sábado, 13 de março de 2021

Símbolos femininos e feministas: a polêmica do punho fechado e outras coisas mais

Ilustração de Azmina

No último dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher (Aliás, um feliz Dia Internacional da Mulher atrasado a todas as leitoras do blog). Em comemoração à data, um banner que divulgava eventos em homenagem às mulheres causou polêmica, pois utilizou a imagem de um punho fechado. Veja a imagem abaixo:



O Ministério Público do Pará (MPPA) solicitou explicações da Prefeitura de Igarapé-Açú, alegando que a imagem fere os "princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade administrativa" e que o símbolo está ligado a "ideais de esquerda, tais como marxistas, comunistas e de movimentos sociais diversos (negros, feministas, etc) e ativistas, qual seja"

O símbolo do punho fechado é extremamente difundido no feminismo e nas comemorações não só de mulheres, como de outros movimentos. O punho fechado tem um significado forte, que irei debruçar nesse post. Existem diversos outras ilustrações e ícones ligados ao feminismo e também discorrei sobre eles (Há até alguns mal utilizados). Preparado para o post?


Punho fechado


À esquerda: norueguês de extrema direita, Anders Behring Breivik ; à direita, o jogador Sócrates. I  Nexo Jornal

Ele significa em sua essência um símbolo solidário e de apoio, um tipo de expressão corporal que enaltece a unidade, força, desafio ou resistência. Apesar de ser utilizado por políticos de esquerda, há ativistas de direita que também o utilizam. Durante a história o símbolo teve representações nas artes, futebol e política.

O punho cerrado no decorrer dos tempos se tornou um símbolo de trabalho e é exatamente por isso que os movimentos de esquerda e trabalhistas dispõe desse símbolo. A ilustração pode ser verificada nas obras artísticas O socialista do alemão Robert Koehler (1985) e no afresco Indústria de Detroit do muralista mexicano Diego Rivera (1933).

Indústria de Detroit, Diego Rivera. I Nexo Jornal


O socialista, Robert Koehler. I Nexo Jornal


O professor Gottfried Korff da Universidade de Tübingen e autor de um estudo socialista explicou que o símbolo tem um significado político forte:

“A mão se tornou um símbolo central das primeiras organizações trabalhistas. (...) tornou-se um elemento do repertório da iconografia socialista.”


Desse modo, a origem do punho cerrado data do século 19, mas ganha força no século 20. Em vários fatos da história mundial ele foi utilizado, como na Comuna de Paris (1871), dos Mártires de Chicago (1886), na Revolta dos Boxers (1899-1901), na Revolução Russa (1917-1921), como saudação vermelha, e na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). O símbolo ainda é presente nas lutas nacionalistas, de descolonização, do movimento feminista e negro. 

O punho fechado é um contraponto à saudação nazista - braço estendido para frente e a palma da mão aberta -, sendo adotado pelos esquerdistas e facistas. Mary Rolfe explicou mais de sua utilização:

 “O punho erguido que saúda não é só um gesto - significa lutar pela vida e pela liberdade, e um cumprimento de solidariedado entre os povos democráticos do mundo.”


Ao contrário do que se parece, o punho fechado não é exclusividade do feminismo, aliás, não foi com esse movimento que o símbolo surgiu pela primeira vez (Saiba mais nos próximos tópicos). 

Simbologias, ícones e ilustrações feministas podem ser observados em diversos contextos, objetos, muros nas ruas e até mesmo em tatuagens. Contudo, nem sempre eles significam uma coisa ou apenas uma, o que pode ocorrer em várias interpretações. O questionamento da oficial de justiça é plausível, já que o símbolo, ao mesmo tempo que significa o feminismo, pode significar movimentos de esquerda e negro. É um símbolo cheio de apologias e tom político, e talvez não tenha sido utilizado de forma feliz. É como se decidissem no lugar do punho fechado, ilustrar uma "arminha feita com as mãos". Ao mesmo tempo que seria uma apologia política, não condiz com o contexto. Seria agressivo e apelativo, até, e faria um tipo de apoio descabido ao governo Bolsonaro e a liberação do uso de armas. A mensagem seria destoante. 

