terça-feira, 16 de março de 2021

A data dos vídeos no 'Youtube' pc sumiu!


Já há algum tempo tinha observado um bug no Youtube pc que não permitia visualizar a data da maioria dos vídeos que assistia pelo pc. Para visualizar a data dos vídeos, tinha que recorrer ao meu celular e pesquisar pelo vídeo em questão. Esse problema se tornou mais latente após uma das recentes atualizações da plataforma. Contudo, essa questão foi solucionada, com uma medida simples, mesmo que não seja do Youtube e de seus desenvolvedores ainda. 

É certo que dependendo do vídeo não é possível ver mesmo a data de seu upload, já que isso é uma escolha do youtuber (Tem canais que habilitam essa opção, assim como tem quem não). Mas me refiro aos vídeos que possuem data de lançamento na plataforma, mas que não era exibida, e isso no computador pessoal. Para mim era um verdadeiro sacrilégio, pois tinha que acessar o Youtube no meu celular, digitar o vídeo e ver qual era a data do seu envio.

Felizmente, descobri que isso é um bug do Youtube, e que dava para ver a data sim, bastando uma artimanha. A descoberta dessa "fórmula mágica" aconteceu quando fui pesquisar no Google (Bendita plataforma!) sobre esse erro e bug, até que enfim encontrei a solução! Encontrei as respostas no Suporte do Google, por meio de duas threads (aqui e aqui), e em dois vídeos divulgados no Youtube

Para solucionar o problema e visualizar a data de envio dos vídeos no Youtube pc há duas formas. A primeira é diminuindo o zoom da tela e a segunda é desabilitar a barra de ferramentas da página de internet. Dois youtubers explicaram os procedimentos:







Em uma thread no Suporte da Google o expert em produtos, Higor, disse estar ciente sobre a falha da plataforma, assim como a equipe do Youtube - que está à procura de uma correção. Higor supôs que os usuários não estavam vendo a data do vídeo por conta da largura do navegador, que é muito pequena. Então, ele recomendou uma medida paliativa:

"Enquanto isso, redimensione a janela ou diminua o zoom da tela. Acesse o Youtube.com e depois selecione as teclas 'Ctrl -' ao mesmo tempo."


O expert em produtos, Vinícius Gonçalves, complementou a ideia de Higor e disse que a data de publicação está sofrendo mudanças do seu lugar de antigamente. Veja esse novo desenho e layout:




A data vem ao lado das visualizações, mas fica suprimida com o bug. Somente o que estava disponível era a quantidade de visualizações.

É claro que esse bug deu dor de cabeça para muitas pessoas e usuários que questionaram a nova atualização do Youtube. Já para outras, não gerou nada, pois algumas não perceberam que se tratava de um bug.

Os comentários nas redes sociais foram diversos. Tiveram seguidores questionando a intenção da alteração, outros que não acharam a mudança bem vista. Um dos seguidores disse o seguinte:

"pleno novembro de 2020 e até hoje temos que ficar diminuindo o zoom pra 90 por cento se quisermos saber a data do video... isso porque é o youtube hein... SINISSSTRO!"


Fiz uma pesquisa entre três pesssoas, colaboradores do JOVEM JORNALISTA (Thiago Nascimento, Arthur Claro e Layon Yonaller), perguntando se já sabiam do bug do Youtube no pc e apenas um deles disse que "sim". Perguntei também se conseguiam visualizar as datas dos vídeos no Youtube pc e dois responderam que "dependia do vídeo" e um respondeu que "não". Mandei pra eles o vídeo de solução do problema e eles ficaram surpresos. Os três não sabiam como solucionar esse bug!

Como jornalista e produtor de conteúdo, a disponibilidade de datas no vídeo é de suma importância para meu trabalho de pesquisa, argumentos e credibilidade. Na maioria dos meus posts que possuem vídeo, gosto de contextualizar os leitores, colocando quantas visualizações, curtidas, descurtidas e quando o vídeo foi publicado na plataforma. Faço todo esse apanhado principalmente nos posts do Entre Frames.

