segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Personagens femininas de pinturas clássicas fazem o autoexame mamário


O designer e ilustrador paulista Wesler Serafim criou uma série de ilustrações no ano de 2016 para a campanha Outubro Rosa. O inuito foi reimaginar personagens femininas de pinturas clássicas realizando o autoexame, como forma de transmitir a mensagem de que todas as mulheres devem fazê-lo. As mulheres icônicas escolhidas foram: Mona Lisa, Vênus e Liberdade. Veja:





 

O artista redesenhou as mulheres, utilizando vários tons de rosa - do mais claro, até o mais escuro e passando pelo rosa choque. 

A partir de agora, falarei de cada releitura, comparando-a com a obra original. Também apresentarei outros trabalhos de Wesler.

 

Mona Lisa




A primeira releitura é do quadro Mona Lisa (Senhora Lisa) de Leonardo da Vinci. A pintura do quadro original data de 1503. Mona Lisa também é conhecida como A Gioconda (A sorridente, em italiano) ou ainda Mona Lisa del Giocondo (Senhora Lisa, esposa de Giocondo). Pertencente ao Renascimento italiano, essa é uma das obras mais notáveis de Leonardo da Vinci, guardando segredos e curiosidades.

Tanto a Mona Lisa original como a releitura esboçam um sorriso introspectivo e um pouco tímido. As medidas corporais e o vestuário foram mantidos. Na releitura a moça faz o autoexame e utiliza um véu na sua cabeça. 

No vídeo a seguir você pode conhecer mais da pintura de Leonardo da Vinci. Acompanhe:





Vênus




A segunda releitura é de Vênus do quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Tanto a pintura como a releitura representam a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher adulta, de acordo com a mitologia romana. A obra original pode ter sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici. 

A releitura manteve a estética e os elementos visuais da obra original. Os personagens ao redor foram suprimidos e o desenho ficou mais explícito ao apresentar os seios à mostra da personagem que faz o autoexame mamário. 

O youtuber Susano Correia realizou uma análise do quadro e fez suas considerações. Assista:




Liberdade




A última releitura é do quadro A Liberdade guiando o povo (La Liberté guidant le peuple, em francês) de Eugène Delacroix. O autor criou esse quadro para comemorar a Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Tanto o quadro como a releitura tem como destaque uma mulher que representa a liberdade. 

Na releitura, a mulher tem o mesmo porte físico, aparência e figurino, exceto que carrega uma bandeira na cor rosa (na original era a bandeira da França) e tem os seios à mostra. Na releitura, ainda, a mulher faz o autoexame. A releitura é mais romântica e leve, uma vez que a mulher não segura um mosquete com baioneta e não há os corpos dos derrotados no chão e os aliados. 

Confira abaixo outros detalhes da obra original:





O monocromático reina!

Wesler, em todas suas releituras, utilizou apenas uma cor monocromática, ou seja, o ROSA que representa a luta contra o câncer de mama. 


Outros trabalhos 

O trabalho mais expressivo de Wesler é esse apresentado, em minha opinião. Em seu Behance, com 803 exibições de projetos, tem outros, são eles: Ilustração vetorialSocial Media - Loucos por pontosRetratos e Aniversários - Vôlei Renata. Falo deles a partir de agora.

 

Ilustração vetorial



Nesse projeto o autor experimenta a ilustração vetorial em desenhos da Disney. O protagonista de Robôs e a Cinderela foram relidos por Wesler nesse trabalho primoroso. Abaixo tem uma releitura minimalista e muito incrível de Cinderela e uma releitura mais fiel de Rodney Lataria.









Social Media - Loucos por pontos



O artista fez toda a arte e layout de uma promoção do Loucos por pontos, empresa esportiva. Ele criou cartões fidelidade e de prêmios. O layout é bem limpo, o que ocasionou em um belíssimo trabalho. 

 

Retratos



Wesler criou uma série de ilustrações no tema retrato ao longo do tempo. Cada uma delas tem um estilo particular, mas todas são igualmente bonitas e bem feitas. Tem uma em monocromático azul, uma com traços mais realísticos, uma cheia de efeitos e até mesmo uma sombria. Confira:















Aniversários - Vôlei Renata





O designer criou essas artes em tons de azul para comemorar o aniversário dos jogadores do Vôlei Renata





Está aí um pouco do trabalho de Wesler Serafim. Acho importante apresentar o trabalho de artistas e designers brasileiros, pois amo valorizar o nosso país.

E você? O que achou das releituras de pinturas clássicas? Gostou do trabalho do Wesler? Diga tudo nos comentários! J-J

 

MAIS INFORMAÇÕES 

Outubro Rosa - Wesler Serafim

Behance



Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Muito criativa essa campanha!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o artista mas adorei as obras do Outubro Rosa

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Achei bem criativo.
    Não conhecia o ilustrador, mas gostei da ideia e dar arte dele.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson,
    achei a ideia genial. Favoritei o post para ver os vídeos mais tarde, pois adoro arte e sou formada em comunicação visual, além de direito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Achei bem legal a campanha, e as releituras ficaram magníficas.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  6. Espectacular a campanha Outubro Rosa.
    Obrigada por partilhar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Emerson. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Fico feliz em ter um amigo como você.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post. Parabéns! Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Campanha tão criativa e tão necessária! Que ótimo trabalho o seu, também, divulgando-a! Adorei!

    ResponderExcluir
  10. autoexame é extremamente necessário!


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  11. Um autor que eu não conhecia... e cuja obra adorei conhecer por aqui!
    Arte é isso mesmo... possibilitar uma nova leitura sobre o mundo que nos rodeia! Com mérito acrescido, por se associar a uma campanha tão necessária e útil, no universo feminino!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design