quinta-feira, 11 de março de 2021

Quinta de série: Milagres de Jesus




Essa é a volta do Quinta de série aqui no JOVEM JORNALISTA. Para esse retorno falarei da série bíblica da RecordTV chamada Milagres de Jesus. Criada por Renato Modesto, com direção de João Camargo e roteiro de Camilo Pellegrini, Gustavo Reis, Maria Cláudia Oliveira, Paula Richard e Vívian de Oliveira, a série foi exibida entre 22 de janeiro de 2014 e 24 de fevereiro de 2015. A série contou ao todo com 35 episódios e foi produzida pela emissora de Edir Macedo e pela Academia de Filmes. No elenco estavam presentes Flávio Rocha, Caio Junqueira e Marcello Gonçalves. 

Milagres de Jesus tem como gêneros o drama e o épico e discorreu sobre os milagres mais icônicos e conhecidos dos evangelhos a partir da ótica da pessoa que necessitava do poder de Jesus Cristo em sua vida. Desse modo, cada episódio se encarregou de apresentar a pessoa como protagonista, como era sua vida antes de encontrar com o mestre, criando histórias congruentes e com maiores profundidades a partir de relatos bíblicos. A série também foi encarregada de mostrar o que aconteceu após as pessoas serem agraciadas pelo Messias. 


A série, portanto, adotou a estratégia ao mostrar as histórias do Filho de Deus operando milagres a partir da ótica de quem recebia a benção. O foco não era em Jesus, mas nas pessoas. Assim, optou-se por não mostrar em nenhum momento (Exceto nos dois episódios finais) o rosto de Jesus. Na maioria dos episódios vemos ele de costas, de lado, mas nunca mostrando sua face. O identificamos por suas vestes e por sua voz marcante e poderosa.


Milagres de Jesus mostra também a capacidade de Jesus de reunir pessoas interessadas tanto em suas palavras doces e de conforto como nos milagres que ele tinha capacidade de realizar. Desse modo a série explora temas que mostram diversas características do comportamento humano, ou seja, dilemas como o amor de pai para filha, ambição, ira, traição e inveja. 

Várias coisas chamam a atenção no seriado, desde o orçamento de cada episódio que teve um custo médio estimado de R$ 900 mil, até seu enredo inteligente e um elenco completamente diferente a cada episódio (Com exceção de Jesus e seus discípulos que participam de todos os capítulos e que, inclusive, tem um fio condutor de história interessante dos personagens).

Sobre os discípulos de Jesus, quatro deles ganharam maior destaque na série e ajudaram a contar as histórias, são eles: Pedro, Tiago, André e João. Tanto eles como Jesus Cristo não são de fato os protagonistas da série. As pessoas comuns e que recebem o milagre é quem são. 

O desafio de Milagres de Jesus está justamente em contar histórias bíblicas, de uma forma fiel ao texto original, mas com toda uma construção congruente a sua volta. Elas surgiram de um discurso, enquanto outras foram retiradas de citações de Jesus Cristo de apenas um parágrafo. Mesmo que a base seja verídica, os relatos não necessitam de fidelidade extrema aos fatos, sobretudo porque eles não vieram de fontes primárias. Desse modo, as histórias deram espaço à subjetividades, novas interpretações e elementos fantasiosos. As histórias e os relatos bíblicos são riquíssimos e incitam a criatividade. Cada capítulo tem um enredo singular, com dramas emocionantes e verdadeiras aventuras e momentos épicos. 

Assista ao vídeo abaixo, falando detalhes da série da RecordTV (Ele foi produzido pela afiliada da RecordTV, a SIC TV):

    
 

Produção

                                               Making off do episódio A pesca maravilhosa. I Internet


Cenas e episódios tiveram como locações Paraná e Piauí, com praias lindíssimas e cenários cinematográficos. 


