terça-feira, 6 de julho de 2021

Saiba o significado do símbolo do Botafogo



Depois de postar sobre o símbolo do São Paulo e do Flamengo, agora falarei sobre o símbolo do Botafogo, atendendo a sugestão do leitor e colega do ensino médio Jeyner Otávio, já que o Botafogo é seu time do coração. 

O Botafogo de Futebol e Regatas é conhecido como Estrela Solitária por conta do seu emblema no escudo, bandeira e flâmula. Essa estrela é conhecida como Estrela D'Alva e foi adotada pelos remadores do clube que viam o planeta Vênus no céu durante a madrugada da Enseada de Botafogo. A Estrela Solitária é o símbolo máximo do time e está apresentada desde o primeiro emblema. 

O Botafogo - que nasceu da fusão do Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club - possui quase 80 anos. O clube já teve 5 emblemas, incluindo o atual que acredito que todos conheçam. 


A Estrela Solitária possuía uma forma diferente em sua origem: em cada uma das pontas, uma tonalidade entre preto e branco, o que deu um efeito de sombra. Mas, logo ela fora substituída pela famosa estrela de cinco pontas branca em um fundo preto. 

No post de hoje abordarei os seguintes pontos sobre o símbolo do Botafogo: escudos; emblemas no decorrer dos anos; cores; estrelas douradas; bandeira; homenagem ao primeiro símbolo; e bônus: a mística da camisa 7


Escudos 


O Club de Regatas Botafogo não tinha um escudo oficial, mas havia um com a Estrela Solitária, remos e o monograma do time com as iniciais CRB que passou a ser utilizado como escudo. 

Por sua vez, o emblema do Botafogo Football Club foi desenhado a nanquim (tinta preta para desenho) por um de seus fundadores, Basílio Viana Júnior. O escudo era branco no estilo suíço com contorno preto. No centro, as iniciais do clube BFC entrelaçadas em preto. 

Com a origem do Botafogo de Futebol e Regatas em 1942 o formato do escudo do Botafogo Football Club com a Estrela Solitária Branca foi mantido e acrescentado um fundo preto. Além disso, o escudo passou a ter o contorno de dentro branco e o de fora preto. 

Em 2008, a revista japonesa T Sports Magazine elegeu os 100 escudos de futebol mais bonitos do mundo e o do Botafogo foi escolhido como o primeiro colocado, seguido pelo Liverpool (Inglaterra), Sampdoria (Itália). Olympique Marseille (França), Oulu (Finlândia), Boca Juniors (Argentina), Falkirk (Escócia), Ghuangzhou GPC (China), Air India (Índia) e Galatasaray (Turquia). 

Nos anos seguintes o escudo foi considerado o mais bonito do mundo pelo Esporte Final e esteve entre os 20 mais bonitos do mundo pelo site norte-americano Bleacher Report. Na lista estava o Ceitc Glasgow (Escócia) e Juventus (SP). 

No decorrer dos anos o escudo foi redesenhado e aperfeiçoado, ganhando novas aparências e formas. Perceba esse redesign na imagem abaixo:


Emblemas no decorrer dos anos 



O primeiro emblema do Botafogo data de 1894 e é representado por remos e as iniciais do clube CRB entrelaçadas. Nos uniformes, porém, os jogadores não utilizavam esse símbolo. A estrela era representada acima das letras entrelaçadas CRB.

Em 1904 surgia o Botafogo Football Club e um novo emblema desenhado por Basílio Viana Júnior, um dos fundadores do clube. Inspirado em um escudo suíço, tinha o fundo branco, contorno preto e o monograma BFC, como já falado. 

Em 1919 um novo design do emblema foi criado, com o aumento da estrela com a circunscrição do monograma.

Já em 1942 o escudo sofreu alterações até chegar no que conhecemos hoje. Ele seguiu os moldes do escudo suíço, mas no lugar das letras a famosa Estrela Solitária. Mudanças também ocorreram no fundo, que passou a ser preto, e com dois contornos, um branco e um preto. O emblema ainda teve o acréscimo de estrelas douradas, que falarei mais à frente.

