quinta-feira, 18 de março de 2021

Entre Frames #38: Modo Turbo - Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Anitta





Sim! O Entre Frames está de volta! 2021 está no comecinho e o quadro promete esse ano, com novidades e análises bacanudas de clipes. Para esse retorno, resolvi falar de Modo Turbo de Luísa Sonza com participação (feat) de Pabllo Vittar e Anitta. O clipe foi lançado no dia 21 de dezembro de 2020 e é considerado um dos hits do verão e um dos vídeos que bombaram no final do ano passado. Modo Turbo já possui 99.417.203 visualizações (Rumo às 100 milhões, heim?!), 2,4 milhões curtidas e 201 mil descurtidas. O vídeo foi dirigido por Alaska, com produção executiva de Francesco Civita e Henrique Danielletto, direção de fotografia de Mauricio Padilha, direção de arte de Pedro Catellani (Bolo), direção de produção de Reinaldo Faria Aniceto Junior e figurino de Ana Wainer.

A "santíssima trindade do pop" veio para causar com esse clipe que tem referências pops, do mundo dos games e dos animes - mangás japoneses. Modo Turbo tem várias coreografias, efeitos especiais e visuais e fotografias interessantes, mas com ressalvas (detalhes mais a frente). Modo Turbo foi considerada uma superprodução milionária - para a sua realização foram estimados mais de R$ 1,5 milhões. Com estética requintada, refrão que gruda na cabeça e artistas brasileiras de peso, foi assim que Modo Turbo se construiu. Assista ao clipe: 




Como vocês já está acostumados, vamos a minha análise!

 

As cantoras super poderosas!





Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta possuem superpoderes no clipe além da voz - claro (Calma, não é para tanto rsrs). Cada uma delas interpreta um personagem de um videogame chamado Modo Turbo. Luísa tem a "super força", Pabllo Vittar tem a "multiplicação" e Anitta tem a "quicada atômica". 










Cada uma das personagens das cantoras é baseada em um desenho de anime japonês. Essas referências são desde o tipo de maquiagem, o figurino utilizado e até mesmo o estilo de seus cabelos. 

As cantoras reúnem seus poderes para lutar contra um vilão no jogo (Mais detalhes nos próximos tópicos do texto).

 

As fases do clipe

Modo Turbo é dividido em duas fases: a primeira é a real - quando as cantoras entram no galpão e começam a interagir com o jogo de fliperama; a segunda é a virtual - quando elas participam de uma realidade alternativa e entram dentro do jogo. 

Cada uma delas tem sua identidade, estilo, significado e fotografia. Em um primeiro momento predominam as cores escuras. Já no outro, cores mais vibrantes, como pink, lilás, roxo e rosa choque. 

  

Um ar misterioso

O clipe começa com cores escuras e pouca iluminação - apenas do portão do galpão e de aparelhos eletrônicos. Além disso, observa-se que ele inicia com um som instrumental clássico, que combina bastante com o ar misterioso e escuro dessa primeira parte. As cantoras entram no galpão e a câmera se aproxima de fora para dentro (0:00 0:05). 





A seguir, a câmera filma um videogame no centro do galpão, que é iluminado (0:06 0:08). Luísa Sonza caminha por entre os fliperamas com uma lanterna, com ar aventureiro (0:09 - 0:11). 






Jogo Modo Turbo



Luísa Sonza é a protagonista do clipe, e não dava pra ser diferente, já que o clipe e música são seus! É ela quem aparece com a lanterna no porão e é ela quem dá play no jogo e dá um start na brincadeira. Entre 0:13 e 0:18 conhecemos o jogo Modo Turbo, por conta de sua logomarca, e vemos Luísa apertar o botão. O jogo então é iniciado e observamos um avatar com a frase Pronto? (Ready?) em cima. 

Ao startar o jogo, as luzes se acendem e o tapete quadrado também. Este ganha cores luminosas e neons. Há uma simetria e harmonia entre Luísa Sonza e os elementos da cena (0:19 - 0:22). 