Logo e vinheta  


A série contou com duas aberturas e vinhetas, uma para cada temporada da série. Elas apresentam o "homem das mãos furadas" caminhando pelo ambiente, mas sempre com seu rosto desfocado e escondido. O designer e visual das vinhetas foram diferentes também: da primeira temporada, uma paleta de tons azulados com a logo; já na segunda tons amarelados (Vejam as comparações acima). 


Audiência


Na estreia, com A pesca maravilhosa, a série conseguiu 10 pontos com picos de 13, ficando na vice-liderança. Esse número é considerado bom, já que a emissora se manteve com dois dígitos no horário apenas no fim de José do Egito. A série preparou um terreno fértil para a programação posterior, a novela Pecado mortal, que teve uma média de 7 a 10 pontos.  


Prêmios e indicações

Em 2014 a série ganhou o prêmio de Melhor produção de 2014 no Festival y Mercado de Televisión Internacional (FyMTI).

 

Crítica


Milagres de Jesus surpreendeu aos críticos e telespectadores de plantão em diversos aspectos. As histórias dos episódios são muito interessantes, o que ocasionou na vontade de assistí-los, não apenas porque teríamos a presença do personagem de Jesus, mas porque as histórias dos agraciados foram incríveis. Um bom exemplo disso foi o primeiro episódio que narrou a já conhecida história do encontro do pescador Simão Pedro, interpretado por Caio Junqueira, com Jesus Cristo. A série já mostrou a que veio: com boas sequências, desbunde visual e um tom aventureiro. 

A interpretação dos personagens surpreendeu aos telespectadores. Eles souberam expressar as hesitações e conflitos internos diante dos milagres de Jesus Cristo. Cada personagem possuiu sua complexidade e sua própria personalidade. 

A originalidade da série está no fato de não mostrar o rosto de Jesus. Essa foi uma opção diferente e acertada do roteiro. O desafio de Flávio Rocha foi em criar uma figura conhecida pelo imaginário popular com criatividade e sem ser de forma caricata. A intenção foi de destacar os personagens que receberam o milagre e de dar um ar misterioso sobre qual seria a feição de Jesus de Nazaré.

O roteiro de Vivian de Oliveira e de outros roteiristas foram acertados. Já a direção de atores de João Camargo conseguiu extrair o melhor do potencial de cada ator do elenco. 

A fotografia da série tem qualidade cinematográfica (O mar onde Simão e seus colegas pescavam brilha de tão belo), os figurinos são condizentes com a época, a cenografia e iluminação são um show a parte, assim como a escolha de cenários e imagens, sonoplastia e maquiagem - tudo muito condizente com a época e a temática. Mas mesmo com esses pontos positivos, alguns críticos esperaram mais inovação e doses de criatividade na escolha da fotografia e tons da cenas.

Milagres de Jesus, apesar de ter um cunho religioso muito forte, tem a capacidade de emocionar a todos os segmentos de público e é uma produção para que todos aqueles que valorizam algo de qualidade possam assistir. As músicas e versículos ao final coroam cada capítulo. Enfim, uma produção memorável da RecordTV, quando a emissora ainda experimentava produções bíblicas. 


Fique agora com o trailer da segunda temporada. Até o próximo Quinta de sérieJ-J



 

Por: Emerson Garcia


8 comentários :

  1. essa eu não assisti, mas me interessa bastante

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir

  2. Acredito que seja uma série fascinante de assistir.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Uma outra perspectiva de ver os Milagres, interessante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ter sido interessante. Mas - sendo cristã verdadeira e a despeito de muitas adversidades - eu ando de pé atrás com o povo que hoje se diz cristão,
    (incluindo aí as TVs) acho que está havendo uma tremenda inversão no conceito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parece ter sido muito interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Parece uma série muito boa de ser assistida, não é mesmo! Ótima dica. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Emerson,
    Eu dificilmente assisto à TV aberta, então não fiquei sabendo desta série, mas deve ser muito interessante, especialmente por focar em quem recebe o milagre! Eu gosto de histórias religiosas e gostaria muito de assitir.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design