O JOVEM JORNALISTA já usou o símbolo do punho cerrado (em diversas aparências e configurações) em duas ocasiões distintas. Na primeira, para ilustrar uma série de textos de Pedro Blanche chamada de A resposta (nada educada) de Pedro Blanche às feministas: seu movimento é uma *! (disponível aqui, aqui e aqui). Na segunda, para ilustrar o post da Semana do Orgulho LGBTQ+ (Políticas e direitos LGBTQ+no ano passado. A ideia em ambas as ocasiões foi de ilustrar tanto o símbolo feminista como o de outros movimentos, como negro, transgênero, vitiligo e LGBTQ+, de forma informativa, ilustrativa e, até mesmo, opinativa. Acompanhe:

Montagem de Pedro Blanche para os posts sobre feminismo. I JOVEM JORNALISTA



 Ilustração de Milena Soares para o post Políticas e direitos LGBTQ+. I JOVEM JORNALISTA


Quando a prefeitura de Iguarapé-Açú utilizou do símbolo é como se imprimisse uma ideologia política, o que não cairia muito bem. Assim, é importante saber o que cada um dos símbolos significa realmente e é isso que veremos agora. 


Espelho de Vênus

Ilustração de Azmina

Originalmente o símbolo era apenas uma representação do feminismo, mas com o decorrer dos anos as mulheres passaram a utilizar com um sentido mais amplo, o da valorização do poder feminino. O símbolo é formado por um círculo e uma cruz em sua base. O ícone também faz referência ao planeta Vênus. 

O Espelho de Vênus surgiu da mitologia grega e significa o seguinte: o círculo em cima da cruz representa o espelho da deusa Afrodite ou Vênus. Essa deusa representa o amor e a feminilidade. 


Feminismo negro

Ilustração de Azmina


O símbolo é bastante confundido com o símbolo de Vênus e é apropriado de forma indevida por feministas brancas. A diferença deste para o Espelho de Vênus é que este tem um punho cerrado erguido. Esse símbolo foi mundialmente conhecido como imagem do movimento negro, sendo utilizado pelos Panteras Negras e sendo evidenciado nas Olimpíadas de 1968, no México, quando dois atletas negros, Tommie Smith e John Carlos, protestaram no pódio contra a discriminação racial com os punhos fechados erguidos, cobertos com luvas pretas. Naquele ano, Martin Luther King havia sido assassinado. 

É comum a utilização do símbolo para representar as mulheres brancos (inclusive o jornalista Pedro Blanche o utilizou de forma generalizada), contudo ele faz referência exclusivamente às mulheres negras. É necessário, portanto, utilizar os símbolos de forma correta para não se incorrer em erros. Por esse motivo, mais uma vez, a logo dita feminista foi utilizada de forma incorreta pela Prefeitura de Igarapé-Açú. DESSE MODO, QUAL SÍMBOLO CORRETO A SER UTILIZADO PARA O MOVIMENTO FEMINISTA DE FORMA GERAL? APENAS A MÃO CERRADA. 

Perceba que o símbolo do Espelho de Vênus a cada significado e novo movimento ganha outros elementos. É isso que veremos no próximo símbolo: inserções de novos elementos. 


Transfeminismo

Ilustração de Azmina

Ele representa a luta das mulheres trans inseridas dentro do movimento feminista e uniu diversos símbolos em apenas um. Ou seja, o Espelho de Vênus é unido com a representação do masculino, símbolo do deus Marte, e com a flecha com um risco, representando um terceiro gênero. Por último, o punho fechado passa a ideia de luta. 


We can do it!

Ilustração de Azmina

Talvez o símbolo que gere mais controvérsias e é utilizado de forma totalmente equivocada pelas feministas e seu movimento. A imagem representa as lutas trabalhistas e é totalmente patriótica, não tendo nada a ver com o feminismo (Pedro Blanche explicou sobre isso nesse texto). O desenho foi criado nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial como incentivo para mulheres trabalharem nas indústrias enquanto os homens iam para a guerra. A frase da ilustração We can do it! significa Nós podemos fazer isso em português. 

