sábado, 31 de outubro de 2020

Doodles do 'Google' de Halloween

 

"No lo creo en las brujas, pero que las hay las hay", já dizia um ditado popular espanhol. Hoje, 31 de outubro, é comemorado o Halloween, uma festa de tradição europeia e americana. Aqui no Brasil a data não é tão comemorada, embora há festas nessa temática e até uma data similar, o Dia do Saci

Mesmo sendo uma data internacional, há uma certa familiaridade com a data. O Google, gigante de buscas, por exemplo, todos os anos cria um doodle comemorativo sobre o Dia das Bruxas. Isso acontece desde 1999 (Saiba mais dos doodles temáticos aqui). Cerca de 21 doodles nessa linha já foram criados. Veja alguns deles abaixo:   

  



Perceba que os doodles no decorrer dos tempos ficaram mais interessantes e interativos. No início havia algumas transformações pontuais na logo, que na época era serifada, com a adição de elementos fantasmagóricos e até mesmo a mudança das cores usuais do Google (Azul, amarelo, verde e vermelho). Para mim, os mais legais são os mais recentes, como o de 2017 e 2019. Ressaltarei alguns deles, até falar do doodle de 2020.


Doodle de Halloween 2017




Um doodle criativo e fofinho que mostra o fantasma solitário Jins tentando se encaixar em um mundo (Saiba mais aqui). Para isso, ele precisa encontrar a fantasia perfeita e um lugar ao qual pertencer. É um doodle interessante pois fala de diversidade e aceitação. Veja o vídeo de apresentação abaixo:





Doodle de Halloween 2019




O doodle do ano passado também era interativo e trazia a tradicional brincadeira de "doces e travessuras" por meio de animais curiosos e divertidos que surgiam na porta (Saiba mais aqui). Para tornar a brincadeira interessante você deveria escolher entre as duas opções. 



Magic Cat Academy 2



O doodle desse ano foi disponibilizado no dia 30 de outubro (Saiba mais aqui). Ele é uma continuação de um doodle de 2016 chamado de Magic Cat Academy. O Magic Cat Academy foi lançado há quatro anos. O jogo tem um pano de fundo meio dark, porém fofo e tem como protagonista a gatinha corajosa Momo, que dessa vez surge munida com sua varinha mágica submersa no mar. 



Se em 2016, o jogador tomava o controle da gatinha para resgatar sua escola de magia e se livrar de fantasmas que surgiam, reproduzindo símbolos simples na tela com o dedo ou o cursor do mouse; agora (2020), o intuito é continuar essa batalha mas no fundo do mar. Leia a descrição do jogo (com grifos):

"Eles estão de volta!

Neste Halloween, estamos começando exatamente de onde nosso Doodle da Magic Cat Academy 2016 parou com um grito subaquático! Mergulhe com o gato Momo para ajudar novos amigos e chegar a novas profundezas em sua aventura contra o fantasma do Big Boss e sua escola de ghouls ... debaixo d'água.

Felino com sorte? Nade e deslize para PURR-proteger o oceano e suas criaturas antes que seja tarde demais!"


No jogo, a gatinha  possui cinco vidas e deve passar de níveis que vão ficando mais difíceis. A pontuação da Momo aumenta a medida que ela vencia os desafios. O jogo atual possui quatro níveis, até que é concluído.  

O jogo pode ser jogado tanto em computador pessoal (Com o uso do mouse), como no tablet (Com o uso do trackpad). Seja em que dispositivo for, você se diverte com os novos movimentos adicionados no jogo. Ele é acessado na página de busca do Google. Confira abaixo uma apresentação detalhada:





   
Confira o jogo de 2016 que serviu de inspiração para o desse ano:


   



Fique em casa e se divirta com Google Doodles antigos conhecidos



No dia 6 de maio de 2020, em meio a pandemia, o Google estava lançando doodles com o intuito das pessoas se divertirem dentro de seus lares. O jogo de Halloween de 2016, citado no tópico anterior, foi selecionado como uma forma de entretenimento. 


Eu não acredito em bruxas!




Não acredito em bruxas, fantasmas ou forças do além, tampouco comemoro o Halloween e Dia das bruxas. Fiz esse post para aproveitar a data e porque amo tecnologia e o mundo dos games. 

E você, gostou dos doodles do Google de Halloween? Tem algum interessante que não foi mencionado? Diga nos comentários! Fique agora com uma imagem da Turma da Mônica vestida de Família Adams. J-J





Por: Emerson Garcia
  

7 comentários :

  1. Muito legal esses doodles do google. Gostei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Acredita que nunca reparo nisso hehe. Até vejo que tem modificações em algumas datas, mas nem presto muita atenção. Meu favorito foi o de 2017.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Bem divertidos! Gostei.
    Bom Domingo
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Amo os doodles do google.
    Bom final de semana.👏👏

    Passa lá no meu blog. Tem post novo e gostaria de saber sua opinião.

    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Antes eu era entusiasta dessa coisa de 'interação cultural'. Tanto que há vários posts em meu blog com esse tema. Depois de 2016 e da constação de que estrangeiros querem destruir o que resta da nossa cultura (incentivaram, por exemplo, que a Ancine fosse extinta, entre outras coisas)... esfriei, rsrs.


    ResponderExcluir
  6. A google sempre quebrando a rotina!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Fabuloso trabalho de pesquisa sobre o tema... adorei ver a evolução dos mesmos, nos anos mais recentes!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design