Em 0:22 as cantoras Luísa Sonza e Anitta começam a cantar a música. O movimento de câmera nessa parte é em 360º e tem o intuito de captar todo o ambiente, até que mostra o avatar do jogo já no clima dançando e se remexendo com um bonequinho rosa do lado, como se fosse uma seleção de personagem (0:31). Com isso já se traça qual é o objetivo do jogo: dançar e quebrar tudo! Tanto é assim que na parte que se canta "Crazy, crazy, crazy" as cantoras - Luísa Sonza e Anitta - dançam e se requebram, balançando e fazendo quadradinho com suas bundas - enquanto os avatares fazem o mesmo (0:34 - 0:38). 



Faltava uma cantora para completar o time nessa primeira fase... Entre 0:45 e 0:49 a Pabllo Vittar surge pela primeira vez cantando um trecho da música. Ela se encontra em cima de uma pista colorida e iluminada de neon do jogo e a câmera a filma de cima para baixo. Perceba que há uma harmonia entre os elementos da cena e que a câmera vai se aproximando da cantora e girando. 


Pronto! Todas estavam posicionadas e prontas para o jogo! Cada uma delas se encontra em uma pista quadrada iluminada (0:57 - 1:00). A câmera se aproxima da cena de fora para dentro e de cima para baixo, enquanto as garotas super poderosas dançam e remexem o corpo.

Em um momento, elas dançam tão intensamente que o jogo entra em "modo turbo", saindo faíscas, até que entram em uma nova dimensão do jogo, a segunda fase do clipe (1:08 - 1:09). 


Que o game propriamente dito comece!



Quando as garotas dançam freneticamente, balançando seus traseiros, saem faíscas por todos os lados, até que o jogo meio que "pifa". Das mãos das cantoras saem um raio rosa pink e elas se transformam em personagens de videogame (Como já falei no primeiro tópico desse texto) (1:10 - 1:15). Elas chegam em uma nova dimensão, em um ambiente que parece ser de luta (1:16 - 1:33). Agora elas são jogadoras e superheroínas e deverão lutar com um robô para lá de diferente. 

A paleta ganha cores mais vibrantes, a começar pela transformação das cantoras em superheroínas, como rosa, rosa pink, lilás e roxo. A ambientação da luta envolve templos e cerejeiras, em um clima bem oriental, como se realmente fosse uma luta daqueles games de anime. O clima de game passa desde a transformação das cantoras, até a apresentação do oponente e de cada player - com o nome de cada uma das jogadoras estilizado. Luísa, Pabllo e Anitta terão que enfrentar o personagem chamado Dance.




Dance é enorme, feroz e feioso, enquanto as cantoras são pequenininhas. A batalha, como já adiantado anteriormente, é de dança e de remelexo de bundas. A luta se inicia, o robô começa a dançar e mexer sua bunda (O que foi uma cena bem curiosa e diferente, confesso). As cantoras, por sua vez, usam seus poderes (Armas e até mesmo bundas) para derrotar o robô. Em um dos ataques, a oponente Pabllo utiliza um "Combo de 20" para cima do robô, mas ainda não consegue derrotá-lo (1:34 - 1:48). 




Entre 1:57 e 2:06 o robô sai da partida e retorna mais forte e implacável como Master Challenge. É em 2:07 que Luísa recarrega seu score, repõe sua energia e ganha um ataque no modo turbo - "um combo de 55"




A semelhança entre o clipe e os jogos de videogame é o grande destaque, principalmente dessa segunda parte. Os efeitos do clié lembram muito os de videogame. Resolvi ressaltar alguns, são eles: Anitta com o fundo estrelado e meio lilás (1:55); a fumaça saindo debaixo do robô (1:58); os efeitos luminosos saindo das cantoras, robô e armas (1:52); além dos ventos, raios e sons que remetem muito ao mundo dos videogames. 




Com o objetivo de derrotar o robô Dance, que agora é Master Challenge, as cantoras são capazes de tudo e recebem poderes, scores e combos durante a luta. Luísa recebe "8000 pts" em um trecho que foi fundamental para a derrota do monstro esquisito (2:19).

Com o intuito de derrotar o vilão, as cantoras super poderosas se unem até sua derrocada final. Anitta rebola freneticamente, até que um raio sai da sua bunda, derrotando, assim, o robô (2:23 - 2:24).  Luísa e Pabllo jogam armas para aniquilar de vez o robô (2:27 - 2:33).




Em 2:38 as cantoras vencem o jogo, mostrando assim que a união das bundas faz toda a diferença. Aparecem os avatares das cantoras super poderosas e a frase "Você venceu" (You win) em cima. 


