Dia 13 de março a cantora da sofrência pop, Duda Beat, lançou sua nova música chamada Meu pisêro. Ela fará parte do novo cd da cantora e já ganhou popularidade nas plataformas musicais. Como já era de se esperar, a música fala de amor e dor de cotovelo, mas de um jeito mais maduro e realístico, como ainda não foi observado no trabalho da nordestina.
Para provar que o povo gosta de uma sofrência bem feita e cantada a música já possui 34.177 visualizações, 4 mil curtidas e 26 descurtidas no Youtube. Ouça a canção e arraste o chifre no asfalto:
Meu pisêro tem sofrência, romance e volta por cima. Nessa nova música Duda fala,
sim, sobre sofrência, mas sobretudo sobre a volta por cima nos relacionamentos,
superar um antigo amor ou um romance. O amor ainda é o foco principal da sua
canção, mas aqui ela o racionaliza e o amadurece. Ela disse o seguinte em
entrevista ao Metrópoles:
“No caso de Meu Pisêro, tem a sofrência, que o público já conhece, mas eu avanço um pouco nisso. Depois de sofrer, vem o entendimento de que passa: 'Pra mim / Tá tudo perdoado / Ninguém é obrigado / A me amar assim'. A mensagem é essa: você vai sofrer por um amor que não deu certo, mas isso faz parte da vida. É bola para frente.”
Quer superação e amadurecimento
maiores que isso? Duda diz o seguinte na letra: "Pra mim / Tá tudo perdoado / Ninguém é obrigado / A
me amar assim". O perdão só é possível por quem
aprendeu a superar e a entender o sentimento dos outros, mas sobretudo os seus.
A cantora continua sua sensatez quando canta: "Morri,
eu fiquei aos pedaços / Mas tu não é culpado de não me amar assim",
mostrando que ela não transfere a dor da separação nem sua dor de
cotovelo.
A música, portanto, apresenta uma nova maneira no jeito de cantar o amor de Duda Beat. O amor, a sofrência, o beat, o brega, continuam nesse novo projeto, mas ela quer ressegnificar isso e cantar sobre uma forma mais sensata de encarar uma história de amor que teve seu fim ou que não deu certo. Ela disse o seguinte:
"Vou cantar o amor romântico que dá certo, que deixa a gente feliz e realizada."
O estilo da música é um dos que mais tem feito sucesso na atualidade - a pisadinha ou o "pisêro" como o próprio nome da canção indica. A canção traz uma mistura de ritmos, como pop, indie, funk e brega, mas o grande destaque vai para o bregá e o forró, da vertente do piseiro ou pisadinha. Ela falou mais do ritmo da canção:
"Hoje, com essa música, homenageio o piseiro com aquele toque pessoal que sempre coloco no meu trabalho. Eu adoro misturar referências, ritmos e daí veio a ideia de fazer uma música no ritmo do piseiro. Fico muito feliz que cada vez mais os caminhos estão se abrindo para os mais diversos sons que o Brasil tem. Somos um país muito musical e com uma diversidade musical muito grande."
Piseiro ou pisadinha é uma vertente criada no interior do Nordeste nos anos 2010 que surgiu em uma festa chamada Pisadinha. O ritmo é um dos mais simples do forró, por unir o teclado eletrônico com a voz, sendo um tipo de forró mais suingado. O ritmo está sendo bastante disseminado na atualidade pelos cantores e bandas Barões da Pisadinha, Xand Avião, Wesley Safadão, Márcia Fellipe e Rafa e Pipo (Com certeza você já deve ter ouvido por aí o refrão que diz "Só basta você me ligar Que eu vou correndo te encontrar", não é?!).
É nessa pegada que Meu pisêro foi construída. A canção já possui até clipe que retrata a história de uma pessoa que é atormentada por um amor que não deu certo, fazendo uma metáfora entre "sofrer por amor" com clássicos do terror. Duda falou mais do conceito do clipe:
“A diretora do clipe, Cris Streciwik, e o diretor criativo Marcelo Jarosz tiveram a ideia, então, de a gente contar essa história a partir de referências de filmes clássicos de terror. Eu amei, achei que tinha tudo a ver. Tem a TV fora do ar de “Poltergeist”, tem uma referência a “Psicose”… Brincamos com esse universo e adicionamos pitadas de humor e de drama também.”
O clipe - que já possui 254.606 visualizações, 30 mil curtidas e 349 descurtidas - apresenta uma mulher madura e sensual que afasta uma assombração amorosa utilizando diversos meios. Assista:
Pescaram todas as
referências aos filmes? A grande sacada são as doses de humor, terror e
suspense do vídeo.
Com Meu
pisêro Duda Beat reconfigura e atualiza o amor e a dor de cotovelo,
colocando boas doses de maturidade e sensatez. É interessante destacar também
que a artista utiliza a atualidade e contemporaneidade para compor a canção.
E vocês, já conheciam essa música e o clipe? Digam nos comentários! J-J
Boa tarde Emerson, confesso que não ouvi falar sobre ela antes. Bom final de semana.
ResponderExcluirOlá, Emerson.
ResponderExcluirEu não conhecia a cantora nem esse novo ritmo de musica. Não faz muito meu estilo não hehe.
Prefácio
Olá!
ResponderExcluirGostei do blog e da cantora.
Tenha uma boa Páscoa!
Oi, Emerson. Não conhecia a cantora, mas achei a música bem realista e fácil de se identificar — quem nunca passou por uma sofrência, né? O estilo dela é tipo uma mistura de Vanessa da Mata e Claudia Leitte, na minha opinião. Bem interessante. Beijos e bom finde!
ResponderExcluirEu desconhecia essa música. Gostei de conhecer. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Emerson,
ResponderExcluirNão conhecia a música, nem a cantora!
Confeso que não é muito meu estilo.
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Que interessante toda essa cultura. Não sabia o que significava a palavra, achei muito legal você trazer toda essa explicação cheia de conhecimento, para a gente :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
OI Émerson, eu ainda não tinha ouvido a música nova dela. Gostei muito. Ouvi aqui no seu post. Muito boa essa pegada de depois da sofrência vir o entendimento do que aconteceu.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Não conhecia mas gostei da sonoridade.
ResponderExcluirAbraço
Coisas de Feltro
Olá Emerson,não conhecia a Duda.
ResponderExcluirConheço a pisadinha,sou alagoana e sei que tudo começou com Nelson Nascimento "O rei da piadinha" que estourou no passado com a música que não sei o nome,mas sei o refrão": 🎵vamos fazer beber agora e que beber...🎵
Não lembro se ele é baiano. Mas sua passagem pela fama foi breve. A pegada dele era as letras de duplo sentido.
Gostei da forma como ela canta,uma mulher que sabe aprender com o sofrimento. É mesmo bola pra frente.
Até qualquer dia!
Correções: rei da pisadinha e "vamos fazer bebê agora e quer beber"
ExcluirNão sou muito chegada a música de sofrência, talvez por isso eu não conhecia a cantora ainda... rs Mas que bom que ela está fazendo sucesso. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob