sábado, 17 de outubro de 2020

Globo vai mudar sua marca e consolidar unificação das empresas do grupo


Nova marca extingue conceito tridimensional. | divulgação: TV HISTÓRIA

Portais especializados em televisão [1] e as redes sociais [2] mostraram que a Rede Globo de Televisão prepara uma mudança radical em sua identidade visual: abandona o estilo tridimensional concebido pelo designer alemão Hans Donner (em vigor desde 1975) e passará a adotar o tom em “chapado” ou em 2D.

Segundo o portal TV História, esse processo de mudança da marca atingirá as vinhetas (como o do Plantão da Globo), e a canopla do microfone, por exemplo. [3] A cor preta será proibida de ser usada em qualquer hipótese e a marca será banhada por pelo menos três cores em gradiente. O logotipo da emissora em fonte “Avant Garde” – também da época de Hans Donner – será abolido e dará lugar ao usado atualmente pelo portal de streaming Globoplay. O nome da fonte exclusiva é o “Globobrand”.

Evolução da marca da emissora percebe-se a perda gradual do aspecto brilhante. | REDE GLOBO


O processo de mudança da TV Globo será consolidado no mês de abril de 2021 – mês de aniversário da emissora e onde se inicia a programação normal. 


Processo longo e gradual

Fachada da sede da emissora no Rio de Janeiro “sumiu” com a nomenclatura REDE e ficar apenas GLOBO. | montagem de imagens: LAYON YONALLER


A mudança faz parte do processo mudancista da Globo iniciado em 2018 [4] em unificar suas empresas numa única égide denominada “Uma só Globo”. Não por acaso que nestes últimos anos a emissora de televisão aberta deixou de se denominar REDE GLOBO para apenas GLOBO, por exemplo. Assim explicava a carta do presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega:

“[...] Esse conjunto de projetos mostra uma direção: integrar equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos negócios, e buscar novas receitas. Queremos, agora, acelerar e tornar mais robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. [...] Estamos fazendo um grande investimento no nosso presente e no nosso futuro. [...]”.


Desde 2013 emissora adota o conceito de flat design. | REDE GLOBO


Quem é aficionado nos assuntos de televisão percebe que esse era o destino traçado pela empresa em 2013, onde a Rede Globo assinava sua marca apenas no formato bidimensional em institucionais, chamadas e demais caracteres dando mais liberdade artística e gráfica. Isto se via no institucional de sua filial em Recife em 2017, no vídeo sobre doação de sangue em 2018 e em 2020 na chamada especial da programação em homenagem aos 60 anos da Capital Federal, na emissora de Brasília.



 



A última mudança da marca foi em 2014, com rebranding em 2015:

 


 Parcerias e fortalecimento da marca no mercado

Some nome “Globosat” e entra “Canais Globo” na plataforma de streaming. | GLOBOPLAY


Não por acaso que no programa de televisão aberta Globo Esporte, por exemplo, os jogos de futebol transmitidos pelos canais pagos SporTV e Premiere são anunciados na TV Globo. E que programas do Multishow como o Música Boa e o Lady Night vão ao ar. Jornalistas da Rede Globo e da GloboNews aparecem em ambos os canais. Até a nomenclatura Globosat foi extinta dando lugar ao termo Canais Globo.

Série da Globo em parceria com a Sony protagonizado pelos atores Sophie Charlotte (Aracy Carvalho) e Rodrigo Lombardi (Guimarães Rosa). | GSHOW


LEIA TAMBÉM: O que faz da Globo a emissora mais assistida e falada do Brasil

Buscando parcerias internacionais e consolidar o nome da empresa no mundo, a Globo fez parceria com a Sony Pictures Television em produzir sua primeira série falada em língua inglesa, O Anjo de Hamburgo [5] – sobre a vida de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), que salvou centenas de judeus da morte no período da Segunda Guerra Mundial. O ator Rodrigo Lombardi fará o papel do escritor Guimarães Rosa.

Em 2015 a Globo levou ao ar na sua principal sessão de filmes Tela Quente o filme Vermelho Brasil (de 2014), realizado em parceria com produtoras do Portugal, França e Canadá.

 


Em 2016 a Globo fez a versão internacional da série Supermax destinado ao público da Espanha e América Latina. [6]


Enquanto isso nas redes sociais...

Foram várias reações sobre a notícia da mudança da marca da Globo.

 

 

 


Este usuário chamou atenção sobre a tendência adotada pela TV Globo: o minimalismo das marcas e a emissora carioca seria mais uma a impor este estilo.

 

Conclusões e concorrência

O atual “Livro da Marca” [7] da emissora vai mudar. E será que a concorrência vai seguir os mesmos passos da Globo? Depois da mudança de marca da emissora em 2008 e 2014, as grandes redes RecordTV e Bandeirantes (Band), seguiram um formato de forte inspiração “globista”. Apenas o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) não seguiu a tendência em “copiar” a emissora líder.

Mudança das marcas das quatro grandes redes brasileiras. Apenas o SBT não seguiu modelo “globista”. | montagem de imagens: LAYON YONALLER


De qualquer forma, a mudança da marca da maior emissora do Brasil consolida uma fase importante do fim da separação do que a gente entende como televisão aberta, fechada, internet, rádio, jornal, streaming ou outro meio de disseminação da informação. J-J




Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

9 comentários :

  1. Sinal claro e evidente da decadência total desta rede ...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha parado para pensar em quantos anos tinha essa marca, realmente será uma revolução. Espero que para melhor.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei da nova identidade visual, ficou mais simples e leve.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o novo visual a logo, ficou bem mais atual.
    Eu sempre fico pensando se fazer toda uma nova construção de identidade visual não gera problema depois...
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto a mudança, mas também fico mais na Netflix do que na tv normal mesmo, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson, tudo bem?
    Achei bem Mark Zuckerberg feelings essa decisão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que a maioria não tenha gostado eu achei até legal. Deixa tudo mais uniforme. Sem contar que mesmo sendo mais simples, a logo deu um ar de modernidade, não acha?

    No mais, mudanças de identidades visuais significam muito mais do que simples designs. Esperamos que sejam mudanças positivas!

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a era LOVER da emissora HAHAHAHAHAHAH

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esta matéria, Jovem Jornalista
    Eu acho que a tendência das marcas é ser clean neste momento mesmo
    Gostei de saber as novidades da maior emissora de TV fechada que temos por aqui
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design