segunda-feira, 22 de março de 2021

Ainda bem que o Irmão Lázaro foi morar no céu - uma homenagem ao cantor

 


No dia 19 de março uma notícia mexeu com o mundo cristão e o Brasil de forma geral: o falecimento do Irmão Lázaro aos 54 anos de idade. O cantor já estava internado em estado grave com covid-19 há mais de um mês em um hospital de Feira de Santana (BA), mas infelizmente veio à óbito na madrugada da última sexta para o sábado. Lázaro ficou conhecido por integrar a banda baiana Olodum, mas especialmente pelo seu trabalho no meio musical gospel. Lázaro encantou o Brasil com suas músicas dançantes e ritmadas, mas também emocionantes.

O Irmão Lázaro já enfrentava a luta contra a covid-19 desde o dia 19 de fevereiro. No início, estava realizando o tratamento em sua casa, em Feira de Santana. Contudo, no dia 22 a situação se agravou, quando ele teve febre, sendo internado. No dia 25 de fevereiro o quadro evoluiu e ele teve que ser transferido para uma UTI, sendo entubado. Ele passou essas últimas semanas nesse calvário e o Brasil inteiro intercedia por ele, mas no dia 19 de março ele não resistiu e veio à óbito. A covid-19 não escolhe rico ou pobre, famoso ou anônimo. Ela é uma doença sorrateira. O caso de Lázaro é mais um entre milhares.

Antonio Lázaro da Silva, mais conhecido como Irmão Lázaro, nasceu em Salvador no dia 4 de novembro de 1966 e faleceu em Feira de Santana no dia 19 de março de 2021. Ele foi um cantor, compositor e político filiado ao Partido Liberal (PL), que atuou como deputado federal pelo Estado da Bahia e membro da bancada evangélica. No dia 18 de abril de 2016 assumiu como secretário municipal de Relações Institucionais em Salvador.

Nesse post o meu intuito é mostrar o trabalho principalmente musical do Irmão Lázaro, além de realizar uma homenagem para ele. 


Carreira musical

Lázaro iniciou sua carreira na música aos 18 anos, quando comprou seu primeiro violão. Alguns meses depois, dedicou-se ao baixo elétrico. Ele fez parte das bandas Terceiro mundo e Cão de raça. Depois ingressou no Olodum como vocalista, sendo a voz do sucesso escrito por ele chamado I miss her - mais tarde ele criaria uma versão gospel da música.



A conversão de Lázaro à religião evangélica veio após ele enfrentar problemas com drogas, além de dores. A partir de então ele passou a compor músicas e obras cristãs. Somente na carreira evangélica foram 14 cds lançados, além de dois dvd's. Ainda no ano 2000 ele lançou seu primeiro cd cristão. Ele recebeu 10 indicações ao Troféu Talento no ano de 2009 - incluindo uma indicação dupla na categoria Música do ano com Eu te amo tanto e Meu mestre.





Talvez essas duas músicas sejam a mais conhecidas de todo o trabalho de Irmão Lázaro, mas Eu sou de Jesus, De quem é sua vida?Passando pela prova e Quem era eu? - canções que mostraram o lado alegre e contagiante do cantor. Músicas essas que trouxeram raízes do seu trabalho no Olodum. Mesmo na carreira cristã Lázaro trouxe o ritmo do axé - uma vibe bem baiana. 

Em Eu sou de Jesus, Lázaro trouxe a mesma melodia da música que o consagrou no Olodum. Assista e ouça:




Em De quem é sua vida? Lázaro trouxe a boa batida baiana, com o som do baixo elétrico. Confira:




Passando pela prova lembra o som baiano e também é considerado um sucesso do irmãozinho. Acompanhe:




Em Quem era eu? Lázaro também traz o ritmo baiano, além de contar seu testemunho e vício em drogas de forma cantada:





Mas não foi somente no gênero axé que Lázaro criou suas canções. Ele também gravou músicas em forró eletrônico, arrocha e reggae. Um bom exemplo disso são as músicas O mundo é crazy e Vou continuar orando. Ouça-as abaixo:






Lázaro assinou em 2009 com a Som Livre e lançou o projeto Vai mudar. Logo após, resolveu seguir como artista independente com o trabalho ao vivo Um sentimento novo. Em abril de 2012, assinou com a Sony Music Brasil e lançou o álbum Quem era eu, gravado ao vivo em Feira de Santana. Em 2013 lançou o cd Entre amigos com regravações de sucessos, que contou a participação de Fernandinho, Damares, Regis Danese, Marquinhos Gomes entre outros.



Carreira política

Em 2014, Irmão Lázaro se candidatou como deputado federal. Ele conseguiu 161.438 votos sendo eleito. Quatro anos depois, tentou eleição ao Senado, mas não obteve sucesso, ficando em terceiro lugar com 1.830.581 votos. 

Em 2020, Irmão Lázaro se candidatou à Câmara Municipal de Salvador e foi eleito com 4.273 votos. Após sua morte, quem assume é o suplente Leandro Guerrilha (PL). 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, foi questionado sobre homofobia, declarando-se conservador, mas defendendo a liberdade individual. 


Manifestações

O meio evangélico e político manifestou-se sobre a morte do Irmão Lázaro, demonstrando seus sentimentos por meio das redes sociais. Podemos citar Marcos Feliciano, Ana Paula Valadão, Aline Barros, ACM Neto, entre outros.


Irmão Lázaro

Lázaro cantava convictamente "Ainda bem que eu vou morar no céu Ainda bem que eu vou morar com Deus". Agora ele está nesse lugar de paz e descanso. Ele também cantava "Por que me queres tanto assim? Porque eu te amo tanto, tanto, tanto". Agora, ele sabe a resposta e a ouviu de Jesus Cristo de pertinho. 


Fica aqui minha homenagem à esse cantor alegre, restaurado, íntegro e que sabia "passar pelas provas dando glória a Deus". Tanto sabia que mesmo em um momento de dor, quando ia fazer endoscopia em dezembro passado, o que ele fez foi louvar e engrandecer à Deus, como um vídeo compartilhado em seu Instagram na tarde de ontem (21). Lázaro era feliz em todos os momentos, até nos de dor. "Ainda bem que ele foi morar no céu". J-J



Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. todo mundo sentiu com a morte dele né?! muito triste

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Deus conforte e console o coração da família. Serve de alerta para os negacionistas. A Covid não escolhe pobre ou rico e nem evangélico ou ateu.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse senhor, gostei de conhecer e de ouvir as suas canções

    ResponderExcluir
  4. Nossa que perda.
    Que Deus possa confortar a família e os amigos dele.

    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  5. Tantos artistas que a covid ceifou, só este ano. Aqui em Portugal já contei bastantes.

    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson,
    Eu sou Cristã então conheço algumas músicas dele, creio que não só os evangélicos estão tristes mas todos que foram tocados por Deus através de suas músicas. Mas todos temos a nossa hora e devemos ficar em paz pq sabemos que ele está com Deus.
    Temos que cuidar de quem ainda está aqui, muita gente não tem respeitado isolamento e muito menos o uso de máscara, digo pela minha própria cidade e é muito absurdo.
    Abraço.
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que Deus conforte a família neste momento. Até.

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A intimidade dele com o Pai ficou nítida nos variados momentos de sua vida.
    Isso fez muita diferença na sua trajetória.
    Bonita homenagem Emerson.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design