sábado, 23 de janeiro de 2021

5 motivos por que a quarentena tem sido boa para minha vida




A quarentena, mesmo tendo sido uma fase difícil até os dias atuais, tem nos deixado muitos aprendizados e ensinamentos. Com a situação de estresse que todos nós passamos desde o ano passado, pudemos aprender e crescer em todas as áreas de nossas vidas. Ao encararmos a quarentena como um grande desafio difícil, pudemos ter todos os meios para superá-lo e vencê-lo já que esse desafio nos tirou da zona de conforto, movimentou todas nossas forças e nos impulsionou para seguir em frente. 

Com isso, observamos que até com a pandemia e quarentena aprendemos lições; pudemos retirar pontos positivos delas; e crescemos como pessoas em todos os âmbitos. Com isso, adquirimos novos hábitos, perspectivas e meios de reflexão. Muitas dessas lições aprendidas a levaremos pelo restante de nossas vidas, incorporando-as em nossos dia a dia mesmo que esses momentos sombrios passem.

Posso dizer que a quarentena e a pandemia foi positiva em minha vida. Por meio delas, retirei muitas lições e hábitos que levarei. Confira nesse post 5 motivos por que a quarentena foi e tem sido boa ao meu ver!


Com a quarentena desenvolvi o meu lado cantor



Foi durante o período da pandemia que comecei a participar de um grupo de cantata na quarentena com colegas do meu serviço. Posso dizer que foi uma das melhores experiências que tive, pois interagi com colegas de trabalho (A maioria são mulheres) e desenvolvi o meu lado cantor, embora não tenha feito nenhum curso de canto. 

As reuniões ocorrem pelo Skype e é mais que um momento de ensaio de música, mas de muita interação, risadas, trocas de experiência e convívio. Nos reunimos três vezes por semana (Às segundas, quartas e sextas) e quando não tínhamos os encontros, era como se o dia ficasse sem graça e faltasse algo.

Com as reuniões da cantata na quarentena, ensaiamos músicas para todos os eventos que estavam no calendário. O comemoramos, cada um de sua casa, mas com figurinos especiais condizentes com a data. O ponto alto desses encontros foi a nossa Cantata de Natal virtual, em que todos puderam participar e eu tive a oportunidade de editar o vídeo (Que ficou lindo e emocionante).

As músicas escolhidas foram alto astral. Não queríamos que esses momentos fossem tristes e monótonos. Escolhemos canções brasileiras e animadas, como samba entre outros.


Com a quarentena elevei meus conhecimentos 



Com a quarentena, tive que parar os meus cursos presenciais. E qual foi a saída?! Foi o do ensino online. Desde março do ano passado comecei a estudar a partir de plataformas virtuais, como o Google Meet, Zoom e Google Sala de Aula - o famoso GSA. Essas ferramentas foram fundamentais para que eu não fosse prejudicado.

Com as ferramentas citadas pude participar de aulas virtuais e pude acessar a conteúdos, como textos, vídeos, apresentações de Power Point, formulários e outros exercícios. Mesmo com a pandemia, procurei seguir uma rotina de estudos, separando um tempo semanal (Às vezes diário) e seguindo um ritmo. 

Confesso que a utilização dessas ferramentas não tiveram apenas pontos positivos, mas tiveram alguns momentos em que fiquei extremamente cansado psicologicamente com elas. Contudo, no final consegui superar o cansaço e ver seus aspectos benéficos. 


Com a quarentena interagi com grupos e pessoas



Com o distanciamento social, fomos meio que obrigados a encontrar outras formas de interações para mantermos os vínculos. Ferramentas como Zoom, Google Meet e Skype foram fundamentais nesse quesito. Além de participar do grupo da cantata, pude participar de reuniões do departamento da União de Homens da minha igreja e de estudo bíblico com pessoas. 

Mesmo as reuniões não tendo o calor humano, elas foram interessantíssimas, pois realizamos dinâmicas virtuais, compartilhamentos de experiências durante a pandemia e vimos ou revimos pessoas que há muito tempo não víamos.

