terça-feira, 13 de julho de 2021

20 desejos para a próxima atualização do 'Whatsapp'


O Whatsapp - seja o tradicional, o Business ou o Web - tem-se tornado a rede social que mais tenho utilizado no momento. Suas funcionalidades, ferramentas e diferenciais tem feito parte do meu dia a dia. Preciso dessas modalidades tanto na vida pessoal como profissional e, por isso, tenho me debruçado e me informado para um melhor uso da rede social. As mensagens de saudação, ausência e respostas rápidas do Whatsapp business foi um grande achado para o uso da ferramenta em meu ambiente de trabalho. Otimizei minha função e deixei as coisas mais fáceis. Sem falar ainda das incríveis etiquetas coloridas em que divido as mensagens por assuntos. Enfim, o Whatsapp é uma ferramenta e tanto, e posso provar isso, mesmo sem fazer publi!

Só que com tantas facilidades, funções e ferramentas, o Whatsapp ainda tem muito a melhorar. Por isso, selecionei 20 desejos para sua próxima atualização. Faria chegar aos pés do ouvido do Mark Zuckberg esses desejos, contanto que ele reative o meu Facebook de volta (Uma mão lava a outra, não é?! KKKKK). 

Então, vamos lá!


1- Descrição dos áudios


As últimas atualizações do Whatsapp permitem acelerar ou diminuir a velocidade dos áudios, o que achei uma maravilha. Mas seria interessante se houvesse um sistema que descrevesse os áudios enviados em forma de texto para aquela pessoa que está com preguiça de ouvir áudios, ainda mais se forem longos, sabe?


2- Memes em forma de áudio


O mundo atual das redes sociais e da tecnologia é movido pelos memes e figurinhas, não há como negar. Para ficar melhor, o Whatsapp poderia aumentar o leque de arquivos de memes e figurinhas com memes em forma de áudio e, por que não, em forma de vídeo? Sinto falta disso... Parece que os memes mais divertidos e cômicos não existem ou, se existem, há uma dificuldade enorme de encontrá-los. 


3- Formatação de textos no Whatsapp web

Essa atualização já deveria acontecer para ontem! Sou secretário de um grupo de homens, responsável por enviar mensagens e comunicados, e só posso fazer mensagens e comunicados mais elaborados no aplicativo do Whatsapp no celular, isso porque a versão web ainda não tem negrito, itálico e sublinhado, vê se pode?! Preciso aproveitar e dizer que quando estou usando a versão para desktop do Whatsapp e quero mandar um gif ou figurinha tenho que mandar do meu celular!


4- Opção para selecionar mais imagens e arquivos

Atualmente, pelo menos o aplicativo de Whatsapp só permite o envio de até 30 ou 50 arquivos de cada vez (não sei ao certo). O trabalho fica dispendioso se você quiser mandar 100 arquivos, por exemplo. Então, Zucherberg, tem que ver isso também! 

Falando em quantidade limitada de envio de arquivos por vez, não posso deixar de mencionar que já passou do tempo para que os vídeos enviados para o status tenham mais que 30 segundos. Eu quero, por exemplo, compartilhar vídeos da cantata que faço parte, que tem 4 ou 10 minutos, e simplesmente tenho que ir colocando pedacinho por pedacinho! Assim não dá!


5- Marcação de arrobas nos status


Esse é um recurso bem utilizado no Instagram, mas não no Whatsapp. Seria tão legal se naquele vídeo ou foto postados no status desse para marcar o arroba, endereço ou nome da pessoa, não é mesmo? Eu utilizo o arroba em alguns dos meus status, mas ele é fake e não leva para lugar algum! HAHAHAHA


6- Organização de favoritos por pastas

Ouvi rumores que isso já estava previsto, mas ainda não chegou para mim. Seria interessante dividir os memes, gifs e figurinhas por pastas temáticas, como por exemplo, "imagens de desmaio", "imagens de surpresa", "imagens de riso" e "caras de paisagem". Tenho tantos memes e figurinhas que fico na dúvida de qual usar naquele momento da conversa.