Fora da realidade gamística, as cantoras se entreolham e a Luísa (A grande protagonista de todo o clipe) aperta o botão "modo turbo", desligando o jogo (2:42 - 2:46). O clipe acaba. Há um instrumental da música enquanto os créditos passam (2:47 - 2:54). 


Sucesso

Modo Turbo teve um sucesso gigantesco, não há como negar. Em apenas 30 minutos quando foi ao ar, o clipe alcançou mais de 1 milhão de visualizações. O sucesso no Brasil foi inegável, mas o clipe também quebrou as fronteiras, ocupando o 1º lugar no iTunes de Portugal e do Brasil e o 7º lugar na Grécia. Além disso, ele apareceu nas listas de Vídeos em Alta do Youtube em vários outros países além do Brasil (Top 20 no Reino Unido e Top 35 nos Estados Unidos), alcançando o 4º lugar na lista de Vídeos em Alta Global. 

 

Making off



No dia 31 de janeiro desse ano foi publicado no canal de Luísa Sonza no Youtube um making off de Modo Turbo onde se conta um pouco da estória do clipe, coreografias, bastidores, etc. Assista:


 


Letra

 

A letra é cheia de desafios, performances, habilidades, palavras em inglês e xingamentos (porra e foder). Ela fala basicamente de movimento e remelexo de bundas. Separei alguns trechos. Acompanhe:

 O trecho a seguir mostra o poder de uma bunda, capaz até mesmo de sair da terra e atingir posições estratosféricas. 

"Foguete do tipo NASA saindo da atmosfera

Tem turbina nessa raba e agora ninguém me...

Foguete do tipo NASA saindo da atmosfera

Tem turbina nessa raba e agora ninguém me pega (vai!)"


Nas frases a seguir, é solicitado apertar os cintos, talvez por que o movimento seria frenético.

"Aperta o cinto, modo turbo

Que a sentada é de outro mundo

Aperta o cinto, modo turbo

Senta, senta, senta"

 

Música

Ela tem vários barulhinhos e um ritmo crescente. A música tem diversos sons de videogame e alguns até eletrônicos. Não há como ficar parado ao ouvir a canção.


Censura


O clipe de Luísa Sonza com Pabllo Vittar e Anitta já sofreu censura no Youtube, quando não era possível visualizá-lo nas páginas principais da plataforma (Apenas era possível assistí-lo por um link). Tudo levou a crer que a censura do vídeo estar escondido no Youtube foi por conta das palavras pesadas e das coreografias eróticas.

 

Crítica

Modo Turbo tem um clipe visual muito bonito, mas com pouco conteúdo e estória. Além disso, senti que faltou algo na letra. Esta foi superficial e sem muito a acrescentar.

Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo! J-J
















Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Oi Émerson, o clipe da Luisa Sonza ficou mesmo incrível. E a participação de Anitta e Pablo Vittar foi para bombar mesmo. Mais uma vez adorei a sua análise que me trouxe outros olhares para o clipe.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  2. O visual e as cores são atraentes, cheios de cor!.
    Saudações da indonésia.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou bem por fora quando o assunto é música. Acho que só conheço o Show das Poderosas da Anitta hahaha A Pablo eu vi ela na Imigração do Aeroporto de Dublin há uns 2 anos hahahah


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que, para o que se propõe, o vídeo cumpre a proposta com louvor.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esse é tipo de música que realmente não faz minha cabeça, eu acho acho legal pra ouvir na balada e tals, mas como isso está impossível eu fico totalmente de fora desse mundo hahahah.
    Mas vou assistir ao clipe, parece ser uma super produção, e a parte visual me deixa curiosa hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. JJ você não faz uma radiografia ao clipe você faz uma ressonância magnética, todos os pormenores estão lá!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. O clipe está extraordinário. A sua análise completa e perfeita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Que coluna legal!
    Ainda não conhecia.
    Adorei o modo como você faz a análise, mas não gosto de nenhuma das três cantoras, haha.
    :P

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Menino, mas só você mesmo para me deixar por dentro desses lances! rsrs. E o clipe já tem quase 100 milhões de visualizações? Incrível!

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei, esse clipe é maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dessa música e do clipe. Adorei a análise que fez :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  12. você vê detalhes que a gente não consegue enxergar, parabéns

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design