Sim! O Entre Frames está de volta! 2021 está no comecinho e o quadro promete esse ano, com novidades e análises bacanudas de clipes. Para esse retorno, resolvi falar de Modo Turbo de Luísa Sonza com participação (feat) de Pabllo Vittar e Anitta. O clipe foi lançado no dia 21 de dezembro de 2020 e é considerado um dos hits do verão e um dos vídeos que bombaram no final do ano passado. Modo Turbo já possui 99.417.203 visualizações (Rumo às 100 milhões, heim?!), 2,4 milhões curtidas e 201 mil descurtidas. O vídeo foi dirigido por Alaska, com produção executiva de Francesco Civita e Henrique Danielletto, direção de fotografia de Mauricio Padilha, direção de arte de Pedro Catellani (Bolo), direção de produção de Reinaldo Faria Aniceto Junior e figurino de Ana Wainer.
A "santíssima trindade do pop" veio para causar com esse clipe que tem referências pops, do mundo dos games e dos animes - mangás japoneses. Modo Turbo tem várias coreografias, efeitos especiais e visuais e fotografias interessantes, mas com ressalvas (detalhes mais a frente). Modo Turbo foi considerada uma superprodução milionária - para a sua realização foram estimados mais de R$ 1,5 milhões. Com estética requintada, refrão que gruda na cabeça e artistas brasileiras de peso, foi assim que Modo Turbo se construiu. Assista ao clipe:
Como vocês já está
acostumados, vamos a minha análise!
As cantoras super poderosas!
Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta possuem superpoderes no clipe além da voz - claro (Calma, não é para tanto rsrs). Cada uma delas interpreta um personagem de um videogame chamado Modo Turbo. Luísa tem a "super força", Pabllo Vittar tem a "multiplicação" e Anitta tem a "quicada atômica".
Cada uma das personagens das cantoras é baseada em um desenho de anime japonês. Essas referências são desde o tipo de maquiagem, o figurino utilizado e até mesmo o estilo de seus cabelos.
As cantoras reúnem seus poderes para lutar contra um vilão no jogo (Mais detalhes nos próximos tópicos do texto).
As fases do clipe
Modo Turbo é dividido em duas fases: a primeira é a real - quando as cantoras entram no galpão e começam a interagir com o jogo de fliperama; a segunda é a virtual - quando elas participam de uma realidade alternativa e entram dentro do jogo.
Cada uma delas tem sua identidade, estilo, significado e fotografia. Em um primeiro momento predominam as cores escuras. Já no outro, cores mais vibrantes, como pink, lilás, roxo e rosa choque.
Um ar misterioso
O clipe começa com cores escuras e pouca iluminação - apenas do portão do galpão e de aparelhos eletrônicos. Além disso, observa-se que ele inicia com um som instrumental clássico, que combina bastante com o ar misterioso e escuro dessa primeira parte. As cantoras entram no galpão e a câmera se aproxima de fora para dentro (0:00 - 0:05).
A seguir, a câmera filma um videogame no centro do galpão, que é iluminado (0:06 - 0:08). Luísa Sonza caminha por entre os fliperamas com uma lanterna, com ar aventureiro (0:09 - 0:11).
Jogo Modo
Turbo
Luísa
Sonza é a protagonista do clipe, e não dava pra ser diferente, já que o clipe e
música são seus! É ela quem aparece com a lanterna no porão e é ela quem dá
play no jogo e dá um start na brincadeira. Entre 0:13 e 0:18 conhecemos o
jogo Modo Turbo, por conta de sua logomarca, e vemos Luísa apertar
o botão. O jogo então é iniciado e observamos um avatar com a frase Pronto? (Ready?)
em cima.
Ao startar o jogo, as luzes se acendem e o tapete quadrado também. Este ganha cores luminosas e neons. Há uma simetria e harmonia entre Luísa Sonza e os elementos da cena (0:19 - 0:22).
