Com a expansão da pandemia de COVID-19 no Brasil, somente um esforço conjunto nos tornaria menos vulneráveis à rápida transmissão e virulência dessa doença. O mesmo pode acontecer com a AIDS. É preciso abordagens e estratégias de superação para minimizar o crescimento da AIDS. Por isso, ações sobre o Dezembro Vermelho e o combate à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida são essenciais.
É preciso falar do assunto em rodas de conversas, entre familiares e até mesmo nas empresas, conscientizando funcionários. A desinformação pode ser combatida pela informação de valor e qualidade.
Nesse post, detaco algumas ações práticas sobre o Dezembro Vermelho, são elas: levantamento de dados sobre o assunto; a diferença entre AIDS e HIV; atualização da intranet e canais de comunicação; distribuição de laços vermelhos; distribuição de panfletos; divulgação de vídeos nas redes sociais; organização de caminhadas e cafés da manhã; e promoção de palestras.
Falo sobre cada uma dessas ações a partir de agora.
- Levantamento de dados sobre o assunto
Informação correta é a chave para combater a doença. É importante informar e realizar pesquisas em sites confiáveis, como Ministério da Saúde e em portais relevantes de notícias. Essa é a ação principal.
- A diferença entre AIDS e HIV
Saber diferenciar esses dois conceitos também é uma ação importante. A AIDS é o resultado que o vírus HIV causa no organismo da pessoa infectada; enquanto o HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, desenvolvendo a doença da AIDS.
- Atualização da intranet e canais de comunicação
Utilize o meio de comunicação interno de sua empreza com informações e notícias sobre o Dezembro Vermelho. Além disso, coloque templates temáticos com informações de valor sobre a prevenção da AIDS.
Essa intranet temática produz engajamento dos conteúdos e compartilhamento com outras pessoas.
- Distribuição de laços vermelhos
Esses são os principais símbolos do Dezembro Vermelho. Desde 1991, por meio de um coletivo de artistas de Nova York, da Visual AIDS, que a imagem do laço vermelho tem sido propagada. É fundamental distribuir essas fitas vermelhas para os funcionários da empresa, pois é uma lembrança sobre o assunto.
- Distribuição de panfletos
A confecção de panfletos informativos sobre a doença com formas de prevenção, diagnóstico, sintomas e meios de tratamento, também tem um grande efeito nos funcionários das empreas. Não só panfletos, mas essa divulgação também pode ser feita por meio de cartazes colocados nas paredes.
- Divulgação de vídeos nas redes sociais
Empresas podem utilizar suas redes sociais para divulgar imagens, vídeos e infográficos sobre a importância da prevenção contra a AIDS. Isso produz muito engajamento e visibilidade para as organizações.
- Organização de caminhadas e cafés da manhã
Essas ações são uma ótima oportunidade para a divulgação de informações sobre a AIDS, além de ser atividades de descontração e alegria.
- Promoção de palestras
É possível criar palestras didáticas e de qualidade com especialistas da área de saúde durante todo o mês de dezembro. Aproveitando o home office, também é possível planejar videoconferências.
Eis alguns temas de palestras: formas de contágio da Aids; sintomas da doença; como é feito o diagnóstico; números de casos no país; medidas de prevenção (como sexo seguro e o não compartilhamento de seringas); necessidade de fazer o teste anti-HIV, caso a pessoa esteja em um grupo de risco; e tratamento contra a Aids.
A atitude conta mais do que a própria fala, surtindo efeitos inimagináveis. Coloque essas ações no dia a dia e você fará a diferença no combate contra a AIDS. J-J
Por: Emerson Garcia
Toda a lutacontra esse flagelo é pouca.
ResponderExcluirContinua a ser trágico, apesar de bastante menos
Post muito importante!!!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo! Que 2022 seja incrível pra você! ♡
https://www.heyimwiththeband.com.br/