segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Novos logos da 'Google': seguindo uma identidade visual que é a cara da empresa



No dia 06 de outubro de 2020 Google passou por uma reformulação em sua suíte de produtos para ambientes corporativos: o G Suíte - plataforma de diversos aplicativos famosos - agora chama-se Google Workspaces. Junto com essa mudança nominal, vários aplicativos tiveram seus layouts modificados, como o Gmail e, recentemente, o Google DriveGoogle MeetGoogle DocsGoogle Maps e Calendários. Alguns desses programas citados não tiveram sua logo modificada ainda, mas tudo caminha para uma unificação da marca Google e a consolidação de cores temáticas. A ideia é que os aplicativos tenham a mesma paleta cromática, com cores iguais a de aplicativos como o Chrome e o Maps

Analisando a plástica e aparência dos aplicativos, vemos que suas cores lembram a da logo do Google, ou seja, as cores primárias azul, amarelo, verde e vermelho. Basicamente os layouts dos aplicativos foram mudados para essa paleta de cores. Veja abaixo como eram as logos antigas e como elas ficaram/ficarão: 



Perceba que a aparência dos aplicativos ficou mais minimalista e levou em consideração as cores primárias da logo do Google. O uso das cores primárias aumenta a aproximação com o público por serem populares. Já o minimalismo torna a marca mais simples e limpa visualmente falando. A partir de agora, explano sobre cada um dos layouts, com minhas considerações. 

  

Gmail

Gmail era representado por um M, com uma cartinha atrás, quase que imperceptível. No novo design o envelope foi suprimido, ficando apenas a letra com um novo esquema de cores, ou seja, azul, vermelho, aparelo e verde. O M ficou mais grosso e vistoso. A Google até considerou em tirar a cor vermelha por completo, mas pesquisas de usuários mostraram que isso não seria aceito pelo público. Por outro lado, a maioria dos participantes da pesquisa disseram que o envelope não era tão notado no antigo ícone do Gmail

Um usuário do Twitter ficou bugado com a nova logo do Gmail. Ele achou que fosse ícone de algum jogo. Leia seu twett:



Já outro considerou essa como a menos pior das novas logos criadas pela Google. Veja:



Google Calendário

O novo logo do Google Calendário não está disponível no meu celular ainda, mas já é possível ver como ele ficará. Prezou-se por um ar mais minimalista, mas o novo calendário do Google não lembra em nada um calendário. 

  

Google Maps

O logo do Google Maps já havia sido apresentado há algum tempo, acredito que bem antes do novo logo do Gmail estar disponível. Minimalista, o novo logo coloriu o localizador e suprimiu a imagem quadrada do anterior. 

 

Google Fotos

O logo do Google Fotos já havia sido modificado há algum tempo. O layout rebuscado e cheio de detalhes do catavento, foi simplificado. As cores, por sua vez, deixaram de ser degradê e passaram a ter somente uma tonalidade, que combina com as cores da Google

 

Google Meets

Google Meets teve sua aparência modificada após a do Gmail. O balão em verde água com uma câmera dentro, deu espaço para uma câmera minimalista multicolorida. 

  

Google Drive


O aplitcativo teve seu layout modificado junto com o Google Meets. As mudanças foram quase que sutis, modificando a aparência do triângulo e utilizando cores mais vivas. A presença do tom vermelho também foi um detalhe percebido. 

 

Google Docs


O novo layout do Google Docs ainda não está disponível mas já está dando o que falar! A página delicada e minimalista do layout antigo, agora deu espaço para algo "minimalista", mas com bordas grossas demais. Em nada o novo design lembra uma página. Concorda comigo também?

 

Google Play

O Google Play teve poucas modificações. Foi suprimida a maleta do layout antigo, deixando apenas o logo de dentro, tornando sua aparência mais limpa. Em relação à nova proposta da Google, é o ícone que está mais destoante com relação às cores da organização, concorda? Será que os designers da empresa mudarão o ícone? Só espero que não o estraguem!