Em 0:22 as cantoras Luísa Sonza e Anitta começam a cantar a música. O movimento de câmera nessa parte é em 360º e tem o intuito de captar todo o ambiente, até que mostra o avatar do jogo já no clima dançando e se remexendo com um bonequinho rosa do lado, como se fosse uma seleção de personagem (0:31). Com isso já se traça qual é o objetivo do jogo: dançar e quebrar tudo! Tanto é assim que na parte que se canta "Crazy, crazy, crazy" as cantoras - Luísa Sonza e Anitta - dançam e se requebram, balançando e fazendo quadradinho com suas bundas - enquanto os avatares fazem o mesmo (0:34 - 0:38).
Faltava
uma cantora para completar o time nessa primeira fase... Entre 0:45 e 0:49 a Pabllo Vittar surge pela primeira vez cantando um trecho da
música. Ela se encontra em cima de uma pista colorida e iluminada de neon do
jogo e a câmera a filma de cima para baixo. Perceba que há uma harmonia entre
os elementos da cena e que a câmera vai se aproximando da cantora e girando.
Pronto!
Todas estavam posicionadas e prontas para o jogo! Cada uma delas se encontra em
uma pista quadrada iluminada (0:57 - 1:00). A câmera se aproxima da cena de
fora para dentro e de cima para baixo, enquanto as garotas super poderosas
dançam e remexem o corpo.
Em um momento, elas dançam tão intensamente que o jogo entra em "modo turbo", saindo faíscas, até que entram em uma nova dimensão do jogo, a segunda fase do clipe (1:08 - 1:09).
Que o game propriamente dito comece!
Quando as
garotas dançam freneticamente, balançando seus traseiros, saem faíscas por
todos os lados, até que o jogo meio que "pifa". Das mãos das cantoras
saem um raio rosa pink e elas se transformam em personagens de videogame (Como
já falei no primeiro tópico desse texto) (1:10 - 1:15). Elas chegam em uma nova
dimensão, em um ambiente que parece ser de luta (1:16 - 1:33). Agora elas são
jogadoras e superheroínas e deverão lutar com um robô para lá de diferente.
A paleta ganha cores mais vibrantes, a começar pela transformação das cantoras em superheroínas, como rosa, rosa pink, lilás e roxo. A ambientação da luta envolve templos e cerejeiras, em um clima bem oriental, como se realmente fosse uma luta daqueles games de anime. O clima de game passa desde a transformação das cantoras, até a apresentação do oponente e de cada player - com o nome de cada uma das jogadoras estilizado. Luísa, Pabllo e Anitta terão que enfrentar o personagem chamado Dance.
Entre 1:57 e 2:06 o robô sai da partida e retorna mais forte e implacável como Master Challenge. É em 2:07 que Luísa recarrega seu score, repõe sua energia e ganha um ataque no modo turbo - "um combo de 55".
A semelhança entre o clipe e os jogos de videogame é o grande destaque, principalmente dessa segunda parte. Os efeitos do clié lembram muito os de videogame. Resolvi ressaltar alguns, são eles: Anitta com o fundo estrelado e meio lilás (1:55); a fumaça saindo debaixo do robô (1:58); os efeitos luminosos saindo das cantoras, robô e armas (1:52); além dos ventos, raios e sons que remetem muito ao mundo dos videogames.
Com o
objetivo de derrotar o robô Dance, que agora é Master Challenge, as cantoras
são capazes de tudo e recebem poderes, scores e combos durante a luta. Luísa
recebe "8000 pts" em um trecho que foi fundamental para a derrota do monstro
esquisito (2:19).
Com o intuito de derrotar o vilão, as cantoras super poderosas se unem até sua derrocada final. Anitta rebola freneticamente, até que um raio sai da sua bunda, derrotando, assim, o robô (2:23 - 2:24). Luísa e Pabllo jogam armas para aniquilar de vez o robô (2:27 - 2:33).
Em 2:38
as cantoras vencem o jogo, mostrando assim que a união das bundas faz toda a
diferença. Aparecem os avatares das cantoras super poderosas e a frase "Você
venceu" (You win) em cima.
Fora da
realidade gamística, as cantoras se entreolham e a Luísa (A grande protagonista
de todo o clipe) aperta o botão "modo turbo", desligando o jogo (2:42
- 2:46). O clipe acaba. Há um instrumental da música enquanto os créditos
passam (2:47 - 2:54).