Esse foi um dos meus questionamentos às fontes da minha mini pesquisa. Perguntei o seguinte: "Acredita que visualizar ou não a data do 'Youtube pc' interfere ou tem importância? Por quê?" Tive respostas diversas e diferentes entre si. Transcrevo-as abaixo:

"Interfere para quem quer investigar a origem da publicação para, por exemplo, quem foi o primeiro que publicou o vídeo." - Layon Yonaller


"Depende. Depende muito do motivo para o qual você está assistindo aquele vídeo. Um vídeo de música, por exemplo, não acho que tenha muita importância. Mas no caso de uma notícia é bom que você saiba quando ela foi publicada para saber o quão recente ou não é aquela informação." - Thiago Nascimento


"Não tem importância, porque não fica datada a experiência do conteúdo." - Arthur Claro


Em minha opinião a data de publicação dos vídeos indica a atualidade, ou não, daquele vídeo, além de situar o telespectador no tempo e no espaço. Também ajuda em comparar vídeos entre si, além de outras análises. 



Agora que sei como corrigir esse bug, fico mais tranquilo, mas espero que o Youtube pc corrija logo isso, ainda mais por ser uma rede social bastante utilizada. É apenas um detalhizinho, uma falhinha, mas que faz toda a diferença entre a plataforma e o usuário. A empresa que corrigiu falhas no número de visualizações, de inscritos, é a mesma que pode corrigir essa falha com a data. Posso ouvir um amém?


E você, já sabia desse bug do Youtube pc? Acredita que ter a data do vídeo disponível é ou não importante? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia
  

17 comentários :

  1. Olá!
    bacana você ensinar aqui como colocar certinho no YT para ver a data dos vídeos. Pra mim esse problema não apareceu mas, acheo ótima essa informação.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica de utilidade plena. Tb tinha percebido o bug.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Emerson. :) Não sabia desse bug, acredita? Eu assisto muito vídeo pelo celular e sempre vou no vídeo do canal que é mais recente. Mas vejo mais para distrair mesmo. Porém, concordo total, no jornalismo é muito importante pegar referências mais atualizadas mesmo. Porque meio que pode perder a credibilidade acrescentar alguma informação antiga no texto. Mas que bom que deu para resolver e espero que essa empresa ajeite isso também. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, esses bugs são muito chatos! Ainda bem que você conseguiu descobrir a solução!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nunca tinha percebido que tinha dado bug. Eu gosto muito de ver as datas, pois sempre procuro ver o mais recente por achar que vai estar mais atualizado.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson,
    Fui verificar no Youtube, pois não tinha me dado conta de que estão sem data. Muito estranho...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. também gosto de ver a data para saber se são atuais ou não
    ótimas dicas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Caramba, eu não tinha reparado nesse bug ainda! Na verdade nos últimos tempos usei o YouTube bem pouco por causa da correria, mas é tão importante ver a data para contextualizar o vídeo... Sei que no fim do mês passado por aqui tava tudo ok porque precisei pesquisar algo por lá e reparei nas datas de postagem, mas vou ficar de olho se o bug rola aqui nos prórximos dias.
    Obrigada por esse conteúdo incrível!

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson, bn!
    Eu vejo muitos vídeos, mas não tinha nem percebido esse bug. Que bom que vc descobriu uma "solução".
    Bjsss anigo

    ResponderExcluir
  10. Eu tava irritada mesmo de não aparecer a data, testei agora isso de diminuir o zoom e no Firefox, com 70%, apareceu. No chrome, com 80%. Valeu pela dica!

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Interessante a postagem. Acho que isso nunca aconteceu comigo, de sumir as datas dos vídeos.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  12. Dica interessante e útil. Gostei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Informação interessante e útil.
    Para mim, é fundamental a datação seja em que
    suporte for.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh muito obrigado! Tirando o zoom resolveu aqui =]

    Fico feliz de ser um bug e não uma escolha da plataforma, a data é muito importante por diversos motivos mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design