria que as oficinas tivessem mais vagas e acontecessem, também, na parte da manhã. Todas as oficinas só aconteciam na parte da tarde.

Outra coisa: acho que faltou preparação em algumas apresentações. Eu assisti a uma apresentação de uma menina sobre Mídia e publicação de suicídio e achei que ela estava despreparada, nervosa e expondo o artigo todo. Se ela estava nervosa era melhor que ela terminasse logo a apresentação! E além disso, não é a apresentação do artigo, é a apresentação sobre o artigo.


PONTOS POSITIVOS

Eu gostei porque eu pude conhecer melhor o mundo acadêmico e científico, e também porque eu estou fazendo a disciplina de Metodologia, e acho que o evento me ajudou muito nesse sentido.

Achei interessante o painel de Quadrinhos, blogs e novas formas de Comunicação. Creio que a tendência é que os meios de comunicação se renovem. Aprendi como se faz um avatar e como é construída a espacialidade do twitter. Foi bem legal!!

Outra coisa foram as relações de amizade que foram construídas. Eu fui com um grupo de meninas que se quer eu tinha visto, e criei vínculos com elas.

E para finalizar, eu não poderia deixar de falar dos macacos!! Eles estavam espalhados por todos os lados. Tinha alguns que enquanto a gente estava na sala assistindo a palestra, eles ficavam pulando de janela em janela, e entravam na sala pedindo comida. Com certeza todos ficaram encantados! Por isso o símbolo do Intercom esse ano foram macacos.



Eu pretendo ir em outros encontros de Comunicação. A primeira experiência foi super válida!! (JJ)




Por: Emerson Garcia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design