A campanha Novembro Azul é destinada para promover o exame de câncer de próstata nos homens. O câncer de próstata é um dos motivos de mortes de homens no Brasil. Cerca de 12 mil homens morrem porque não realizam o procedimento. Se fossem a tempo no urologista, teriam 95% de chances de sobreviverem. Somente 50% dos homens frequentam a urologia. Os dados são assustadores:
O público-alvo do exame são homens a partir dos 40 anos de idade. O Novembro Azul tem seu ápice no mês de novembro, quando empresas, institutos e organizações realizam ações interativas, publicitárias e de marketing, para informar e conscientizar sobre a importância de exames periódicos. Mas afinal, o que é o câncer de próstata? Como tratá-lo?
Câncer de próstata
O que é próstata?
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga, no início da uretra, e sua principal função é produzir o esperma. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
O que é câncer de próstata?
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. Ele aparece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Em sua fase inicial, o câncer tem uma evolução assintomática, daí a necessidade de fazer exames rotineiros após 40 anos.
Fatores
O fator genético é uma das causas. Homens que possuem familiares com esse histórico tem mais propensão de ter a doença. Além disso, homens negros também tendem a desenvolver mais a doença do que brancos.
Sintomas e prevenção
Alguns dos sintomas são: dor ou queimação ao urinar, sangue na urina, jato urinário fraco e vontade frequente de urinar.
Os homens podem prevenir a doença com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais com menos gordura. Especialistas também recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
O tão temido exame
Muitos não realizam o teste para o câncer de próstata por conta do procedimento utilizado para detectar a doença. Ou seja, preferem morrer do que realizar o famoso toque. E como seria esse exame? Existem outros que são eficazes?
O toque
Antes de falar do exame propriamente dito, preciso dar os parabéns a Unimed pela bonita campanha, que despreza o preconceito e o machismo da sociedade:
Sim! O exame tradicional é feito com o dedo indicador no ânus. O médico que o realiza é profissional e usa uma luva de látex devidamente lubrificada. O procedimento não dura mais que 15 segundos, e se existir o tumor, o médico sentirá um tecido rígido na região da próstata. Se confirmar o diagnóstico, o urologista poderá solicitar exames complementares, como a biópsia da próstata. Confira o local da próstata indicado pela cor laranja nas imagens abaixo:
Outros exames
Já aviso de antemão, que embora existam outros tipos de detecção do câncer de próstata, o exame retal é o mais confiável e recomendado.
Existe também o exame sanguíneo - que vai medir a dosagem do antígeno prostático específico (PSA); a ultrassonografia da próstata - abdominal e transrretal. Esses exames não são invasivos e podem mostrar o volume da próstata, mas não são os ideais.
De acordo com o Hospital Santa Casa (SC),
"[...] as células cancerosas aumentam a produção de PSA, mas não é somente o tumor que tem esta capacidade. Tumor benigno e prostatite também podem elevar a contagem desta substância, porém somente o câncer causa o endurecimento do tecido da próstata. Por este motivo o exame de toque não pode ser substituído [...]".
Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico poderá solicitar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal.
Ações interativas no Novembro Azul
Já mencionei a campanha da Unimed, mas tem muitas outras tão legais e interessantes, quanto essa. Confira:
Playstation
A Playstation estimulou seus clientes homens a deixarem seus bigodes crescerem, juntamente com Galahad, do jogo The Order:1886. Para quem não sabe, o bigode azul é o símbolo da campanha. O ilustrador Tom Mac também ajudará nessa mobilização, fazendo ilustrações da edição limitada, de caras bem conhecidas da Playstation. Para saber mais, clique aqui.