Google Chrome





O logo em 3D do Google Chrome, foi modificado para um em 2D, mas sempre usando as cores costumeiras. 


Novos elementos com a "cara do Google"







A logo da Google já foi bastante modificada até chegar a que conhecemos hoje. Houve mudanças nas cores e em suas tonalidades, bem como o tipo de fonte. Acredito que se lembre de quando Google era escrito com fontes serifadas, né? Hoje em dia, a marca está mais consolidada, com as cores primárias definidas e a utilização de fonte sem serifa, o que deixou a marca mais limpa e bonita. Até mesmo o tradicional "G" da empresa passou por repaginações, até chegar no que temos hoje em dia. 

Atualmente, como pudemos ver nesse post, quase todos os aplicativos da Google possuem a cara da empresa: seja o Google, o Google Go ou até mesmo o Google Lens. Assim, novos elementos gráficos, como o microfone e tela de captura da Google possuem as cores e o jeito da empresa que ajudam a identificar quando uma ferramenta ou aplicativo é da empresa. Leia o que os desenvolvedores da nova marca, Tamar Yehoshua e Bobby Natty, disseram sobre isso: 

"Estamos dando adiós ao pequeno “g” azul e colocando no lugar dele um símbolo que combina com o logo."

  

Eles se referem ao "G" da empresa que deixou de ser monocromático "azul" e passou a ter mais cores. O minimalismo, porém, ainda reina. 


É possível verificar que o novo design já está massivamente em todas as ferramentas da empresa. E a ideia é que a ferramenta de buscas continue se transformando, com o intuito de tornar o uso do buscador e de outros serviços online de vídeos, apps, jogos e mapas mais harmônico. Tamar Yehoshua e Bobby Nath falaram que essa não é a primeira vez que a Google muda seu visual e não será a última:  

"A atualização de hoje é um grande reflexo de todas as formaas como o Google trabalha pra você por meio da busca, do Maps, do Gmail, do Chrome. Nós acreditamos termos pego o melhor do Google e rearranjado não só para o Google de hoje mas também para o Google do futuro."

 

Google possui cerca de 52 aplicativos e ferramentas na atualidade, divididos pelas seguintes categorias: pesquisaplanejamento e organização de tarefas; publicidade e vendascursoscomunicação e informaçãoanálise de dadostecnologianavegação; e causas e projetos sociais (Leia mais aqui). A tendência é que todos eles, incluindo o Blogger e o Google Sala de aula, tenham as cores da empresa. Se vai ser trabalhoso? Claro que vai! 

E você, o que achou das mudanças das logos da Google? Acredita que elas ajudam na consolidação da identidade visual da empresa? Diga nos comentários. Fique agora com uma apresentação do Google Workplaces e seus aplicativos. J-J



    


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Os novos logos ficaram incríveis mas confesso que a do Gmail eu prefiro a de antes hahah

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Obrigado pela matéria. São tantos detalhes que muitas vezes passam desapercebidos. Obrigado pela excelente matéria. Bom feriado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Émerson, bt!
    Eu realmente não entendo muito de logos, mas confesso que me identifiquei com todos kkkk.
    Bjs querido e uma semana de sucesso p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Sempre atento a tudo JJ!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria! Realmente eu percebi a mudança no logo do Gmail, mas nos demais não (não sei se porque os outros eu quase não uso). Sinceramente eu gostei da proposta e da maioria dos logos, mas o do Docs é horrível 🤭

    Um abraço,

    Andressa Soriano
    Hospedaria de Palavras

    https://www.instagram.com/andressasoriano/

    https://www.instagram.com/hospedariadepalavras/

    ResponderExcluir
  6. Olá,bom dia.
    Eu tenho algumas das atualizações no meu celular.
    Gostei de sua matéria acerca das mudanças na Google.
    Até qualquer hora!

    ResponderExcluir
  7. Adorei este post, que me proporcionou interiorizar bem melhor, todas estas mudanças recentes nos símbolos do Google...
    Excelente trabalho, Emerson! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design