Sucesso
Modo Turbo teve um sucesso gigantesco, não há como negar. Em apenas 30 minutos quando foi ao ar, o clipe alcançou mais de 1 milhão de visualizações. O sucesso no Brasil foi inegável, mas o clipe também quebrou as fronteiras, ocupando o 1º lugar no iTunes de Portugal e do Brasil e o 7º lugar na Grécia. Além disso, ele apareceu nas listas de Vídeos em Alta do Youtube em vários outros países além do Brasil (Top 20 no Reino Unido e Top 35 nos Estados Unidos), alcançando o 4º lugar na lista de Vídeos em Alta Global.
Making off
No dia 31
de janeiro desse ano foi publicado no canal de Luísa Sonza no Youtube um making
off de Modo Turbo onde se conta um pouco da estória do clipe, coreografias,
bastidores, etc. Assista:
Letra
A letra é
cheia de desafios, performances, habilidades, palavras em inglês e xingamentos
(porra e foder). Ela fala basicamente de movimento e remelexo de bundas.
Separei alguns trechos. Acompanhe:
O trecho a seguir mostra o poder de uma bunda, capaz até mesmo de sair da terra e atingir posições estratosféricas.
"Foguete
do tipo NASA saindo da atmosfera
Tem
turbina nessa raba e agora ninguém me...
Foguete
do tipo NASA saindo da atmosfera
Tem
turbina nessa raba e agora ninguém me pega (vai!)"
Nas frases a seguir, é solicitado apertar os cintos, talvez por que o movimento seria frenético.
"Aperta o cinto, modo turbo
Que a
sentada é de outro mundo
Aperta o
cinto, modo turbo
Senta,
senta, senta"
Música
Ela tem vários barulhinhos e um ritmo crescente. A música tem diversos sons de videogame e alguns até eletrônicos. Não há como ficar parado ao ouvir a canção.
Censura
O clipe de Luísa Sonza com Pabllo Vittar e Anitta já sofreu censura no Youtube, quando não era possível visualizá-lo nas páginas principais da plataforma (Apenas era possível assistí-lo por um link). Tudo levou a crer que a censura do vídeo estar escondido no Youtube foi por conta das palavras pesadas e das coreografias eróticas.
Crítica
Modo Turbo tem um clipe visual muito bonito, mas com pouco conteúdo e estória. Além disso, senti que faltou algo na letra. Esta foi superficial e sem muito a acrescentar.
Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo! J-J
Oi Émerson, o clipe da Luisa Sonza ficou mesmo incrível. E a participação de Anitta e Pablo Vittar foi para bombar mesmo. Mais uma vez adorei a sua análise que me trouxe outros olhares para o clipe.
ResponderExcluirbeijos
CHris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
O visual e as cores são atraentes, cheios de cor!.
ResponderExcluirSaudações da indonésia.
Uau, que clipe legal, incrível!!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Eu sou bem por fora quando o assunto é música. Acho que só conheço o Show das Poderosas da Anitta hahaha A Pablo eu vi ela na Imigração do Aeroporto de Dublin há uns 2 anos hahahah
ResponderExcluirBeijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Acho que, para o que se propõe, o vídeo cumpre a proposta com louvor.
ResponderExcluirUm beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Confesso que esse é tipo de música que realmente não faz minha cabeça, eu acho acho legal pra ouvir na balada e tals, mas como isso está impossível eu fico totalmente de fora desse mundo hahahah.
ResponderExcluirMas vou assistir ao clipe, parece ser uma super produção, e a parte visual me deixa curiosa hehe :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
JJ você não faz uma radiografia ao clipe você faz uma ressonância magnética, todos os pormenores estão lá!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
O clipe está extraordinário. A sua análise completa e perfeita.
ResponderExcluirAbraços
Que coluna legal!
ResponderExcluirAinda não conhecia.
Adorei o modo como você faz a análise, mas não gosto de nenhuma das três cantoras, haha.
:P
Beijoooos
Teca Machado
www.casosacasoselivros.com
Menino, mas só você mesmo para me deixar por dentro desses lances! rsrs. E o clipe já tem quase 100 milhões de visualizações? Incrível!
ResponderExcluirAbração!
Eu adorei, esse clipe é maravilhoso
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Gosto muito dessa música e do clipe. Adorei a análise que fez :)
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
você vê detalhes que a gente não consegue enxergar, parabéns
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé