sábado, 16 de janeiro de 2021

2 vinhetas de fim de ano que tocaram o meu coração



No final de 2020 duas vinhetas de ano novo chamaram a minha atenção e resolvi compartilhá-las aqui. A primeira é a mensagem de fim de ano da Globo e a segunda é uma da Itaú. Ambas falaram do momento de isolamento social que vivemos, mas ressaltando o sentimento de fé, esperança e amor para prosseguir. 

O interessante dos vídeos é que eles foram inventivos à sua maneira. De um lado, optou-se por algo mais elaborado (Globo); do outro, por algo simples, provando que menos é mais (Itaú). A reivenção, por sua vez, está presente em ambas as propagandas.

A partir de agora, detalharei sobre as propagandas, bem como seus bastidores, ideias e conceitos. Além disso, mostrarei dados de visualizações, curtidas e descurtidas. Preparado?!


Mensagem de fim de ano 2020 - Globo


No final de 2020 a emissora não pode reunir seu grande elenco para gravar a tradicional vinheta por conta da pandemia do coronavírus. A saída foi promover a reunião de seus colaboradores de forma virtual, com diversos efeitos como animações, telões, colagens, ilustrações, modelagens em 3D, stop motion e até mesmo marionetes que deram vida a nomes como Lázaro Ramos, Ana Maria Braga, Fátima Bernardes e Fausto Silva. Acompanhe:




A narração emocionante é da atriz Regina Cazé que anseia por melhores dias no futuro (Quem não anseia, não é mesmo?!). 

O nome da campanha esse ano é "Quando o novo tempo chegar, abrace". O abraço, tão característico do povo brasileiro, agora teve que ser interrompido. O abraço virtual apresenta o significado de ser um convite para os telespectadores em tempo de pandemia. O diretor da Marca & Comunicação da Globo, Sergio Valente, reiterou essa questão: 

"Abraçar sintetiza muitos desejos dos brasileiros nesse momento --mesmo que, por enquanto, muitos abraços ainda dependam da imaginação ou de técnicas de animação, como na Mensagem da TV Globo deste ano. Abraço é resposta ao desejo do encontro, do toque, sinônimo de alegria, de amor, de esperança. E falar sobre tudo isso, pensar em um novo tempo, nunca foi tão necessário."


A vinheta foi veiculada pela primeira vez no dia 1º de dezembro de 2020, durante o final do Jornal Nacional. O vídeo já possui 436.218 visualizações, 14 mil curtidas e 39 mil (PASMEM!) descurtidas



Fazer um vídeo como esse foi um desafio e tanto. Foi por isso que a emissora divulgou um pouco do making off. É possível vermos o processo de produção da chamada com comentários de alguns dos principais participantes e profissionais envolvidos. Assista ao vídeo:


 


Para a realização da vinheta, o elenco trabalhou seguindo as restrições impostas pela pandemia: todos separados, com medição de temperatura e testes de covid-19. Foram mais de cem gravações remotas e presenciais. 


#AcrediteEm2021 - Itaú

O Itaú foi mais singelo em sua mensagem de fim de ano. A organização bancária optou por elevar a mensagem, mais que sua logomarca. O vídeo é estrelado pela incrível atriz Fernanda Montenegro que simplesmente viralizou nas redes sociais. Na mensagem ela interpreta a própria Esperança em uma mensagem de fé e esperança. O cenário é uma praia, Fernanda está de costas, olhando para o horizonte. Ouvimos sua fala, a câmera se aproxima aos poucos. A atriz olha para a câmera e sorri, volta a olhar para o horizonte, esperançosa. No canto inferior aparece #AcrediteEm2021 e o vídeo encerra. Assista:



Um ano tão atípico exige novas atitudes com o intuito de se destacar. A ideia foi apresentar um texto de fé e esperança, mas sem em momento algum mencionar o nome da empresa. A ideia é ousada e interessante, pois incita a curiosidade das pessoas para saber de qual companhia se trata, ao mesmo tempo em que reforça a identidade do Itaú por meio de recursos semióticos. É claro que isso não é possível com todas as empresas, somente com aquelas que possuem uma história solidificada e definida. 



A ideia de não assinar o filme é para dar maior importância à mensagem que o mensageiro, facilitando o compartilhamento entre familiares e amigos em grupos de Whatsapp e outras redes sociais. O próprio Itaú ofereceu essa possibilidade de compartilhamento da mensagem em um post no Twitter. Veja:

 

Nas redes sociais, o nome da atriz foi parar nos Trend Topics do Twitter. Acompanhe:

 

 


Veiculada no dia 22 de dezembro de 2020, a propaganda já possui 13.321.666 visualizações8,4 mil curtidas e 3,1 mil curtidas

Essas foram vinhetas de fim de ano que tocaram o meu coração. Tocaram o seu também? Diga nos comentários! Até o próximo post! J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Passando, vendo, elogiando, e desejando um
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde realmente ambas eram muito bonitas, mais gostei muito da vinheta do Bradesco. Bom sábado meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. SEU ANTIGO SEGUIDOR.
    CONVITE :XÔ BAIXO ASTRAL, XÔ MINISTERIO DISSO DAQUILO E DAQUILO OUTRO, XÔ BRIGA DAS VACINAS, VÃO TODOS PRA CASA DO CACETE.
    QUER ALEGRIA, MUSICA , DIVERSÃO,CURTIR UNS BONS MINUTOS DE FELICIDADE E TIRAR SUAS PENSAMENTO DESTE FILME DE TERROR QUE SE TRANSFORMOU O BRASIL? VEM: BLOG "MUSICA É FELICIDADE", NAS RUAS O POVO CANTA E DANÇA AS MAIORES E MAIS BONITAS MANIFESTAÇÕES EM SHOWS POPULARES IMPERDIVEIS!!!
    XÔ ASFIXIA.
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  4. Oi[
    eu gostei dessa vinheta de fim de ano da globo, eles deram um jeito de aproximar as pessoas mesmo sendo por animação.


    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Legal as vinhetas. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/


    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson,
    Eu sempre choro com as propagandas do Itaú, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Emerson, as duas vinhetas muito bonitas e tocantes, cada uma do seu jeito! De fato quando acontece uma adversidade, a criatividade vai a mil para compensar. É como se costuma dizer: "a necessidade faz o engenho". Obrigada pela partilha, abraço, Val.

    ResponderExcluir
  8. Adorei especialmente o da Fernanda!... Que já conhecia! Super tocante de facto! Também achei! Um grande abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design