domingo, 28 de março de 2021

Conheça o primeiro site governamental trans do Distrito Federal, o 'Cidadania Trans'


Foi lançado no dia 29 de janeiro o primeiro site governamental direcionado para a comunidade de Travestis, Transexuais e Transgêneros no Distrito Federal, o Cidadania Trans. O espaço tem o intuito de promover a conscientização sobre a diversidade de gênero e dispõe de políticas públicas da comunidade. 

Ele foi criado para representar mais visibilidade, respeito e cidadania para todos no Distrito Federal. A secretária Marcela Passamani falou do seu dever para com a comunidade:

“Eu peço licença, porque eu sei que não tenho espaço de fala nessa causa trans, mas tenho responsabilidade e sensibilidade para ouvir as demandas da comunidade, e fazer políticas públicas de direitos humanos." 


O site é informativo e possui o seguinte menu: Guia práticoSejusServiçosPolíticas PúblicasConceitos e Termos; e Denúncias

Em Guia prático há todos os passos para retificar o prenome, bem como a lista de cartórios e os documentos necessários para efetuar a mudança. É um ambiente intuitivo e de fácil entendimento.


No campo Sejus você conhece mais da Secretaria de Justiça e Cidadania, seu trabalho e em quais campos ela atua. Há um texto simpático para a comunidade LGBTQ+ que diz o seguinte:

"A Sejus se orgulha por ter entre os seus públicos a comunidade LGBT, que por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SUBDHIR) e da Coordenação de Proteção e Promoção dos Direitos e Cidadania LGBT – (COORLGBT), trabalha para acompanhar, monitorar e elaborar políticas públicas de promoção aos direitos humanos e para o combate a LGBTfobia."


Em Serviços há equipamentos e serviços ofertados no Distrito Federal. Nesse campo são apresentados os principais órgãos que acolhem pessoas trans na região do DF, apresentando o que são, endereços e telefones. 

Já em Políticas Públicas você conhecerá conquistas e leis sobre cidadania, saúde e direitos humanos. Nesse campo também é possível ver ações solidárias à comunidade LGBTQ+ durante a pandemia do novo coronavírus.


O site tem ar didático também ao explicar termos e conceitos LGBTQ+, como transgênero, mulher transexual, travesti, nome social, nome civil e pessoa não-binária

Em Denúcias você conhece todos os órgãos em que se pode denunciar atitudes transfóbicas no Distrito Federal. 

O site tem sua relevância por apresentar demandas e necessidades sobre uma comunidade que ainda é muito discriminada no Distrito Federal e no Brasil. O Cidadania Trans é um ótimo compilado de informações resumidas, diretas e intuitivas, que facilita a vida das pessoas trans, além de informar quem não é uma pessoa trans. 

A logo do Cidadania Trans é uma borboleta de dobradura nas cores rosa e azul, que são as cores da causa trans. 


O portal ainda apresenta um fórum de dúvidas e respostas sobre os principais temas ligados ao assunto LGBTQ+.

Com o site, o Distrito Federal dá mais uma bola dentro, após realizar o feito inédito de iluminar o Palácio do Buriti e o Congresso Nacional com a bandeira LGBTQ+ e a trans, respectivamente. J-J



Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Muito bacana e importante essa iniciativa Emerson!

    ResponderExcluir
  2. R. Muito obrigado, está a ser complicado sim amigo, um feliz casamento de 35anos desapareceu num instante.
    Boa semana, muita saúde

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson,
    Achei muito interessante a ideia! Quero ver o dia em que o Governo Federal se engaje ma causa trans, pois ainda há muito preconceito e violência envolvida nesse preconceito contra os trans.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Interessante o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emerson,

    Eis aí como caminha a história e a evolução: de forma conflituosa e acidentada. Mas o bom é que caminha e as coisas vão mudando!

    Beijo, bom dia e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Que bacana a iniciativa, ótimo post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. que interessante essa iniciativa! não conhecia

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Emerson, que incrível essa iniciativa. Com certeza, vai ajudar muito. ♥ Mas poderia pegar o Brasil todo, né? Mas também não sei se os outros Estados já tem. Enfim, independente, achei surpreendente! Tomara que seja o início de muitas iniciativas que abracem essa causa. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson, bn!
    Que essa conquista ajude a acabar com esse preconceito doentio que ainda existe por aqui.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design