7- Notificação quando alguém marcar a gente em uma mensagem


Está certo que dá para marcar a pessoa em uma mensagem, mas esta não fica notificada, e para você saber que alguém te mencionou tem que rolar a conversa inteira até achar a mensagem. Seria interessante, ao marcar alguém, que essa pessoa fosse notificada. Vou explicar: se alguém tivesse te mencionado e te marcado em uma mensagem de um grupo, você logo perceberia porque na notificação daquele grupo estaria, em um menu não sei, que você foi mencionado na conversa. E quando você clicasse na notificação, iria diretamente para a mensagem em questão! 


8- Adição de contatos sem precisar de número de telefone

Esse recurso já está presente no mensageiro concorrente, em que é possível adicionar um contato sem precisar saber do seu número de telefone, somente colocando o nome de usuário. Isso tornaria o processo de adicionar pessoas mais simples. 


9- Canais e chats secretos


Recursos já disponíveis no mensageiro concorrente e que dariam um gás a mais no Whatsapp. Que tal criar canais com temas específicos e que chamariam a atenção de pessoas? Os canais lembram uma página do Facebook ou perfil do Instagram. Diferente dos grupos, eles servem para transmitir mensagens para grupos amplos e tem um número ilimitado de participantes. Os administradores e os usuários escolhidos por ele poderiam fomentar os canais no Whatsapp

Com chats secretos, por sua vez, seria possível programar o tempo para que as mensagens sejam autodestruídas após o destinatários as ler, proporcionando maior privacidade. 

Outro recurso especial que sinto falta no Whatsapp é saber quem tirou o print da sua conversa, mas não vamos polemizar o post. KKKK


10- Grupos com participantes ilimitados

O mensageiro concorrente, permite um grupo com até 200.000 pessoas! E acho que chegou o momento do Mark aumentar a quantidade de participantes nos grupos, já que em alguns casos eles ficam melhores com mais participantes. 


11- Bots

Que incrível seria se o Whatsapp fosse além nas suas funções e agregasse robôs para realizar tarefas, como acesso à previsão do tempo, rastreamento de encomendas, busca de imagens, dicas de redação, informações sobre placas de carros, jogos, dicas de vídeo de Youtube e muito mais! 

Os bots são comandos que quando acionados permitem uma infinidade de utilidades, como conversão de arquivos em PDF, tradução de mensagens, pronúncia de palavras em outros idiomas e conversão de imagens em textos. 


12- Envios de todos os tipos de arquivos


Está aí uma função que sinto falta no Whatsapp. A rede social só permite o envio de alguns tipos de arquivo, enquanto a do mensageiro concorrente, permite o envio de arquivos PDF, Word, planilhas e imagens de Photoshop. Não é uma rede social limitada nesse quesito, como o Whatsapp. E tem alguns detalhes: não é preciso baixar aplicativos de terceiros para enviar arquivos grandes e você pode optar por enviar a versão compactada ou não dos arquivos. Whatsapp, apenas melhore!


13- Nomes de usuário

Que tal, ao invés de ser identificado pelo número de celular, ser identificado por um nome de usuário?! Essa seria uma possibilidade para quem não quer expor seu telefone para estranhos e que funcionaria muito bem nessa rede social. 


14- Múltiplas sessões

Outra novidade boa seria o usuário logar em vários dispositivos ao mesmo tempo, seja no celular, na TV ou no desktop, e receber mensagens em todos os dispositivos conectados. Além disso, seria bacana lembrar de suas sessões no mesmo navegador. 


15- Temas


A única personalização que o Whatsapp possui é do tema escuro e claro, mas já pensou que legal seria que ele disponibilizasse temas que mudassem o visual de suas conversas na sua cor preferida? Seria interessante o aplicativo também permitir que o usuário crie seu próprio tema. 


16- Edição de mensagens mais afinada


Apagar mensagens enviadas tanto no seu celular como no remetente foi uma verdadeira revolução no Whatsapp. Mas sinto que isso ainda poderia ser melhorado. Quando se exclui a mensagem, o outro usuário é notificado porque aparece escrito "essa mensagem foi apagada". O ideal seria apagar a mensagem, sem deixar nenhum vestígio. Além disso, seria bacana que o Whatsapp permitisse editar mensagens enviadas, sem precisar se corrigir ou apagá-la. Seria interessante também criar um histórico de todas as edições e alterações identificadas para ninguém ser enganado. 