Banco do Brasil
A campanha abaixo é do BB e está rolando no Facebook:
Dudalina
A famosa loja de roupas, Dudalina, também entrou na onda e confeccionou vários modelos de blusas, onde parte do dinheiro das vendas será revertido para instituições de prevenção e tratamento do câncer. Fizeram parte da campanha vários atores famosos:
Monumentos azuis
Vários monumentos e pontos turísticos do Brasil também foram iluminados com a cor da causa, como aconteceu em outubro:
Kildare
Para finalizar, essa campanha da empresa Kildare é genial:
Homens leitores desse blog, por falta de informações e campanhas sobre o tema vocês não poderão mais reclamar. Esse é um assunto que merece ser abordado e tocado (HÁ!). Deixe seu preconceito de lado e vá fazer o exame. J-J
Por: Emerson Garcia
Post muito importante, gostei bastante da campanha feita. Também fiz um post especial no início do mês.
ResponderExcluirBeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Que bom! Creio que todos os blogueiro deveriam fazer posts assim.
ExcluirParabéns pelo post, acho que toda informação é louvável. O machismo impera muito mais no que das mulheres e acho louvável posts como esse. Muito bom.
ResponderExcluirBjokas,
http://www.dmulheres.com.br/
Verdade. Tanto é que as mulheres vivem muito mais tempo que os homens.
ExcluirÓtimo post para a conscientização de todos sobre esta campanha que deve se estender por todo o ano. O câncer está atacando muitas pessoas atualmente e é necessária a prevenção. Com esta divulgação e muitas outras, tudo se espalha de forma viral. Parabéns!
ResponderExcluirBlog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS
Está aí a magia da publicidade! Isso muito me admira. Também concordo que a campanha deveria ser todo ano.
ExcluirMuito importante essa conscientização. geralmente os homens não costumam ir ao médico, só quando estão com muita dor, daí, muitas vezes, é tarde demais.
ResponderExcluirhttp://cristadelicada.blogspot.com.br/
Pois é. Quando a doença já está no seu estágio final, infelizmente.
ExcluirMuito importante essa conscientização, tenho um vo que morreu disso. Na verdade,lembro pouco dele, mas sei que foi isso.
ResponderExcluirBjuuuuuuu
http://www.blogjumedeiros.com/
É importante conscientizar os homens assim como fazemos no outubro rosa.
ResponderExcluirTenha uma linda quarta
Kisses
Acho muito bom o assunto estar tão em alta. Todo esse preconceito é bobeira e falta de informação.
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
Você tem toda razão! Espero que tenha conseguido clarear a mente de muitos homens.
ExcluirÉ realmente muito importante divulgar o Novembro Azul! Talvez um dia consigamos a mesma visibilidade do Outubro Rosa, salvando mais vidas com o diagnóstico precoce.
ResponderExcluirTe indiquei para responder uma TAG: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html
Espero que goste!
Beijos!
Gatita&Cia.
Também concordo que a divulgação do novembro azul não é tanto como do outubro rosa, mas já teve muitos avanços.
ExcluirObrigado, irei responder em breve.
Eu não sabia muito sobre o câncer de próstata e esse post explicou bem a doença e com certeza vai ajudar bastante os homens que tem dúvidas.Quanto as campanhas,eu já vi muitas bem geniais e legais como essa da Kildare que ficou bem incrível na minha opinião.
ResponderExcluirEssa da Kildare foi uma das melhores que já vi.
ExcluirQue bom que o post te esclareceu. :)
Oi!
ResponderExcluirEstou tentado conscientizar o meu pai a fazer o teste para o câncer de próstata. Mas ele é um cabeça dura!
Beijokas!
http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/
Espero que consiga convencê-lo.
ExcluirA campanha é muito válida, mas ás vezes 40 anos é tarde. Já tive amigos que descobriram com 38 por ai que tinhas.. em exame de sangue, por isso acima de tudo é sempre bom todos os anos fazer exames de sangue.
ResponderExcluirEu tive um tio que teve, e o tratamento foi bem complicado, agora ele se cuida e tudo certo, mas temos que prevenir com certeza, as campanhas são bem válidas.
www.vivendosentimentos.com.br
Gostei da sua consideração. Talvez 40 anos seja tarde demais mesmo. Sou a favor da ida periódica ao urologista e também de exames sanguíneos periódicos. Exame de sangue não diz tudo, mas diz muita coisa sobre a pessoa.
Excluir