Cores

O Botafogo possui um emblema alvinegro, ou seja, nas cores branco e preto. É por isso que o time também é conhecido como alvinegro carioca. 


Estrelas douradas 

As estrelas em diversos emblemas de times brasileiros não possuem um significado único. No caso do Botafogo as quatro estrelas douradas menores em algumas representações do escudo oficial representam o tetracampeonato carioca vencido entre 1932 e 1935. Nessa representação,  ainda há a Estrela Solitária no centro. Mas esse emblema não está sendo utilizado atualmente. 


Bandeira


A bandeira do Botafogo é resultado da união de duas bandeiras: do Botafogo Football Club e do Club de Regatas Botafogo. Ela possui 9 faixas horizontais nas cores branca (quatro listras) e preta (cinco listras) com um quadriátero preto com a Estrela Solitária branca no canto superior esquerdo. 


Homenagem ao primeiro símbolo



Em 2019 foi criada uma camisa nostálgica que homenageava o primeiro escudo do clube de remo. A camisa era toda preta, com o emblema antigo no peito. 


Bônus: a mística da camisa 7 


A camisa 7 é uma das mais importantes da história do Botafogo. A camisa tem um significado místico e de sucesso no decorrer dos anos. Nos anos 1960, Garrincha vestiu a camisa com o número, sendo consagrado como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Já na década de 1970, Jairzinho, Rogério e Zequinha mantiveram essa mística do 7. Nos anos 1990, Túlio fez história com a camisa. Nos anos 2000, foi a vez de Dodô. A camisa sempre foi reservada para o jogar diferenciado e de grande destaque. 

Além da camisa emblemática, o Botafogo também é marcado pelos mascotes Manequinho, Pato Donald e cachorro Biriba.


Esse é o significado do símbolo do Botafogo. Você já conhecia? Quer saber o significado do símbolo do time do seu coração? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Que interessante, não fazia ideia do significado.
    Na verdade nunca tinha parado pra pensar nisso...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá:- Muito interessante. Um relatório que elogio e aplaudo
    .
    Saudações … um dia feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Ola! Bem explicado, uma parte da história deste Brasil.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Não conhecia a história do símbolo, mas gostei de saber. Acho ele bem bonito hoje em dia.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. O que eu li sobre o Botafogo
    a imagem do Botafogo:
    https://pt.quora.com/Quais-os-navios-mais-poderosos-da-sua-época
    O "São João Baptista" , chamado Botafogo (Spitfire), foi um galeão navio de guerra português construído por volta de 1534, terá sido o maior e mais poderoso navio de guerra do mundo nessa altura (wiki).
    O duque de Beja, vila do sul de Portugal comandava o Botafogo
    O João de Sousa Pereira, um nobre da cidade de Elvas (Alentejo), fazia parte da tripulação e foi responsável pela artilharia do navio,
    Ganhou também o apelido de "Botafogo", que iria fazer parte do seu nome de família . Foi viver para o Brasil,
    e o rei de Portugal deu-lhe terras que passariam a ser chamadas de Botafogo

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, gostei de saber

    Beijos
    ww.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu sou totalmente por fora do que envolve filme, gostei da postagem.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essas postagens sobre histórias de símbolos de clubes de futebol. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. um bonito símbolo, com um belo significado

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  10. Interessante a história e a evolução!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este post, mas você esqueceu de falar do segundo melhor jogador do Botafogo que foi o Túlio Maravilha que eu lembro de ver ele entrar em campo usando boné da 7UP que era patrocinadora do clube na década de 90. Mas foi muito bom ver você falar de futebol aqui neste jornal, digo blog.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei ficar a saber a origem do nome, de tão conhecido Clube!
    Estamos sempre a aprender! Excelente publicação, como sempre!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design