quarta-feira, 24 de março de 2021

O que o fim do 'Instagram' e 'Whatsapp' implicaria em um apocalipse tecnológico?

Uol

Na última sexta-feira (19) o Whatsapp e o Instagram apresentaram instabilidade e deixaram de funcionar. Ambas as ferramentas são de propriedade de Mark Zuckerberg, também proprietário do Facebook. Relatos mencionaram a instabilidade das plataformas desde às 14 horas (horário de Brasília) daquele dia. Os serviços vieram a ser estabilizados às 15 horas e 10 minutos. 

O site DownDetector - que monitora e reporta a instabilidade de plataformas e redes sociais - registrou um aumento de reclamações do Whatsapp e Instagram após às 14 horas (Foram cerca de 7 mil reclamações). Acompanhe os gráficos abaixo:








Reparei a instabilidade primeiro no Whatsapp, quando enviei mensagens para diversos contatos e apareceu um ícone de relógio, mostrando que a mensagem não havia chegado ao destinatário. Conferi modem e conexão com a internet. Tudo ok. Também mudei do Wi-fi para os dados móveis no celular e continuou da mesma forma. Verifiquei no celular da minha mãe e do meu sobrinho: ocorria o mesmo problema. 

No Whatsapp Web dizia que o aplicativo estava desconectado e ele tentava continuamente se conectar à internet até desisitir, pedindo para se certificar que o computador estava ligado à internet.



O Instagram, que não uso com a mesma frequência do Whatsapp, também apresentou indisponibilidade. A interface do aplicativo na web mostrava a mensagem "5xx Server Error", enquanto o aplicativo móvel exibia o erro "Não foi possível atualizar o feed" assim que era iniciado. 



Em nota, a empresa Facebook explicou as falhas no Whatsapp e Instagram. Ela disse o seguinte:

"Hoje, mais cedo, tivemos uma instabilidade técnica que fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns serviços do Facebook. Essa questão já está resolvida."


A saída foi a de ir para o Twitter reclamar dos problemas e até mesmo ao Messenger e Hangouts para manter uma comunicação com as pessoas. No meu caso, corri para o Hangouts e comentei sobre a instabilidade com o colaborador do JOVEM JORNALISTA, Thiago Nascimento. Leia parte da conversa:
 



Na atualidade, nenhum aplicativo é insubstituível e quando falha, rapidamente tem um alternativo. Se não tem Whatsapp funcionando, tem Hangouts, Telegram e Messenger. Se o Blogger não está funcionando, tem o microblog Twitter, e por aí vai. Mesmo com essas soluções, ainda não encontrei um aplicativo para substituir o Facebook, do qual fui banido há 3 anos (saiba mais detalhes aqui) (Se alguém souber de algum aplicativo/rede social que substitua o Facebook me fale nos comentários, Fale conosco ou por email).

A instabilidade foi tão visível no Brasil, que no Twitter dos 10 assuntos mais comentados nos Trending Topics Brasil, 8 se referiam à queda das redes. As hashtags foram as seguintes: Whatsapp, Mark Zuckerberg, Modem, Parou, IMessage, Whatts, Reiniciei e Telegram


A queda do Instagram e do Whatsapp não ocorreu pela primeira vez. Na verdade esse problema já foi verificado outras vezes, como o que ocorreu no dia 03 de julho de 2019, relatado nesse post. É difícil imaginar que uma empresa de grande porte enfrente essas falhas tão simples em tão pouco tempo. Além disso, a instabilidade desses serviços prejudica pequenos negócios e usuários que dependem das ferramentas, ainda mais em um momento de pandemia quando elas são cruciais para o trabalho remoto, divulgação de informações e interação com público. Felizmente, os serviços só ficaram fora do ar por volta de uma hora, tempo esse que não foi reparado pelos usuários de forma geral (Mas eu reparei). Mas muitos ficaram sem saber o que fazer nesse curto espaço de tempo. Vale lembrar que o Whatsapp já ficou fora do ar por 13 horas (detalhes aqui), 10 horas (leia aqui) e 25 horas (leia aqui).

LEIA MAIS 


A pergunta que fica é: conseguimos ficar sem redes sociais, como Whatsapp e Instagram? Somos capazes de substituí-las por outras em um eventual apocalipse tecnológico em que elas desapareceriam? Até por quanto tempo somos capazes de ficar sem elas, considerando que já chegamos a ficar até um pouco mais de um dia sem o Whatsapp? São questões a se pensar. J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. eu demorei perceber que tinha caído rs estava maratonando série e não percebi tão rápido, mas eu vivo de boa sem haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. é muito louco ver como a gente está refém das redes sociais.. a comoção que isso gera.. sempre digo que, além do instagram, quem trabalha com internet precisa ter outros meios de comunicar, porque é uma rede muio instavel.

    abraços

    Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  3. Eu não estava no Instagram quando apresentou a pane, mas no Twitter estavam reclamando. A opção do Whatsapp é o Telegram, e o Instagram ainda não encontrei um app que valesse a pena.
    O que eu posso lhe dizer, o que é realmente nosso é o blog, o resto ficamos acorrentados aos donos dos app.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que só percebi que caiu quando vi as pessoas conversando no twitter sobre isso. Acho que essas redes são importantes, porém não mudam a minha vida. kkkk. Ao longo dos anos vimos várias redes sociais nascerem e morrerem, e a vida seguiu. Acho que se acabarem sempre existirão outras opções.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. De facto, as redes sociais são importantes, mas a minha felicidade não passa só por elas.
    teu post, como sempre, está super completo.

    Abraços e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Redes Sociais tipo Face, Insta, Twitter e outros não me fazem a menor falta. Não que não os tenha e que não os olhe, mas se acabarem, para mim não altera nada. Quanto aos aplicativos de comunicação são mais importantes para mim. Na verdade utilizo muito mais aqueles menos visíveis que o WhatsApp, Messenger, Insta. Uso mais o Google, o Telegram, o Signal. Uma diversidade enorme nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Bom, o que seria dos dias de hoje sem esses meios tecnológicos? É natural que possa haver falhas, mas estão sempre corrigindo as mesmas para melhor.
    Abraço e sáude.
    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderExcluir
  8. Tudo perguntas pertinentes JJ! Eu me lembro que quando andava na faculdade não havia celulares e, isso foi há pouco tempo +- 20 anos e, nós viviamos sem isso e sabe que mais? Éramos felizes!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  9. Não sei se substitui,mas o WordPress pode ser uma alternativa para sair do Facebook. Lá,para quem souber usar,o conteúdo fica bem profissional ou divertido.
    Eu ainda tenho a aprender no mundo virtual.
    Minha sugestão.
    Xeru

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design