17- Sistema de áudios mais afinado

O Whatsapp ainda precisa melhorar, e muito, seu sistema de áudio. Por que não incorporar uma maneira de ouvir o áudio antes de enviá-lo ao destinatário? Isso ajudaria a perceber se a mensagem do áudio ficou clara o suficiente ou se você precisa gravar outra. 


18- Versão web/desktop independente


Às vezes a bateria do seu celular acabou ou está prestes a acabar e a saída que você tem é usar a versão desktop, mas acontece que o Whatsapp web só funciona se seu celular estiver ligado e conectado à internet. Então, o Markinho tem que trabalhar para que a versão web/desktop do seu aplicativo seja independente, algo que outros mensageiros estão anos luz. Além disso, Zucherberg tem que melhorar, e muito, a versão web do seu aplicativo porque apresenta falhas, lentidões e bugs. Só para terem ideia: todas as funções que se encontra no aplicativo do mensageiro concorrente, estão presentes na versão desktop. Algo que não ocorre com o Whatsapp! Utilizando a versão desktop do aplicativo de forma independente, não seria preciso nem estar com o celular ligado, economizando bateria. 


19- Armazenamento na nuvem

Talvez seu celular esteja abarrotado de vídeos, imagens, memes e áudios enviados via Whatsapp. Já imaginou que legal seria se a rede social permitisse o armazenamento na nuvem? Você economizaria um espaço incrível no celular! 


20- Envio de arquivos maiores e com maior qualidade

Fato! Vídeos e imagens enviados via Whatsapp perdem a qualidade, seja de som ou de imagem. Além disso, os arquivos enviados só podem ter até 16 MB, enquanto na empresa concorrente até - INCRÍVEIS - 2 GB! Então se você preza pela integridade e qualidade dos seus arquivos esta não é a rede social mais recomendada.



Esses são os 20 desejos para a próxima atualização do Whatsapp. Posso ter sido utópico demais, mas não custa nada sonhar! E, além do mais, vejo esses desejos como benéficos não só a mim como a todas as pessoas ao meu redor. E você, qual é o seu desejo para a próximo upgrade do aplicativo? Concorda com meus desejos?! J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Será óimo se acontecer metade destes desejos. Se ocorrer todos aí seria perfeição. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estás desejando pouco ... rs ... Também tive meu Face confiscado ... Nem aí para estes aplicativos do Babaca do Zuckberg.

    ResponderExcluir
  3. Metade dessas sugestões só seria muito bom. Gostei de ler.
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Também queria algumas dessas atualizações.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Bem interessantes as suas sugestões para o Whatsapp.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Silenciar a pessoa sem ela saber kkkkk brincadeira, gostei dos seus desejos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. eu ameeei esse post haha
    quero muitas dessas coisas também

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Amei demais kkkk

    eu sinto falta de algumas coisas também mas uma maneira de formatar o texto de forma mais fácil é o que mais me faz falta.

    Abraço,
    Parágrafo Cult Blog

    ResponderExcluir
  9. Nossaaaaaa!!! Você pontuou MUITA coisa que eu também acho!
    Ficaria perfeito! Queria muito o 6, 8 e 20!!!!

    Amei o post!!
    Beijo grande! 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Quantas ideias ótimas Emerson! Espero que a equipe do Whatsapp esteja antenada nesse post!!!

    ResponderExcluir
  11. É uma ferramenta que não uso muito. Tenho que prestar mais atenção.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  12. Eu não utilizo essa aplicação, não sei falar sobre ela!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Emerson.
    Eu não uso muito, só para mensagens mesmo, nem sei mexer em quase nada. mas se tem uma coisa que eu gostaria era do primeiro. Tenho um nervoso da minha irmã ficar mandando áudio de 10 minutos no meu horário de serviço e eu não posso ouvir e fico preocupada que aconteceu alguma coisa hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Não fico muito atenta nas atualizações do aplicativo, mas adorei as ideias que apontou.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design