A mulher do cartaz chama-se Rosie, a rebitadeira e foi a escolhida para representar a classe feminina no trabalho operário durante a Segunda Gerra Mundial. A intenção da propaganda norte-americana era a de convocar as mulheres para o trabalho fora de casa e de incentivar a mão de obra feminina. Na época ela teve pouca repercussão, mas ganhou com o movimento feminista, sendo utilizada de forma totalmente indevida. 



Montagem do site Hypeness


Rosie, a rebitadeira foi baseada em uma mulher real, a garçonete californiana chamada Naomi Parker Fraley, de acordo com reportagem do site Hypeness divulgada em 2017. Naomi ficou desconhecida por mais de 70 anos, até que foi descoberta pelo acadêmico norte-americano James Kimble. A modelo faleceu em janeiro de 2018, com 96 anos. 


Símbolos contemporâneos

Ilustração de Azmina


Girl power, Lute como uma garota, Não é não!, desenhos "vulvados" e de úteros tornaram-se os símbolos contemporâneos do feminismo. Frases de efeito, tatuagens e adesivos com essa pegada são confeccionados de forma bastante comum com o intuito de apoiar a luta feminista. A ideia é quebrar paradigmas que envolvem o gênero feminino, exaltar os órgãos sexuais femininos e ser motivo de luta contra o abuso moral e sexual contra as mulheres. 


Utilize os símbolos corretos!


Feminismo, Lute por seus direitos I Gif  do site Mensagens com amor


Agora você já sabe um pouco sobre o significado dos símbolos femininos e feministas. Não os utilize de forma incorreta. Acredito que tenha dado para entender o perigo de utilizar o punho fechado em um cartaz governamental, pois pode gerar várias interpretações e uma imagem errada da prefeitura.

E você, o que acha dessa polêmica do punho fechado no cartaz da prefeitura de  Igarapé-Açú? Já conhecia os significados dos símbolos femininos e feministas? Acredita que é um perigo utilizá-los de forma incorreta? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Oi Emerson,
    Posso ser polêmica, mas eu estou um pouco cansada das pessoas problematizarem tudo, sabe? Confesso que não sabia dessa coisa toda do punho fechado e tal, mas sou feminista. Conhecimento nunca é demais, mas também acho que tem gente que exagera, porque muitos só querem mostrar a força da mulher.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Emerson parabéns pelo seu trabalho de pesquisa, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson, habituei-me a ver alguns destes símbolos sem pensar muito no significados deles. Sua explanação me alertou a estar mais alerta e cuidadosa. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Emerson!

    É um post bem detalhado e com bastante informações que desconhecia..
    Hoje em dia temos mesmo que tomar cuidado com a abordagem, sinto que as pessoas estão menos intolerantes e muito burburinho é motivo para grande alarde.
    Não sabia desses outros símbolos também....

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Olá Emerson,

    Adorei o post. Muito completo e actual. Na verdade fiquei a aprender algumas coisas por isso obrigada pela partilha.

    Boa semana,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante o seu post, não sabia muito sobre o punho fechado.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Isso de simbologia é um assunto que gera muita discussão.
    Por um lado eu acho bem legal discutir sobre, mas muitas vezes acho que as pessoas exageram demais...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Emerson,
    Tenho visto muito o símbolo do punho fechado, mas eu achava que tinha sido tomado emprestado do movimento black power. Parabéns pelo post pra lá de completo e esclarecedor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando o assunto é de símbolos há sempre e gera confusão
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. As lutas e os símbolos. Sempre deu confusão na História.
    Gostei dessa trajetória deles e dos vários significados. Todo cuidado é pouco na hora de mexer com simbologias.
    Acredito que meu símbolo já trago comigo no falar,no agir...não preciso dele estampado numa camiseta,por exemplo.
    Voltou com tudo do descanso não foi Emerson?
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  11. Desconhecia sobre muitos destes símbolos e os significados. Ótimo post informativo. Parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Emerson,
    Parabéns pelo post, muito completo e atual. Não conhecia o significado de todos os símbolos e foi ótimo conhecer um pouco mais. Informação é sempre fundamental.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design