No início, pude perceber que as pessoas tiveram dificuldade de acessar as plataformas, mas esse problema foi sanado com o decorrer do tempo. Se no início nossas reuniões virtuais tinham no máximo cinco pessoas, depois elas tiveram sete ou mais. E isso foi muito bom.  


Com a quarentena participei de estudos e lives incríveis 



Foi durante a quarentena que pude participar de estudos e lives incríveis. Perdi as contas de quantas atividades desse modelo participei durante a quarentena. Quase que diariamente participei de estudos no Zoom e Google Meet, além de assistir lives no Instagram e no Youtube

Sobre esse tópico preciso destacar os estudos bíblicos que tive sobre três cartas de Paulo (Romanos, 1 e 2 Coríntios) e sobre um livro muito interessante chamado Celebração da Disciplina. Posso dizer que esses estudos deram um up e um start na minha mente. Com eles, cresci muito espiritualmente. 

Também destaco as lives no Instagram que assisti sobre os mais diversos temas. Posso citar lives de orações, de estudos sobre escatologia e o momento atual que vivemos, de livros, além das de música. Não posso deixar de citar a live musical com um dos meus artistas nacionais favoritos, o Cicinho. Quando vi que ele estava ao vivo no Instagram, fiquei simplesmente vidrado e enlouquecido. Vê-lo cantar ao vivo e interagir com seus fãs foi uma experiência e tanto. 


Com a quarentena estreitei relacionamentos com amigos e família



Ao ficar mais tempo em casa, tive que me relacionar mais com minha família. Esse período de convivência foi excelente pois interagi mais com meus parentes, bem como conheci mais suas qualidades e defeitos. Com a quarentena, pude perceber o quão valorosa é minha família.

Além da família, pude dar mais valor aos meus amigos, embora poucos eles são suficientes para mim. Não sai com eles por conta do isolamento social, mas posso dizer que fiquei mais próximo de cada um, mesmo que virtualmente.





Esses foram 5 motivos por que a quarentena ainda (Já que ela está longe de terminar) tem sido boa para minha vida, meus relacionamentos, meu crescimento e minha saúde tanto física como emocional e espiritual. E você, tem aprendido o que com a quarentena? Tem motivos positivos para tirar dela? Diga nos comentários! Vamos conversar sobre esse tema. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Maravilha. Temos que fazer uma limonada gostosa, quando nos é oferecido um limão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! É bem por aí ... Quando não temos a vaca, tiramos leite das pedras ... rs

    ResponderExcluir
  3. Também não penso que a quarentena me tenha feito qualquer mal. Nada mesmo.
    .
    Feliz fim de semana
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que pelo menos para você ela teve um lado bom, bom em 2020 tirei um ano sem estudo, pois tinha acabado de finalizar mais uma faculdade, porém agora em 2021 vou voltar a estudar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não sou uma pessoa muito positiva, então tenho dificuldade em ver o lado bom das coisas. Mas confesso que o isolamento social me trouxe conforto em alguns aspectos. É bem mais fácil manter a rotina sem perder 2 ou 3 horas no trânsito todos os dias, por exemplo...
    Agora, com relação aos cursos e aprendizados, ainda não consegui montar uma rotina que funcionasse para mim, mas sigo tentando.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que você consiga ver algo positivo dessa situação toda para sua vida.
    Particularmente, meu emocional anda bem abalado então procuro não pensar muito, estou até fugindo das notícias para ver se consigo me manter sã, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Emerson,
    Só vc para me fazer ver o lado bom do isolamento social, pois eu estou subindo paredes de tanto ficar trancada! Vi duas vantagens na pandemaia: melhorei meu inglês e as visualizações do blog aumentaram muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso, que continuo sentindo muito a falta de antigas rotinas e saídas... mas o ficar em casa, realmente veio-nos relembrar o verdadeiro valor de amigos e família... em situações complicadas, como a que passamos... mas com a quarentena, fiquei com menos tempo para a Net... pertencendo a minha mãe, a um grupo de alto risco, os cuidados desdobram-se diariamente, aqui por casa... para evitar problemas, o que toma muito do meu tempo... que não lamento... já que é por uma boa causa...
    Um grande abraço! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design